Crise com Indonésia pode afetar comércio com Ásia, diz especialista

Recentes desavenças diplomáticas podem prejudicar as relações comerciais brasileiras com Asean, um dos blocos que mais cresce no mundo, opina a especialista em relações internacionais Danielly Silva Ramos Becard.

Dilma RousseffDilma Rousseff se recusou a receber as credenciais do embaixador da Indonésia e irritou líderes políticos do país asiático
As relações diplomáticas entre Brasil e Indonésia vêm se deteriorando desde a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, no dia 17 de janeiro. Em represália, o governo brasileiro se recusou a receber as credenciais do embaixador da Indonésia. O país asiático retaliou com a ameaça de cancelar a compra de 16 aviões da Embraer.O que começou como uma desavença bilateral pode ter consequências mais amplas para o Brasil, opina a especialista em relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Danielly Silva Ramos Becard.Em entrevista à DW, ela explica que a atual situação da política externa brasileira poderia desencadear reações econômicas nas negociações com países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) – um dos blocos econômicos que mais cresce no mundo.DW: Os acordos econômicos entre o Brasil e Asean cresceram nos últimos anos. Hoje, o Brasil exporta minério de ferro, farelo de soja e o grão de soja para o bloco econômico asiático. Como o impasse diplomático poderia influenciar nas relações comerciais brasileiras?Danielly Silva Ramos Becard: A pressão política feita pelo Brasil sobre o governo da Indonésia pode confrontar outros países da Asean. Os argumentos para a condenação do brasileiro à pena de morte valem igualmente para outros países-membros que também aplicam a pena capital contra traficantes. No geral, o sistema judiciário da Indonésia é semelhante ao de outros países do bloco econômico asiático formado por dez membros, entre eles Tailândia, Filipinas, Malásia e Cingapura. Caso haja uma solidariedade desses países-membros com a Indonésia, o Brasil poderia sair prejudicado em diversos setores econômicos. Entretanto, nós não podemos prever uma reação direta da Asean, já que o bloco prioriza as relações econômicas, postura essa que deveria também ser tomada pelo governo brasileiro.Como você avalia a recente atitude do governo brasileiro com relação à Indonésia?O Brasil não tem o direito de intervir na política interna da Indonésia. Considero a atitude da presidente Dilma Rousseff como dúbia. Ela não tomou nenhuma decisão concreta nas relações com a Indonésia. O credenciamento do novo embaixador no Brasil foi apenas adiado sem qualquer justificativa, e o episódio foi considerado um constrangimentonas relações diplomáticas.Além disso, o Brasil vai na contramão dos seus próprios preceitos. O governo brasileiro também assume uma postura de não deixar que pressões internacionais interfiram nas políticas internas, exatamente a mesma postura que agora é adotada pela Indonésia.Existem normas jurídicas e diplomáticas que deveriam ser ponderadas nas ações do governo brasileiro. Isso mostra que o desenvolvimento comercial no Brasil foi deixado em segundo plano pra defender os interesses político-sociais, não importando as consequências das atitudes do Itamaraty.Com relação ao caso da Indonésia, como você avalia o desempenho do Ministério das Relações Exteriores?

Brasilien Danielly Silva Ramos Becard EINSCHRÄNKUNGBecard afirma que o Brasil mostra dificuldades em separar as agendas internas e externas

A situação entre o Brasil e a Indonésia demonstra a dificuldade do governo brasileiro em lidar com situações internacionais que, na verdade, são de praxe no governo de qualquer país. A presidente Dilma já recebe severas críticas quanto a seu desempenho nas relações exteriores. Neste caso específico, politizou-se uma situação que poderia ter sido contornada de uma forma mais cética.Qual seria uma possível solução para o impasse?A melhor forma de lidar com situações tão delicadas no cenário internacional é focar nos interesses do desenvolvimento do país e aprender a separar os interesses comerciais dos interesses político-sociais. Essa é uma lição que a China já aprendeu.O maior país da Ásia oriental recebe muitas críticas em relação à violação de direitos humanos, mas não deixa que as relações internacionais abalem os acordos comerciais. Apesar de ter uma agenda política extremamente complicada, a China não deixa de ser produtiva na área de investimentos.No caso da Indonésia, pode ser que as boas relações entre os países possam ser retomadas, caso o Brasil haja com rapidez. Fato que poderia evitar qualquer efeito na parte comercial. Impasses diplomáticos como esse acontecem com frequência entre países, mas a duração das desavenças depende dos jogos diplomáticos.Fonte: DW

 

29 Comentários

  1. Por que a Dilma não reclama sobre as inúmeras torturas, vilolências e assassinatos que ocorrem em nossas prisões?
    Nossas prisões são escolas do crime e servem de base de comando para bandidos.

    Tudo bem, a fonte é ocidentalizada e pode não merecer muita confiança, mas se o boato sobre a negação das compras de equipamentos militares brasileiros for verdade quero ver alguém reclamando do embargo americano a venda de aviões para a Venezula.

    Com a bagunça que é o Brasil criar um incidente diplomático por causa de um traficante é muita incompetência.

    Posso estar desinformado e quem quiser me corrija, mas não vejo nenhuma iniciativa forte para mudar nossas leis e construir mais presídios.

    Já trabalhei para o PT e posso dizer que eles tem muita preocupação com o lado social e com os pobres. Por que não fazem nada?

    • Esta fonte aqui é ocidentalizada MOR. Aprenda com ela:

      “A Rússia nos esmagaria na hipótese de um eventual confronto”

      Sir. Michael Graydon, ex-comandante sênior da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF)

      😀

      • Cara você é uma piada.
        Não vê que eu estou rindo da sua perseguição.

        Se você não tem argumetos sempre será um perdedor.

    • Concordo contigo, meu caro. A Dilma, se quer se preocupar com as condições humanas de criminosos deveria começar pelos daqui, para ter moral de falar lá fora, mesmo sem direito. Antes, eu acredito que deveria buscar uma justiça mais efetiva e humana para as vitimas, ou parentes das vitimas desses criminosos, neste país cruel com as vitimas e leniente com a criminalidade dos mais diversos niveis, mas principalmente com os criminosos da classe A, esses da alta burguesia nacional, onde a politicalha se enquadra,

      • Caro Julio.

        Concordo que temos que começar pelos criminosos calsse A pois este estão em todos os lugares e não tem distinção de partido.

        Eu já conheci pessoas que foram presas e sairam da prisão piores do que quando entraram, Sofrem torturas e violências incriveis. Na verdade nossos presidios são escolas do crime onde o preso não aprende nada, sai mais revoltado e com dificuldade de arrumar emprego.
        Ou voltam ao cirme ou passam necessidade
        Sofrem violências piores que as da CIA, muito piores.

        Acho certo que a Dilma proteste contra a morte de um brasileiro, mas tem que parar por aí. Queria que ela trabalhasse para melhorar nossas leis e não para mudar as leis dos outros.

        Até acho que os problemas com Indonésia podem ser apenas ameaças e possivelmente não resultarão em nada, mas tomara que sirva de lição para o governo.

        Saudações

    • (…) Já trabalhei para o PT e posso dizer que eles tem muita preocupação com o lado social e com os pobres. Por que não fazem nada? (…)
      .
      .
      É sério joanzinho … você já trabalhou para o PT ? … e agora joanzinho já que você esta desempregado fala para nós, como é a mucataia la dentro …. vai , diz ai … tou curioso . 😉

      • Não estou desempregado, tenho duas faculdades e três profissões.
        Trabalhei no PT faz quinze anos.

        Quer saber quanto dinheiro eu temho?
        Quanho mais que você, não tenha dúvida.

    • Olha Deagol, queria ter mais peças desse quebra cabeças pra poder ter mais certeza, mas realmente é de uma idiotice sem tamanho, tão grande quanto a trapalhada com os EUA na época da espionagem (que pra mim poderia ter tido respostas plausíveis – como estabelecer leis para os dados serem guardados aqui, data centers no Brasil, etc – mas foi dada uma resposta que só prejudicou a agenda comercial brasileira).
      Acredito que possa haver algo maior por detrás dessa história, é burrice demais pro meu cérebro cogitar que ela está fazendo isso por meros traficantes. Sds

    • Bundão voce conhece as prisões Americanas claro que não né bundão senão não diria isso.
      Voce conhece so a maquiação que eles mostram em suas midias manipuleiras.
      Apenas alguns paises Europeus tem sistema carcerario humanizado.
      Bundão deixa essa manipulação midialitica que voce rende homenagens e va se informar melhor seu capaxo.

  2. A Indonésia é um grande cliente de duas das poucas empresas nacionais que produzem tecnologia de ponta em nível internacional, que são a Avibras e a Embraer. E o Governo Dilma, parece desprezar os princípios universais de autodeterminação dos povos que inclui o integral respeito à soberania de um Estado e as suas leis, e como “retaliação”, pela morte através da aplicação da pena capital da Lei indonésia, chamou o embaixador brasileiro em Jacarta e negou as credenciais ao embaixador deste mesmo País, para que o mesmo fique como tal no Brasil. O que fez com que o Estado Indonésio, chamasse o seu representante de volta, pois esse tipo de atitude só se toma em relação a um Estado inimigo, em tempos de guerra. E como retaliação, a Indonésia afirmou que irá estudar o cancelamento da compra de moderníssimos sistemas brasileiro de artilharia de saturação produzidos pela AVIBRAS e outros caças Super-Tucanos da EMBRAER. A Avibras está passando por uma crise financeira muito difícil e precisa desta venda de um bilhão de reais, para manter centenas e quiçá mesmo um milhar de trabalhadores de mão de obra altamente qualificada e difícil de formar, empregados. Muitos são chefes de famílias e cidadãos exemplares. Enfim, homens de bem que caso o Governo Indonésio opte por cancelar tal compra, poderão ficar sem seus trabalhos, devido à solidariedade do governo brasileiro a um velho e calejado traficante, consciente das leis do País destino da entrega de sua encomenda imunda, que recentemente foi executado pelas mesmas. Além de desrespeitar o fundamental e universal princípio da autodeterminação dos povos, a soberania de um País e suas leis, o governo Dilma, ameaça a estabilidade dos postos de trabalhos de brasileiros. Brasileiros estes que sofrem diaria e duramente a violência urbana, cuja matriz é justamente o tráfico de drogas, do qual um de seus agentes é o pivô de toda essa infantil, amadora e vergonha crise para a Diplomacia brasileira que tem entre seus maiores expoentes, o Barão de Rio Branco. Esses trabalhadores brasileiros poderão ficar sem seus trabalhos, pelo simples fato do governo brasileiro se solidarizar para com um traficante que foi legalmente executado por outro Estado constitucional. Trabalhadores estes, que também são cidadãos e muitas vezes são vítimas da violência urbana ( assaltos, sequestros, latrocínios, furtos, arrombamento e etc. ) da qual o tráfico de drogas é a matriz. Trabalhadores que em sua maioria, agradecem a Deus por seus empregos e saem de casa sem saber se voltarão ou não por medo da violência urbana, agora ganharam mais um medo, pois estão ameaçados de perder seus trabalhos por conta justamente daquela figura macabra que no plano da violência, mais os apavoram: um traficante! De um traficante. O arquiteto e executor de toda a violência que gera insegurança e medo em todos nós estudantes e trabalhadores, agora sofisticada e internacionalmente, como se já não bastasse os medos e inseguranças, causados no plano urbano, agora causam tais no plano profissional, a competentíssimos trabalhadores, extremamente bem formados e qualificados que agora além de saírem de casa sem saber se voltarão ou não, desde ontem, estão saindo de seus lares sem saber se vão voltar ou não com seus empregos. Tudo isso por causa de um famigerado, nojento, imundo, porco e salafrário TRAFICANTE.
    Acredito que essa questão da Indonésia, foi o ponto mais baixo que um Governo colocou o Brasil.
    Nunca na minha vida eu imaginei que um Estado constitucional, soberano e consciente fosse se envolver em uma intriga e elevar tal ao nível de tensão diplomática, por conta de um TRAFICANTE.
    Não tenho outras palavras para resumir o meu sentimento de brasileiro para com o Governo Dilma Rousseff, em relação a esse bandido que foi legalmente executado pelas autoridades de um Estado soberano como a Indonésia, por ter infrigido as Leis do mesmo.
    • Nojo, nojo, nojo, nojo, nojo, nojo, nojo, nojo, nojo, nojo e nojo da postura da Presidenta Dilma Rousseff nesta questão.

    Este Brasil cujos cidadãos matam-se entre si, na ordem de 60.000 adiante por ano, sendo que destes 60.000, 80% são questões ligadas ao tráfico de drogas, ameaçar seus competentíssimos trabalhadores – que também vivem assolados por tal famigerada violência oriunda do tráfico de entorpecentes – da altamente qualificada indústria bélica, de ficar sem seus trabalhos por conta de um calejado e experimentado TRAFICANTE DE DROGAS, é mais que mais uma simples vergonha, é o cúmulo do nojo!
    • Pedir clemência e uma segunda chance para um bandido inescrupulosos que matou o próprio irmão, educado e consciente a um Estado constitucional e legal por este defender sua soberania e cumprir suas Leis, por pura imitação de praxe internacional é o fundo do poço do mais podre dos esgotos.
    Nós mesmos como cidadãos, em nossas distintas realidades, sabemos muito bem que traficante algum possui “clemência” dos viciados que o lhe compram drogas quando estes ficam em débito com os mesmos, seu destino é sempre a morte brutal. Para evitar, este fim mortal, esses viciados saem doidos às ruas, dispostos a matar e matando qualquer um que apareça na sua frente e que aparente possuir algum bem de valor ou dinheiro suficiente para pagar suas dívidas. Sua lei é : “Salvar minha vida tirando a dos outros “, não importa o custo, as consequências e assim vão e fazem o que fazem, destruindo famílias de pessoas de bem com seus assaltos, latrocínios, furtos, arrombamentos, sequestros e tudo quanto. E nós que estudamos e trabalhamos que sabemos quanto custa tudo e quanto tempo nos levou de trabalho e dedicação para comprar e ter tal, que estamos expostos à brutal e intensa violência arquitetada e executada por esses canalhas, que são esses TRAFICANTES e disseminada pelos seus viciados, vermos o governo do nosso Estado fazer pirraça e criar uma tensão diplomática com o Governo de outro Estado que executou um desses nossos famigerados TRAFICANTES em seu País, por tal ter infringido as suas leis é o cúmulo da imundície e baixaria que um governo pode submeter a diplomacia nacional. E ainda de quebra, ameaça centenas e mesmo milhares de postos de trabalho dos profissionais ultra qualificados como são os da indústrias de defesa, deixar esses trabalhadores sem os seus Direito constitucional do Trabalho, por conta dos mesmos que o esporadicamente os tiram o seu também Direito constitucional à Segurança, é o ponto mais imundo e nojento que o um governo pode jogar tanto o seu Estado quanto os seus cidadãos. Essas atitudes reais são tão negativamente surreais que de fato, vez ou outra, eu prefiro não acreditar que um governo brasileiro tenha feito isso ao BRASIL.
    O mínimo que a Presidenta Dilma Rousseff deveria fazer, para tentar desfazer o mal-estar que criou, era escrever uma carta com seu próprio punho, admitindo eufemisticamente sua infantilidade e amadorismo na decisão de chamar o embaixador brasileiro em Jacarta, e abertamente pedir desculpas ao Estado Indonésio, por negar as credenciais nacionais ao embaixador do mesmo. Porque esta última decisão foi originalmente NOJENTA.
    Um embaixador não é um funcionário de governo e sim de Estado. Ao fazer isso, o governo Dilma Rousseff ofendeu a todo o Estado Indonésio e seu povo, em total desacordo para com o Brasil e os valores da maioria do povo brasileiro.

    • Eles não vão deixarem de comprarem material belico Brasileiro meu caro.
      Apenas pode haver mal estar diplomatico.
      E nem vai influenciar em nada como a manipulação da materia afirma com o sudeste da Asia e nem com o Oriente-Medio pois a Indonésia é o mais populoso pais mulçulmano.
      O Brasil deveria romper relações diplomaticas com a Indonésia sim como fizemos no passado com a Africa do Sul e isso influenciaria outros paiaes a fazerem o mesmo.

  3. (…) Recentes desavenças diplomáticas podem prejudicar as relações comerciais brasileiras com Asean, um dos blocos que mais cresce no mundo, opina a especialista em relações internacionais Danielly Silva Ramos Becard. (…)
    .
    .
    O Brasil agora terá dificuldade de fazer negocio com a Asia ! … qual é o PIB da Indonésia no contexto Asia ?
    .
    realmente a dilminha tem pisado feio nos assuntos externo e até interno, recuada com os gritos das hienas teleguiada, a dilminha esta tímida;más dai … criar um problema com a Asia … por favor senhora especialista em relações internacionais … rsrsrsr …Dna. Danielly Silva Ramos Becard. …. se esforce mais um pouco … rsrsrs … a senha pode vai … rsrsrs … um estagiário escreveria melhor . 😉
    .
    Na próxima quem sabe ..? , a senhora consegue vai … eu estarei aqui torcendo pela senhora. 😀
    .

    .
    Esses Ispefcialistas … 😉

    • Um cara que não sabe de nada e só repete boatos e mentiras vem criticar uma jornalista do DW.

      Depois de dizer que existem “urubus guiados por GPS”, que “Puitn é Jesus Cristo” e que “Jesus era socialista” você não tem a mínima credibiliade.

      Na verdade é o famoso e renomado pastel de vento.
      Merece sua fama.

      • Hahahahah … eu falei que Putin é Jesus cristo foi ? … hahahahah … será que falei ? …. tá Joanzinho ..hahahah… mais uma coisa você tem que convir, que ele esta fazendo muita gente lá na Ucrania e na OTANZINHA anadra sobre ovos… ele está … Hahahah … ai de quem quebrar um deles … hahahah

      • Com certeza a jornalista do DW pra voce é a deusa da geopolitica e fonte idonea e não denominacional né capaxo bostérico.

    • O cerne centra disso todo é que no Brasil não tem um estadista, isso esta mais do que comprovado nas atitudes da Dilma, e o que é pior não tem na Brasil alguém de cunho estadista que possa fazer um pacto de união nacional … quem tem cacife para isso neste pais ?
      .
      A politica esta bi-partidarizada nas ruas, as eleições já acabaram mais ainda existe aqueles que não se conformaram com os resultados e ainda falta por parte das lideranças políticas que queiram um pais mais democrático se manifestarem sem que necessitem para que haja a governabilidades no Brasil, um empenho cívico e democrático sem que apelem para a barganha ( corrupção ) .
      .
      Divisão social sempre houve, luta de classe isso é antigo e em todo cante existe, latente como esta no Brasil ou escamutiado como é nos EUA, se bobear até nas tribos dos índios de hoje, tenha.
      .
      A Dilma ficou paralisada, não foi ao povo como eleita democraticamente, não fez o dever de casa com a classe produtora e trabalhadora ( indústria e comercio. empresariado em geral ), até aqui o compromisso que ela assumiu foi com o sistema monetário em especial o especulativo, este que está por trás de muitos problemas que instalou-se não só aqui como o mesmo da Europa.
      .
      A Dilma corre o serio risco de não completar o seu mandato porque ela ainda não mostrou para os de casa,a maioria dos brasileiro que voltaram nela, a responsabilidade de governar como deve ser em qualquer pais democrático, com autoridade constituída e democrática e de se fazer respeitada como todo líder dever ser, caso não fizer outros farão, e isso é um problema pois até aqui não existe neste pais uma autoridade de cunho estadista que demostre capacidade de liderara a maioria, coisa de nacionalismo..

      • Bresser-Pereira: O ÓDIO DOS ENDINHEIRADOS AO PT.
        .
        .”De repente, vi um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, contra um partido e uma presidente. Não era preocupação ou medo. Era ódio.”

        (*)fonte :Eleonora de Lucena, da Folha de São Paulo / cartamaior [ http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Bresser-Pereira-o-odio-dos-endinheirados-ao-PT/4/32972 ]
        .
        .
        (…) O pacto nacional-popular articulado pelos governos do PT desmoronou pela falta de crescimento. Surgiu um fenômeno novo: o ódio político, o espírito golpista dos ricos. Para retomar o desenvolvimento, o país precisa de um novo pacto, reunindo empresários, trabalhadores, setores da baixa classe média. Uma união contra rentistas, setor financeiro e estrangeiros.
        .
        A visão é do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, 80, que está lançando “A Construção Política do Brasil”, livro que percorre a história do país desde a independência. Ministro nos governos José Sarney e FHC, ele avalia que o ódio da burguesia ao PT decorre do fato de o governo defender os pobres. (…)

        .

        .

      • “O ÓDIO DOS ENDINHEIRADOS AO PT”

        Engraçado por você e mais alguns outros demonstram bastante ódio contra os endinheirados.

        Inclusive culpam a classe média pelos problemas do Brasil.

        Mas não é ódio, é inveja mesmo.

      • Que propaganda mentirosa, imagino os burros que escrevem e acreditam nisso.

        O ódio se deve ao fato das pessoas pagarem impostos e não terem retorno e de muitos investidores terem sido assaltados pelo governo.

        Cada coisa que a propaganda PTista inventa, até parece que não conheço.
        Querem é manipular os ignorantes como sempre.
        Populismo mais ridículo que o da Venezuela, típico de governo que está perdendo.

        Um pastel eles já conseguiram.

      • Huahuahuahauhauhauh que coisa mais ridícula helveciofilho;

        Tem alguém mais endinheirado que os petistas no poder? Faça-me o favor!

        Ser rico não é pecado, não é ilegal e nem imoral – assaltar estatais sistematicamente isso sim é crime viu!

        Joga esse livrinho no cesto de lixo que é o lugar dele!

        Para retomar desenvolvimento só com educação, pragmatismo, meritocracia, livre comércio e Estado mínimo…

        “Pacto-nacional-popular”! uheuheuhuhe adoram inventar um ente etéreo e salvador ao invés de trabalhar duro.

        Com o perdão da palavra mas quem FODE o povo, é o governo e não o empresário, o “burguês” ou o raio que o parta!

        O PT foi quem subtraiu dos pobres cifras “nunca antes vistas nas história destêpaís!”

      • Caro Mangano.

        Eles estão vendo que podem perder o poder e querem começar uma luta de classes colocando os pobres em guerra com os ricos.

        É igual ao maduro inventando que os americanos querem invadir a Venezuela.

        Querer que o governo invista em saúde, educação, segurança e saneamento faz a gente ser traidor da pátria.
        Não entendo essa lógica.

        Saudações.

  4. “E o Governo Dilma, parece desprezar os princípios universais de autodeterminação dos povos que inclui o integral respeito à soberania de um Estado e as suas leis, e como “retaliação”, pela morte através da aplicação da pena capital da Lei indonésia, chamou o embaixador brasileiro em Jacarta e negou as credenciais ao embaixador deste mesmo País, para que o mesmo fique como tal no Brasil. O que fez com que o Estado Indonésio, chamasse o seu representante de volta, pois esse tipo de atitude só se toma em relação a um Estado inimigo, em tempos de guerra.”

    Muito bem citado!

    “E como retaliação, a Indonésia afirmou que irá estudar o cancelamento da compra de moderníssimos sistemas brasileiro de artilharia de saturação produzidos pela AVIBRAS e outros caças Super-Tucanos da EMBRAER. A Avibras está passando por uma crise financeira muito difícil e precisa desta venda de um bilhão de reais, para manter centenas e quiçá mesmo um milhar de trabalhadores de mão de obra altamente qualificada e difícil de formar, empregados. Muitos são chefes de famílias e cidadãos exemplares.”

    Finalmente podemos quantificar o quanto um traficante vale em perdas para o Brasil, quando associado à uma PresidAnta que possui a diplomacia de um gorila fazendo bordado (desculpem… talvez um gorila de fato consiga isso!)

    Que nos sirva de lição. Populismo e seus praticantes devem ser tratados como agiotas. Se aceitarmos o “empréstimo” vamos pagar muito caro.

    Este vídeo é ESPETACULAR, e esclarecedor: http://bit.ly/1M17cky

    Vou adicionar essa menina no meu “face”.

    Abraço galera!

  5. Amigos PERGUNTAS? Se um criminosa mata um trabalhador e o estado lhe da mais direitos que a vitima,Se o estado tira do trabalhador o direito de se defender dos criminosos com punições que deveriam ser aplicadas aos criminosos,Se o estado primeiro corre em proteção ao criminoso e esquece o trabalhador,Se o estado passa o criminoso na frente de todos os trabalhadores para consulta medica,E se o estado só encina aos trabalhadores a não reagir quando estiveres sendo roubado ou tendo sua esposa ou filha cendo estrupadas,QUE TIPO DE GOVERNO É ESTE E QUAIS AS SUAS INTENÇÕES,na umilde opnião deste idiota aqui é que a intenção deles é de se protegerem quando estiverem cometendo seus crimes como por EXEMPLO desviar verbas publicas,vender empresas do estado tipo PETROBRAS super faturar obras,AO PRESIDENTE DA INDONESIA MUITO MAS MUITO OBRIGADO POR TER FEITO MESMO QUE INDIRETAMENTE UM BAITA FAVOR AO POVO BRASILEIRO OBRIGAÇÃO ESTA QUE DEVERIA SER DE NOSSOS GOVERNANTES.

1 Trackback / Pingback

  1. Crise com Indonésia pode afetar comércio com Ásia, diz especialista | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.