Em comunicado oficial, o governo dos EUA reconhece preocupação do Brasil com espionagem

43brasil-eua-hospedagem43brasil-eua-hospedagem

“A Assessora de Segurança Nacional expressou ao ministro Figueiredo que os Estados Unidos compreendem que as recentes revelações à imprensa, algumas das quais distorceram nossas atividades e outras provocaram questões legítimas por nossos amigos e aliados (…), criaram tensões na muito estreita relação bilateral”  (*) com o Brasil”, afirmou Caitlin Hayden, porta-voz de Rice, em um comunicado, após a reunião do ministro e da assessora na Casa Branca.

A declaração é consequência do encontro entre Dilma e Obama na semana passada, durante a reunião do G20, na Rússia, quando o presidente dos EUA se comprometeu a dar explicações sobre os casos de espionagem.”

(*) Em tempo, acesse matéria do Plano Brasil:  É DO JOGO POLÍTICO DE BRASIL E EUA, DOIS PLAYERS QUE SE LEVAM A SÉRIO!

EUA x Brasil: os EUA estão no seu papel de contra-espionar a todos, inclusive o Brasil. Trata-se de segurança nacional dos EUA; e

Brasil x EUA: caças dos EUA e assento permanente no conselho de segurança da ONU, são as moedas de trocas contra a violação constitucional da soberania brasileira

 

EUA reconhecem preocupação de Brasil com espionagem, mas falam em distorção da imprensa

UOL

A Casa Branca disse nesta quarta-feira (11/09/2013), de acordo com as agências de notícias Reuters e EFE, que se compromete a trabalhar com o Brasil nas preocupações sobre espionagem à presidente Dilma Rousseff e à Petrobras. Susan Rice, Assessora de Segurança Nacional no governo Obama, reuniu-se hoje com o chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, para responder aos questionamentos do Brasil quanto aos documentos que indicam que houve espionagem.

“A Assessora de Segurança Nacional expressou ao ministro Figueiredo que os Estados Unidos compreendem que as recentes revelações à imprensa, algumas das quais distorceram nossas atividades e outras provocaram questões legítimas por nossos amigos e aliados (…), criaram tensões na muito estreita relação bilateral com o Brasil”, afirmou Caitlin Hayden, porta-voz de Rice, em um comunicado, após a reunião do ministro e da assessora na Casa Branca.

Neste sentido, acrescentou Hayden, “os Estados Unidos estão comprometidos a trabalhar com o Brasil para encarar estas preocupações, enquanto seguimos trabalhando de maneira conjunta em uma agenda compartilhada de iniciativas bilaterais, regionais e globais”.

A declaração é consequência do encontro entre Dilma e Obama na semana passada, durante a reunião do G20, na Rússia, quando o presidente dos EUA se comprometeu a dar explicações sobre os casos de espionagem.

Segundo Hayden, a reunião de hoje entre Rice e Figueiredo é “parte desse diálogo” e do compromisso expressado por Obama, na Rússia, de “trabalhar dentro dos canais diplomáticos para responder a essas preocupações”.

A assessora Rice afirmou que “os EUA estão conduzindo uma ampla revisão de suas atividades de inteligência para assegurar que são desenvolvidas adequadamente e em consistência com nossos interesses nacionais, incluídas nossas relações com aliados-chaves”.

“Estados Unidos e Brasil disfrutam de uma forte e estratégica aliança baseada em nossos interesses comuns como democracias multiculturais e grandes economias”, diz a nota.

O setor de imprensa da Embaixada brasileira na capital americana informou, por telefone à Agência Brasil, que as conversas com o governo dos Estados Unidos continuam e que, após o encontro com Rice, Figueiredo não deu declarações.

As informações foram “vazadas” pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald (por meio do ex-agente Edward Snowden, que denunciou o esquema de vigilância dos EUA) e exibidas pela TV Globo.

Fonte: Agências internacionais Reuters e EFE e Agência Brasil via UOL

16 Comentários

  1. “os EUA estão conduzindo uma ampla revisão de suas atividades de inteligência para assegurar que são desenvolvidas adequadamente e em consistência com nossos interesses nacionais, incluídas nossas relações com aliados-chaves”.

    Ou seja tentando melhorar a rede de espionagem para que os “aliados” (vitimas do império) não descubram. Mas o pior disso tudo é que tem “braZileiros” que defendem essa nação maldita. E se critica o império logo é taxado:
    .De esquerdista (como se a direita não defendesse os interesses da nação de forma ainda mais forte que a esquerda).
    .De comunistas (como se criticar um estado inimigo fosse próprio apenas de comunista).
    .Alguns tem a petulância de dizer que somos vendidos (defender seu país é se vendido e defender a nação que te rouba, espiona, sabota é que se nacionalista).
    É um bando de doidos e traidores misturados.

    • Muito bem colocado suas assertivas meu caro Carl, e ainda faço um adendo, geralmente quando um indivíduo sob a luz da verdade expõe as ações de grupos, pessoas ou países que operam contra os justos interesses e bem-estar da nação, são logo qualificados como apaniguados de grupos políticos.

      E porque fazem isso, para desqualificar, desacreditar a voz que se levanta. Quando são enquadrados pela verdade, realidade dos fatos, esses “atores” agem semelhante a autoridade pública que é pega em ato ilícito e acabam por dizer “isso é perseguição politica, estou sendo vitima de uma campanha orquestrada…” Agem sempre assim.

      Ou seja, a verdade, a justiça a realidade dos fatos são sempre apresentadas por estes, como sendo algo com viés politico e por isso de nada valem… Na verdade não passam de vermes da raça humana.

      Insto ao amigo, para que assista estas reportagens muito bem feitas sobre os escândalos de espionagem.

      Grato.

      http://www.youtube.com/watch?v=H6HdXyK51Qc

      http://www.youtube.com/watch?v=XhPXh_Y-0bo

      • Eu poderia juntar os dois e não chegaria a resultado algum no que tange a uma formulação idônea do que vcs chamam “patriotas”, senão uma massa disforme de pensamentos chulos e demodes de pessoas que ainda acreditam que o antiamericanismo é sinonimo de patriotismo em função de um pensamento deturpado adquirido de uma geração frustrada de brasileiros que por pura incompetência não conseguiram levar esse país a um posto de nação desenvolvida e a um patamar civilizatório ao qual ela merece estar… é fácil achar na figura dos outros o responsável por nossas próprias vicissitudes… difícil é fazer o dever de casa e elevar a condição sócio/econômica/cultural da nação de fato e não maquiando estatísticas e desvirtuando metas para que as mesmas se enquadrem nas proporções em que deveriam estar… sofremos da crise do primo pobre que inveja o primo rico e nada faz para alcançar tal sorte… é coitadismo na sua mais hedionda imagem de latinismo esquerdóide manifesto mas não sentido por quem o pratica…

  2. O governo dos EUA reconhece preocupação do Brasil com espionagem, e agora ta tudo certo? Pediu desculpa e pronto ?
    Nada disso,o Brasil deve se precaver e tomar medidas contra essa prática criminosa de que fomos vítimas !
    Deveríamos tomar uma atitude séria que demonstrássemos nossa indignação e soberania diante desse crime,mas parece que o governo ainda não tem noção da gravidade desse ato !

  3. Pois entao, a vaca ja foi para o brejo,oque fazer alem de lamentar esperniar ,fazer biquinho e ficar de mal ,o braisl deve demostrar determinaçao em evitar que tais atos voltem a ocorrer, criar um serviço de espionagem de verdade ,com agentes recrutados nas fileiras militares e da policia federal, nada de concursos para selecionar os candidatos , aplicar testes vocacionais e psicotecnicos para determinar a capacitaçao dos pentelhos, entao, a escolha deve ser feita apos testes rigorosos aonde quem nao morrer sera escolhido para iniciar o curso, na area tecnologica ,investir em satelites nacionais de vigilancia e espionagem ,contratar hackers delinguentes para infernizar os sistemas de defesas globais , um serviço misto composto por militares e agentes vindos da PF ,ai sim ,uma agencia com finalidade politica, so pode tomar bolas nas costas dos mestres da espionagem, aproveita que os caras estao numa sinuca-de-bico e façam um acordo vantajoso na aquisiçao de material militar !

    • Eu acho melhor fazer concurso com cotas sociais, só cadastrados no bolsa família teriam 50% das vagas. Assim, não encheríamos nosso sistema só com filhinhos de papai, amantes da Disney e das oropa, pois esses são os primeiros a vender os segredos do Brasil por um green card.

      • Em tempo, acho que devíamos recrutar índios, quilombolas, integrantes do mst, dos movimentos sociais e de todos os demais seguimentos de nossa sociedade. O setor de informações não pode ser um Serasa da elite corporativa.

      • Coitada da ABIN… não há nada ruim que não possa piorar… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… isso só poderia vir de uma mente obscena… a ESQUERDOPATIA é uma doença… com certeza… ela provoca delirius tremus… rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

      • Vc se alimenta de merda ou esta cheirando demais otario, deixa de ser hipocrita cefalopode, desde quando o lixo pobre brasileiro e´exemplo de confiabilidade ? Sua cabeça ficaria bem em alguma parede ,nao se esqueça deque tudo que te da conforto inclusive o consolo ,foi projetado e pensado na sua maioria por filhinhos de papai ,se vc nasceu na latrina os filhos de papai nao sao culpados ,imbecil !!!!

  4. E o complexo de vira-latas?
    Se fossem eles, quem descobrissem uma espionagem brasileira em suas terras, aqui mesmo, neste blog, iriamos ver alguns comentários, mais ou menos, assim:
    – O governinho safado e incopetente. O que tem “fuçar” nas coisas alheias. Já não tem muito a ser feito aqui?
    – O agência de inteligência de burro. Não sabe nem espionar?
    – Por este motivo, eles tem mais é que nos retaliar…
    – Deveríamos aprender com eles (essa é verdade)…
    – Isso é coisa de esquerda, pra dissimular alguma outra coisa…
    – Que venham os americanos e que limpem essa cambada de incompetentes…
    – Estou envergonhado… Meu país fez isso???…
    – E por aí vai… vai… e vai…

    Desculpem pessoal. Foi só um desabafo.
    Abraços.

    • Sabe o que é engraçado, Afonso, se o caso fosse de espionagem de russos contra americanos, os esquerdopatas de plantão estariam soltando rojões e festejando, dizendo: chupa EUA… tomou obamis… eles merecem… então eu posso resumir tudo isso: puro antiamericanismo INFANTIL advindo de mentes igualmente infantis e idiotas que elegeram um inimigo mor como o judas a ser malhado para purgar os pecados cometidos pelos mesmos… navegam fora da realidade… mas isso a psicologia explica… a psicopatia retira do demente a capacidade de interagir com a realidade e as imaginações periféricas passam a fazer parte da realidade como se tal fosse… Freud explica… rsrsrsrsrsrsrs…

      • Grande amigo. Nunca concordei tanto contigo.
        E foi exatamente o que quiz dizer. A ideologia deixa cego. E uso tuas palavras para esclarecer: ela (a ideologia) deixa as “mentes igualmente infantis e idiotas, que elegeram um inimigo mor como o judas a ser malhado para purgar os pecados cometidos pel(a) mesm(a)”. E finalmente, retira “a capacidade de interagir com a realidade e as imaginações periféricas passam a fazer parte da realidade como se tal fosse”.
        É isso aí. Credito que temos que ser comedidos.
        E por ver tanto pessimismo, foi que fiz o post anterior.
        Um abraço.

Comentários não permitidos.