Coreia do Sul e EUA iniciam novo exercício militar conjunto

Mustang Mayhem
Imagem dos F-15E Strike Eagles do 4 º Fighter captada na operção conjunta “Elephant Walk”, ( Foto USAF, sargento. Elizabeth Rissmiller)

Apesar da aparente redução da tensão gerada após a recente campanha de ameaças por parte de Pyongyang, a Coreia do Sul e EUA iniciaram nesta segunda-feira um novo exercício militar naval de cinco dias no Mar Amarelo, cujo objetivo é evitar ataques submarinos.

Os exercícios, que se estenderão até sexta-feira, “fazem parte das manobras rotineiras anuais para elevar a preparação perante infiltrações submarinas do inimigo”, indicou uma autoridade do Exército sul-coreano à agência local Yonhap.

De acordo com fontes militares, as forças conjuntas de Seul e Washington mobilizarão para este exercício um submarino nuclear, destróieres e aviões de vigilância marítima desdobrados nas bases americanas, assim como submarinos, aeronaves e navios da Coreia do Sul.

Esse novo exercício conjunto é iniciado somente uma semana depois que, no último dia 30 de abril, os aliados completassem suas manobras anuais de dois meses (Foal Eagle), as quais foram duramente criticadas pela Coreia do Norte por considerá-las um ensaio de invasão ao seu país.

O regime de Kim Jong-un respondeu ao Foal Eagle com uma intensa campanha de ameaças de guerra, a qual se prolongou até meados de abril e elevou a níveis máximos a tensão na península coreana.

Após finalizar sua campanha de ameaças, a Coreia do Norte seguiu exigindo o fim das manobras militares conjuntas entre a Coreia do Sul e EUA, um pedido que foi respondido hoje pelo porta-voz do Ministério da Defesa de Seul: “os exercícios continuarão enquanto Pyongyang manter sua postura hostil”.

EFE

Fonte: Terra

12 Comentários

  1. os estados unidos querem uma guerra mundial pois assim eles ganham dinheiro se deram bem em duas acham que podem continuar assim ,a china já avisou que nao quer nenhum pais causando problemas ,mas os gringos continuam pois apenas desse jeito o japao e a coreia do sul continuara debaixo do seu guarda chuva tanto estados unidos quanto israel apostam suas fichas e apostam muito alto

    • Pé de Cão…

      Pelo contrário… Guerra é perder dinheiro. Para qualquer governo, guerra é um negócio caro, que consome rios de recursos que poderiam servir a outras áreas.

      A rigor, os americanos talvez sejam os que menos desejam uma guerra naquela localidade nesse momento… Se invadem a Coréia do Norte, terão que arcar com praticamente toda a despesa da ocupação, pois o sul simplesmente não tem a economia para manter o norte. Seria desastroso para todo mundo uma guerra por aquelas bandas…

      • RR
        Nao sei sua visao e inocente ,ou vc se faz pra defender os intereses Yanks por aqui.
        porem pra vc dizer

        Pelo contrário… Guerra é perder dinheiro. Para qualquer governo, guerra é um negócio caro, que consome rios de recursos que poderiam servir a outras áreas.”
        .
        Vc desconhece ou se faz que nao sabe. que Al-Qaeda foi criado pelos Yanks e que e fundamental ja que USSR nao existe mais ,para manter o Complexo industrial militar Americano em pe .
        Uma Guerra Para os Yanks sao maior deal que se pode se dar ao complexo militar Yank
        Mesmo nesses dias com economia capenga pedindo emprestado DIN DIN Pros Chinas : )

      • KLM,

        Eis os problemas de se fazer uma guerra:

        – Com o tempo, se torna politicamente indesejável. Guerras custam vidas, e por isso se tornam impopulares ( como disse o amigo HMS TIRELESS ). E nenhum governante, por mais bitolado que seja, vai manter um país em uma guerra a custo de sua carreira política.

        – Guerras custam dinheiro. Uma parte substancial da geração de dinheiro acaba consumida pela compra e atualização de equipamentos militares, acrescido do custo dos soldados mobilizados. E esse dinheiro vem de impostos pagos pelo cidadão comum; dinheiro esse que poderia ser usado sim em outros propósitos…

        Você fala como se toda a economia americana fosse baseada em produção bélica… Não é. A economia deles é provavelmente uma das mais diversificadas do planeta. Os produtos de defesa correspondem apenas a uma parte de um imenso todo… Tenho certeza que qualquer um já usou ou faz uso de algum produto “made in USA”, ou no mínimo criado por americanos e feito sob licença em algum outro lugar do mundo.

        Eu concordo que um país deve manter a sua defesa em dia, com a compra de equipamentos avançados e adestrando-se constantemente para manter sua capacidade de fazer guerra. Contudo, a guerra é a ultima coisa a ser pretendida, justamente pelo que expus acima.

      • RR
        .
        Guerras das Coreias 1950
        Guerra do Vietna
        Guerra de Granada 1983
        Guerras que CIA tiverao por tras
        Guerra do Iraque 1991
        Guerra do Afeganistão 2001
        e vc ainda ven com esa Ladainha = de que E nenhum governante, por mais bitolado que seja, vai manter um país em uma guerra a custo de sua carreira política
        E essas guerras ai acima RR forao de Chocolates e Flores .Alguns Locals Flowers Shop In US and hershey chocolate fizerao um bom DIN DIN em ? : )
        Em quanto o Complexo militar Yank sobreviveu so a Base de meras contribuicoes de grupos pacifistas : ), que com ese din din conseguirao desenvolver um modelo basendo no desenho do horten brothers, que hoje conhecemos como B 2 stealth bomber certinho entao meu caro RR: )
        .
        Quanto o o que vc dise

        Você fala como se toda a economia americana fosse baseada em produção bélica… Não é. A economia deles é provavelmente uma das mais diversificadas do planeta

        e verdade eu concordo , Porem setor militar por la tem A maior Prioridade se vc nao percebeu ainda : (. Tanto e que os CHINAS que hoje ando emprestando DIN DIN para la estao cansado de reclamar sobre os enormes Gastos no Setor Militar la, mais de 4 vezes ja saiu na impressa por ai , mais pelo visto vc nao leu esas noticias: (.Quanto Obama como o Bil Clinton forao presidentes que pegarao o pais em Guerra e tiverao sabias decisao, a respeito . Porem na mao dos Republicanos ,Iran e Siria serao os Procimos , e o Complexo Militar Yank Agradece, questao e se o CHINAS vao continua emprestando DIN DIN , como tao hoje : (

      • RR:

        Seu raciocínio é irretocável. Guerras são caras e domesticamente impopulares. Assim, não dê bola para que lhe chama de ingênuo ou de defensor dos EUA afinal, quem lhe imputa essa acusação já comprovou que a própria ignorância não se limita apenas ao português…

  2. O Ditadorzinho chinfrim deve tremer nas bases com uma visão magnífica como essa, de tantos Eagles juntos…

  3. a guerra sempre foi uma forma de se ganhar dinheiro desde que o homem começou a caminhar ereto ,ainda mais quando for no quintal dos outros ou usando a coreia do sul como bucha de canhao e o japao como barreira ,mas faz o seguinte abaixa o aplicativopara celular, a arte da guerra que foi escrito a mais de 2mil anos e voce vera e tirara suas proprias conclusoes e acabara percebendo que a ideia do vira lata é apenas para defender os sionistas instalados nos estados unidos,
    para um bom entendedor meia palavra basta ,do que adianta escrever um texto com palavras esquecidas pelo aurelio ,mas nao consegue interpretar um texto de cinco linhas

    • Pé de Cão,

      Quem ganha dinheiro em guerra é quem faz a arma e NÃO participa dela… Quem participa de guerras só perde dinheiro… A única ocasião na história na qual uma economia lucrou de fato com uma guerra foi a economia dos EUA da Segunda Guerra Mundial, país o qual não teve o seu território continental atacado e não precisou gastar com reconstrução. Todos os outros países tiveram suas economias arrasadas, precisando de anos para se recuperarem…

      Sun Tzu, pelo contrário, adverte sobre a ameaça que é a guerra; de como ela pode ser danosa para economia e para o povo que deseja guerrear… Por isso compôs a Arte da Guerra; para que se pudesse lutar da maneira menos danosa possível, vencendo rapidamente…

  4. KLM,

    No caso da Guerra da Coréia, a Coréia do Norte invadiu o Sul… Os americanos tão e somente responderam em auxilio a um aliado ( cumprindo resolução da ONU, aliás )… E não somente os americanos…

    Na primeira guerra do Golfo, o Iraque invadiu o Kwait… E pagou por isso… Metade do mundo ocidental foi pra cima do Iraque cumprindo uma resolução da ONU.

    No Vietnam, o Norte invadiu o Vietnam do Sul primeiro… Os americanos, como na Coréia, partiram em auxilio a um aliado…

    Os americanos não iniciaram nenhuma das grandes guerras do século XX… Todas elas foram iniciadas por ditadores e/ou pretensos dominadores globais…

    As exportações bélicas americanas são apenas uma parte de tudo o que eles exportam. Entre produtos de todos os tipos, as exportações americanas de produtos de defesa são uma parte minuscula do que toda a sua industria produz… Os americanos ganham dinheiro mesmo é vendendo produtos de todo o tipo e produzindo no resto do mundo…

    • RR

      No caso da Guerra da Coréia, a Coréia do Norte invadiu o Sul… Os americanos tão e somente responderam em auxilio a um aliado ( cumprindo resolução da ONU, aliás )… E não somente os americanos…
      .
      VC esqueceu que era doutrina Yank , impedir que o comunismo se Proliferace a todo custo tbm .
      .
      Na primeira guerra do Golfo, o Iraque invadiu o Kwait… E pagou por isso… Metade do mundo ocidental foi pra cima do Iraque cumprindo uma resolução da ONU.
      .
      VC nao leu a Respeito que nesse tempo o Iraq estava querendo vender o Oil por ouro ,com iso O dollar ficaria sem valor ,era isso que Libia um tempo desse estava tentado fazer
      e aconteceu o mesmo .imagina se pega na Regiao que desatroso ne? pro maior consumidor de OIL do mundo : (

      .
      No Vietnam, o Norte invadiu o Vietnam do Sul primeiro… Os americanos, como na Coréia, partiram em auxilio a um aliado…

      Secretario de defesa Norte Americano Robert Mcnamara confesso que nunca ouve ataque Vietnamita aos navios Yanks e que tudo foi pretesto de Guerra . para estabelecer presenca Yank na Regiao e conter o Comunismo,se vc nunca ouviu isso , Jesse Ventura Veterano da Guerra do Vietnam cansa de se referi sobre essa mentira nas entrevistas dele,
      .
      Os americanos não iniciaram nenhuma das grandes guerras do século XX… Todas elas foram iniciadas por ditadores e/ou pretensos dominadores globais…
      .
      hahahahahaha faz mi rir esa Meu caro RR nao e quere lhe ofender , mais parece que CIA e uma Ovelinha para vc
      .
      As exportações bélicas americanas são apenas uma parte de tudo o que eles exportam. Entre produtos de todos os tipos, as exportações americanas de produtos de defesa são uma parte minuscula do que toda a sua industria produz… Os americanos ganham dinheiro mesmo é vendendo produtos de todo o tipo e produzindo no resto do mundo…
      .
      Pode ate ser apesar das entrigas e ameacas por tras para nao comprarem produtos Militares que nao sejao deles , ate mesmo proibindo o uso de certas tecnologias ,como caso do Gripen que foi proibido de competir na India com O DINO F 18 usando tecnologia vinda de Israel.sem falar dos contratos de Milhoes e bilhoes de dollares com Arabia Saudita( povo la na pobreza e o din din so nas compras militares Yanks : ( ). nao falando no Sivan outra falcatrua. no fim concordo plenamente com vc que outros produtos Yanks sejao vendindo com quantidade e mais facil, perto do Militar parece que da Muita dor de cabeca para eles : (

  5. a guerra é ruim para quem perde e esta com suas forças sucateadas ,para quem ataca com misseis e coloca para lutar varios mercenarios e buchas de canhao de todo tipo isso ta sendo lucrativo para os americanos sim e faz tempo ,
    mas por outro lado eles estao colecionando inimigos nos quatro cantos do planeta,e um dia o feitiço podera voltar contra o feiticeiro

Comentários não permitidos.