Escola assistencial da FAB é a melhor do Pará no ENEM pelo quarto ano consecutivo

Disciplina, organização, investimento e busca incessante pela excelência acadêmica. Na avaliação de coordenadores, professores, alunos e militares da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros (ETRB), esse é o conjunto de preceitos que faz com que a Força Aérea Brasileira ofereça o melhor ensino público do Pará. Pelo quarto ano consecutivo, o colégio conquistou a maior pontuação de todo o estado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – com média de 66,4, numa escala que vai de 0 a 100.

Para a diretora pedagógica do ETRB, Lucineide Nascimento, há alguns diferenciais que garantem o sucesso educacional do estabelecimento. Ela aponta o processo de retroalimentação, no qual professores, alunos e diretoria se avaliam reciprocamente, buscando alternativas para o processo ensino-aprendizagem; a alta capacitação do professores, com média de 98% de pós-graduados, entre especialistas, mestres e doutores; a intensificada carga horária, que transcende em 400 horas por ano o estabelecido pelo MEC, e a visão sistêmica de que o conteúdo integral das disciplinas é um direito inalienável dos alunos.

“O rigor na avaliação de aprendizagem e as constantes pontes que estabelecemos com outras instituições para formação dos professores e atividades extracurriculares para os alunos são diferenciais que utilizamos ao longo dos 65 anos de atividades da escola. Aliado a isso, nossa premissa de valorizar aspectos da cidadania, responsabilidade social e disciplina acadêmica refletem no desempenho dos alunos, que comprovam, por si só, que caminhamos no sentido correto”, avalia Lucineide.

No que concerne ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que mede a qualidade do ensino público nacional por intermédio da Prova Brasil e Censo Escolar, ambos realizados pelo MEC, a Escola obteve o 1º lugar no Pará em 2007, com índice de 5,8, acima da média nacional, que foi 4,2, repetindo a colocação da avaliação anterior, em 2005.

Além destas conquistas institucionais, os alunos da ETRB recebem diversas premiações locais, regionais e nacionais em diversos concursos e olimpíadas. Em 2008, foram obtidas 20 medalhas no Concurso de Oceanografia; quatro medalhas de bronze e duas de prata nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica; seis medalhas de bronze e 35 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática; uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Informática; duas medalhas de prata e 12 de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica; uma menção honrosa no Desafio Nacional de Geografia, dentre diversas outras premiações.

Cabe destacar que a Escola tem seu foco de ensino voltado para o mercado de trabalho e para o vestibular. Em 2009, dos 117 alunos da 3ª série do Ensino Médio que prestaram o exame, 94 foram aprovados nos vestibulares do estado, uma média de mais de 80% de aprovação.

A Escola Tenente Rêgo Barros é uma instituição de ensino assistencialista da Aeronáutica para educar filhos de militares e de civis da Força Aérea Brasileira. Além do investimento em capacitação e material didático, os cerca de 1.600 estudantes dispõem de uma estrutura física com 59,2 mil m² de área construída, onde estão instalados mais de 50 salas de aula, biblioteca, refeitório, cineteatro, ginásio, quadras poliesportivas, laboratórios, glossoteca, entre outros.

Nota do Autor.

Sei que esta notícia embora esteja vinculada ao 1º COMAR, disvirtua-se um pouco dos temas os quais o blog se propõe  apresentar, entretanto, peço licença aos leitores mas por motivos pessoais não poderia deixar esta notícia passar sem  levá-la ao conhecimento público.

Gostaria de saudar à todos os estudantes, professores e funcionários  do Tenente Rego Brarros e cumprimentar os meus antigos professores.

Natural de Belém do Pará e tal como meus irmãos estudei  ali no início dos anos 80, alí  naquelas salas de aula.

Recordo-me do SOESE do ginásio de esportes, das aulas de olaria, agricultura, das feiras de ciências, dos preparativos para a semana da Pátria e das festas Juninas  sempre muito bem organizadas e coloridas.

Desde aquele tempo a escola se destacava pelo seu alto nível, e hoje mestre em Física e doutorando em Engenharia de Materiais, posso dizer que os primeiros passos dados nesta escola moldaram a minha personalidade e continuam a influenciar a minha vida (não é atoa que me interesso por assuntos relacionados a tecnologia e defesa).

É com saudade e orgulho que posto esta matéria extraída do site Notícias Militares. Parabéns ao corpo docente e discente do Tenente Rego Barros, parabéns ao 1º COMAR.

E.M.Pinto

Fonte: Notícias Militares

2 Comentários

  1. É com muito orgulho e saudade que lembro do velho Tenente Rêgo Barros, do período de 82 a 85. Me lembro da diretora Sra. Olívia Bastos de Paiva, dos professores, do bosque, do teatro, do cheiro do pátio, do orgulho em desfilar no dia 7 de setembro.
    Esta escola já naquela época era um referencial de qualidade, profissionalismo e dedicação por parte do corpo docente.
    As regras disciplinares, quase militares, o respeito por todos, da faxineira à diretora.
    Parabéns ao I COMAR, aos professores e diretores que ainda hoje nos fazem sentir orgulho desta escola.

  2. Sempre que lembro e passo em frente à Escola Tenente Rêgo Barros me sinto orgulhoso. Como nos filmes, me vejo correndo e brincando no gramado em frente à escola, nos idos de 1984-88. Sinto saudades dos amigos, das aulas extras à tarde, tas tias, das orientadoras, da Professora Olívia Bastos de Paiva, do sr. Juremar, da condução do Zanata, do cheiro das flores dos cajueiros…saudades da melhor época da minha vida!

Comentários não permitidos.