Embaixador Indiano em Moscou rebate críticas ao Programa PAK FA FGFA e aos acordos bilaterais Rússia- Índia

FGFA

De acordo com o embaixador indiano em Moscou, as empresas de defesa Indianas envolvidas no projeto conjunto com a Rússia para o caça de quinta geração (FGFA) estão satisfeitas com o seu acesso às tecnologias russas.  As declarações do embaixador negam os relatos da mídia de que Moscou estaria acesso às informações à New Delhi.

“Temos tido excelentes resultados na nossa cooperação bilateral e estamos totalmente satisfeitos com o acesso a tecnologias que as nossas empresas de defesa obtiveram. Nós prosseguimos com o mesmo nível de cooperação no desenvolvimento do FGFA”. relatou o Embaixador Pundi Srinivasan Raghavan  à RIA Novosti.
Esse comentário do embaixador Indiano em Moscou veio logo após o artigo sa revista da IHS Jane Defence Weekly que em um de seus artigos afirmou em setembro passado que a Índia havia expressado preocupações com a Rússia sobre o progresso do programa FGFA. De acordo com o semanário de notícias de defesa, Nova Delhi estaria irritado sobre a relutância da Rússia em compartilhar dados de projeto do  T-50 PAK-FA, que é o modelo de base para a aeronave FGFA.

Raghavan refutou estes artigos, dizendo que eles “podem ter sido fornecidos pelos concorrentes”, e acusou a mídia de reportagens tendenciosas. O embaixador elogiou o progresso na cooperação técnico-militar entre a Rússia e a Índia, que estão trabalhando em uma série de projetos bilaterais.

“A nova tendência no relacionamento é o desenvolvimento conjunto de sistemas de armas de tecnologia avançada. Tais como, os caças FGFA, os transportadores MTA os mísseis  Brahmos, estes são exemplos do desenvolvimento conjunto de sistemas de armas que incorporam tecnologia sofisticada”, observou ele.

O MTA é avião de transporte Multirole, leve e bimotor com um peso máximo de decolagem de 65 toneladas. Ele é projetado para substituir os BAe 748 e Antonov An-26, atualmente em serviço nas Forças Armadas indianas.

Raghavan disse à RIA Novosti que os países concordaram em fast-track do projeto, com um calendário a ser definido até o final do ano.

“Os dois lados decidiram acelerar o trabalho do projeto. Aparentemente, este projeto difere de outros projetos e é por isso que é precisa de mais tempo para discutir todos os detalhes. Mas espero que até o final de 2015, seremos capazes de chegar a um acordo sobre um calendário mais claro e detalhado “, disse ele.

Autoridades russas e indianas devem se reunir em Bangalore durante a 10ª edição da exposição defesa e aviação civil, Aero India 2015, a ser realizada em fevereiro 18-22.

Fonte: Asian Defence News

 

26 Comentários

    • o rafa esta correto ,ele apenas é irônico

      e eu acrecento que você se fosse um cara antenado em andar pelo certo viria aqui não para confronta-lo mas para falar que ele estava correto !!!!

      mas como você so aprendeu a errar senhor tiraleite você não terá humildade de assumir seus erros

      uns dos que mais escreve bobagens repetidas pela revista quinta coluna veja ,você é um repetidor de mentiras ,apenas isso

      e pior que se juntou com outros que cometem o mesmo erro e nunca admitem estar errados mesmos tendo aqui no plano brasil vários textos de varias caminhadas diferentes dizendo o contrario do que voce acha

      antigamente as matérias demoravam meses agora semanas e voce cada vez mais se passa como um da lua um pastel sem vento rsrs nem vento mais tem !!!

      so sobrou o pastel do idiota inutilizável rsrs

      as vezes tenho ate pena da sua alma sionista SQN !!!

  1. “De acordo com o embaixador indiano em Moscou, as empresas de defesa Indianas envolvidas no projeto conjunto com a Rússia para o caça de quinta geração (FGFA) estão satisfeitas com o seu acesso às tecnologias russas. As declarações do embaixador negam os relatos da mídia de que Moscou estaria acesso às informações à New Delhi.”

    ha ha ha ha

    As estórias dos trilogiopatas são iguais às mentiras deslavadas: não resistem ao tempo

    A central de mentiras da internert (Trilogia) vai sair manchada mais uma vez

  2. “De acordo com o embaixador indiano em Moscou, as empresas de defesa Indianas envolvidas no projeto conjunto com a Rússia para o caça de quinta geração (FGFA) estão satisfeitas com o seu acesso às tecnologias russas. As declarações do embaixador negam os relatos da mídia de que Moscou estaria acesso às informações à New Delhi.”

    ha ha ha ha

    As estórias dos trilogiopatas são iguais às mentiras deslavadas: não resistem ao tempo

    A central de mentiras da internert (Trilogia) vai sair manchada mais uma vez

  3. Para mim assim quando entra novos sistemas anti-furtividade; os vetores de 5° geração atuais, quer sejam os pavões e as banas-Splites USA, ou os outros como os russo e chinês, essas “lenda urbana” cairão literalmente por terra, e esta perto de ocorrer …. em especial; os parvões e as banas Splites. 😉

    • Depois tanta pesquisa e tanto esforço para compreender sobre o assunto você faz muito bem contrariar todos os especilistas do mundo.

      http://www.airforcetimes.com/story/military/tech/2015/02/19/air-force-stealth-importance-sixth-generation-fighter/23669743/

      Me lembro quando você dizia que o pavão não podia voar na chuva e não podia ser usado em combate. Nada como o passar tempo para desmanchar boatos e fantasias.

      Russos e chineses devem mesmo ser idiotas para imitar os americanos fazendo aeronaves furtivas e alvos flutuantes.

      Nada como a opinião do um ornitólogo.

      • Vc gosta do helvécio hem, JPC3!! Fala a verdade! Ele de volta… como pode?!! Algo tem que ser feito!!

        😀

        P.S – E ex-assessor de imprensa do PT. Pelamordeeeeus!!

      • E você adora o Deagol heim! Que necessidade de chamar a atenção do mesmo heim! Impressionante como vocês, frangas, têm sempre uma obsessão homoerótica por algum forista. A do Rafrutinha é o Vader (que nem escreve mais por aqui). A sua é o amigo Deagol. Acho que vocês duas precisam se tratar viu!….rs!

      • Pois é caro Tireless, até no Cavok ele corre atrás de mim.

        Mas se cuida HMS, o pé de cão também tem um quedinha por você.

        Ainda bem que é Brasil, pois se é na rússia eles vão presos.

        Saudações.

    • E por falar em sistemas modernos e eficientes para o futuro … ;
      .
      .
      *********
      .

      RUSSIA PÕEM EM OPERAÇÃO RADARES CAPAZES DE RASTREAR ALVOS HIPERSÔNICOS, O SISTEMA Nebo-M
      .
      (*)fonte: [ assuntosmilitares.jor.br/2015/02/russia-poem-em-funcionamento-radares.html ]
      .
      (…) De acordo com o militar, o novo radar se distingue por um alcance de varredura substancialmente estendido e alta taxa de atualização de dados sobre alvos balísticos e hipersônicos. (…)

    • helvecio,

      Pode até ser que algumas tecnologias hoje em desenvolvimento tornem o stealth dispensável, mas nada aponta que isso será nesse primeiro terço de século…

      No mais, o stealth tá longe de ser lenda… O conceito stealth verdadeiramente funciona, e vem sendo empregado com sucesso nos ultimos conflitos…

      E se no futuro vai ser ruim com stealth, pior vai ser sem ele, pois outras aeronaves que não são stealth vão estar ainda mais vulneráveis…

    • Hahahahah … só Freud Explica … hahhaha … é batata …hahahah..até parece que a vida, o destinos desses caras depende disso … Hahhaha … os totens deles foram profanado !! … Hahahahha…. patético …. hahahah … só Freud … Hahhaah

  4. Trata-se aqui de um caso clássico de um desmentido que funciona com efeito oposto ou seja, o de uma confissão de culpa. É fato sabido por todos os problemas enfrentados pelo projeto do PAK FA (Não tem seus motores definitivos, problemas na escala de produção do radar, problemas com a própria furtividade do aparelho) pois eu já os tratei aqui, causando muitos constrangimentos as tietes russas mais exaltadas. E a julgar pelo piti que as mesmas já deram aqui ( O que explica a quantidade de penas que soltaram aqui), com seus comentários risíveis e maçante arengando contra o culpado de sempre (a tão caluniada trilogia), a coisa anda realmente muito feia…rs!

    • A Da_Luinha…. depois do seu discurso UNASUR I …. fala séééério….rsrs!

      Vai pra caminha vai!! Vai lá chorar a perda do F-18 no FX-2, vai! Leva o bonequinho da ‘Carla’ pra te consolar…

      E o tomara que o Viper vá para o mesmo caminho do Chinookinho!! Torceendo!! 😀

      • Amigo Caio, aqui está uma das reportagem que tanto constrangem as frangas russófilas daqui, especialmente aquelas que vituperam contra a Trilogia:

        http://www.aereo.jor.br/2013/09/23/incertezas-do-programa-pak-fa/

        Aqui vão os trechos mais interessantes:

        a) Radar:

        “Os resultados dos ensaios de voo do radar instalado em um dos quatro T-50 são muito impressionantes”, segundo um analista do setor aeroespacial russo familiarizado com o programa. No entanto, o N050 é um produto montado à mão e “atualmente a capacidade da base industrial para produzir o N050 em série não existe”, disse o mesmo analista. Além disso, “os TRM [módulos de transmissão/recepção] são produzidos na companhia militar de eletrônica Istok em uma escala limitada, tornando o custo do radar proibitivo”.

        Essa informação acerca do radar lembra muito a do Dewoitine D-520 francês da II Guerra mundial. Era uma caça capaz de enfrentar os Bf-109 mas que não foi produzido nas quantidades que eram necessárias….

        b) Motor:

        “A maior parte do motor de quinta geração que deve equipar as versões futuras do T-50 ainda está no papel, dizem os especialistas russos. As aeronaves de ensaios em voo são movidas pelo mesmo motor Saturn 117S que é instalado no Su-35, e este também será o motor dos lotes iniciais de produção do T-50.”

        c) Furtividade:

        “Acima de tudo, sem alterações na aeronave é questionável se o T-50 vai ser realmente um projeto de baixa observabilidade. Diversos aspectos da aeronave, da forma como estão configurados atualmente, produzirão assinaturas de RCS (seção reta-radar), bem como IR (infravermelho) inaceitáveis de acordo com especialistas da indústria dos EUA que conversaram com a AIN.”

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Embaixador Indiano em Moscou rebate críticas ao Programa PAK FA FGFA e aos acordos bilaterais Rússia- Índia | DFNS.net em Português
  2. Rússia e Índia estão prestes a assinar o acordo de desenvolvimento conjunto do novo cargueiro médio MTA

Comentários não permitidos.