Defesa & Geopolítica

Egito perigoso: Estado Islâmico reivindica atentado sangrento no Sinai do Norte, em resposta à eliminação dos seus militantes que haviam se infiltrado no Cairo

Posted by

Acima o general Al-Sisi, cercado por comandantes do seu Exército; abaixo os destroços do comboio atacado e um dos sobreviventes do atentado

Por Roberto Lopes

 

 

Sediada na Síria e de conhecida ligação com a organização terrorista Estado Islâmico, a agência de notícias Amaq divulgou, nas primeiras horas desta terça-feira (12.09): “militantes” atacaram um comboio das forças de Segurança egípcias que se deslocava por uma rodovia perto de Arish, a capital da Província do Sinai do Norte, situada 344 km a nordeste do Cairo, perto da divisa do Egito com a Faixa de Gaza.

O atentado teria ocorrido na manhã desta segunda-feira (11.09).

Segundo as primeiras informações, um IED (Improvised Explosive Device) explodiu sob o comboio, destruindo três viaturas.

Dezoito policiais morreram no ataque, e um general levado ao hospital de Arish teve uma das pernas amputada. Quatro operários transportados pelo comboio (para trabalhar na fixação de cercas de arame farpado no deserto) ficaram feridos com menor gravidade.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria da ação, que parece ter sido a resposta da célula do Estado Islâmico estabelecida no Norte do Sinai, à eliminação, no domingo, de dez dos seus militantes que haviam conseguido se infiltrar no Cairo. Os ativistas foram encurralados pela Polícia da capital egípcia e resistiram ao cerco até a morte.

O ataque acontece em um cenário de grave instabilidade institucional, onde, há quase quatro anos, muçulmanos sunitas tentam levantar os povos do Sinai contra o governo do general presidente Abdel Fattah al-Sisi – que liderou a deposição do presidente islâmico do Egito Mohamed Mursi.

Em julho último, outro atentado sangrento contra as forças de Segurança: uma investida de carros-bomba derrubou dois postos de controle militar no Norte do Sinai, matando ao menos 23 soldados.

O gabinete do primeiro-ministro Sherif Ismail chamou a ação em Arish de “incidente traiçoeiro”. O próprio Ismail reafirmou “a determinação do Estado de lutar contra essas ações criminosas”.

Em Washington, o Departamento de Estado liberou um comunicado oficial dizendo que os Estados Unidos continuarão ao lado do Egito “enquanto ele enfrenta a ameaça do terrorismo”.

 

O conteúdo deste artigo é de total responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do site.

12 Comments

  1. Pingback: Egito perigoso: Estado Islâmico reivindica atentado sangrento no Sinai do Norte, em resposta à eliminação dos seus militantes que haviam se infiltrado no Cairo | DFNS.net em Português

  2. A Máquina Troll says:

    mas é impressionante como este Daesh só tem como alvo de suas incursões países que fazem aproximações e acordos econômicos com Russos e Chineses…que coincidência não é?!…rs…outra coisa que eu ainda não consigo entender é porque até hoje nunca atentaram contra o estado de Israel e o povo Judeu…pois o maior e principal inimigo/alvo de todo grupo terrorista fundamentalista islâmico é Israel !!….rs…que coisa não?!….

    A cultura ocidental não apedreja por questões religiosas…Mas bombardeia, tortura ou mata por poder e questões econômicas…Neste caso as pessoas acham normal e algumas até aplaudem…

    QUANDO A RÚSSIA RESOLVEU CONTAR SEU LADO DA HISTÓRIA :

    https://www.youtube.com/watch?v=_lWw8x97Tp8

  3. Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

    “A cultura ocidental não apedreja por questões religiosas…Mas bombardeia, tortura ou mata por poder e questões econômicas…Neste caso as pessoas acham normal e algumas até aplaudem…”… tinha me esquecido que vc é um oriental de carteirinha… made in ching ling… nem mora no ocidente e nem foi criado por aqui… 🙂

  4. Boa reflexão, Máquina Troll!
    O Estado Islâmico atua na fronteira do Estado Judeu, mas Israel nunca combateu Estado Islâmico. Em vez disso, quando o Exército Sírio está combate Estado Islâmico, Israel prefere atacar o exército Sírio. Israel se sente a vontade com esses grupos na fronteira dele.Nunca vi Israel combatendo esses terroristas, apenas tratando os terroristas feridos em Israel.

    • A Máquina Troll says:

      “BobSap
      13 de setembro de 2017 at 17:03

      Boa reflexão, Máquina Troll!”

      Obrigado amigo BobSap… 😀

    • A Máquina Troll says:

      “BobSap
      13 de setembro de 2017 at 17:03

      Boa reflexão, Máquina Troll!”

      este grupo terrorista nunca realizou qualquer tipo de ataque ao estado de Israel ou ao povo Judeu….nenhum Judeu jamais sofreu algum ataque por esta gente até hoje…o que comprava-se que é tudo uma farsa…são nada mais nada menos que bandidos mercenários recrutados pela Cia pra levar morte, desgraça e destruição ao Oriente Médio…desestabilizar e derrubar governos que fazem aproximações e alianças estratégicas com Russos e Chineses…como o Irão atualmente por exemplo…que se tornou um dos mais importantes aliados estratégicos dos Saiyajins mas principalmente do tio Pai Mei…por isso que querem invadir o Irão a todo custo como fizeram no Iraque sob o pretexto de estarem desenvolvendo armas nucleares…

      Anti-Iran Propaganda in Transformers 3 movie :

      https://www.youtube.com/watch?v=78-7cFxpQyw

      .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com