Divisões russas deslocam-se novamente para a fronteira com a Ucrânia

RussosE.M.Pinto

Agências  de notícias e observadores internacionais relatam um massivo deslocamento de tropas russas para a região de fronteira com a  Ucrânia.

Divisões de artilharia e unidades pesadas foram registradas em comboios sobre trilhos deslocando-se para regiões fronteiriças.

Dias atrás, o governo russo alertou a Ucrânia sobre as manobras executadas pelo seu exército  durante as suas operações de repressão aos rebeldes separatistas pró-Rússia.

Neste domingo, o governo russo reafirmou que “consequências irreversíveis” recairiam sob a Ucrânia depois que um cidadão russo veio a óbito após ser alvejado por um projétil disparado do outro lado da fronteira.

A Rússia alertou o governo de Kiev por aquilo que declara ser, “Invasão de fronteira” e que “não mais perdoará” atos de provocação. Embora ambos os lados relatem trocas de tiros transfronteiriços, é a primeira vez que Moscou relata mortes em seu lado da fronteira no conflito que já matou centenas de pessoas na Ucrânia.

“Isso representa uma escalada qualitativa do perigo para os nossos cidadãos, agora mesmo em nosso próprio território. Claro que isso naturalmente não pode passar sem uma resposta”, afirmou o vice-chanceler russo Grigory Karasin à rede estatal  Rossiya-24 TV.

O incidente segundo os investigadores ocorreu quando um disparo de morteiro teria atingido a residência de um agricultor e sua família. Pelo menos outros dois familiares teriam feridos.

Mais cedo, vídeos na internet demonstram o deslocamento de divisões pesadas russas sobre trilhos, meses atrás após protestos da Ucrânia a Rússia havia retirado suas forças da fronteira sobre pressão internacional para não se envolver no conflito.

Russos2

Os vídeos disponibilizados por amadores demonstram o que alegadamente seja o retorno das forças russas à fronteira ucraniana,, num momento em que a escalada de tensões retorna ao ápice, observado meses atrás quando ambos países acusavam-se mutuamente.

Os comboios abarrotados de carros de combate, veículos blindados, artilharia autopropulsada entre outras armas, estariam sendo reposicionados nas fronteiras.

“A Rússia está novamente a aumentar seus números de tropas e patrulhas da força aérea, em áreas de fronteira perto de Ucrânia”, informou hoje o jornal britânico Daily Mail online.

“O movimento preocupa os países ocidentais e  acontece em meio ao aumento das tensões  na fronteira onde, ambos os lados acusam-se de incursionarem tropas e carros de combate nos seus territórios.”

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1ygQ7xZ” standard=”http://www.youtube.com/v/Jto1mmp3VaI?fs=1″ vars=”ytid=Jto1mmp3VaI&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4257″ /]

Moscou alegava até então que não se envolveria no conflito e que direcionaria os seus esforços para a instalação da paz entre as regiões conflitantes. Porém, a OTAN  alega que Moscou forneceu equipamentos militares para os separatistas e vem  desde 19 de junho passado, reposicionando um massivo número de tropas e equipamentos na fronteira. Por seu lado, os separatistas, classificados como terroristas, pelo atual governo de Kiev, cobram o apoio de Moscou com o envio de ajuda e tropas para frear o avanço das forças governamentais nas recentemente autoproclamadas repúblicas independentes. 

Observadores internacionais alertam para uma escalada de conflitos que podem ser desencadeados pelos eventos que ocorrerão ainda esta semana. Nesta semana, como já declarado, a Rússia cessará o fornecimento de gás à Ucrânia, ao mesmo tempo, o novo presidente Petro Poroshenko prometeu retomar o controle dos postos da fronteira “porosa” nas regiões de Donetsk e Lugansk, atualmente nas mãos dos rebeldes separatistas.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1raQCZX” standard=”http://www.youtube.com/v/NEXXNfIkxaQ?fs=1″ vars=”ytid=NEXXNfIkxaQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3440″ /]

 

20 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Até quanto Putin terá paciência com agente dos EUA/OTAN o chocolateiro, só o tempo dirá; más uma coisa é certa, tem muita gente morrendo por lá, a maioria vítimas inocentes.
    .
    Os EUA e a OTAN estão estimulado extremistas neonazistas para atacar e massacrar inocentes no lado russo, forçando a Rússia atacar e invadir a Ucrânia e assim legitimar uma guerra entre a Rússia e a OTAN / EUA;já está parecendo como foi a guerra das Coreias..

    • Quem tem cu ,tem medo ! Ao contrario da crimeia ,a regiao que esta sendo desinfetada pelos ucranianos pertence de fato a ucrania , os russofonos nao passam de cavalos de troia que devem ser devidamente desmontados e queimados ,a russia possui imensos calcanhares=de=aquiles semelhantes a estes da ucrania ,deveriam se conter apenas na retorica falaciana e nada mais ,jaja Tio San convence os saudis a enviar mujardins para fazer o mesmo que russos fazem com o leste ucraniano , os chechenos so dependem de incentivos financeiros !

      • A questão Teropode não é a região ucraniana, ou Novorrossia, e sim o disparate do exército ucraniano em abrir fogo contra postos de fronteira de soldados da Rússia, e inclusive já houve vítimas fatais dessa burrice.
        Sei muito bem que seu estimado periquito do norte ( porque águia eles deixaram de ser politicamente a muito tempo) quer uma justificativa para manter a Otan sobre sua influência ( coisa que vai indo de mau a pior, uma vez que as duas entre as três maiores potências da região, França e Alemanha, estão em atrito aberto com os EUA por motivos diversos) e se a Rússia atacar o exército ucraniano e massacra – lo ( como farão sem dificuldade alguma) seu periquito terá a justificativa necessária.

      • Fala serio,burro vc nao eh, os disparos foram feitos por rebeldes a pedido de moscou ,nem meu hamister chines acredita nisto , o lucena acabou te infectando !

  2. A técnica do chamado “ocidente”, sob os auspícios de seu líder os States, parece que não vai funcionar com os Russos. Eles demonstram que não se abalarão com esse negocio, por que se trata de negócios, de tentar diminuir a capacidade comercial Russa através de um locaute ao país.
    A Russia tem muito apoio e dependentes para ser um adversário fraco, e eles sabem disso. A Ucrania falida faz uma jogada arriscada trazendo a Russia para seu conflito, muito provavelmente de forma premeditada ditada por seu mais influente parceiro atual, que precisa e muito do apoio geral de um “ocidente” que se divide olhando cada vez mais para interesses particulares.

    • O EUA não tem só poderio militar. Tem dinheiro é o dólar.É facil quebrar a Russia. A india com SU30mki. O EUA pode vender F15 com um bom desconto. Quem tem mais tecnologia, um Su30MKi ou F15?

    • Soube lendo o redecasthorphoto de ataque devastador contra uma coluna de blindados Ukies, Efetuados com este tipo de arma: Grad MLRS  com alcance de 200 km

      Ou foram os próprios russos ou a NovoRussia é ótimo lugar para se achar armas russas.

      De qualquer jeito agora a  79ª Brigada sabe o significado do termo “só faltou combinar com os russos”

      • “Soube lendo o redecasthorphoto”… RSRSRSSRSRSRS… por isso que vc só fala besteira, nascimorto… 🙂

  3. É, parece que vai precisar de uma segunda Geórgia pros caras entenderem que os russos não tão de brincadeira…

    • Exatamente caro Lucas, pretensioso puro da parte dos EUA para com a Rússia, eles estão dispostos a usar os corpos ucranianos como justificativa para a UE se separar ( ou desvincular ) da Rússia, causando assim uma maior dependência da Europa em volta de si, pois se a Rússia contra atacar vai ser uma carnificina, e ninguém quererá parar tal massacre. Sds

  4. É bom ter cuidado com estes vídeos sobre deslocamentos de equipamentos militares russos e norte-americanos.

    A uns 40 dias atrás divulgaram uma série de vídeos afirmando que era deslocamento de tropas dos EUA para serem despachadas para a Europa, só que eram vídeos antigos de deslocamento interno de equipamentos por via férrea. Eu mesmo vi um daqueles a coisa de 4 anos atrás.
    Depois mostraram um vídeo como prova de fornecimento de tanques da Rússia para os rebeldes do leste da Ucrânia, mas curiosamente eram T-55 escoltados pela polícia ucraniana.
    Mais adiante mostraram outro deslocamento russo “flagrado” em fotografias, e nessa eu cai feito um idiota e acreditei. Eram só preparativos para a parada do Dia da Vitória.
    Há muto engodo nesse neg

    • Complementando, já que meu computador, de novo, resolveu mandar o comentário por iniciativa própria.

      Aonde se lê: Há muto engodo nesse neg

      leia-se: Há muto engodo nesse negócio envolvendo a Ucrânia.

  5. sao muitos videos e fotos tem em outros sites e pelo que vi e comparem nao sao os mesmos e outro a russia confirmo o envio de tropas porque a ucrania da azarando a fronteiro deles e ate mato um cidado russo na fronteira

  6. Esses lançamentos de misseis q mata cidadãos e militares Russos vindos das forças de Kiev , poderá levar o urso á dar uns sopapos na Ucrânia…q os observadores da OCDE fikem atentos, já está ocorrendo deslocamento de tank ,soldasos e aviões e ..p à fronteira ;td cuidado é pouco.Espero q nada ocorra.Sds. 😀

  7. Não acredito que a Rússia venha a “invadir” a Ucrânia mas certamente se esta continuar a violar fronteiras tomará um “sacode” do Putin.
    Concentração de tropas na fronteira é uma forma de enviar um claro aviso pra “baixar a bola” do governo de Kiev …
    Espero realmente que não ocorra um conflito naquela região…. já basta a bagunça generalizada na Síria e Iraque promovida pelos EUA e aliados que agora estão colhendo estes espinhos…. e cá pra nós.. já encheram o saco de ficar brincando de polícia do mundo!
    Abraços,

Comentários não permitidos.