Corpo de Fuzileiros Navais Espanhol apresenta plano de modernização dos seus meios blindados

M60A3

A Marinha espanhola anunciou um plano de modernização das capacidades do Corpo de Fuzileiros Navais ( Infantería de Marina española ) com o objetivo de adaptar as unidades anfíbias aos novos cenários de combate. Nesse processo a força anfíbia espanhola propõe a substituição dos carros de combate M60A3 TTS que estão operacionais na força desde o inicio da década de 1990 por veículos blindados 8×8 armados com canhão de 120 mm. Algumas fontes citam que a Marinha Espanhola escolheu o Mowag Piranha 5 no qual será equipado com uma torre equipado com um canhão de 120 mm ainda não definido pelos espanhóis.

Mowag Piranha 5

Junto da substituição dos Carros de Combate a Marinha Espanhola está considerando a substituição dos veículos de assalto anfíbio AAVP-7A1 no qual os fuzileiros espanhóis operam 19 unidades (16 veículos de transporte de pessoal, 2 veículos de comandos e 1 veículo de recuperação). Os veículos serão substituídos por veículos mais novos do padrão AAVP7A1 RAM/RS segundo informações divulgas.

AAVP7A1 RAM/RS

Os planos espanhóis também incluem a modernização dos veículos 39 Piranha IIIC 8×8 que foram recebidos em dois lotes sendo o primeiro recebido no período de 2003/2004 e o segundo lote no período de 2007/2013 e necessitam de uma modernização de meia vida.

Piranha IIIC 8×8

Por último a Marinha espanhola pretende encomendar mais veículos blindados 4×4 VAMTAC ST5 para terminar a substituição dos veículos Humvee ora em uso pelos pelos fuzileiros delegando a missão de combate aos Vamtac e missões secundarias aos humvee.

VAMTAC ST5

 

 

6 Comentários

  1. Na Espanha trocam o Humvee (importado) por um modelo nacional Vamtac ST5(produção própria), no Brasil compramos o Lince(importado) e jogamos no lixo o Tupi(produção própria). Isto porque anunciamos aos quatro ventos que estamos dando prioridade a industria nacional.

  2. Caro Sergio.. esse lixo made in Brasil de politicos e militares e quem decide as compras no sector da defesa da prioridade é na propria carteira e regalias. A visão que tenhem é a visão de colono e de comerciante de feira. Quem lhes der mais regalias e propina leva e assim segue esses vermes de barriga cheia. Ainda vai aparecer canalha querer que o Brasil aproveite esses restos de ossos da Espanha.

  3. Nos temos carros de combate como o M 60 A3 TTS que poderiam ser modernizados para o CFN , mas preferiram comprar coarros como SK que nao estao a altura dos M60 e tambem querem fastar dinheiro atoa !

  4. O tupi realmente e uma versão do Sherpa renault, assim como o uro Vantac tambem. se vc procurar os primeiros modelos eram uma cópia dos Hummer. Hoje devido a modificações realizadas pela industria espanhola , o veículo é diferente do original. Jose Luiz o problema dos M60A3TTs para os fuzileiros era na época dinheiro e as embarcações da marinha, devido ao maior peso dos M60, que são mais de duas vezes pesado. Gasta mais combustível, muito mais mesmo, e muito mais manutenção. Quanto maior mais manutenção.

  5. Se investissemos no Tupi , daqui a algum tempo as modificações mudariam seu aspecto, assim como o uro vantac de hoje e completamente diferente do vantac da decada de 90. Hoje ele parece um outro veículo. estas modificações foram feitas com o tempo depois do exercito espanhol utiliza-lo. adequando-o ao seu uso.

Comentários não permitidos.