Coreia do Sul de olho no F-35B para seu porta helicópteros classe Dokdo

Coreia do Sul de olho no Lockheed F-35B, para equipar o seu navio porta helicópteros Classe Dokdo de 14.000 toneladas, a idéia faz parte do planejamento estratégico da frota que prevê um melhoramento geral da marinha coreana que prevê a compra do F-35A para a Força Aérea.

O Plano de reequipamento é levado a cabo pela Agencia que Administra o Programa de Aquisição da defesa (DAPA – Defense Acquisition Program Administration), que prepara-se para lançar a terceira fase do F-X Coreano que deverá ser deflagrado em 2011, e se desdobrar, vislumbrando sua conclusão entre 2014 e 2019.

Em um evento neste sentido já se realizou este ano (no mês passado) quando um grupo de oficiais do Pentágono expôs aos oficiais coreanos membros do DAPA informações sobre o JSF – F35.

“A agência está conduzindo a pesquisa preliminar sobre o programa de aquisição de caças coletando informações sobre os caças estrangeiros, incluindo o caça F-35” disse a fonte do Coreia Times pedindo anonimato.A aquisição do F-35 para a Marinha coreana permitirá a conversão do porta helicópteros Classe Dokdo de 14.000 toneladas em Porta Aviões.

Fonte: Blogue do Vinna