Estados Unidos têm 841 antenas no Brasil

Anne Warth

Segundo presidente da CPI da espionagem, governo norte-americano alegou que antenas são usadas para comunicação entre Washington e as embaixadas.

A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da espionagem, senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM), afirmou que o governo dos Estados Unidos têm autorização para o funcionamento de 841 antenas para comunicação própria no Brasil. A senadora disse que a informação foi repassada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a senadora, até o momento, o governo norte-americano teria informado que essas antenas  são utilizadas para a comunicação entre Washington e a embaixada, em Brasília, além dos consulados. Mas, segundo a senadora, essas estruturas não estão restritas à embaixada e aos consulados norte-americanos no País. Segundo ela, parte dessas antenas é fixa e outra parte é móvel.

“Queremos uma explicação muito mais sólida da embaixada americana sobre a localização, potência e o uso dessas antenas”, afirmou. “Não sei por que há antenas fora da embaixada e do consulado. É algo que queremos analisar.” Questionada sobre se essas antenas poderiam ser utilizadas para espionar autoridades e empresas no País, a senadora respondeu: “Tudo é possível”.

A senadora disse ainda que também receberam autorização da Anatel para instalar antenas próprias no Brasil embaixadas de outros países, como França, para cinco antenas; o Chile, para duas; e a Romênia, para 20.

AGÊNCIA ESTADO

Fonte: Estadão

22 Comentários

  1. Isso sim que é “Tecnologia” pra escutar as nossas conversas de telefone e copiar nossas e-mail heim… E só agora foram notar isso???

    Brasileiro merece tudo… merce mesmo!!

    • Francoorp, sinto que você está meio revoltado….rs….

      Quanto às antenas, agora que a lebre foi levantada, é agir sobre e ponto final.

      O problema é cair no esquecimento, isto é que não pode.

    • Resta saber quando a ” anatel ” deu estas autorizações. Quem era o Presidente da República na época. Até ,….., o CHILE , tem telecomunicação própria aqui no Brasil. Eu quero saber se as ” embaixadas do brasil” nestes países tem este tipo de comunicação com ” brasilia ” ou dependem da comunicação dos países onde elas se encontram.

    • Os estadunidenses não pensam por si só…aceitam como correto tudo o que o governo faz por que acham que isso é “patriótico”…

    • Isto se chama de independência e soberania deles. Comunicação paralela, autônoma, para o uso que bem quiser… Chupa que é de Uva.

  2. Antenas somente receptoras não precisam de autorização…oficialmente. E essas é que são “oficialmente” de uso da espionagem. Ops! Desculpa, eu quis dizer de uso da “inteligência”. Espionagem é coisa da Rússia, China, etc.
    Enquanto a nossa telecomunicação depender de tecnologia externa, mesmo um simples roteador, um PLC, etc, não adianta a cumpanheira do ditador Fidel ficar esperniando e fazendo cena. Os telefones, transmissores, receptores, satélites, etc, etc, etc tem que ser protegidos. E nossos brasileiros que trabalham no setor tem que ter um senso de nacionalismo para proteger essas informações.
    Um outro bom exemplo de falta de segurança: nossos soldados usam modernos rádios de fabricação alemã, criptografados, salto de frequência, etc, excelentes rádios, mas, como a Argentina descobriu naquele longínquo inverno de 1982, não adianta ter a melhor fechadura do mundo se o bandido é amigo do chaveiro que a fez.
    Boa sorte Brasil.

  3. Culpa do governo entreguista esquerdista que abriu as pernas para os yankes desde os idos de 1985… de lá pra cá a coisa degringolou… são antiamericanos apenas da boca para fora… é que sabem como funciona de verdade as coisas e deixam a ideologia barata somente para os trouxas… no fundo gostam mesmo é de dinheiro… qnto será que levaram para deixar instalar essas 841 antenas ???… número módico… rsrsrsrsrsrs….

  4. Brasileiro e tão otário!!!!!!!!!!!!!!!!!!E quantas o Brasil tem nos EUA,na França,no Chile e em outros países?

  5. Isso sim que é “Tecnologia” pra escutar as nossas conversas de telefone e copiar nossas e-mail heim… E só agora foram notar isso???

    Brasileiro merece tudo… merce mesmo!!=== E temos anatel e outros p vigiar transmissões dentro de Pindorama.Trágico.Sds.

  6. Será que essa azêmola dessa senadora (?) comuna acha mesmo que com a Casa Civil e os ministérios do PT usando e-mail do google para suas comunicações e despachos internos os EUA precisam das tais antenas pra bisbilhotar o que os PeTralhinhas andam fazendo de “agada”? 😉

    Cara senadora: antena por si só não espiona ninguém. No máximo transmite informações confidenciais para um satélite ou para outra antena.

    Ou então temos que admitir que estamos sendo espionados até pela Romênia.

    Isso aí virou a nova paranóia da comunalha nervosa. Só mais uma das caças às bruxas que a PeTralhada adora pra aparecer na TV.

  7. no texto esta escrito queremos uma explicação ,diz os políticos brasileiros
    mas o correto é mandar arrancar as antenas e pronto !!!
    e traidor apoiador dos gringos tem que comer grama pela raiz ,é o correto ,
    estamos esperando que a aman forme alguns guerreiros para conduzir a tropa ,pois se continuar desse jeito é melhor os praças fazerem uma revolução !!!!

  8. …o governo dos Estados Unidos têm autorização para o funcionamento de 841 antenas para comunicação própria no Brasil…

    Os Americanos tem em nosso território 851 antenas de comunicação, e entre elas, algumas antenas moveis, e só agora nossos políticos resolvem investigar isso.
    É brincadeira heim, cadê a ABIN, será que não temos lá em cima ninguém com um pingo de raciocínio para pensar que esse numero é um exagero?
    Foi preciso o Snowden abrir o bico para nosso governo acordar.
    Tudo bem, antes tarde do que nunca.
    Mas fala sério, em matéria de segurança, o Brasil esta mesmo começando a engatinhar.
    Acho que em qualquer pais com um mínimo de noção de espionagem e contra espionagem, esse grande numero de antenas de comunicação teriam chamado a atenção desde o inicio.

    Só por curiosidade, alguém se temos alguma antena de comunicação em nossa embaixada e consulados nos EUA?

  9. “Brazil”, um país de todos. Todo mundo manda aqui, todo mundo faz o que quer aqui, todo mundo ri da nossa cara….”Brazil”, um país “prostitucionalizado”-(me dói na alma dizer isso, mas é a mais pura realidade).

    Até quando vamos continuar assim?

  10. Durante muito tempo o Brasil esteve sob domínio descarado Yanke, por obra e graça de maus cidadãos nascidos neste país, que envergonha chamarem-nos de brasileiros, que batiam continência para aquele país.
    Só isso para explicar tamanhas aberrações constatadas pela falta de um mínimo de vergonha na cara dessa gente, que se presta a prestar serviço a país estrangeiro, já começando a se saber a que preço.

  11. Pesquisa: americanos acham que NSA foi longe demais, mas aprovam suas ações mesmo assim

    Recentemente o caldo da NSA vem engrossando cada vez mais. A Dilma pode reclamar o quanto quiser, mas o Brasil não é exclusivo de nada, não quando a agência tem peixes maiores como a chanceler alemã Angela Merkel e até mesmo o papa, até porque seria tolice ignorar o que pensa o líder de uma das maiores religiões monoteístas do mundo, a frente de mais de 1 bilhão de fiéis; o irônico é o fato da Santa Sé deter uma das redes de espionagem mais antigas que existem. Já a Rússia, se não fosse um chanceler belga teria se dado bem ao distribuir pendrives pra lá de contaminados aos líderes do G20.

    Mas o que pensa o povo americano, a quem o governo defende e diz que todas as ações da NSA foram em prol de defendê-los, o que pensa? Sem muita surpresa, ele apóia essa atitude.

    O site TechCrunch conduziu várias pesquisas via Google Consumer Surveys nos últimos meses, fazendo uma série de perguntas sobre o que os cidadãos norte-americanos acham sobre as ações da NSA e de seu governo. 51% dos que responderam o questionário acham que o ato da NSA espionar quem quer que seja é aceitável, número esse que chegou a 54% em agosto, quando a bomba do Snowden estourou. Ao serem confrontados se o governo deveria investigar o terrorismo em detrimento de defender a privacidade dos cidadãos, 56% ainda preferem que a Guerra ao Terror seja prioridade, ainda que esses números estejam em franca queda.

    Uma outra questão visava o fato de que a NSA espia diversos líderes mundiais, sejam aliados ou não. Apesar de até mesmo o Obama dizer – em público – que é contra essa atitude, cerca de 57% dos norte-americanos dizem que essa prática é aceitável, novamente “para investigar o terrorismo”. Muitos que defendem essa postura o fazem com o argumento de que ela mire apenas em não-americanos, o que era de se esperar.

    Claro, coletar dados de toda a população são outros quinhentos, o que tecnicamente seria necessário um sistema de monitoramento tão fantástico quanto caro. Como os participantes da pesquisa são mais esclarecidos, cerca de 53% não acreditam na possibilidade da NSA coletar e monitorar dados em massa dos norte-americanos. O curioso é que quase 56% dos entrevistados acham que o governo norte-americano foi longe demais, mas aprovam mesmo assim.

    No fim das contas, por mais que os americanos achem que as ações da NSA sejam um tanto quanto exageradas, a maioria acredita que é um preço pequeno a ser pago na Guerra ao Terror, desde que os alvos de espionagem não sejam os próprios americanos. Afinal, pimenta nos olhos dos outros é refresco.

    Fonte: TC.

  12. Quantas antenas semelhantes tem o Brasil nos EUA.Creio que Zero. Os EUA nao os permitiriam, e o Brasil de fato nao as necessitam O Brasil pode usar as antenas norte americanas.

  13. Fato, depois das espionagens americanas, é o momento de se procurar saber quantas antenas o Brasil tem nos EUA, e aplicar a lei da reciprocidade, mas aqui temos comunistas totalmente covardes que tem medo até da sombra deles, já era para os EUA terem ter recebido uma resposta à altura pelas canalhices que eles tem praticado contra o Brasil, pelo menos a desclassificação do F-18 e a entrada do SU-35 em seu lugar.

Comentários não permitidos.