Embraer rejeita visita de vice-premiê e gera mal-estar entre Rússia e Brasil

Dmitry RogozinA negativa da Embraer de agendar uma visita de uma autoridade russa a suas instalações está gerando um mal-estar entre os governos da Rússia e do Brasil. O russo está sob sanção dos EUA, e recebê-lo poderia indispor a empresa brasileiro com o governo americano.

O vice-premiê Dmitry Rogozin, encarregado do setor de defesa e aeroespacial na Rússia, chega ao Brasil hoje. Em Brasília, ele encontrará o vice-presidente, Michel Temer, e o ministro da Defesa, Celso Amorim. E irá hoje mesmo a São José dos Campos, para se reunir com empresas do setor de defesa.

Rogozin havia pedido para visitar a Embraer. Não está claro se ele tinha algum interesse específico.

A Embraer, porém, respondeu que não poderia agendar a visita, pois seu presidente já tinha compromissos assumidos previamente. E não propôs que o russo fosse recebido por outra pessoa.

A negativa incomodou muito o governo da Rússia, que é parceira do Brasil no grupo dos Brics. Segundo o Valor apurou, o Ministério das Relações Exteriores russo chamou o embaixador brasileiro em Moscou para expressar insatisfação com o tratamento dado a Rogozin pela Embraer e pedir que o governo intercedesse pela visita.

Questionado, o Itamaraty disse que não houve uma queixa formal da Rússia em relação ao assunto. E informou que o governo brasileiro encaminhou à Embraer a solicitação do encontro.

Consultada ontem pelo Valor, a Embraer disse que não iria se pronunciar sobre essa questão.

A recusa da empresa brasileira pode estar ligada ao fato de Rogozin estar na lista de autoridades russas sob sanções do Ocidente, impostas após a intervenção da Rússia na Ucrânia.

As sanções atingem empresas estratégicas e autoridades russas consideradas próximas do presidente Vladimir Putin. Rogozin estava na primeira lista de sanções, anunciadas em março pelo presidente Barack Obama e que vetam a entrada dele nos EUA e congelam eventuais ativos que ele tenha no país. Essas sanções foram mais tarde adotadas pela União Europeia e por outros países ocidentais.

Uma visita de Rogozin à Embraer poderia ser mal vista pelo governo americano. Os EUA são maior mercado da fabricante brasileira, com o qual ela vem desenvolvendo importantes laços na sensível área de defesa.

A Embraer era a primeira empresa a ser visitada pela comitiva do vice-premiê russo. Segundo o Valor apurou, a fabricante brasileira foi uma das empresas selecionadas para o processo de nacionalização dos sistemas de baterias antiaéreas Pantsir e Igla, que a Rússia fornecerá para o Brasil. O contrato é estimado em R$ 2,5 bilhões. A participação da Embraer se dará por meio da sua coligada Bradar, fabricante de radares.

O diretor da Odebrecht Defesa e Tecnologia, André Luiz Paraná, disse que a comitiva russa visitará a Mectron, do grupo ODT, na manhã de hoje. A Mectron, segundo o executivo, também participará do projeto das baterias antiaéreas.

As sanções já criaram constrangimento para Rogozin. Em maio, ele esteve na região separatista de Trans-Dniester, que fica na Moldávia, mas que de fato responde para Moscou. Segundo tweets postados por Rogozin, a Romênia (membro da UE e da Otan) negou passagem ao avião que o levava a Moscou. Ele então twitou uma ameaça velada. “A pedido dos EUA, a Romênia fechou o seu espaço aéreo para o meu avião”, escreveu. “A Ucrânia não permite que eu passe novamente. Da próxima vez vou voar a bordo de um TU-160.” O TU-160 é um bombardeio estratégico que pode levar armas nucleares. O governo da Romênia protestou.

Fonte: Valor via NOTIMP

110 Comentários

  1. Parabéns à EMBRAER! Como empresa privada, profissionalmente administrada e player global do mercado de aviação, mormente o de aviação civil, porta-se no episódio de maneira altiva demonstrando respeito aos seus acionista, investidores e clientes, e recusando a ceder aos caprichos politicos e ideológicos da viralatística diplomacia dos atabaques (em minúsculo mesmo).

    • Mas essa atitude não e Ideológica ?
      Você fala de profissionalismo,mas aprova uma atitude partidária e Ideológica(Que você acha errado,lembrando), pelo o que eu sei uma empresa profissional não toma essa atitude.
      Até porque o mundo gira,não sabemos do dia de amanha.

      PS: Seja mais coerente.

      • Negativo Felipe,

        O posicionamento da EMBRAER foi pragmático (mais uma das vantagens de uma empresa privada).

        O raciocínio é portanto: “não recebo Rogozin pois isso pode afetar nossos negócios.”

        Poderia ser a mesma atitude de uma empresa com viés ideológico? Poderia! Mas nesse caso o raciocínio seria: “não recebo pois é um russo representante de um governo populista e tirânico.”

        “Ah mas o Rogozin iria tratar de negócios…”. Será? O que é certo é a parceria já existente entre EMBRAER e BOEING… o resto é conjectura, ou “trocar o certo pelo duvidoso” ou “contar com o ovo no c* da galinha”.

        Sds!

      • Discordo, a visita de um ministro da defesa de um país aliado representa apenas o respeito e consideração a maior empresa militar do país, e isso vc pode constatar em quaisquer visitas desse nível escalonar de representantws desse nível a outros países, faz parte de um pacote ético de chancelaria, e ele não pedir tal visita soaria como desconsideração.
        Vale ressaltar que a Embraer não é uma empresa plenamente privada, e deve satisfação ao Palácio do Planalto, ainda mais se tratando de uma disfeita a um país aliado.

      • Discordo e digo o porque. Vamos lá então ARC;

        A composição acionária (papéis ON, ou seja, com direito de voto em assembléia) da EMBRAER ao que consta é:

        • PREVI (previdência dos funcionários do Banco do Brasil): 9,03%

        • OPPENHEIMER FUNDS (gestora de fundos de investimento norte americano): 8,27%

        • THORNBURG INVESTIMENT MANAGEMENT (gestora de fundos de investimento norte americano): 7,26%

        • BNDES participações: 5,37%

        • BLACK ROCK, INC (gestora de fundos de investimento norte americana): 5,13%

        • Ações em tesouraria (ou seja, da própria EMBRAER): 2,01

        • Outros (milhares de acionistas minoritários pulverizados): 62,93%

        Assim temos que fundos de investimento americanos detém 20,66% da EMBRAER, enquanto fundos brasileiros detém 14,4%.

        O governo americano como forma de sanção contra a Russia o incluiu na lista negra, ou seja, deve-se evitar fazer negócios com o pessoalzinho bacana que figora na lista. Considerando a composição acionária (na qual fundos americanos tem mais peso que brasileiros) e ainda os negócios (já fechados e não promessas) com empresas americanas (vide Boeing), não seria incorreto afirmar que tal visita possa representar a possibilidade de um viés/retalhação econômica.

        A EMBRAER portanto tomou uma decisão pragmática (com base em um cenário politico sim) reagindo para evitar qualquer problema que afete seus negócios.

        Pessoas pragmáticas entendem isso… Rigozin (se for pragmático) entende isso…

        O que falta para os outros entenderem?

        Sds!

      • “não recebo pois é um russo representante de um governo populista e tirânico.”

        Nada disso. Ai vc está sendo ideológico. 😀

        O certo é: não recebo pois trata-se de um Russo que está na primeira lista de sanções anunciada pelo governo Americano.

        Portanto colega, leia o texto! 😀

        Siga o exemplo pragmático da EMBRAER e deixe seus pensamentos ideológicos para quando o texto for ideológico.

        Sds.

      • Prezado Warpath;

        Falando em ler com atenção: aplique o próprio ensinamento e leio meu post com atenção – a ironia é a forma mais depurada de humor meu caro… creio que em uma segunda leitura você vai pegar o espírito da “coisa”;

        Abs!

      • Felipe,

        Prospectar… acontece que prospecção no cenário atual (com o possível “parceiro” que se apresenta) pode mais prejudicar do que beneficiar a EMBRAER. Por isso tomaram a decisão que tomaram,

        Abs!

      • O posicionamento da EMBRAER foi pragmático (mais uma das vantagens de uma empresa privada).

        O raciocínio é portanto: “não recebo Rogozin pois isso pode afetar nossos negócios.”

        Poderia ser a mesma atitude de uma empresa com viés ideológico? Poderia! Mas nesse caso o raciocínio seria: “não recebo pois é um russo representante de um governo populista e tirânico.”

        “Ah mas o Rogozin iria tratar de negócios…”. Será? O que é certo é a parceria já existente entre EMBRAER e BOEING… o resto é conjectura, ou “trocar o certo pelo duvidoso” ou “contar com o ovo no c* da galinha”.

        Sds!

      • Discordo, meu caro Mangano, não houve pragmatismo nessa atitude, pragmatismo e quando a empresa consegue transitar entre as sotuações sem demonstrar, mesmo que tenha, preferencias que possam prejudicar seu negocio. A Embraer agiu exatamente de forma contraria de,ontrou ter preferencias, e esquece que a Russia poderia se um parceiro dele e do Brasil. No meu entendimento essa é maos uma rebeldia com conotação agressiva contra o governo peteista, que tem demonstrado interesse num sistema, inclusive de parcerias, mais plural. Para mim esse ato foi uma resposta imunologica a vacina aplicada pelo governo nas diversas instituições nacionais, e até fora delas, a vacina anti colonismo. Sds

      • Discordo, meu caro Mangano, não houve pragmatismo nessa atitude. Pragmatismo é quando a empresa consegue transitar entre as situacões sem demonstrar, mesmo que tenha, preferências que possam prejudicar seu negocio. A Embraer agiu exatamente de forma contraria a isso, demonstrou ter preferências politicas, e ainda esquece que a Russia poderia e até tem sido um parceiro dele e do Brasil. No meu entendimento essa é mais uma rebeldia, com conotação agressiva, contra o governo petista. Quando este tem demonstrado interesse num sistema, inclusive de parcerias, mais plural. Para mim esse ato foi uma resposta imunologica a vacina aplicada pelo governo nas diversas instituições nacionais, e até fora delas, a vacina anti colonismo. Sds

      • Felipe, a atitude não tem nada de ideológica tampouco partidária (de qual partido afinal?). Sendo uma empresa privada deve a EMBRAER respeitar os seus acionistas e investidores. O maior mercado para os jatos regionais da empresa são os EUA. Compare o número de ERJs, E-Jets e jatos executivos vendidos aos EUA em comparação ao que foi vendido a qualquer país dos BRICS e você verá a esmagadora diferença. Da mesma forma no mercado militar a empresa recentemente passou a fornecer ao Pentágono através dos A-29 a serem destinados ao Afeganistão, sem falar que a Boeing é parceira no KC-390.

        Ademais, a maioria dos componentes usados nos produtos da empresa é proveniente de empresas norteamericanas. especialmente os motores.

        Diante desse quadro, caso recebesse um político russo objeto de sanções pelo State Department, a EMBRAER correria o risco de sofrer sérias represálias, o que ocasionaria prejuízos aos acionistas e investidores, além de manchar a reputação da empresa no mercado. Assim a decisão de não receber o Vice Primeiro Ministro russo mostra-se acertada

      • Minha cara, por favor, é claro que existem interesses e preferencias ideologias por tras de empresas privadas. Isso, que você coloca, é um atentado a nossa capacidade de entendimento dos diversos conjuntos que compõem a politica nacional, e até mundial.
        Nesse caso, se for de boa fé isso que escreveu, você estará sendo muito ingenua, se acredita de fato nessas palavras. E a Embraer sofre e sofrera represálias de qualquer maneira sempre que quizer ter atitude comercial que não atenda aos interesses yankes, como já aconteceu quando tencionou vender os Super Tucanos aos Venezuelanos. Não devemos pautar nossos interesses comerciais com base em vontades estrangeiras, e isso deveria ser a visão de um grupo empresarial brasileiro que se pauta pelo sistema capitalista. Os yankes enquanto estado fazem isso a toda hora e as empresas americanas comercializam, mas seguem os interesses do estado americano. Você veja como é essa sua contradição, seria o mesmo que eles fissessem façam o que digo mas não o que faço, mas para seus capachos.

      • A Embraer está com toda a razão. Se a empresa sofrer sanções da comunidade Européia ou dos Eua, a Russia teria capacidade de comprar todas as aeronaves que ficariam encalhadas? A Russia disse que não seria afetada pelas sanções dos Eua, e da comunidade Européia. A Russia já está indo pro saco.

      • Meu caro, o que a Russia está sofrendo é referente ao Petróleo por conta da alta dependência desta commoditie, as sanções afetaram pouco a Russia, pois eles fizeram com louvor e ganhos a troca de fornecedores e compradores. Mas vale ressaltar que a Russia tem como superar essa crise em aproximados dois anos (explodindo) pois haverá maior investimento nos setores de tecnologia o qual eles são hiper avançados, e com certeza a retaliação está a vista, os preços de commodities raras serão elevados, até porque quem os consome são os ocidentais. Sds

    • Verdade Guga! Agora falta apenas as russetes sugerirem que o Ministro Russo reitere com os atabaquianos bananeiros do GF a ameaça que fizeram aos Romenos

      • Meu caro, não se trata de “rucisses” como vc citou, e sim o desrespeito a uma autoridade de um país aliado de uma equipe aliada ( Brics) e isso deve ser respeitado, foi anti ético por parte da Embraer, não devemos satisfação ao governo dos EUA e sim ao Palácio do Planalto, gostando ou não de quem lá preside.
        Grave o que eu estou falando, se a Embraer manter sua postura antiquada cabeças diretoriais irão rolar.

    • Quanto ao Pit Guga, o roteiro das russetes será o seguinte:

      1º) Xingarão a EMBRAER de empresa “entreguista, vendida, traidora”;

      2º) Dirão que a culpa é “Duzamericanú mau qui compra um monti di E-jeti i fabrica uzmotô du E-jeti”

      3º) Dirão que a culpa é “Duzsiúnista ladrãum di terra qui faiz lóbi no cúngressu duzmericanú”;

      4º) Dirão que a culpa é “Duztrilogienfi chato que fala mau du gúvernu duzcúmpanhêro”

      • Santa idiotice, senhores vermelhinhos , os EUA consome 60% dos produtos da EMBRAER , em contra partida a EMBRAER utiliza em seus avioes uma vasta gama de tecnologias e produtos AMERICANOS , mas se as vedetes russas preferem ver a maior empresa de defesa nacional quebrada e falida por causa dos caprichos de um russinho e de seus chupadores , paciencia , depois nao venham latir acusando a direita de ser entreguista !

  2. Com certeza o presidente da Embraer recebeu ordem dos EUA para fazer isso ou suborno. È um marketing negativa que os EUA pretendem fazer contra Rússia.

    A Embraer na verdade é uma empresa Norte Americana vestida de nacional. È um absurdo uma empresa como Embraer fazer uma chantagem política contra a Rússia. Isso mostra que Embraer não é uma empresa séria. È um risco colocar tecnologia bélica nacional na mão da Embraer, pois os EUA podem ter acesso a essas informações quando bem entender.

    Isso coloca Embraer em risco qualquer possibilidade de parceira com governo Russo, pois é uma empresa subordinada pelos EUA.

    • Realmente a Embraer,é uma empresa dos EUA,sem autonomia faz oque os EUA mandam,vide o caso dos Tucanos e AMX para a Venezuela, e a celeuma criada com os ”Gripens argentinos”!

      Eu não sei ate que ponto ela é uma empresa privada, pois recebe muito recursos oriundos dos impostos brasileiros !

    • não é que ela seja uma empresa estadunidense travestida de nacional e sim que ela seja uma empresa fantoche mesmo já que seus produtos dependem de inúmeros componentes fornecidos por empresas de lá…é aquilo que digo sempre aqui…quem pode…. PODE….quem não pode se SACODE…é por isso que as “forças ocultas” de sempre praticam aqui constantes atos de sabotagens, lobbys e panfletagens contra qualquer forma de independência/auto suficiência tecnológica e industrial nacional…contra o desenvolvimento aqui neste pais de qualquer coisa nacional de alto valor estratégico como o Prosub por ex…….pois é pra isso ai..pra manter a Correa…o domínio e a influencia…o “tea party/extrema direita tupiniquim” esta em êxtase com uma coisa destas..rs…..

      • Quem pode pode, quem rasteja deve obedecer ,se nao quiser quebrar de vez ,o maior cliente e fornecedor da embraer sao os STATES , mas o governo pode se decidir em fazer um agrado aos russos ou condenar sua maior empresa de defesa a falencia,kkkkk,a china prefere a segunda opçao,senhores entreguistas !

      • “Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.”

        Nelson Rodrigues.

      • As “Forças ocultas” já estavam dentro da Petrobrás saqueando-a em nome do ParTido. Apenas sairam das sombras após a operação lava jato

      • Acalme-se Anciãzinha esquizofrenica de São.
        A Suiça aceitou repassar-nos todo o conteudo de minuciosa investigação sobre aplicações oriundas de Brasilriros e ligados a eles desde que tudo tudinho mesmo fosse garantido em acordo que seria sumariamente investigado.
        Ou seja Miriã.Toda a maracutaia podre anterior tambem vira a tona.
        A rapinagem petista escondeu seus desvios em outras praças mas isto ja é uma outra historia e ja esta nas mãos da informação militar Brasileira ja vai pra 2 anos.
        Uma coisa te garanto 2015 sera inexquecivel e neste pais corruptos e corruptores tem insonia e evacuações fétidas.
        A questão é a seguinte : Podera tudo isso ser levado adiante pois adentra segurança nacional e relações externas.

  3. a Embraer mostrou apenas que é uma empresa subordinada oas mandos yankes

    esse ano foi muito bom pois desentocamos sionistas , separatistas traidores e racistas nazistas e afins rsrs

    a Embraer demostra que o brasil tem que investir em uma empresa de aeronaves militares
    pois acabou de se mostrar como uma empresa americana e não brasileira isso é um perigo pois se entrarmos em guerra com algum pais que não seja o desejado dos yankes a embraer vai alegar que não pode fornecer aviões pois os estados unidos não quer rs fraco para caramba

    umas vezes escrevi sobre a Embraer e fui censurado vai entender a democrecia

    o mais correto é o brasil depois que comprar as baterias anti aéreas russas entrar no projeto T50 e construir uma empresa para fabricar apenas caças militares ai sim a dilma seria um jk de sais rs

    isso prova que a Embraer privatizada foi uma entrega de autonomia que depois de algum tempo ate o mais bobinho percebe

    • Prezado Pé,

      Cito: “… e construir uma empresa para fabricar apenas caças militares ai sim a dilma seria um jk de sais rs”

      A Embraer é uma empresa privada. Conseguiu através de comprometimento com os investidores e pesquisa em tecnologia se firmar como a terceira maior companhia aeronáutica do planeta, superando empresas como a Bombadier, SAAB, Gulfstream, Dassault, Sukhoi, etc…

      A excelência da empresa provém de uma avançada gestão de seus projetos, responsabilidade empresarial e relativa ausência estatal.

      A negativa em receber este senhor é perfeitamente válida. Repito, a Embraer é uma empresa privada e não uma empresa estatal/política/petista/corrupta, daí o seu sucesso. A criação de uma empresa como a sugerida seria a realização de um feito que nem mesmo o CERN conseguiu igualar: A duplicação de um gigantesco buraco negro. Nós já temos um (PTobrás) o segundo viria para liquidar a fatura e nos jogar na lama bolivariana.

      Obrigado, mas não.

      • Caro Guga vou discordar de vc,mas antes de começar minha argumentação vou subtrair dois atores,um os E.U.A,pois eles não tem nada haver com isso,uma coisa tem que destacar na relação Brasil e E.U.A,nunca houve um período tão grande de não intervenção dos E.U.A no Brasil em vários assuntos como nos dois últimos Presidentes,BUSH e Obama,tirando o caso da espionagem,pois todos se espionam,os E.U.A não tem pediram ou exigiram a negação da visita desse Político russo,quanto a Embraer ser privada vc está certo mas o fato dela ser estatal vem muito antes do governo petista,pelo que eu saiba….rsrsrs,a Embraer é uma empresa privada que recebe vultosos recursos do Governo brasileiro,veja o FX-2 o Brasil abriu mão de suas defesa aérea por um periodo longo para entregar grande parte da técnologia do FX-2 para a Embraer,por isso acho que ela deveria na representação do seu Presidente ter o mínimo de educação com um representante de uma nação amiga,goste vc ou não,Nações como Rússia,E.U.A,foram,são e serão,nações que vão sempre influenciar o mundo.Acho que foi burrice pois mesmo na guerra fria amigo,havia contrabando de Titanio russo,a boeing mantem parceirias com os Russos,e a medida que a embraer for absorvendo e desenvolvento produtos aeronauticos mais avançados necessitará de Tinanio para componentes,sem falar que ela fechou um mercado em potencia,por infantilidade,imagine a situação:chega aos ouvidos da Boeing que o :

        -Senhor presidente da Boeing,o presidente da embraer negou uma visita a um alto representante do governo Russo.

        -Presidente da Boeing: Ah é!,legal.

        Reunião de acionistas da Boeing:

        Executivo pergunta : Como vai a Russian Technologies State Corporation(Joint-Venture entre Boeing e a VSMPO-AVISMA,maior fabbricante de Titãnio do mundo).

        Regra básica de qualquer empresa que produz bens:

        Tratar bem seus fornecedores,e potencial fornecedores de matérias primas essenciais,ter um atendimento personalizado aos seus clientes e colaboradores)

      • Vc acha que mesmo com o conflito entre E.U.A e Rússia essa Joint-Venture foi abalada….rsrs,a resposta é não.
        Durante a guerra fria o Black BIRD,usou titânio russo,contrabandeado.

        The airplane is 92% titanium inside and out.

        “Back when they were building the airplane the United States didn’t have the ore supplies – an ore called rutile ore. It’s a very sandy soil and it’s only found in very few parts of the world.

        “The major supplier of the ore was the USSR. Working through Third World countries and bogus operations, they were able to get the rutile ore shipped to the United States to build the SR-71.”

        http://www.mining.com/bbc-future-sr-71-blackbird-the-cold-wars-ultimate-spy-plane-11725/

      • O pode acontecer num futuro próximo é a Embraer pedir ao Governo brasileiro para reverter a antipatia que os russos tem da Embraer pela desfeita, que ela cometeu,Titãnio é como cerveja em bloco de carnaval,não falta interessado.

        Obs:O brasil segundo alguns geologos possui consideraveis reservas de Titanio,mas ainda não são exploradas.Se o presidente da Embraer consegir lamber o chão e dele brotar titanio,ele está certo em sua ação,caso contrário cometeu uma burrada grande.

      • guga sua ideologia esta te deixando cego
        a Embraer hoje esta por cima da carne seca , pois o governo federal atual aquele que você detesta investe massivamente em tecnologia de defesa de ponta
        uma delas para eu não me alongar no comentário é o próprio projeto do avião de carga que o governo federal investiu BILHOES

        então volto afirmar depois dessa atitude da Embraer o futuro para as forças armadas é sim uma fabrica nacional ESTATAL DE CAÇAS militares ,
        isso é o futuro entrar no projeto T50 e já construindo a fabrica

        eu sei que isso é uma facada no estomago de qualquer entreguista ,mas nos vencemos as eleições novamente
        PAC 10000 VOLTS

      • Pé, a Embraer não está por cima da carne seca por causa do KC-390, Super Tucano…

        A EDS é responsável por 26% da receita da companhia enquanto que a aviação comercial/executiva respondem por 73%. (Fonte: Embraer)

        A maior parte destes 73% é fruto de negociações comerciais com o “Grande Satã do Norte” portanto, menos ideologia e mais números.

      • é os funcionários fazendo greve se não tivesse esse tal valor que você diz talvez essa estaria em crise
        e típico de pessoas que cospem no prato
        acho que a Embraer cometeu falha e pagara pelos seus atos na caminhada

      • Meu caro Guga, alguém que defende uma fábrica estatal de caça no melhor estilo da antiga FNM (Fábrica Nacional de Caminhões) carinhosamente conhecida como FêNêMê realmente não merece ser levado à sério….

        E como se chamaria a “Fábrica Estatal de Caças”? FNC? Aí ficaria conhecida como FêNêCê. Ocorre, com o dedo podre do Estado, ainda mais com este na mão dos petralhas, a FêNêCê iria acabar fenecendo (morrendo)..rs!

        Por fim, o comichoso canídeo não entende que greve é direito constitucional e quem entra em greve pode estar ou não com a razão, cabe ao judiciário se pronunciar em caso de abuso

    • Nao adianta,ha pessoas com graves limitaçoes ,para ela eh dificil ver as coisas na esfera comercial, preferem ver a EMBRAER quebrar doque fazer negocios com americanos , comico e asquerosa atitude !

    • Meu amigo Guga, tenha paciência! O Canídeo comichoso não sabe o que diz. Aliás apenas dois tipos de pessoas defendem apaixonadamente o estatismo: Os incautos e os mal intencionado. Quanto aos primeiros precisamos ser compreensivos afinal como diria o compadre Washington: “Sabe de nada inocente!”. Já em relação aos últimos, os podres desnudados na Lavajato explicam o porquê.

      E Dilma como ” o jk de sais” é uma boa mesmo! Definição perfeita…rs!

  4. A parte cara e tecnologicamente avançada dos produtos da Embraer são de origem norte-americana. De aviônica às turbinas, o resto é fuselagem.
    Os norte-americanos são também os maiores clientes da Embraer e responsáveis pelo seu sucesso comercial. A maior frota da Embraer voa nos EUA.
    Então, a preocupação pode ser justa.
    Por outro lado, a Rússia não compra aviões da Embraer e não consegueria substituir os componentes norte-americanos de tal maneira que seus clientes os aceitasse.
    Só acho estranho que mesmo assim o negócio dos Pantsir continua, isso também não afetaria? Bom, pelo menos há a opção do CAMM, se este vingar.
    Só espero que isso não se transforme na ‘gota d’água’ que faltava, já que há murmúrios sobre a ameaça do Brasil ser alijado do Brics.

    • Acredito que não se trata de apinhamento político caro Melkor, pois receber a visita de um ministro de um país parceiro é no mínimo educado, e os EUA como país maduro entenderia isso, pois os russos gostariam de visitar as instalações por motivos de parabenização por ser a maior empresa brasileira no setor de defesa ( área que o tal ministro atua) e ter lançado um projeto ambicioso como KC-390.
      Mas de acordo com a postura do ministro da defesa, cabeças vão rolar se não houver a marcação da visita. Sds

      • ARC, também acho que não teve nada político na atitude. A questão é comercial mesmo. Há uma barreira contra o Rogozin, e a Embraer é extremamente dependente dos EUA (que impuseram a barreira) tanto tecnologicamente quanto na questão de vendas. Acredito que ele tenha vindo com as melhores intenções, como você disse, para prestigiar uma empresa que é orgulho nacional, mas infelizmente não é a hora.
        Quanto à retaliação, espero que este governo tenha aprendido (mas duvido ) que tomar decisões somente com base ideológica não melhorou a vida dos cubanos e nem dos norte-coreanos. Quem sabe de comércio, estratégia de vendas, negócios é a Embraer, não o Amorin ou o governo.
        Acredito que a Petrobras tenha sido um bom exemplo para mostrar que empresa gerida por ideologia, vai para o buraco.
        Alías, uma piadinha que circula por aí diz que o Eike Batista (amissíssimo do governo Lula) é um cara visionário. Ele disse que um dia a OGX valeria mais que a Petrobras. 🙂
        Brincadeira à parte, espero que o governo não seja tão estúpido ao ponto de vir a retaliar a Embraer.

      • kkkkk poxa do jeito que a Petrobras anda num duvido muito não, mas o governo da Russia chamou o embaixador brasileiro lá chancelado, isso provocou um atrito complicado, acredito que a Dilma junto do ministro Amorim (como ele mesmo já falou) vão impor a Embraer para que receba o representante, até porque não somos alinhados a ninguém, e os EUA sabem disso, receber tal ministro nada representa por conta de nossa política neutra, mas se isso não ocorrer acredito que a Dilma mostrará a soberania do Planalto sobre a Embraer, e cortará cabeças para demonstrar isso. Sds

      • Meu caro Ark Royal, não existe “Soberania” alguma do Planalto sobre a EMBRAER pois a mesma, desde 1994, é uma empresa privada. O que existe da parte do governo é a Golden Share, uma ação preferencial de classe especial, que pode eventualmente dar poder de veto em assembleia geral em materias já especificadas. Mas isso não dá ao GF poderes para destituir esse ou aquele diretor em face do ocorrido

      • TIRELESS existe sim soberania do Estado Brasileiro sobre a EMBRAER temos poder de veto na mesma e a mesma hoje é o que é não por seus acionistas Americanos mas sim porque mama nos cofres publicos e toda tecnologia adiquirida pelo contribuinte Brasileiro.

      • E detalhe, a Mectron está sendo muito inteligente em ter recebido o então ministro Rogozin com honrarias, pois pelo que tenho pesquisado, ela vai ser o principal receptáculo da expertise russa na tecnologia anti aérea, ou seja, em um década veremos um sistema anti aéreo do mesmo porte do Pantsir sendo produzido por aqui.

  5. Parabéns mesmo! Tem que agir como cachorrinho dos EUA, afinal só tem tecnologia para fazer estruturas de alumínio . Está certíssima poderia ser prejudicada em suas vendas aos EUA, agiu como um cachorrinho de estimação, mas agiu corretamente em prol de seus interesses .

  6. Ao meu ver uma tremenda falta de educação e uma burrice,pois com isso ela estará fechando as portas de um mercado,não se faz isso com um governo amigo do brasil,os problemas dos Russos com os E.U.A e a UE pertence a eles,até porque a Boeing tem parceirias com os Russos e nem por isso tomaram atitudes infantis,a Embraer num futuro próximo pode precisar dos Russos para fornecimento de Titânio,mas a decisão é dela.Se a Embraer estiver preocupada com seus segredos,ela pode ficar tranquila pois os Russos já produziram e produzem produtos que a Embraer só sonha em produzir.

  7. Realmente foi uma atitude errada, desalinhada, desrespeitosa em relacão a quaisquer autoridades, ainda mais a um aliado, e que possivelmente gerará retaliações por parte do Palácio do Planalto, pois apesar de ser parte privada, a Embraer tem alto percentual estatal, e deve satisfação aos governantes, que vale lembrar, são aliados da Russia no Brics.

      • kkkkkkkk vdd, e vale ressaltar, a Mectron não perdeu a oportunidade de receber com honrarias o Dmitry Rogozin, e foi extremamente sensata em sua atitude, pois vai crescer com louvor no aprendizado dos sistemas Pantsir. Sds

    • ARC
      A Embraer nunca foi Estatal.
      Sempre foi empresa privada onde o governo Brasileiro é socio minoritario com poder de veto.
      Isso foi acordado quando de sua criação por um banco nacional e uma empresa aeroviaria nacional.

      • Numa questão de decisões sim caro Maluquinho, pois a próprias história revela isso, quando houve problemas de ordem administrativa e economica quem interviu foi o GF, e trocou a liderança diversas vezes, esse é o poder que cito, o poder de dar realmente as diretrizes dentro da Embraer. Sds

      • Isso não a tornou estatal meu caro.
        É uma empredsa privada de capital aberto que passou por reformulação societaria.
        Voce pode ate achar que ela tem tratamento como se fosse estatal por ser estrategica.

  8. Moderação,

    Desculpe pelo comentário repetido em 17 de dezembro de 2014 às 14:35. O sistema estava acusando comentário repetido antes que pudesse postar o original.

    Sds!

  9. Felipe Rodrigo

    Não adianta tentar ver coerência nas atitudes de uma pessoa doida…

    O coitado é inimitável

    Por isso ele não tem trabalho e fica o dia todo aqui

    Seja compreensível com o nosso Da Lua

    Grato

  10. A Embraer tomou uma atitude anti proficional errou tremendamente JAMAIS DEVESE RECUSAR A ATENDER UM CLIENTE FORNECEDOR DEVECE ATENDELO COM RESPEITO OUVIR SUA PROPOSTA E COMUNICAR O CLIENTE DE QUE VAI ESTUDAR O ASUNTO POIS UM FORNECEDOR PODE SER UM CLIENTE AMANHÃ AGORA COREMOS O RISCO DE SERMOS TAXADOS DE PUXA SACOS DESTE OU DAQUELE SEM NESCECIDADE TUDO PODERIA SER RESOLVIDO COM UM SIMPLES ATO DE EDUCAÇÃO NA VERDADE NÃO É UM CASO SÓ DE FALTA DE EDUCAÇÃO ALGUEM TEM DE LEMBRAR A DIRETORIA DA EMBRAER QUE JAMAIS SE EXPULSA UM CLIENTE DE SUA LOJA SE ELE ESTIVER ANDANDO CORETAMENTE NO SEU EXTABELECIMENTO CORRECE O RISCO DE ELE NÃO VOLTAR LEMBREM-SE DA FRANÇA FEZ TUDO QUE OS OUTROS MANDARAM E VEJA NO QUE DEU. oi tudo bem eu sou a Russia e gostaria de vizitalos para lhes fazer uma proposta de negocios pode ser. AI o Brasil responderia claro sera um prazer apos recebelos pedir um tempo para estudar o asunto e dai sim responder profiscionalmente EU TINHA EXPERANÇA DE QUE OS RUSSOS DARIAM SEU HAVAL PARA O BRASIL CASO NASSA MARINHA QUIZE-SE COMPRAR OS MISTRAL MAS COM ÉSSA PERDI TALVEZ OS RUSSOS AINDA ACABEM DANDO UMA LIÇÃO NO BRASIL E NOS DEEM SEU HAVAL .HA MAIS UMA COISINHA ESTE MALUCO DEVE SER CHAMADO A ATENÇÃO PARA TENTAR AMENIZAR O CASO.

  11. Off, más nem tanto já que relacionado também a geopolítica do EUA:

    ———————-

    EUA RESTAURANDO RELAÇÕES COM CUBA

    Segundo o New York Times, as relações diplomáticas entre EUA e Cuba serão completamente restauradas.

    Várias medidas políticas já foram decididas para restabelecer a confiança entre os dois países.

    Serão abertas embaixadas dos EUA em Cuba e embaixadas cubanas nos EUA.

    Os EUA irão soltar 3 dos 5 cubanos presos em Miami.

    Cuba irá soltar um americano preso por lá.

    Os americanos poderão viajar livremente à Cuba.

    Cartões de débito e créditos americanos poderão ser usados na ilha.

    O fluxo de comércio entre os dois países será “flexibilizado”, maneira delicada de dizer que o embargo será suspenso.

    Imagine o que isto não significará para a economia cubana!

    O Tio Sam ouviu o grito dos coxinhas brasileiros e vai à Cuba fazer compras.

    Parece que a blogueira cubana está revoltada!

    A decisão do Brasil, de financiar a construção, por empresas brasileiras, do porto cubano de Mariel, se revela, mais que nunca, acertadíssima.

    • KKKKKKKK,vai ser administrada por um consorcio chines e americano,kkkkkkkk,ao brasil so resta-rah cobrar a divida na justiça,kkkkk!

    • Isso tudo é jogada estrategica.
      Dependem e muito do dinheiro gasto por turistas Latinos e pelos impostos e votos da comunidade Latina.Alem de tentarem buscar uma reaproximação tão desgastada com a America Latina.
      Perdem espaço no Oriente-Medio e na Asia e ninguem mais cede para cara feia,arrogancia e ameaça de bombardeios.
      São tão machões que juntos com seus capaxos Japoneses colocaram os rabos entre as pernas temendo e-mails.
      Vai que essa onda pega heim …

  12. E na parte que toca ao Brasil:
    Investir no porto cubano de Mariel foi um golaço do governo Dilma:
    ——————————————————————–
    BRASIL MARCOU UM GOLAÇO AO FINANCIAR MARIEL
    ——————————————————————–
    17/12/2014
    Patrícia Campos Mello

    Com o porto de Mariel e outros inúmeros investimentos em Cuba, o Brasil é um dos países que estão mais bem posicionados para se beneficiar da queda do embargo americano à ilha, cuja negociação será anunciada hoje.

    Alvo de críticas ferrenhas, o porto de Mariel, que recebeu cerca de US$ 800 milhões de financiamento do BNDES e foi tocado pela Odebrecht, está a apenas 200 quilômetros da costa da Florida.

    Depois da dragagem, poderá receber navios grandes como os Super Post Panamax, que Dilma citou várias vezes durante a cúpula da Celac este ano, e concorrer com o porto do Panamá.

    Mesmo sem a dragagem, já será concorrente de portos como o de Kingston, na Jamaica, e das Bahamas, bastante movimentados.

    O raciocínio do governo brasileiro sempre foi o de “entrar antes da abertura para já estar lá quando caísse o embargo”.

    Essa estratégia se provou acertada.

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/patriciacamposmello/2014/12/1563653-brasil-marcou-um-golaco-ao-financiar-mariel.shtml

    • Olha éssa notícia antiga!

      A China é o principal investidor da construção do Canal interoceânico da Nicarágua. Estima-se que o projeto, o maior da história da Nicarágua e um dos maiores da América Latina, terá um custo de US$ 40 bilhões. A grande questão é por quê a China faria uma hidrovia ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, perto do Canal do Panamá?

  13. A EMBRAER foi pragmática! Não quer receber uma autoridade que está na lista de sanções do governo Americano (o maior cliente da empresa). Está certíssima! Lembra de quando o sub do sub israelense destratou o governo da Dilma e poucos dias depois nosso governo recebeu desculpas formais do presidente de Israel? Pragmatismo ($$$), nada mais!

    A Rússia não compra aeronaves da EMBRAER. A empresa não passa de uma simples montadora, pois as peças fundamentais (e caras) são fabricadas por empresas Americanas e Israelenses. Por isso que os EUA são nosso maior cliente.

    E vamos ver como que fica a participação da empresa no processo de nacionalização dos sistemas de baterias antiaéreas Pantsir e Igla. O tempo dirá.

    E que venham as baterias Pantsir e Igla! (pra dodói das amerissetes que estão se rasgando site afora kkkkk)

    😀

  14. Acho que poderiam tratar os russos com mais cordialidade, eles nunca nos fizeram nada. Não vejo como uma simples visita poderia prejudicar os negócios da Embraer.

    • senhor Deagol…o objetivo principal das forças ocultas hoje é sabotar os Brics…impedir a união e consolidação deste grupo no mundo…já que implicara numa seria ameaça a hegemonia deles no globo…o objetivo disso ai é sabotar as relações e aproximações deste pais com a Rússia/Brics…da mesma forma como tentam fazer com diversos países pelo o globo hoje…como com a Índia, Nigéria e Cuba agora….movimentações como a recente aproximação deles com países como Cuba constituem de manobras para sabotar a aproximação destes países com a Rússia/Brics…evitar que a Rússia conquiste novos mercados e evitar que ela instale bases militares e armamentos deles naquele pais…já que uma promessa de retaliação em relação as movimentações na Síria e na Ucrânia é temida e esperada para qualquer momento..a embraer esta sendo usada apenas como uma peça de xadrez…para melar as relações/aproximações deste pais aqui com a Rússia/Brics….

      • e mais uma vez se corrobora o que eu afirmo aqui…todos são abutres…todos são sujos ….todos jogam sujos pelos seus interesses…esta aproximação dos eua com Cuba não tem outro interesse a não ser impedir/sabotar a aproximação/relações deste pais com os rivais dos eua…já que Cuba esta se abrindo economicamente..o temor são movimentos como o porto de Mariel(estrategicamente localizado ao lado/próximo dos eua) ou o análogo do canal do Panamá na Nicarágua….empresas como a embraer sabem bem como funcionam as coisas …sabe bem que se não sapatear/dançar conforme a musica acaba como a Petrobras…acabara como a Petrobras..

    • Pode prejudicar sim senhor. Estamos falando de um empresa que tem negócios com empresas Americanas. Não é uma relação governo/governo. O Rogozin tá na lista de restrições e embargo dos EUA. E os produtos da EMBRAER são recheados de componentes Americanos.

    • Exato meu caro, não houve nada, acho que faltou profissionalismo, pois até mesmo os EUA compram da Russia e Russia compra dos EUA, e se um ministro dos EUA for na Russia visitar as instalações da Almaz Antey será bem recebido e vice versa ( e isso já aconteceu diversas vezes em diversas épocas), pois isso é o principio da cordialidade. Mas aqui é terra de tupiniquim rsrs. Sds

  15. PRAGMATISMO OU PURA E SIMPLES VASSALAGEM?
    Em minha opinião, a atitude da Embraer foi LAMENTÁVEL e SINTOMÁTICA, e mostra até que ponto os americanos se imiscuíram em NOSSOS negócios internos.
    Um verdadeiro tiro no pé de nossa diplomacia.

  16. Acho que tem algumas pessoas aqui cegas ou se fazendo de cegas. Abram os olhos, esses caras – EUA, estadunidenses, yankees, Tio Sam, chamem como quiserem – são nossos mais prováveis agressores futuros. Como podem renunciar uma parceria estratégica valiosíssima em favor dos interesses de nossos exploradores-sabotadores? os que defendem tal linha são movidos por razões que escapam à minha compreensão. É realmente insondável a alma humana…

    • “Abram os olhos, esses caras – EUA, estadunidenses, yankees, Tio Sam, chamem como quiserem – são nossos mais prováveis agressores futuros.”

      “Como podem renunciar uma parceria estratégica valiosíssima em favor dos interesses de nossos exploradores-sabotadores?”

      Marcelo, você é professor de história/ciências sociais? Trabalha como assistente social usando todos os dias uma camisa com a estampa do “xêguevara”? Vai me desculpar mas o seu comentário está empapado de um coitadismo juvenil presente apenas nas minhas aulas de história do extinto segundo grau.

      Em primeiro lugar, o que o leva a crer que os EUA serão nossos mais prováveis agressores? O nióbio? As reservas do aquífero guarani? A floresta amazônica? Esse ufanismo de Brasil potência precisa parar! O Brasil será potência quando deixar de se fiar nas suas supostas “riquezas naturais” e passar a trabalhar. Sério TRABALHAR!

      Parceria valiosíssima? Que parceria é essa? Os Pantsir? Os Mi-35? A Friboi? Sério isso?! Você deve saber de alguma coisa que eu não sei, por favor me ilumine…

      Os EUA sabotam/espionam o Brasil? Claro! Os EUA espionam o mundo todo e boicotam todos, inclusive os aliados. Isso é óbvio, todos sabem disso, sempre souberam e nunca fizeram nada para impedir. A culpa é nossa! Ninguém deve ser visto como nossos amiguinhos. Temos parceiros com quem podemos dividir interesses e relações comerciais, só. Devemos para de culpar os outros pela nossa incompetência e trabalhar Marcelo. Pense nisso.

      That´s all I have to say about that.

      • Guga, suas palavras fortes, mas profundamente verdadeiras, tocam num ponto maior que possiveis simpatias por a ou b, mas num sentimento impregnado na cultura da cidadania nacional. Justamente o sentimento de admiração pelo exterior, seja ele qual for, que apareça mais favoravel midiaticamente aos nossos interesses por grupo a ou b, simpatizantes, mas que tiram de dentro do país a responsabilização por sua historia, ao mesmo tempo que cultiva um certo desapreço por ela. Concordo contigo que já passa da hora de mergulharmos na busca de respostas para identificarmos esse virus que nos aliena e nos colocam numa comoda situação de distanciamento de nossos problemas como se as soluções viessem generosamente de fora. Sds.

    • Quem nasce para adulador, não perde o hábito da bajulação, mesmo que seja defendendo os interesses dos patrões, os russos, em detrimento dos interesses de uma empresa nacional.

  17. kkkkkk ainda vejo simpatizantes neo-nazistas parabenizarem esta empresa que é muito mais Americana do que Brasileira a causar constrangimento ao governo Brasileiro solidaria a manipulações unilateralistas impostas “pelos donos do mundo”.
    Esta pseudo-empresa Brasileira que muito tolo acredita ser uma estatal coisa que nunca foi,de capital aberto,alimentada e tratada como um bibelo pelo Brasil.
    A muito eu afirmo que a EMBRAER deveria ressarcir o Brasil por todas as tecnologias adiquiridas pelo contribuinte repassadas a ela.
    O que a EMBRAER é hoje so é possivel graças a todos os socorros,vantagens e beneficios do dinheiro publico Brasileiro.
    Esta pseudo-empresa Brasileira contenta-se em ser serviçal apertadora de porcas e parafusos.
    Ela é tão capaxa Yankee que nem mesmo condicionou a concessão de seu melhor produto de defesa o A-29 Super Tucano que sera fabricado totalmente hi-tec nos EUA e se chamara Super T,que o mesmo pudesse vir a ser utilizado pela FAB mesmo que condicionado.
    De Brasileira a EMBRAER tem apenas o habito de mamar no Brasil e nos Brasileiros.
    Fez o jogo da Boeing para mudar o jogo do FX2 a favor do F18 SH.
    Sera que os Russos confiariam repassarem suas tecnologias aeroespacial e de defesas aereas a EMBRAER ?
    A EMBRAER na verdade é um carrapato que suga o sangue do Brasil e nos atrapalha em nossas pretenções de auto-suficiencia.

    • Empresa de capital ABERTO. Assim sendo é natural que uma empresa que se mostra competente (lucrativa) tenha investidores de todos os países do mundo.

      Socorro, vantagens e benefícios do dinheiro público brasileiro? Existem vantagens sim, algumas dos quais sou contrário, porém, acredito que a maior parte dos subsídios residem nos projetos de interesse direto do governo Embraer Defesa e Segurança, responsável por uma participação minoritária na receita da companhia.

      O F-18 SH é uma excelente aeronave. Prove o contrário.

      Russos não repassam nada para ninguém (e estão certos).

      PS: Neonazista é a vovozinha.

      • GUGA
        Voce deve achar que a EMBRAER Defesa e Segurança nasceu da pura capacidade e investimento e pesquisas proprias da EMBRAER não é mesmo kkkkk
        Nem vou perder meu tempo em debater contigo que demonstra raciocineo atrelado kkkkk

      • Revela total desconhecimento da historia de vida da EMBRAER kkkk A conheceu outro dia atravez da midia sensacionalista de fonte unica kkkk

      • Nasceu atravez de consorcio entre o Banco Nacional e a empresa aeroviaria VASP com investimento do governo Brasileiro para que a mesma viesse a suprir a FAB.
        Jamais supriu a FAB e sim se supriu da FAB.
        Apos sua queda e decadencia por ser estrategica foi socorrida pelo governo atravez do DCTA que ela acostumou-se a mamar desde então.
        Jamais conseguia emplacar e passou por reformulação societaria.
        O grande criador de inovações na EMBRAER sempre foi o DCTA e seu financiador O CONTRIBUINTE BRASILEIRO e não o tesouro Americano.
        Todo o começo tecnologico de sua ramificação de defesa e segurança foi graças as tecnologias adiquiridas pelo Brasil com o pacote do SIVAM que vieram a serem desenvolvidas pelo DCTA e pela propria FAB e EB tambem.
        O govern o Brasileiro deve ser energico com a EMBRAER nesse episodio lamentavel.
        Lideres de nações,altos funcionarios de governos fazem visitações ate a governos inimigos.
        A EMBRAER é um empecilio ao Brasil na busca por auto-suficiencia tecno-cientifica-industria pois ela esta unicamente interessada nela mesma e aceita ser serviçal apertadora de parafusos.

      • 1maluquinho,

        A Embraer nasceu como uma empresa de capital misto ( na qual governo e iniciativa privada colaboram ), e por iniciativa do governo federal da época… Estava vinculada ao então Ministério da Aeronáutica. Em outras palavras, ela nunca deixou de ter uma parte com o governo…

        Seus primeiros quadros de funcionários eram quase que inteiramente do ITA, que fazia parte do antigo CTA ( hoje DCTA ). Ela praticamente nasceu dentro do ITA… A empresa foi criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento aeronáutico no País; um objetico estratégico, de interesse da manutenção da soberania nacional. E para tanto, nada mais natural que contasse com mão de obra especializada desse centro de excelência, que era o que havia de disponível na época para adestrar a mão de obra necessária.

      • Sim _RR_ mas o governo Brasileiro nesse consorcio desde sua criação ERA SOCIO MINORITARIO com poder de veto.
        Como afirmei antes.O governo ajudou cria-la para que ela supri-se a FAB o que ela jamais fez e sim sempre se supriu da FAB que nunca passou de apenas um cliente para ela.
        Ainda vejo desinformados dizerem “ela vai fornecer A29 a USAF kkkkk.
        Ela apenas esta dando conseção aos EUA para fazerem seu melhor produto militar la sem nada Brasileiro em uma configuraç]ão muito superior que os feitos aqui.
        Ou seja o Super T Americano rivalizara no comercio com o A29 Tucano.
        Trara dinheiro aos cofres da Embraer e aos cofres Americanos.
        Não gerara e nem arrecadara empregos e impostos no Brasil.
        E o mais comovente disso tudo nem a FAB operara o Super T.
        A meu ver a EMBRAER pra mim nunca foi um orgulho.Não passa de uma empresa que se aproveita do Brasil alem de de vez enquando nos atra´palhar em nossas aspirações de independencia tecno-cientifica.

  18. Caro HMS-TIRELESS
    O poder que o GF tem sobre a Embraer ão se limita as ações que vc citou, vai além, pois a Embraer tem dependencia economica ligada ao GF, em investimentos e coisas mais, não é a toa que o GF já trocou em outras ocasiões alguns diretores por conta de certas crises. Sds

  19. MANGANO
    Se vc questionar qual seria o poder do governo federal diante da Embraer, vc teria que olhar a história desde a privatização, e não muito tempo atrás a Embraer passou uns maus bocados por diversos motivos, por conta do poder de veto GF, e outras dependências da Embraer em relação ao governo (digo dependências diversas, não só acionária) quem trocou as lideranças diversas vezes foi o governo, quem ordenou as mudanças administrativas foi o governo, esse fato revela o nivel de poder impetrado pelo GF sobre tal empresa. Sds

  20. Resposta a(o) GUGA
    “Marcelo, você é professor de história/ciências sociais? Trabalha como assistente social usando todos os dias uma camisa com a estampa do “xêguevara”?”
    Há algo muito errado com seu raciocínio, meu caro. Porque você acha que uma pessoa é comunista, só porque a pessoa tem um pé atrás com os EUA?
    “That´s all I have to say about that.”
    Dá-lhe, garoto! Sabe falar inglês? Parabéns!!!
    “Em primeiro lugar, o que o leva a crer que os EUA serão nossos mais prováveis agressores?”
    Vou explicar de uma forma bem simples, você vai entender: Sabe o que é zona de influência? Pois é, nós estamos naquilo que os EUA consideram sua zona de influência, uma espécie de reserva eventual destinada a suprir um previsível futuro de escassez. Lembra da fala de Nixon, quando disse que eles devem desenvolver métodos para garantir o aporte de matérias-primas que sustentem seu estilo de vida? Ocorre que a cadeia produtiva de lá já explorou à exaustão muitos dos recursos nativos; há, por outro lado, uma pobreza característica naquela região em relação a vários minerais. Para você ter uma idéia, há dispositivos legais que os obrigam a estocar MANGANÊS. Elas não tem NADA, importam tudo que usam. Eles são – imagino que você não discorde disso – o país mais belicista e bem armado do mundo. Ora, meu caro, somos um vasto país, pacífico e desarmado, dentro de sua zona de influência. Tcham-tcham-tcham! Você adivinha o que vai acontecer?!
    “O Brasil será potência quando deixar de se fiar nas suas supostas “riquezas naturais” e passar a trabalhar. Sério TRABALHAR!”
    Está tirando conclusões esdrúxulas e colocando palavras na minha boca. Quando eu disse seríamos potência exportando matérias-primas? Obviamente só cresceremos a custo de muito trabalho, investimento em educação e pesquisa. Muita C&T, para que possamos produzir com alto valor agregado. Você disse supostas riquezas naturais? Elas são bem reais, meu caro. Não ficaremos ricos com recursos naturais, mas não será por isso que os entregaremos a quem quer que seja.
    “Parceria valiosíssima? Que parceria é essa? Os Pantsir? Os Mi-35? A Friboi? Sério isso?! Você deve saber de alguma coisa que eu não sei, por favor me ilumine…”
    Pois não. Sendo a Russia ainda plena de recursos naturais e estando nosso país fora de sua esfera de influência, seus interesses não entrarão em rota de colisão com os nossos a médio prazo, pelo menos no que se refere a suas diretrizes essenciais. Há outros países de menor peso político em condições semelhantes, a Rússia não é exclusividade. Sendo a mesma ainda não-alinhada a interesses “ocidentais” (leia-se estadunidenses) poderá ser uma alternativa de recursos – inclusive militares – em caso de um possível conflito futuro. Veja o que aconteceu aos navios franceses sob pressão americana.
    “Devemos para de culpar os outros pela nossa incompetência e trabalhar Marcelo.”
    Se nos compram, obviamente, é porque nos vendemos. Disse que nos sabotam e exploram, mas em nenhum momento atribuí aos mesmos a culpa por nosso atraso. Novamente você colocou palavras na minha boca. Sua argumentação foi desonesta e repleta de sofismas.
    “Ninguém deve ser visto como nossos amiguinhos.”
    Óbvio. A política internacional é a mais sórdida possível. Considero uma parceria estratégica em função de interesses comuns.
    “Marcelo, você é professor de história/ciências sociais?”
    Não sou nada disso, amigo; sou couveiro.
    No mais, suas premissas estão até direitinhas, mas a argumentação, como um todo, tem um claro desvio de foco.
    Um abraço desse vendedor de couves que tanto o estima.

    • Prezado Marcelo,

      Infelizmente (falta de tempo) não posso discutir ponto a ponto as suas colocações, porém, gostaria de dizer que você acabou por justificar meu argumento inicial, sua abordagem é a mesma que eu via nas minhas aulas de história na década de 80.

      Esfera de influência? Richard Nixon? Suas referências geopolíticas são da guerra fria… Se continuar assim daqui a pouco você vai falar em Big stick… Rs

      Hoje a China é o maior parceiro comercial do Brasil, a maioria dos países da região são ideologicamente contrários a Washington, existe o Mercosul, Unasul, CELAC… e o Brasil continua sendo rico em recursos naturais e bonito por natureza, o gigante adormecido…

      A frase em inglês é só uma brincadeira com o personagem do filme Forest Gump… Um cara com quem eu me identifico bastante, meio abobado, porém verdadeiro com o que pensa e um bom contador de histórias…

      Logo mais, se o trampo permitir, dou a resposta na versão completa. Abraços.

  21. “Guga
    18 de dezembro de 2014 at 10:19”

    Guga..Deixa esse rancor pra lá. A inveja vai te corroer por dentro cara.

    Coloque aqui argumentos, fatos históricos. Enfim, debata.
    E quando ler argumentos mais fortes e fatos desconhecidos por você, por mais que eles sejam irritantemente corretos, não se irrite. Use-os para rever suas opiniões, seja humilde.

    Ter a capacidade de reconhecer erros e mudar de opinião, sem estar sob pressão, é a definição correta da palavra humildade. Palavra que alias, é muito usada de forma incorreta hoje em dia.

    Veja, são pessoas intolerantes aquelas que não tem a capacidade de ouvir o outro, de entender o outro lado da moeda.

    É mais perigoso um cara que saiba tudo de 1 livro, do que aquele que sabe muito de vários. Porque o primeiro, não conhece outras histórias, ele está doutrinado. E como tal, irá reagir muito mal qualquer coisa que não seja do seu conhecimento.
    Quando um sujeito assim está no poder, seja lá do que, ele se torna uma “pessoa conveniente”. Tudo aquilo que não lhe convém é ignorado. Alias, essa é a definição da palavra tolo, sabia?

    Volte a jogar tênis Guga que tu ganha mais cara… 🙂

    • Troll, quais argumentos você apresentou? Quais são os tais fatos históricos que você aponta? Cadê o debate?

      Ainda bem que você conhece a definição de tolice…

  22. Pessoal fala q a EMBRAER e privada e tudo……. mas ”dona de si ” ?? .. vão se iludindo com isso …. o Dia q a Embraer deixar de receber dindin do gov ela quebra .no dia seguinte .. e pelo q me consta ela nem e 100% ”privada” (me corrijam se eu estiver errado ) ….. situ completamente desnecessária … chega a ser ”patética” …. fechar portas de um grande mercado por ”nada” ….

  23. Máquina Troll – Interessante o tema sobre TOLICE e ALIENAÇÃO, parabéns. Acho que temos todos um pouco disso, é claro, em doses imensamente variáveis. Nossos problemas começam quando o desejo de estar com a razão torna-se maior que o desejo de saber a verdade – se é que ela existe – ou de nos aproximarmos dela. Abração

  24. “”””“Não tem incômodo algum, só ficou para nós estranha a posição da Embraer de não quer ampliar seus negócios. Íamos propor a produção conjunto de um avião civil. A Embraer é na verdade uma empresa norte americana, entendemos isso. Mas vamos procurar nos estabelecer no mercado aeronáutico daqui”, observou um dos porta-vozes do premiê.””””

    Explicação fácil pra tudo.

  25. Vive lambendo as botas dos caras porque se não lamberem as botas dos caras ficam impossibilitados de venderem seus produtos pois não tem capacidade nenhuma de criarem nada proprio.

Comentários não permitidos.