89 Comentários

    • Hoje não é primeiro de abril amigo, a começar pelo fato de que os chineses sequer conseguiram desenvolver até agora um motor decente, e estão tendo de se virar com um turbofan russo dos anos 80 (ALF-31)

      • Meu caro, na engenharia não pensamos assim, pensamos no quesito eficácia e o passo adiante é a eficiência, logo, a China tem um motor no J-20 eficaz e até eficiente, cumpre o papel designado com louvor, já que as características deste motor continuam a impressionar, logo, não tem porque usar o argumento que eles não tem motor, sim, eles tem, e só abrirão mão dele (pois o custo é altíssimo) quando fizerem um que valha a pena substituir, isso se chama contenção de custos inúteis, pois não é vital, já que a China tem permissão de fabricar certos motores. E no demais, até os EUA estão tendo que se virar com motores russos para enviar satélites pro espaço, não que isso seja ruim, na verdade demonstra a capacidade de reconhecer que no momento eles cumprem seu papel com tal vetor, e só abrião mão dele quando fizerem um melhor.

      • Ficar falando que “us americanus” usam motores russos já está cansativo caro “engenheiro” os russos vendem a preço de lixo esses motores e os americanos sim são os mestres de usar recursos “com louvor”. Sobre os motores, o próprios chineses divulgam que estão fazendo a engenharia reversa do motor do J10. Depender dos russos para fornecer motores não é bom nem para o comércio. Eles não vendem um avião para fora sem as bençãos de Moscou. Agora dizer que a engenharia reversa de um motor é barato, onde fez engenharia Arc? na Bolívia? O motor do J20 é o mesmo do Su 35, porque acha que os chinas compraram um lote deles agora? Vão copiar o motor claro!!! Agora me diga engenheiro, quanto recursos serão gastos nessa cambiarra? Em tempo, até hoje eles não conseguiram fazer um motor que FUNCIONE para o J10, mesmo tendo desmontado e copiado cada pecinha do motor Lyulka. Não é questão de não querer é que não podem mesmo.

      • “Fernando
        25 de novembro de 2015 at 16:03

        Ficar falando que “us americanus” usam motores russos já está cansativo caro “engenheiro” os russos vendem a preço de lixo esses motores e os americanos sim são os mestres de usar recursos “com louvor”. ”

        de fato os Russos nunca ficaram para trás na vanguarda da tecnologia/pioneirismo espacial…sempre se manteve a frente desde Konstantin Tsiolkovsky até os dias de hoje…prova disso que os estadunidenses ainda hoje dependem dos Russos para irem ao espaço…astronautas continuam treinando na Cidade das Estrelas perto de Moscou e viajando com a Soyuz…o foguete de lançamento Atlas 5 dos eua opera com um mecanismo de propulsão russo….ironicamente muitos satélites de reconhecimento do Ministério da Defesa estadunidense também só podem ser lançados com um foguete de tecnologia Russa…..e essa situação não pode ser revertida rapidamente….não há outros foguetes de lançamento disponíveis na quantidade necessária e um mecanismo de propulsão não pode ser substituído facilmente….os estadunidenses dependem de tecnologia russa até no novo projeto de transporte de carga para o espaço…apesar de a Nasa ter contratado empresas privadas para enviar suprimentos e experimentos científicos para ISS a espaçonave de carga Cygnus é lançada com o foguete Antares que tem uma de suas partes construída na Ucrânia numa região de forte influência Russa…. 🙂

      • a preço de lixo rsrs

        devia doar de graça para os estados unidos logo SQN

        o que eu lembro é que os virlatas adoravam falar mau da china e hoje ate os estados unidos quando fala em china é como se estivesse pisando em casca de ovos

        mas para alguns os estados unidos são tao espertos mais tao espertos

        que qualquer coisa que eles fizerem errado é apenas pegar a maquina do tempo e voltar a alguns anos antes de eles terem cometido tal erro e arrumar novamente

        é aquilo muito filme do rombo segurando duas pontos cinquenta e atirando ainda

        e os vira acreditava piamente

        voltava da guerra com um arranhão na testa rsrs

        são os filhos de holiwood

      • “Ficar falando “”us americanus”” usam motores russos”. Ué falei alguma inverdade? que eu saiba eles usam em parte de seus foguetes e ponto final, se é a preço de lixo tenho minhas dúvidas, pois quando o governo norte americano tentou sancionar esse setor a NASA chiou e bateu pé para que as briguinhas de Washington não atrapalhassem o setor, inclusive citando a questão dos acordos envolvendo o motor. Fernando, em momento nenhum declarei que engenharia reversa é barata, mas é muito mais compensadora em questão de custos do que P&D, que trazem custos altíssimos. Outro ponto é sobre a China não conseguir fabricar motores, isso é suposição, não há provas, isso eles encobrem bem.

  1. Realmente, tudo no cronograma, sem alardes e sem custos exorbitantes, me parece que em dez anos veremos uma frota inteira de caças de 5G na China. Essa foto lateral ficou linda, ele tem um desenho bonito, cuvas mais severas.

    • DE onde tirou que os custos não são exorbitantes? OU que o cronograma foi seguido a risca? A China não divulga nada que não seja de seu interesse, seus cidadãos não tem liberdade de navegar na internet sem a vigilância do governo, não tem acesso a informação alguma. Tudo que se diz da PLA é suposição, ou adivinhação. Tens informações privilegiadas? Ninguém, afora integrantes do governo chines sabe o quanto custou essa jaca voadora ou a quanto tempo estão desenvolvendo. Então como sabe sobre os custos ou cronograma? Vendo algum site chines controlado pelo partido?

      • Nada custou mais do que o projeto “floderástico” dos EUA meu caro, o projeto mais caro e iguaomente problematico, claro, como vc é do tipo partidarista não perderei tanto tempo com seus ataques infantis, limito-me a dizer que a China como já provado pela mídia utilizou como base o projeto do F-35, roubado como doce de criança por espiões e hackers chineses das empresas norte americanas, logo, os custos de pesquisa projetista foram diminuidos a níveis agradáveis, e mais, quem controla os cidadãoa a risca é os EUA com a NSA, mas vc insiste penosamente nesse discursos partidaristas, e aí eh pergunto, quanto de esmola o tio Sam ta deposintanto na tua conta?

      • Roubar para desenvolver, é o mesmo mote para “os fins justificam os meios” e vemos hoje que os meios foram o petrolão, mensalão e contas na Suiça e se não sabe o porque de roubar é ruim, sinto mas não posso explicar. Os esquerdistas de todo mundo unidos para roubar, idéias, dinheiro, pesquisas e não vêem nada demais nisso. E de novo, se não sabe o mal nisso, não há como explicar. A propósito, nenhuma esmola, recebo um ótimo salário do DoD, por um trabalho bem feito. Mas opinar aqui é só diversão.

      • Faltou a vc novamente a análise crítica para entender o que escrevi, em momento nenhum disse que roubar era certo, mas que por esse meio (gostando ou não) os chineses diminuíram bruscamente seus custos, eu sou contra roubo de informação, mas nesse nível de informação, é o que mais ocorre, inclusive os EUA, Russia e todos os outros fazem o mesmo, só que hoje a vanguarda de hackers chineses é a mais forte do mundo, nenhum sistema do mundo tem conseguido barrar a atuação deles. E outra, não adianta seguir a cartilha de seus idealizadores em querer rotular os divergentes de esquerdista a fim de macular ou atrelar sujeira a imagem do discordante,com o propósito de descredibilizá-lo ou unir a imagem do tal aos criminosos, isso é técnica tão suja quanto roubar, se chama calúnia, até porque NÃO sou de esquerda e muito menos petista, sou centrista (liberalista) e apartidário neste momento desgraçado de meu país.

      • “Fernando
        25 de novembro de 2015 at 15:53

        DE onde tirou que os custos não são exorbitantes? OU que o cronograma foi seguido a risca?”

        é fácil perceber quando um programa não vai bem…mesmo que escondam isto….vejam o caso por exemplo do Programa abacaxi…ele é mais antigo do que vários programas ai em fase de conclusão como este J-20 mas ainda apresenta falhas de projetos…graves erros de esquema que o empacam até hoje…outro exemplo é o programa f-22 galinha que apesar de tentarem esconder os erros/falhas de projeto do caça e até tentarem intimidar, cooptar e coagir os pilotos pois estes problemas estavam os matando…acabou no final tudo sendo vazado para o publico…nenhuma mentira ou fraude se mantém por muito tempo senhores….por mais elaborada que ela seja…aquele programa Apollo 11 é um exemplo clássico disto… 😉

      • O problema do F-22 estava relacionado ao traje de voo. Uma válvula defeituosa do anti-g deixava o colete inflar além da conta. Isso causava sintomas de hipoxia nos pilotos… E isso já foi resolvido. Tanto que não houveram mais incidentes…

        Quanto ao programa Apollo… Os próprios russos são testemunhas do sucesso…

      • “_RR_
        25 de novembro de 2015 at 19:51

        O problema do F-22 estava relacionado ao traje de voo. Uma válvula defeituosa do anti-g deixava o colete inflar além da conta. Isso causava sintomas de hipoxia nos pilotos… E isso já foi resolvido. Tanto que não houveram mais incidentes…”

        só resolveram por conta das denuncias dos pilotos que relataram publicamente que estavam morrendo em acidentes provocados por este problema mas que ninguém queria gastar pra resolver nada..e que ainda por cima estavam sendo ameaçados, coagidos e cooptados pelo pilar da democracia e do mundo livre..rs…como pode-se ver senhores no fundo não existe muita diferença entre este pais e outros regimes como a China ou Coreia do Norte…..

        “Quanto ao programa Apollo… Os próprios russos são testemunhas do sucesso”

        http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/russia-abre-investigacao-sobre-viagem-dos-eua-a-lua-em-1969,4a9173e14e8bed5359dd819f60199e8bfsq5RCRD.html

      • “”mas que ninguém queria gastar pra resolver nada””

        Não queriam gastar com o que…? Com uma válvula no anti-g…? Isso é achismo seu…

        Caríssimo, eles simplesmente não sabiam… Tiveram que revirar até as tampas pra achar o problema…

        “estavam sendo ameaçados, coagidos e cooptados”

        Não me consta que os dois pilotos da USAF que relataram os problemas foram executados, ou mesmo tiveram represálias mais severas, por seus testemunhos… Muito pelo contrário… O fizeram sob proteção da “lei de proteção federal” americana.

      • “_RR_
        26 de novembro de 2015 at 14:28

        “”mas que ninguém queria gastar pra resolver nada””

        Não queriam gastar com o que…? Com uma válvula no anti-g…? ”

        Sim….

      • Sério? Colocar a Angela Guadagnin, comemorando a pizza do PT de avatar. Isso só mostra o caráter troll de seus comentários, ou a falta de… só quer mudar o foco para os problemas do F-35, para não vermos o quanto esse lixo chines é ridículo, que é o que a Petralhada faz, mas vamos lá. Todos sabemos dos problemas do F-35, amplamente divulgados pela imprensa, e todos sabemos que toda divulgação dos chinas vêm da Xinhua. Liberdade, ampla liberdade de expressão e informação X governo chines. Podemos saber dos problemas e soluções dos programas Ocidentais de caças e armamentos, mas você Troll, só pode saber o que os chineses permitem que você saiba.

    • “Arc
      25 de novembro de 2015 at 11:21

      Realmente, tudo no cronograma, sem alardes e sem custos exorbitantes, me parece que em dez anos veremos uma frota inteira de caças de 5G na China”

      enquanto isso…um certo programa Abacaxi…

      • Bardini segue a lógica:
        A China não precisou desenvolver grande parte do projeto, ja que muitos arquivos do caça foram roubados, isso a própria mídia veiculou, coube somente aos chineses ingerpretar a funcionalidade dos meios embarcados e suas funções, e componentes que não estavam no projeto foram feitos ou inseridos de acordo com o que a industria chinesa produz, hoje o unico percalço é o desenvolvimento de um motor nacional igual ou melhor que o do Su-35, presente no J-20, seguindo esses passos fica facil entender que os custos de P&D foram reduzidos brutalmente no caça chinês, custos esses que são altíssimos, e que os EUA pagaram caro, porém, o caça J-20 já teve grande parte destes custos reduzidos em relação ao F-35 exatamente por ter conseguido partir de um principio mais avançado ( graças aos hackers chineses ), que foi o projeto do F-35.

      • Já pararam pra imaginar se esses arquivos não foram propositalmente facilitado para os chinas perderem tempo com um projeto viciado ???… ou vcs acham que um projeto assim é facim de copiar ???…

      • Paradigma, a situação é mais crítica do que se imagina, especula-se que a China tem um exercito de hackers a favor do governo, e gente que trabalha ferrenhamente pelos interesses de Pequim, os EUA, e outros países do mundo já sofreram diversas invasões com roubo de informação sigilosa, existe inclusive a tese que os chineses é que estão vazando documentos sigilosos dos EUA a fim de desestruturar suas alianças com outros países, facilitando a entrada chinesa. Hoje, infelizmente me parece que raras são as defesas que conseguem barrar definitivamente os hackers da China, isso causou esse e outros prejuízo aos EUA, e tbm a outros países.

    • Azar de quem não protege a informação , os americanos espionam todo mundo…quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado dos outros!

      • Adriano, eles não copiaram o F-22. Até hoje nem os russos tem avião equivalente, então eles podem até conseguir roubar uma coisa ou outra, mas o conhecimento está na mão de quem fabrica e desenvolve, então esses ladrõezinhos não fazem nada, só esse arremedos de aviões stealth. E Gabriel, o azar é nosso, pois se os americanos espionam eles com certeza protegem suas informações com muito mais eficiência que nosso governo. Em tempo, porque a Presidanta ficou tão furiosa com “us americanus”? A anta usava o gmail (!!!!) e provavelmente estava combinando a sua parte no petrolão, mensalão e outros ãos, por isso não usava o e-mail criptografado desenvolvido pelo exército. Ficou puta da vida com os americanos sabendo de tudo claro.

      • “Fernando
        25 de novembro de 2015 at 16:28

        Adriano, eles não copiaram o F-22”

        dados/segredos tecnológicos tanto do programa abacaxi quanto do f-22 galinha foram Hackeados pelo os Chineses com sucesso…aquela própria gente mesmo admitiu isto a imprensa… boa parte do programa abacaxi foi Hackeada…este programa foi o mais atingido…e foi por isto que eles saíram correndo para refazer todo o software do caça de novo..

      • E qual empresa ligada a um projeto secreto vai deixar dados sigilosos em servidores ligados a uma rede aberta…?

        Que alguém tentou, ninguém duvida… A questão é: o que foi efetivamente vazado, já que ninguém vai ser burro o bastante de deixar dados realmente sigilosos em servidores abertos…? Difícil que algo realmente tenha sido comprometido… E o fato é que daí pra frente, só tem teorias de conspiração e nada mais…

        Os upgrades de software são parte do programa do F-35 e ocorrem desde quando os primeiros exemplares deixaram a linha de montagem…

        O que os chineses fizeram foi olhar fotinha por fotinha do F-22 e do F-35… E só…

      • “_RR_
        25 de novembro de 2015 at 19:42

        E qual empresa ligada a um projeto secreto vai deixar dados sigilosos em servidores ligados a uma rede aberta…?

        Que alguém tentou, ninguém duvida… A questão é: o que foi efetivamente vazado, já que ninguém vai ser burro o bastante de deixar dados realmente sigilosos em servidores abertos…? Difícil que algo realmente tenha sido comprometido… E o fato é que daí pra frente, só tem teorias de conspiração e nada mais…

        Bardini
        25 de novembro de 2015 at 20:20

        Qual a fonte desta informação, Sputinik?”

        Hackers chineses acessaram segredos sobre armas dos EUA, diz jornal

        28 mai 2013 . 09h10 atualizado às 09h36

        Hackers chineses obtiveram acesso a projetos relativos a mais de 20 importantes sistemas bélicos dos EUA, segundo um relatório dos EUA divulgado na segunda-feira. Citando um relatório preparado para o Pentágono pela Comissão de Ciência da Defesa, o jornal The Washington Post informou que os projetos vazados incluem navios e aviões de combate, além de sistemas de mísseis cruciais para a Europa, a Ásia e o Golfo Pérsico. Entre as armas listadas no relatório estão o sistema avançado de mísseis Patriot, os sistemas antimísseis Aegis, da Marinha, o caça F/A-18, o V-22 Osprey, o helicóptero Black Hawk e o caça F-35.

        O relatório não especifica quando os furtos digitais aconteceram e até que ponto as informações vazaram, nem explica se o fato envolveu redes do governo dos EUA, de empresas contratadas ou de subcontratadas. Mas a espionagem daria à China um conhecimento que poderia ser explorado num conflito, como a capacidade de derrubar comunicações e corromper dados, segundo o Post . O texto diz também que a China poderá com essas informações acelerar o desenvolvimento da sua tecnologia defensiva.

        Em um relatório neste mês ao Congresso, o Pentágono disse que a China está usando a espionagem para modernizar suas forças militares, e que a ação de hackers é uma preocupação grave. O Pentágono disse ainda que o governo dos EUA foi alvo de uma espionagem eletrônica que parecia ser “diretamente atribuível ao governo e aos militares chineses”. A China qualificou a notícia de infundada.

        Ao mesmo tempo, a emissora de TV australiana ABC disse que hackers ligados à China se apropriaram das plantas da futura sede da Organização de Inteligência da Segurança da Austrália, que é a agência nacional de espionagem. O ataque teria ocorrido pelos computadores de uma empreiteira, expondo não só a disposição física dos espaços como também a localização das redes de comunicação e computação, segundo a imprensa.

        Questionado sobre isso, o porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, disse que a China é contra a ação de hackers. “A China presta muita atenção à questão da segurança cibernética e está firmemente contra todas as formas de ataques de hackers”, disse Hong a jornalistas, acrescentando que “é muito difícil descobrir quem realizou esses ataques”. “Não sei quais as provas da imprensa para fazer esse tipo de reportagem”.

        http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/hackers-chineses-acessaram-segredos-sobre-armas-dos-eua-diz-jornal,05c15fd80b4ee310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

        https://www.youtube.com/watch?v=i1EG-MKy4so

      • “”O relatório não especifica quando os furtos digitais aconteceram e até que ponto as informações vazaram, nem explica se o fato envolveu redes do governo dos EUA, de empresas contratadas ou de subcontratadas.””

        Como eu disse: que podem ter feito um ataque, eu não duvido… Mas daí a se saber se saiu alguma coisa ou o que realmente saiu é outra história… Ninguém é louco de deixar dados secretos em redes abertas pra que outros possam ir lá e pegar… Nesse meio, ninguém é amador…

        “”Mas a espionagem daria à China um conhecimento que poderia ser explorado num conflito, como a capacidade de derrubar comunicações e corromper dados, segundo o Post .””

        Isso aqui já é achismo… Mesmo que alguém tenha as informações, existe a necessidade de se interpreta-las para que elas tenham uso prático… Logo, sem pessoal habilitado para interpretar, pode não ser possível aproveitar qualquer dado…

    • Apta a destruir economias usando trabalho escravo, apta a destruir propriedade intelectual, roubando pesquisas, apta a destruir democracias, apoiando governos ditadores, apta a destruir a estabilidade da região asiatica, construindo ilhas artificiais e alegando que o Mar Amarelo é dela (todo o mar amarelo). Aptidão para o mal feito e arrogância tem de sobra, qualquer dia desses você ainda vai trabalhar com/para os chineses e vamos ver se não vai sentir saudades “dus americanus”.

      • “Fernando
        25 de novembro de 2015 at 16:35

        Apta a destruir economias usando trabalho escravo”

        trabalho escravo este completamente usado pelas empresas do ocidente instaladas lá….oras, se a China é tão nociva e perniciosa assim então porque estas empresas não saem de lá?!…ou são da mesma laia mesmo?!. 😉

      • Trabalho escravo nós temos no Brasil , os latifundiários usam e abusam…não tem um mês sequer que não descobrem uma fazenda irregular.
        2- Nós trabalhamos 5 meses por ano para pagar imposto e não receber nada(204 milhões de escravos)

      • SIM, são da mesma laia! As empresas que lá estão, se aproveitam da massa barata de mão de obra, gente escravizada, que trabalham a preço de m…, não tenho respeito algum por essas empresas e acho que deveriam se penalizadas e punidas por se aproveitarem do povo chinês. A Embraer incluída. Sempre fui contra a empresa se instalar por lá. O governo comunista e rato da china se aproveita do próprio povo. Uma vergonha para o mundo, que compra as porcarias desse regime safado e ditador. E o que mais li aqui foi que os chineses ROUBARAM as pesquisas como se isso fosse a coisa mais normal, mas só é normal para bandidos. O povo chines quer DEMOCRACIA, quer uma vida digna e não querem ser escravizados pelo seu governo corrupto, e me surpreende alguém dizer que é socialista ou esquerdista e ainda apoiar essa ditadura elitista e sangrenta.

  2. Pois pra mim isso aí só será 5a gen quando medirem seu RCS. Até lá não passa de mais uma suposição ching-ling que solta pecinhas…

    • Claro que será algum “técnico” do partido comunista chinês que vai medir e divulgar seu RCS. E com certeza será menor “que um gafanhoto”, como gostam de se vangloriar.
      Essa porcaria não passa de um avião alegórico, toda e qualquer informação obtida por ele vem de fontes “altamente confiáveis da mais alta instância do glorioso partido comunista chinês”, ou traduzindo, mentiras deslavadas e cara de pau, com altas doses de fantasia, como os filmes de Kung Fu.

      • “Fernando
        25 de novembro de 2015 at 16:49

        Claro que será algum “técnico” do partido comunista chinês que vai medir e divulgar seu RCS. E com certeza será menor “que um gafanhoto”, como gostam de se vangloriar.
        Essa porcaria não passa de um avião alegórico, toda e qualquer informação obtida por ele vem de fontes “altamente confiáveis da mais alta instância do glorioso partido comunista chinês”, ou traduzindo, mentiras deslavadas e cara de pau, com altas doses de fantasia, como os filmes de Kung Fu.”

        o mesmo digo dos “técnicos” estadunidenses…quem garante que o RCS declarado por eles é verdadeiro?!…a historia comprova quem sempre foi mais mentiroso, fraudulento e dissimulado… 😉

      • Não sei se o RCS é verdadeiro, eles nem divulgam é informação classificada, o Dr, Carlos Kopp passou algumas estimativas, divulgadas na imprensa livre do ocidente e os americanos são mentirosos? Alguns são sim (veja só o Obama, mentiu, enganou e é um covardão amarelão), tem muito picareta por aqui, mas a maioria é honesta, trabalha e não ROUBA. Acredito que a maioria dos chineses e russos também são assim. Agora eu não acredito na Xinhua, e no governo chines, e a Petralhada também não deve acreditar, mas vale tudo para defender um regime comunista e covarde. A história só comprova uma coisa, a China podia ser uma país incrível, mas a única coisa que ela virou foi um moedor de carne humano, capitaneado por comunistas desonestos e que nem se importam em bater no peito e dizer, roubei mesmo, trouxa de quem não o faz.

    • E quem mediu o RCS do F-22 ??? e do B-2 ???

      os caras não põem esses aviões “no trecho” com medo de todo mundo descobrir que o RCS não é nada de espetacular, assim funciona melhor como arma psicológica.

      • Topol…

        O F-22 já participou de exercícios no OM, além de missões reais sobre a Síria… Oportunidade pra testes de radares não faltou por parte dos vasos russos em Tartus ou em transito no Mediterrâneo…

        Quase o mesmo pode ser dito do B-2, também já utilizado em ações reais e exercícios dentro do perfil o qual já foi projetado. E no entanto, não há provas de que algum equipamento que tenha se mostrado realmente eficiente…

        E por fim, dada a preocupação dos russos em ter sua contraparte ao caça americano, diria que a coisa vai muito além de “arma psicológica”…

      • Não tem que fingir nada, só tem que trazer indícios de o que o avião não funciona de verdade e não ficar nessas suposições vazias.

        Todo mundo que participou de operações com o avião disse que era muito bom e superior aos outros, agora o cara que nunca chegou perto quer disser o contrário.

        Tá cheio de equipamentos “melhor do mundo” que nunca fizeram nada e mesmo assim você diz que são excelentes sem questionar.

      • Topol,

        A rigor, nenhum dado é realmente confiável; e a maior parte do que a gente vê aí é especulação….

        Mas o fato é que o caça gera preocupação em todos os potenciais adversários dos EUA. E sua eficiência, até qui, não vem sendo largamente questionada.

        O que vem sendo questionado, isso sim, é a utilidade de um sistema de armas tão complexo num ambiente onde o principal adversário usa AKs e RPGs…

      • Eu não mentiria sobre o estado dos freios do meu carro… o único que pode se dar mal sou eu… então, “supositórios” e “supunhetação” não provam nada… só guerrinha de egos feridos… nada mais… mas tem quem não se aguente, né ???… 🙂

      • Isso não responde a minha pergunta… quero saber quem mediu o RCS desses aviões ?

        deixa que eu mesmo respondo… foram os próprios fabricantes e seu cliente que mediram, a lockheed, a northrop, a USAF… só eles mesmos sabem os valores reais…

        e eu confesso que estou bem prospecto a duvidar que seja de 0, tarará como eles dizem que seja… não tem como reduzir tanto assim a perceptibilidade radar, nem para eles nem para ninguém.

      • Se ele sabe perfeitamente que a Rússia está atrás dos americanos em tecnologia embarcada não dá para entender o que ele quer provar.

        Se os russos tivessem capacidade de fazer um 5G você tem alguma dúvida de que seriam “os melhores do Mundo”.

        Ele não estava aqui antes de Putin censurar todo mundo e não teve a oportunidade de ler as diversas críticas que os próprios russos tinham sobre o equipamento deles.

        Observe se ele questiona as especificações dos equipamentos russos, mesmo sabendo que muitas se comprovaram falsas.

        Não, né.

        Mais fácil explicar para a torcida do flamengo.

        Sorte dele os americanos derem abandonado a 4G em favor, se não nem o título de segundo lugar ele disputava.

  3. Nas próprias ruas chinesas os chineses são confrontados com uma enxurrada de produtos pirateados por eles mesmos. Declaração de brasileiros que vivem naquelas bandas.
    Está formada e institucionalizada a cultura da pirataria lá no formigueiro. Coisa boa, original e de qualidade é bem segmentada.

    Caça de 5º geração chinês só acredito quando ele for operacional e mostrar capacidade de superioridade aérea real.
    Por enquanto as dúvidas a seu respeito são muito maiores que alguma certeza.
    Pergunta… Existe, na história da indústria aeroespacial mundial, por acaso, algum caça chinês de 4º ou 3º geração porreta?……. Ou mesmo um antigo e simples tecoteco?
    Não estou torcendo contra as formigas, que sejam felizes, mas esse J-20 não me convence.

    • Devagar amigo Viventt…
      .
      Os engenheiros dos EUA produziram o F-15, que a meu ver, é o melhor de todos os projetos de aeronaves já fabricada pelos EUA, e olha que eles já haviam feito varias outras excelentes armas voadoras.
      .
      E…, hoje…, estão ai as voltas com este…, — “ouro de tolo” — o F-35, pelo menos por enquanto. E…, esse por enquanto já vem de looonnga data nesta condição.
      .
      Logo…, esse “vento” chamado, SURPRESA…, está assolando os EUA, quem pode garantir que ele não está soprando também na china? Porém, claro, de um modo invertido.
      .
      O F-22 ainda não provou as suas SUPOSTAS habilidades “alienígenas”.
      .
      A julgar pelo castigo, de conhecimento publico que o F-35 está dando nos engenheiros e, portanto, na indústria aeronáutica norte-americana, porque que eu vou acreditar que eles acertaram no F-22, e depois – ‘desaprenderam quando foram fazer o F-35’?
      .
      São caças para funções diferentes, mas…, são todos da mesma geração.
      .
      Ou se tem o domínio da produção de aeronaves de quinta geração, ou não se tem correto…?
      .
      Saudações.
      .
      konner

      • Esse teco teco é um lixo! Colocar planos inclinados não tornam o avião stealth, nem o tornam um quinta geração! Só a casca externa tem o jeitão de furtivo. Quinta geração é um motor decente e supercruise, stealth total, aviônicos de quinta geração e radar AESA. Os russos levaram 30 anos(!!!) depois do F-22 estar em PRODUÇÃO, para lançar um PROTÓTIPO do T50, os chineses que não conseguem nem desenvolver uma turbina para seus aviões, só estão montando aviõezinhos disfarçados de quinta geração. Não vão nem podem lançar um quinta geração antes dos russos. Talvez se começarem um programa de pesquisa sério, onde não ROUBEM as pesquisas e idéias dos outros, talvez, em 20 ou 30 anos consigam desenvolver algo que não seja uma fraude. Em tempo, acabaram de “adquirir” Ilha Solteira e Jupiá, usinas prontas e acabadas, dado de mão beijada por esse governo entreguista e corrupto!

      • “Fernando
        25 de novembro de 2015 at 16:17”

        melhor que qualquer caça de quarta geração com certeza ele será !!!….se não for nessa versão na próxima…só pelo fato das curvas e armas levadas internamente dá a ele furtividade boa/substancial e vantagem sobre qualquer caça de quarta geração…alias os eua recentemente anunciaram que iriam encomendar mais f-15….o que significa senhores que os caças de quarta geração ainda serão a espinha dorsal…o grosso da força área estadunidense por muito tempo..o que significa que foi acertadíssimo…um verdadeiro golpe de mestre os Russos e os Chineses terem investidos/apostados em caças de quinta geração mais custo beneficio… 😉

      • Onde raios está analise técnica que diz que um caça de 5ª geração Russo ou Chinês tem melhor custo benefício que um americano para você sair afirmando isso?

      • Tem mais é que vender mesmo, as empresas trabalham muito melhor do que o Estado brasileiro e seus funças preguiçosos de desempenho ruim.

      • “Colocar planos inclinados não tornam o avião stealth”

        Como não?

        “Quinta geração é um motor decente e supercruise, stealth total, aviônicos de quinta geração e radar AESA”.

        stealth total? Onde existe isso?

        “Talvez se começarem um programa de pesquisa sério, onde não ROUBEM as pesquisas e idéias dos outros”

        Será que isso não justifica a rapidez dos Chineses,que não precisam gastar 20, 30 anos em pesquisas sérias (se é que existe pesquisa feita sem seriedade)?

      • Não não tornam não, planos inclinados só ajudam, mas precisam de um revestimento (tinta) especial e as turbinas dos chineses são um “farol” acendendo nos radares, de frente poderia ter um RCS razoável, mas dos lados e por trás é uma árvore de natal.
        Stealth total é o F-22. E sobre roubar pesquisas, se não sabe o significado da palavra “roubar” não posso te explicar. Não sei se é PTtista, mas eles também não sabem o significado disso. Sobre pesquisa séria é só ver as pesquisas desenvolvidas por alguns orgãos do governo, de sério só a situação precária, de resto uma piada. A falta de honestidade dos chineses implica sempre que a pesquisa não é séria e que eles sempre vão precisar roubar para seguir em frente, propriedade não é só ter, também e aprender a desenvolver.

      • Quando você faz o emprego da teoria das formas, visando uma redução de RCS em uma aeronave de combate, com o intuito de dar maior descrição a ela, você estará deixando-a mais “stealth”, embora não exista aeronave no mundo que seja 100% stealth.
        O uso de “tintas” milagrosas implica em uma outra fonte de redução de RCS, mas não é necessariamente uma regra, vide caso F-5, que tem um RCS relativamente baixo para sua geração de caças, principalmente na vista frontal, e nem por conta disso faz emprego de materiais de redução de RCS em sua pintura.
        O F-22 não é totalmente Stealth, nem o B-2 é… Isso varia da distância que estes estarão da visão de um radar inimigo.
        Acredito que você nunca foi envolvido em uma pesquisa acadêmica do ramo da engenharia neste país, pois não sabes o que fala a respeito disto, além do mais, PeTismo? pro inferno com entes ultrapassados, eles e seus conchavos Pemedebistas, Tucanos e Progressistas de meia pataca. Não atrele ideologias baratas aos pesquisadores nacionais, é um insulto.
        O fato de os chineses roubarem pesquisa desenvolvida por outros países não influência em nada dizer que não a desenvolvimento de pesquisas sérias naquele país. Consulte o numero de engenheiros que a china vem formando. Se eles conseguem roubar, é porque tem interesse nas pesquisas e precisam de maiores informações, sendo que estas muitas vezes, desenvolvidas por empresas privadas não são compartilhadas pela comunidade acadêmica, e por fim, queimão muitas etapas e custos para os chineses.
        Aliás, quantos aqui já não sugeriram que deveria-mos comprar certos armentos para desmontar e copiar aqui?
        Dois pesos, duas medidas…

  4. ainda bem que inveja não mata pois senão iria ter uns caindo duro por detrás do notebook

    sobre a china isso prova o quanto é vantajoso um pais possuir um batalhão para cyber guerra

    pegou o escript dos americanos e fez mais rápido e melhor que eles o próprio governo americano reclamou rsrs

    isso prova que a petrobras e a eletronuclear foram espionadas pela SNA o que resultou em tantas delações e tanta tentativa por parte de ate políticos de poder privatizar a preço de banana igual fizeram com a vale

    e isso também prova que temos vários apátridas em cargo de comando na politica judiciário e ate forças armadas

    então a espionagem gera lucros e os estados unidos são os primeiros a mais ganhar depois os chineses e depois acho que a Inglaterra

    se tiver uma escala acho que o brasil não esta muito bem na foto

    • esqueci de falar o porque do caça americano estar todo capenga

      É CORRUPÇAO lobistas dos mais variados dentro daquele congresso americano que é o mais podre do mundo

      veja o ladrão que mata para roubar ele é um super capitalista tira a vida de uma pessoa apenas para andar de cabelo batidinho e tennis da nike

      esses são os verdadeiros capitalistas ai quando esses que já tem vocação a gostar de dinheiro entram na politica ai o capitalismo entra por suas veias rsrs

      e viram mafiosos e esse congresso americano com seus projetos militares que são uma fortuna muitos jogados no lixo que nem apareceram no publico americano pois senão seria o maior escândalo

      e por isso o caça JACA pic sem ASA esta ai dando mil problemas pois com mais problemas se consegue mais grana e os capitalistas se lambuzam !!!!!

    • Inveja da desonestidade, da roubalheira? Porque isso é tão recorrente entre os esquerdistas? Falam em roubar com uma facilidade, nem se importam, acham que saquear os cofres públicos, saquear pesquisas são só o meio para um fim. Só que está claro que o fim é triplex na praia, carrão esporte e férias na Suiça para depositar o butim. Cãozinho, volte para os bons, você está sendo usado e mal pago. Te enganaram e você ainda está achando que os apatridas são os que prendem os ladrões. Moral duvidosa quem acha que roubar não tem nada demais.

      • Fernando terminou se mostrando apenas um inocente

        quando você vem com esse papo de esquerda roubar

        você por acaso é cego , pois o aebrio tem mais processo que muitos que já foram presos rsrs

        o fhc vendeu ate satélite entregou a vale etc etc etal

        o alkimi quer fechar escolas e privatizar terrenos vendeu a sabesp e hoje a agua tem que colocar tanto produto químico para deixar de ser um coco

        trensalao mensalão tucano privataria rsrs

        então safado tem na esquerda direita centro etc e tal

        politico estão envolvidos ate o pescoço ai vem você com seu discurso ingênuo e
        e para completar tem juiz vendendo sentença , policia batizado , roubo em fardamento e rancho

        e ze povin também se tiver chance faz a mesma coisa

        então para de ser ingênuo com esse papinho furado de esquerda direita pois em todos os meios tem gente que presta e gente que não presta

  5. reparem como em algumas áreas das entradas de ar estão diferentes…mais arredondadas…eles tem pressa em por logo este caça ou qualquer coisa mais moderna pronta/funcional em operação pois o Gap da Defesa deste pais ainda é grande em relação ao ocidente…e estes Urubus os sobrevoam cada vez mais intimidatórios/ameaçadores/perigosos a cada dia….

  6. “como pode-se ver senhores no fundo não existe muita diferença entre este pais e outros regimes como a China ou Coreia do Norte…..”

    A diferença dos americanos para estas ditaduras é brutal!
    São coisas completamente diferentes….

      • Colocar essa gordinha safada, comemorando o PT ferrando os brasileiros, mostra bem a tua cara “Maquina Troll”, a diferença entre Macartismo e a repressão do regime soviético são 20 milhões de mortos, SÓ ISSO; a diferença é que o Macartismo foi combatido democraticamente, na imprensa, com manifestações da esquerda americana e os maiores prejudicados foram alguns cineastas esquerdistas que perderam o emprego, além de terem fritado um casal de traidores espiões, tudo julgado, público e divulgado! Na URSS nojenta, comunista, 20 MILHÕES de cidadãos soviéticos foram simplesmente arrastados de suas casas e fuzilados, com direito a morrer ajoelhado. Pergunte a qualquer russo hoje se ele quer voltar a ser comunista e verá a resposta atravessada.
        Essas diferenças ainda não te fazem colocar a mão na consciência? Pelo jeito não, pelo seu avatar, o negócio é rir dos brasileiros, a propósito o senador líder de seu partidão foi preso. Logo outros também o seguirão.

1 Trackback / Pingback

  1. Defesa em Arte: Chengdu apresenta J-20 -17 pronto para ensaios de voo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.