Crise na Ucrânia força Polônia a antecipar a escolha do helicóptero de ataque que substituirá os Mi-24

Mi24Rustam: Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A diretoria de inspeção de armamento da Polônia lançou um programa para substituir os helicópteros de ataque Mi-24 Kruk (foto), informou hoje o periódico defence24.pl .

Na primeira fase, com base na análise do mercado mundial de helicópteros de combate, serão determinados os  requisitos técnicos para a nova aeronave, a segunda  fase consistirá no estudo de viabilidade.

O convite para as empresas participantes da competição será enviado até 1 de Agosto de 2014.  A Polônia se viu forçada a acelerar o processo de aquisição de novos helicópteros, devido, em parte, a crise na Ucrânia, como afirmou no final de maio, o Secretário do Ministério da Defesa, Czeslaw Mroczek (Czesław Mroczek). As entregas dos sucessores do  Mi-24 foram planejadas para 2020.

No entanto, atualmente espera-se que os novos helicópteros de ataque possam entrar em serviço dentro de dois ou três anos. Os candidatos ao programa são:

  • AW129 Mangusta/T-129 ATAK (Itália / Turquia),
  • AH-64E Apache Guardian (EUA),
  •  Tiger (consórcio europeu Airbus).

4 Comentários

  1. E aí “alguém” começa a colher os frutos de toda essa manipulação no tabuleiro de xadrez.

    E se destruirem tua ponte, eu te vendo o serviço e o cimento.

    Parece máfia italiana vendendo segurança para quem não precisava.

      • Blue Eyes, desculpa mas nesse caso eu me referia justamente às potências da OTAN.
        Você se alia a OTAN, a gente cerca o Urso, pôe um escudo anti-mísseis aí, cria outro ponto de dispersão das forças vermelhas, e de quebra, mas não menos importate, a gente vai te vender arma, muitas armas, e manter nossa indústria, que está meio baqueada, rodando.
        A Polônia não está assim muito bem das pernas então eu aposto que vai optar pelo Mangusta, senão por uma quantidade reduzida de Apaches.

Comentários não permitidos.