Defesa & Geopolítica

ESPECIAL Guerra Submarina! MB desiste de mandar seus IKL para reparar propulsão na Alemanha; meta agora é convencer brasileiros que pesquisam o TPN a continuar o trabalho sem a Mectron

Posted by

Por Roberto Lopes

 

 

A Marinha do Brasil desistiu da ideia, fortemente cogitada entre os anos de 2015 e 2016 (até o início deste ano), de mandar alguns dos seus submarinos classe IKL-209 para fazer a manutenção de motores/baterias na cidade de Kiel, no norte da Alemanha.

Os submersíveis precisariam ser embarcados em cargueiros especiais, para o caro transporte até o Mar Báltico, e, em razão da falta absoluta de recursos, os chefes navais decidiram que ao reparos na propulsão dos navios serão conduzido pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), segundo o Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) “no âmbito do chamado “Sistema de Manutenção Planejada (SMP)” da Força.

O Sistema, explica o texto do CCSM, “é constituído pelo conjunto das ações de manutenção planejada preventiva e preditiva, em uma coletânea de rotinas programadas que obedece a um método racional de planejamento, execução e controle”.

Nele está incluído o Período de Revalidação para Submarinos (PRS), em que são executadas, de forma programada, as ações “necessárias à avaliação dos sistemas e equipamentos dos submarinos, visando à extensão do seu período operativo, dentro dos limites previstos para cada tipo/classe”.

O esforço de preservar a flotilha da Força de Submarinos da Esquadra (ForSub) recorrendo, tão somente, a meios próprios do AMRJ  e “das demais Organizações Militares Prestadoras de Serviço” – Base Naval do Rio de Janeiro, por exemplo –, também irá se valer de procedimentos que estão à disposição de todos os navios da Marinha, como:

– O Período de Manutenção Atracado (PMA), em que são executadas, de forma programada, as ações de manutenção cujo vulto não indique a necessidade de um Período de Manutenção Geral (PMG);

– O Período de Docagem de Rotina (PDR), no qual são realizadas as ações de manutenção que exigem docagem (foto abaixo); e, por fim, o chamado

– Período de Manutenção Geral (PMG), em que são executadas, de forma programada, as ações de manutenção necessárias a reconduzir ou manter o material dentro de suas especificações técnicas. Neste período é, também, realizada uma inspeção completa e detalhada do material, destinada a verificar a sua deterioração, para uma eventual correção, incluindo revisões mais minuciosas do que aquelas efetuadas em outros tipos de inspeção.
Atlas Elektronik Nesse momento a MB também tenta manter a continuidade da sua principal pesquisa científica no campo das Armas Submarinas – outro ponto do espectro de ações destinadas a manter o grau de prontificação da ForSub.

Nos próximos 19 meses, a Força tentará convencer os pesquisadores brasileiros que se encontram na Região de Hamburgo (Alemanha), desenvolvendo o projeto do Torpedo Pesado Nacional (TPN), a permanecerem na pesquisa mesmo depois de a empresa paulista Mectron (Grupo Odebrecht Defesa e Tecnologia) – que os contratou – rescindir o seu contrato com a Força Naval, conforme está, já, previsto.

Em 2014, após selecionar a Mectron para ser qualificada na concepção e projeto do torpedo pesado, a MB providenciou a parceria da companhia com a empresa alemã Atlas Elektronik, de reconhecida expertise na construção desses artefatos.

O critério que pautou os chefes navais na organização dessa cooperação foi o da escolha de uma fabricante de armas subaquáticas que, além de encerrarem tecnologia atualizada e atenderem às características operacionais requeridas pela ForSub, estivessem em uso corrente nas Marinhas dos países que os produzissem.

Concretizada a parceria, a Força Naval brasileira aceitou a ponderação da Atlas Elektronik, de que o melhor caminho para chegar ao TPN era começar pelo projeto de um torpedo em escala reduzida – que ficou conhecido como TPNer.

O contrato foi assinado em 2014, com duração prevista de oito anos, dos quais os quatro primeiros aconteceriam na Alemanha.

Raia acústica – Contudo, no fim do ano passado a Mectron comunicou à Força que descontinuará suas atividades assim que concluir as obrigações contratuais vigentes, e não participará de quaisquer outras etapas ou contratos futuros relacionados ao programa TPN.

Como a equipe brasileira iniciou suas atividades em março de 2015, a primeira fase do serviço – em solo alemão – terminará em março de 2019.

Agora, o desafio da Marinha é manter o team brasileiro unido depois da defecção da Mectron, talvez com a organização desse pessoal em uma nova identidade jurídica, apta a ser contratada pela Força.

Outra opção seria tentar interessar no desenvolvimento – e na absorção da equipe de pesquisadores – alguma das empresas estabelecidas no Brasil com histórico de parceria com a área de Ciência & Tecnologia da Marinha, como a Consub – desenvolvedora do SICONTA (Sistema de Controle Tático) – ou a israelense Elbit, que já possui capital tecnológico em duas empresas nacionais (uma no Rio e outra no Rio Grande do Sul) que prestam serviços às Forças Armadas.

De acordo com um esclarecimento do Centro de Comunicação da Marinha recebido pela coluna INSIDER, “para passar do TPNer para o TPN ainda será preciso contar com o parceiro alemão, pois não possuímos as necessárias instalações de testes e raia acústica para aprovar e concluir o desenvolvimento. A MB está analisando a questão e, até o momento, não existe decisão a respeito das ações a serem tomadas”.

Fracasso – É a segunda vez que a Marinha do Brasil procura associação com empresa europeia para desenvolver um torpedo pesado.

A primeira aconteceu na década de 1990, quando os chefes navais brasileiros celebraram acordo com o grupo sueco SAAB para pesquisar e adquirir o Sistema Torpédico de Armas T2000.

Desgostosos com o nível de cooperação dos suecos (que sequer tinham domínio sobre alguns componentes da arma, de fabricação americana), os militares brasileiros denunciaram o contrato de parceria e abandonaram o programa (que acabou concluído somente pelos suecos).

Veículos subaquáticos – O coordenador técnico da equipe da Mectron na Alemanha é o Engenheiro de Sistemas Francisco Carlos de Amorim III (imagem abaixo), recrutado pela companhia entre os seus técnicos mais bem capacitados em equipamentos espaciais e sistemas de aviônica militar.

Amorim trabalhou na integração do míssil ar-superfície antirradiação MAR-1, da Força Aérea Brasileira, a diferentes tipos de aeronaves, e tem uma extensa lista de serviços em projetos de vetores de alta performance da Aeronáutica.

No caso do torpedo da Marinha, o modelo de absorção de tecnologia adotado por Amorim consiste em um desenvolvimento conjunto com a Atlas Elektronik, onde especialistas brasileiros e alemães compõem um único time – ou seja, trabalham lado a lado na obtenção de dados sobre o comportamento de veículos subaquáticos.

Nesse caso, acompanhando o desempenho da arma submarina por meio de uma versão avançada do conhecido sistema alemão de controle de torpedos ISUS (Integrated Sensor Underwater System).

Ao se fixar na companhia alemã, a Marinha do Brasil se distanciou de qualquer fabricante ocidental de torpedos que não tivesse os seus modelos em uso por várias marinhas.

No decorrer de um demorado processo de análises (que durou mais de dez anos!), a Marinha foi refinando os seus conceitos até concluir que somente dois torpedos satisfaziam suas exigências: o Mk-48 Mod 6AT, americano – de tecnologia não disponível para nações estrangeiras (mesmo as consideradas amigas dos Estados Unidos) –, e o Sea Hake DM2 A4 (Mod 4), germânico.

Selecionado pela Marinha Alemã para equipar os seus submarinos Tipo 212, pela Armada Espanhola para equipar os submersíveis classe S-80, e pelas forças navais da Noruega, Grécia e Israel, o torpedo filoguiado DM2 A4 mede 6,6 m de comprimento (há variantes mais curtas), e possui o diâmetro-padrão (dado pelos tubos lança-torpedos da atualidade) de 533 mm.

Sua navegação é sustentada por um grupo propulsor dotado de quatro baterias, que lhe permite viajar a velocidades de até 50 nós (cerca de 92 km/h), e alcançar alvos que estejam a 50 km distância.

Sua cabeça de combate, de 250 kg de alto explosivo (equivalente a 450 kg de TNT), é acionada por meio de espoletas magnéticas ou de contato.

Além disso o torpedo pode ser usado como ROV (Remote operated vehicle, Vehículo a control remoto) para missões não tripuladas de reconhecimento.

69 Comments

  1. Olha o estrago que a Mectron/ODT fez mas isso também mostra a amado risse de algumas gestões em colocar vários projetos sobre uma mesma empresa.

    • Roberto Lopes says:

      A Mectron, Leonardo, é aquela empresa que está (ou estava) há mais de dez anos desenvolvendo um míssil anti-tanque (o MAF, de origem italiana) que navega sobre feixe de laser.
      Herança da extinta Órbita que começou a pesquisa no início da década de 1990…
      E alguns otimistas ainda a chamam de “Missile House brasileira”…
      É de lascar…
      Boa semana.

  2. mais uma noticia horrível ,
    pois ano que vem vira outra falando que por falta de verbas nem o que foi mudado ira acontecer
    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/311601/Após-comprar-deputados-Temer-deixa-Forças-Armadas-à-míngua.htm

    essa é a verdade dos fatos , esse golpe no brasil vai sair mais caro do que muitos estavam pensando

    • um exemplo pratico do que esta acontecendo nessa noticia é a seguinte

      você tem um carro ,mas esta sem dinheiro para fazer o motor desse carro

      ai você decide não levar na mecânica do seu carro a oficial da marca dele
      e resolve fazer supostamente fazer por conta própria

      ai seu plano é comprar ferramentas aprender no youtube com videos aulas ,e fazer você mesmo

      mas no ano que vem você descobre que não vai ter verba nem para isso e ai solta outra notinha que sera igual a essa dizendo que da para permanecer como motor do jeito que esta sem manutençao pois eles são boas e duram bastante igual foi falado no caso dos navios

      comandante das forças armadas acabaram virando apenas passar recado de governo golpista dando desculpa do desmonte das forças armadas .
      https://www.brasil247.com/pt/colunistas/marcelozero/311466/Rumo-ao-Oriente-Médio.htm

      por que deixar as forças armadas fracas , pois assim é mais fácil usar os soldados brasileiros como carne de canhao de potencia estrangeira , e mais fácil usar o brasil como ponta de lança contra algum pais latino e começar um salseiro na américa latina

      • BrasileiroDeVerdade says:

        Mais de 13 anos gastando dinheiro sem freio, gastando mais do que arrecada, está ai o resultado. Agora chore mais.

        • já mudou o avatar novamente , caramba o camaleão dos nick names

          mas o que não muda é esse discurso falido de quem é apenas um apátrida americanofilo

        • o governo golpista gasta dinheiro comprando deputados para se manter roubando no poder

          só não vê quem e um cego ideologico

        • Brasileiro de Verdade says:

          Não tem nem o que falar, esse é seu argumento, “coxinha a serviço da CIA”?, É lamentável a inteligência desse povo.

        • Esse negocio de governo golpista CIA etc é pura balela, a verdade é que o nosso pais é mal administrado e controlado por uma mafia de empreiteiras e industrias de automoveis etc
          Seja governo de esquerda ou de direita, sempre estara submisso a esta mafia .
          Basta ver que temos 10% em ferrovias comparando com os EUA e 100% em rodovias fora outros fatos, pode até ser que a CIA influencie um pouco, mas ai o que vale é o amadorismo da Dilma em fazer pirraça depois que os grampos foram revelados e não ter a mesma labia do Lula que chamou o presidente dos EUA para um churrasco regado de caipirinha e charuto cubano, e depois que os dois tavam chapados o Lula olhou bem dentro do olho dele e disse ” aqui na America do Sul eu sou seu homem de confiança pode contar comigo para o que der e vier”:

          E ainda tem gente falando em golpe etc

          La dentro meu amigo o que vale é a malandragem .

          Pare de acreditar em tudo que le e analise os fatos.

        • como balela se ate o wikilwguws já interceptou email do temer se reportando a embaixada americana como um vassalo ?

          o pior cego e aquele que não quer ver ou finge não ver

          a CIA esta sim se intrometendo não apenas no brasil mas em quase todos países do mundo na china eles foram eliminados

        • Brasileiro de Verdade says:

          O temer que se foda cara, bandido bom é bandido preso ou morto. Vai defender seus bandidinhos de estimação, mal caráter.

        • jose luiz esposito says:

          Os desmandos realmente aconteceram no Desgoverno da Mulher Sapiens , Lula quis colocar no Governo uma Desgraça para não lhe fazer sombra . Se prestarem atenção e estudarem o Brasil , entenderam que tudo isso começa em 1889 , com o Golpe da Republiqueta , estudem Desgoverno a Desgoverno , ano a ano desde então ,parece ser chato , mas tem coisas até Humorísticas e Escondidas do Povo como massacres , Presidentes internados em Hospícios , Presidente que chama Forças estrangeiras para combaterem as nossas , aqui dentro e se manter no Poder , mandar degolar a prisioneiros para o mesmo fim , Governar para as Castas dominantes que os Podem Derrubar e a seus Grupos , etc , entenderão que continuando com a REPUBLIQUETA CORPORATIVISTA DO BRASIL , nossos filhos , netos , bisnetos ,continuarão debatendo aqui e em outros lugares os mesmos problemas que a quase 128 anos nos assolam e se agravam dia a dia , prestem Atenção no que digo !!

  3. ……………..hummmm finalmente um momento de extraordinária lucidez nas cabeças dos chefes navais……….vejamos.;;botar um submarino em um navio especial pra transporta-lo até o Báltico pra assistencia e consertos em baterias e motores…ora, isso NÃO EXISTE!!!….seríamos motivo de chacota em todo o mundo …..pra um país que quer construir um sub nuclear e com estaleiro PRÓPRIO para a construção de submarino…claro evidente e lógico que o trabalho tem que ser feito aqui mesmo ….ora, se constrói, porque não conserta….gastar uma dinheirama podendo fazer em casa!!!! sinceramente… é rir pra não chorar…….faz aqui mesmo!!!;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  4. Tragiico ….

  5. Edson Henrique de Freitas says:

    Pois é né moçada!! mais uma vez o descaso com o dinheiro público num circo chamado Brasil onde o povo é o palhaço como ator principal!!!

    • O Brasil não é um circo, pelo contrário é um grande pais, mas está todo dominado por apátridas entreguistas que, sempre que estão a beira de perder o poder, utilizam as instituições a seu favor.
      Quando as instituições, principalmente as forças armadas, derem um basta nisso as coisa melhoram.
      Para tanto é preciso descontaminar as diversas instituições que dão suporte ao poder, principalmente o judiciário, a PF e o MPF. Entendo que é nesse ponto que deveria atuar a ABIN e os serviços de inteligência das forças armadas.

      • Quem apequenou esse país foram vocês petralhas, que o assaltaram com gosto

        • la vem ele novamente so que agora como ss88 ou seria ss69 rs

          o seu partido psdbesta com seu candidato aebrio never junto com o promiscuo pmdb estao no poder destruindo o brasil

          fazendo de tudo depois do golpe para permanecerem no poder

          entao so acredita nesse papo furado seu so acredita quem le o mbl movimento boquinha livre ou o anta agoniza que sao tao apatridas e entreguistas igual a vc

          tudo que foi feito esta sendo destruido em tempo record pelos lixo de governo do seu partido psdb

        • Cesar A. Ferreira says:

          Ele troca o nick e pensa que engana…
          Maluco com mil nicknames!

          • Cesar A. Ferreira says:

            S-88, BrasileiroDeVerdade…
            Até quando abusarás da nossa paciência?

          • O maluco aqui é você, que até Nick feminino (Xarliane) usa. E no que tange à paciência você, com seu lulopetismo doentio, russofilia histérica e ódio desmedido ao Estado de Israel, já esgotou a nossa há muito!

          • César você tb usa vários.

          • jose luiz esposito says:

            É isto que irrita colocarem ideias Partidárias aqui , Coxinhas e Mortadelas são iguaizinhos e a nossa republiqueta , hora vive com o Freio de um ora com o de outro e todos culpando o outro por desmando e desgovernos comum a ambos , Abaixo a Republiqueta !!!

        • jose luiz esposito says:

          Antes éramos Perfeitos então ? Não estas brincando FHC foi uma Desgraça , somente um exemplo Privatizou os Satélites Brasilsat , mesmo com as FFAA pedindo que não o fizesse, encomendamos outro , e repetem mentirosamente ser o Primeiro Satélite brasileiro, porém já esta na Mira novamente da Privatização com menos de Seis Meses ,não é Maravilhoso ??!!

  6. Será que os militares não sabiam que um dos objetivos do golpe era enfraquecer as Forças Armadas brasileiras? Esqueceram que o FHC pretendia entregar a defesa do Brasil aos USA e só não teve tempo ? Os militares, durante os 13 anos de calmaria, esqueceram que o inimigo nunca dorme?
    O FHC e o PSDB foram os principais incentivadores do golpe, alguma coisa devia estar por traz disso. Entretanto os militares passaram 13 anos preocupados com uma tal de “comissão da verdade”, quando nenhum dos que hoje estão na ativa tiveram nenhuma participação no golpe de 1964, portanto, não praticaram nenhum crime de tortura.
    O Brasil para se tornar uma potência precisa de seus militares, mas eles, antes de tudo, precisam levantar a cabeça e acabar com essa subserviência ao “parceiro” do norte. As Forças Armadas devem deixar a política para os políticos e se preocupar somente com a defesa da Pátria, senão vão continuar sendo usados por políticos safados para se manterem no poder e o Brasil continuará na mesma, dando um passo a frente e dez pra traz.
    Essa é minha reflexão depois de ler o artigo: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/forcas-armadas-entraram-em-colapso
    .

    • só esta esquecendo o fato , que PSDB ,FHC,LULA , PT , é farinha do mesmo saco, somos manipulados para acreditar que são adversário politicos. todos do forum de são paulo. existe registros do FHC em reuniões no tal do forum, tentaram limpar sua presença mas não conseguem limpar tudo. todos do projeto do globalismo, ( para que ocorra precisa de paises fracos)

    • jose luiz esposito says:

      Mas quando elas foram fortes na Republiqueta ? Desde 1889 elas mesmas preferiram se Submeter a outra(s) Potencia (s ) para se manterem no Poder ,estudes o pré e o post Golpe da Republiqueta , antes Líderes após Colônia novamente .

  7. Isso é o certo… Antes de submarinos, antes de navios, antes de quaisquer plataformas, o certo é começar pela munição e a capacidade de integra-la ao que se quer.

    Se ainda sobrarem recursos, o torpedo nacional deve ter prioridade absoluta.

  8. Ufa! Que alívio lê essa notícia pois li em um blog que a Mectron ia abandonar o projeto do torpedo nacional pesado e ao ve que o novo torpedo da Marinha e francês pensei que a Força tivesse abandonado esse sonho. Não podemos ficar nas mãos dos franceses, pois vai que eles repetem conosco o que fizeram com os exocetes que venderam aos argentinos. Acredito que a melhor coisa que façamos com esses técnicos caso eles continuem na Alemanha e em seu regresso os incentivar a fundar a “TORPEBRAS” e assim ir aperfeiçoando o estão aprendendo na Alemanha para darem ao País autonomia tecnológica nesses ramo dos sofisticado setor de armamentos.

  9. ou a israelense Elbit, que já possui capital tecnológico em duas empresas nacionais (uma no Rio e outra no Rio Grande do Sul) que prestam serviços às Forças Armadas.

    Cara eles nunca cansam ou nunca aprendem, será que pensaram na Avibrás naval ?
    Flight Tecnologias, Xmobt,s dentre inúmeras empresa nacionais de P&D hoje atuando no mercado ?
    Agora estão amargando o brusco e covarde “assassinato” da importantíssima Mectron , por políticos dementados e militares desnacionalizados!
    Brazil, terra de espolio de gringos e port Bay de piratas nacionais !!!
    Absurdo !!!!

  10. só esta esquecendo o fato , que PSDB ,FHC,LULA , PT , é farinha do mesmo saco, somos manipulados para acreditar que são adversário politicos. todos do forum de são paulo. existe registros do FHC em reuniões no tal do forum, tentaram limpar sua presença mas não conseguem limpar tudo. todos do projeto do globalismo, ( para que ocorra precisa de paises fracos)

  11. Ferreira Junior says:

    Deus está vendo que quem quer destruir o Brasil, são aqueles que dizem ser tudo culpa dos 13 anos do PT, ou pior daqueles que dizem serem todos farinha do mesmo saco. Dito isso, gostaria de ver esse e outros projetos iniciados ainda nos anos que o Brasil era respeitado. E se não abrirmos os olhos. Em breve estaremos lutando para continuarmos independentes, pois o governo TEMER, está desesperado e quer nos entregar de bandeja ao estrangeiro. Nem que para isso, tenha de destruir as Forças Armadas. Dinheiro temos, não precisamos vender as nossas empresas, nem a Petrobrás. Bastaria vender petróleo no mercado futuro. Só dando um exemplo. Mas o golpista TRAIDOR corrupto, quer vender os poços de petróleo e não o óleo. Isso sem falarmos nas empresas que nós restam. Sendo assim, ou tiramos o apátrida do poder, usando dos meios legais, tal como o afastamento determinado pelo STF, ou perderemos o país.

    • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

      O cara tá tentando arrumar em 14 meses o que vcs avacalharam em 14 anos, incauto… e quem vendeu os NOSSOS poços de petróleo pros chineses foi a madame mim vermelhusca, ou vc já se esqueceu disso ???… essa ladainha de vcs comunas trazem à DÉCADAS e nada mudou… veja o caso dos países socialistas que vcs admiram… eles se fecharam para o mundo com a desculpa que uzamericanos feios bobos e maus iriam dominar o mundo e mesmo assim a população deles, depois de DÉCADAS, continua pobre, miserável intelectualmente e socialmente… vcs deveriam olhar pro próprio umbigo e ver as fezes intelectuais que vcs fabricam ao contrapor um ideário que sabidamente não deu certo em parte alguma do mundo com a realidade de países que abraçaram a democracia e o capitalismo de verdade e hoje são nações riquíssimas… talvez vcs não consigam isso por algum problema neurológico… mas pra isso existe tratamento, meu caro… procure ajuda… ainda há tempo de ver o mundo de verdade, pulsante e otimista que existe fora da cazinha vermelha que vcs moram… saudações…

  12. A Máquina Troll says:

    se desenvolverem a indústria e tecnologia nacional criamos concorrência e não ficamos mais dependentes das sucatas/porcarias estrangeiras superfaturadas que nos empurram goela abaixo…nossos “irmãos e amigos do norte” perdem a correia e o monopólio que detém sobre nós e o nosso mercado consumidor…é por isso que tem que sabotar e desmantelar…como estão fazendo com a Mectron e o nosso programa espacial…o mais triste é o conluio escrachado dos que deveriam zelar pela soberania deste pais com tudo isso…É triste uma nação de gente vira lata…sem vergonha na cara…que só dão valor em empresas estrangeiras que só sugam a sociedade e todo lucro é depositado no exterior…essa é a república dos bananas…

    O fim do programa nuclear brasileiro – A Verdade sobre o Almirante Othon :

    https://www.youtube.com/watch?v=j4QAILPZnWU

    • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

      O que impede que empreendedores brasileiros desenvolvam produtos pras FAs nacionais, senão falta de capacidade de obtenção pelo Estado nacional ???… ou vc sugere que se crie mais uma BRAS pra servir de cabide de empregos pra sua corriola esquerdista ou de fachada pra novos esquemas de corrupção com o dinheiro público ???… vc já devia saber que não dará certo NUNCA… o que faz uma empresa nascer e se desenvolver é MERCADO, seu inepto intelectual… se o Estado brasileiro fosse bem administrado, poderia fomentar empresas nacionais de tecnologia com compras de ordem constantes de modo que as empresas poderiam se programar e aumentar a oferta de bens e serviços para nosostros e também a alinhados e interessados diversos… é o caso da EMBRAER… mas querer concorrer diretamente com empresas já consolidadas no mercado mundial é irreal… mas vc, como bom panfleteiro dazisquerdas usa desse mimimi só pra ganhar simpatia, porque no fundo vc não pode ser tão estúpido assim de não entender como as coisas são e não como se pensa que são… sem falar é claro, na falta de mão de obra especializada, o maior gargalo que enfrentamos nesse quesito… sei que estou gastando vela boa com defunto ruim… mas a vida é assim mesmo… de que adianta guardar as pérolas se não podemos dá-las aos porcos…

      Em tempo: se o regime dos seus sonhos já governa a Venezuela a DÉCADAS, porque até hoje eles compram quase todo o armamento que possuem de fornecedores estrangeiros ???… FICA A DICA… rsrsrsrsrsrsrssrsrsr

    • jose luiz esposito says:

      Com toda a certeza , quando este tal Torpedo estiver pronto terá acontecido duas coisas , ou estará obsoleto pela demora ou teremos um Torpedo muito bom , financiado com nossos Impostos e os Israelenses TAMBÉM !!!!

  13. Caro Sr. Roberto Lopes. Fiquei surpreso com a notícia, afinal o desenvolvimento de torpedos não esta sendo realizado com os franceses? Não existe todo um trabalho com os franceses para os novos submarinos?

    • Roberto Lopes says:

      Boa tarde, José Luiz.
      Sim, a companhia DCNS (atualmente Naval Group) nos ofereceu o novíssimo torpedo francês F-21, que só agora começa a concluir os seus principais testes de mar na Europa.
      Estes engenhos vão equipar a frota francesa e, provavelmente, os submarinos brasileiros classe Scorpène que estão sendo fabricados em Itaguaí (RJ).
      Ocorre que os submarinistas brasileiros gostam muito do Mk. 48 americano, assim, os responsáveis brasileiros pela construção dos subs da classe Scorpène também trabalham a possibilidade de os tubos lança-torpedos desses navios poderem disparar os Mk.48.
      Assunto que, como você bem pode imaginar, deixa os franceses da DCNS irritadíssimos.
      Pois bem, tudo o que eu escrevi acima NADA TEM A VER com o projeto Marinha-Mectron-Atlas Elektronik, que é a tentativa de a Marinha do Brasil realizar um velho sonho: ser capaz de planejar, conceber, projetar e construir os seus próprios torpedos.
      Em resumo: como você vê, falamos de três coisas diferentes:
      a) o desejo de nossos parceiros franceses de ver a Força de Submarinos do Brasil atrelada aos torpedos F-21;
      b) o projeto secreto da Marinha do Brasil de ter os submarinos classe Scorpene disparando o torpedo americano Mk 48, além dos engenhos F-21; e, finalmente,
      c) o programa que a Marinha desenvolve para se capacitar na concepção e construção dos seus próprios torpedos.
      Grande abraço.

      • jose luiz esposito says:

        A MB já construiu Torpedos e teve uma Fábrica de Torpedos , mas quando passou a sua evolução de Corrida Reta para Dirigido ou Auto Dirigido como sempre ,preferimos comprar pronto , em 1959 em um Teste foi lançado um com o Escudo do BANGU, clube do Rio de Janeiro !

  14. De 2003 a 2016 e o Brasil ta no melhor momento economico da vida ne? eu queria ver qualquer um desses que acha isso pessoalmente pra olhar a cara de pau desses safados sem vergonha

  15. Sempre ouvi meus pais dizerem que existem males que vem para o bem. Bom, tá na hora de testar isso na prática. Se essa lógica, um tanto quanto insana, puder se confirmar acho que nos sairemos bem dessa situação. Vamos ver a quantas andam os nossos pesquisadores, engenheiros, técnicos e colaboradores, vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos até agora e dar um salto qualitativo para a obtenção dos resultados desejados e atingimento dos objetivos propostos.

    Não dá mais para ficar esperneando e procurando vãs justificativas políticas, as Forças Armadas terão que encontrar uma forma de se reinventar, de uma forma ou de outra. Tenho plena convicção de que os resultados serão alcançados, pois o brasileiro consegue encarnar o espírito da Fênix e sempre ressurge das cinzas.

  16. Gente o absurdo é tão descomunal que vamos enumerar para não perder a conta, e no final veremos se é culpa do PT ( Partido que diga-se de passagem tirou não sei quantos milhões de brasileiros da pobreza absoluta, abriu inúmeras faculdades etc..).
    1- Pretendem entregar o projeto do TPN as Israelenses que nunca fabricaram um torpedo, e nem tem tecnologia para isso ( Eita presente de mãe para filho em).
    2- Compraram um satélite Frances por bilhões de euros, que foi fabricado e montado fora e que até hoje não está completamente operacional ( Satélite cheio de back dors, chips maliciosos etc..).
    3- adquiriram um caça tático em detrimento de um caça estratégico, por simples inclinações políticas ( Gripe Sueco em detrimento do poderoso e letal SU-35 Russo).
    Esse ultimo seria montado no Brasil por uma empresa 100% nacional e ainda poderíamos participar do PAK-FA.
    4- Desistiram do VLS e Ciclone-4 em detrimento do VLM em parceria com a Alemanhã.
    5- Desistiram dos IKL,s 209 e a variante nacional Tikuna ( que dominava-mos todo o ciclo de fabricação ) para apostar numa aventura denominada Scorpone
    6- Compraram um blindado Italiano em detrimento do projeto nacional Urutú-III , que poderia ser fabricado pela Tectran ( empresa do grupo Avibrás).
    No governo petista as ações do governo na petrobrás passaram de 30% para mais de 50%.
    ai fico pensando na ignorância da elite brasileira ( pois quem defendo o ditos partidos da direita desse país é quem tem dinheiro e não quer e nunca quis igualdade), há anos esses partidos e políticos estão no poder e a única coisa que fizeram foi vender o patrimônio do país .
    Hoje as faculdades nacionais estão falidas, não há verbas para CTI, o povo retorna a linha de miséria etc..
    O mais triste é ver que nossos militares aparentam corrobora com essa integra histórica do país !
    Façam suas escolhas e o ultimo tupiniquim a sair do mato, espanta os bichos kkk

    • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

      Igualdade na burrice e na miséria é só com vcs, esquerdinhas… quem pensa um pouquinho fora da cartilha entenderá que sair fora do buraco em que vcs nos meteram vai demorar um pouco mais que alguns meses, pois foram DÉCADAS de burradas e falcatruas… sorry…

    • Foxtrot,

      1 – Os israelenses então sendo sondados para desenvolver a raia acústica, para medição de ruídos…

      2 – O satélite geoestratégico tem muito pouco de forças armadas… O contrato foi assinado entre a Telebras e os franceses, no governo anterior… Satélites são apenas retransmissores. Qualquer um pode escutar, mas se ninguém sabe o que está sendo dito… Por isso que, mais importante que o satélite, é um sistema de comunicações seguras como o Link BR1.

      3 – Caça “estratégico”…? Difícil sequer apurar tal termo para o Gripen… Você até poderia considerar, forçando a barra, um componente ‘low’ de Força Aérea de primeira grandeza, mas nada além disso. “Caça tático” é mais aplicável a tipos como A-1M, subsônicos, e outros tipos de baixa performance… Torno a dizer: a única característica na qual o NG vai ficar devendo é capacidade de carga. E isso é irrelevante, já que ninguém mais faz ‘carpete de bomba’ por aí… E seja como for, a compra foi política. Isso foi dito aos quatro ventos. Não foi uma escolha unicamente da FAB…

      E quanto ao caça russo, o mesmo foi excluído por não cumprir com os requisitos de cooperação tecnológica. A oferta do PAKFA só veio depois que a FAB já havia divulgado a short-list; uma ultima tentativa dos russos de resolver no tapetão.

      4 – Ninguém “desistiu” do VLS… Simplesmente secou a verba… E o VLM, em parceria com os alemães, é um lançador orbital para micro-satélites, de classe totalmente diferente do VLS. Nada a ver, portanto…

      5 – Pesou na escolha do ‘Scorpène’ a experiência francesa com submarinos nucleares. Os franceses foram contratados para auxiliar no desenvolvimento do casco… E que eu saiba, o PROSUB também contou com decisão política, e até hoje não é uma unanimidade…

      6 – O ‘Guarani’ foi desenvolvido com requisitos do próprio EB, com participação, se não me engano, inclusive do CTEx nos trabalhos. ‘Urutu III’ era nada menos que a designação original do projeto ‘Guarani’. A licitação data de 2007, e foi vencida pela IVECO…

      As faculdades nacionais já não são grande coisa a muito tempo… E não é só por estrutura… Salvo raros casos de superação, a média dos estudantes, de uma forma geral, está muito abaixo do que se considera padrão. Pode por toneladas de dinheiro e construir prédio a rodo que não vai adiantar nada se as metodologias de ensino não forem mudadas…

    • jose luiz esposito says:

      As tuas duas Mãos Direita e Esquerda se juntam nos teus interesses , são iguaizinhas , uma Faz Demagogia com o **Mercado** e a outra com o **POBRE**, mas as duas Desgraçam a NAÇÃO !

    • jose luiz esposito says:

      O que publicaste acima é o que venho publicando a muito ,mas estudando esta é a postura da Republiqueta Corporativista do Brasil ,desde o Golpe que a criou . AS Castas que passaram a domina-la somente se interessam com elas , sua famílias e amigos ( quadrilhas ) ,se a Nação é Grandiosa não os interessam , peço apenas que Acordem , mais 128 anos e estaremos nesta mesma situação , as Castas da Republiqueta fazendo Turismo e se Referindo ao Tio Satã como exemplo para tudo , e o Povo brasileiro , debatendo quem é a Melhor das Castas a mais Boazinha se a dos Coxinhas ou a dos Mortadelas . É inadmissível que uma Nação como o BRASIL , ano após ano e depois de quase 128 anos desta Republiqueta desgraçada , esteja neste estágio de Desenvolvimento Econômico e Social , não estão entendendo que há alguma coisa de Errado e Estruturado .

  17. A Defesa pode até parar, mas tiramos o PT. KKKKKKK. O papai noel e a Ferrari são vermelhos. São comunistas. KKKKKKK.

    • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus! says:

      A defesa na Venezuela tá uma maravilha… enquanto isso a sociedade tá na coleira e a economia em frangalhos… que maravilha de país !!!… rsrssrsrrsssss… por isso que comunas nunca devem administrar nem uma carrocinha de cachorro quente… 🙂

  18. Grande feito Romario; agradecemos o des serviço que fizeram ao país das bananas! !!
    Parece que continuarão sugando os recursos e sangue do trabalhador nacional rsrs!

  19. A economia e defesa nacional estão muito melhores né Obvilon ?
    Engraçado que a maior economia do mundo atual com índices de pib crescendo em torno de 7% a ano e que todos os países inclusive a maior potência capitalista vão babar as bosta é socialista, ou seja a China.
    Capitalismo é tão eficaz que o Brasil desde tempos imemórias teve governos ditos capitalista e olha que bela economia e índices de desenvolvimento humano IDH nos temos.
    Você e outros aqui do fórum caro Obvilon , deve pertencer as castas ,mais abastadas dessa repúbliqueta de bananas, as mesmas castas de sangue sugas que vivem há anos se alimentando do sangue e sofrimento do povo Brasileiro; mas só um aviso a você e seus semelhantes, um dia esse povo acorda e terão que buscar abrigo no exterior.
    Terão que lavar muito chão lá para se manterem, e sofrerão muito pois aprenderão o que é trabalhar para ganhar a vida !!!

    • ze ninguém antigo zoinho azul blue eyes , ele surfa de sionista a nazista rs hoje esta de oblivion
      amanha depois de queimar o filme desse nick name ele vem como carmem Miranda o que não muda é o ódio dele ao brasil ao que é publico e etc e tal

      o plano brasil recebe do mesmo ip uns 15 a 20 comentários so muda o nome as vezes conversa com ele mesmo rs

      por isso não ganham eleições são minorias , so com a ajuda da mídia corrupta entreguista

    • Foxtrot,

      Quer falar de capitalismo, veja os verdadeiros exemplos de capitalismo: Singapura e Hong Kong, só pra começar…

      • A Máquina Troll says:

        “A China é um capitalismo de elite e um comunismo de povo.”

        koppe

        • jose luiz esposito says:

          Não é bem assim não , todos sabemos o Grau de Colonização de nossos Militares ,tenho parentes Generais e até um me excluiu do face por isso , que se dane , Parente é o Dente , tenho compromisso com o meu País , na minha vida os contatos com militares teve muita coisa boa , mas sempre ficou clara a submissão deles diante dos nossos ** MUI AMIGOS ** Deus que Perdoe , era e é Nojento !

        • jose luiz esposito says:

          A China é uma Economia totalmente Capitalista , mas um Capitalismo de Estado , funciona mais ou menos que no nosso periodo militar , não existe mais comunismo algum , desde o comando de Den Siao Ping, o Partido já o colocou para mudanças radicais !!

  20. Se fosse eu repassava através de contrato tudo para a AVIBRAS, é uma empresa que trabalha com misseis e armamento mais próximos do que a Mectron fazia, depois eles já tem tudo, fábrica, setor de desenvolvimento de tecnologias e novos produtos e equipe de vendas, me parece ser a mais bem preparada no Brasil para dar continuidade nos projetos da Mectron, Inclusive para usar o A-darter com um boster para e a plataforma do Astros 2020 para fazer um SAM nacional.

    • Roberto Lopes says:

      Bom dia,Gilbert.
      Apesar de achar que a Avibras já tem muitos programas, e precisa dar respostas importantes (casos do MANSUP e dos mísseis e foguetes guiados para o Exército), acredito que o fim da Mectron irá mesmo acarretar novas responsabilidades para a empresa de São José dos Campos. É até natural que isso aconteça.
      Queira Deus que a companhia esteja preparada para tais demandas.
      Boa quinta.

      • jose luiz esposito says:

        Cuidado para que não a ataquem com falta de Verbas e Encomendas ,esta é a forma fácil de destruí-la , lembrem que uma certo presidente a deixou na seca para isso , havendo Grita farão como o Grandioso Prefeito que tivemos que Engolir no Rio de Janeiro , pois a outra opção seria o fim , dirão a **Prioridade são Creches** , Bolsas para POBRES ,etc , etc ,etc , entendam que o Povo brasileiro com a republiqueta passou a Pensar COLONIZADAMENTE com o TRIO Desgraçado de corporativistas POLÍTICOS /JUDICIÁRIO /MILITARES !

  21. _RR_ 17 de agosto de 2017 at 11:43
    micro “ilhas” de negocios
    (nao grande pais de recursos como brasil)

    • Justamente…

      “micro ilhas” que não tem absolutamente NADA… e conseguem o que os grandões não conseguem…

      Politica e economia é questão de organização… Nem mais e nem menos… Não tem nada a ver com tamanho… E esses países teoricamente insignificantes mostraram isso…

      • Politica e economia é questão de organização… Nem mais e nem menos…isso ai!
        (chicote nos porco o problema e que os pato quando ve o porco berrar ficam com com medo do chicote mesmo que o porco coma toda sua comida quando tao em “liberdade”)

  22. ………………pra um país que já produziu torpedos, esse episódio de ruptura com a Atlas Elektronik e a Mectron e o enorme atraso que a MB terá, é inadmissível !,,,,,,,,,,,uma gigantesca marcha a RÉ!!!l…………..deplorável……………

  23. Apesar do torpedo ser a arma a principal arma do submarino e toda a discussão sobre o desenvolvimento ser relevante, eu prefiro me ater ao início da excelente matéria. Como é que a Marinha desejava enviar os submarinos fazer manutenção na Alemanha? Cadê toda expertise desenvolvida nestes anos todos tanto na construção quanto nos períodos de manutenção? É como Boechat comentou, uma marinha que não consegue nem fiscalizar barcos de passageiros, a menos de 200 metros da capitania, fica querendo Prosub e ainda comprar porta helicópteros de segunda mão. Sempre sonhei com uma marinha a altura do Brasil, mas assim fica difícl

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com