Coreia do Norte faz novo lançamento de míssil balístico de um submarino

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico lançado de submarino ao largo da sua costa leste, na manhã de quarta-feira (horário local), disseram militares da Coreia do Sul, no mais recente de uma série de lançamentos de mísseis pelo país isolado, em desafio a resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O míssil foi disparado por volta de 5:30 (17:30 no horário de Brasília) perto da cidade costeira de Sinpo, onde imagens de satélite mostram uma base de submarinos, e viajou cerca de 500 km, afirmaram autoridades do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul e o Ministério da Defesa à Reuters.

O projétil aterrissou na zona de identificação de defesa aérea do Japão (Adiz), uma área de controle designada pelos países para ajudar a manter a segurança aérea, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A “tecnologia SLBM (míssil balístico lançado de submarinos) da Coreia do Norte parece ter progredido”, disse um oficial militar sul-coreano à Reuters.

O lançamento ocorre dois dias depois que Coreia do Sul e Estados Unidos começaram exercícios militares anuais no Sul. A Coreia do Norte classifica o ato como uma preparação para a invasão, e ameaçou retaliação.

A Coreia do Norte tornou-se ainda mais isolada após um teste nuclear em janeiro, o seu quarto, e o lançamento de um foguete de longo alcance em fevereiro, que reforçaram as sanções da ONU.

Ju-min Park e Jack Kim

Foto: Arquivo/Reuters

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

 

9 Comentários

  1. Realmente é de se admirar os avanços militares desse país,e nós aqui sem embargo nem nada somos forçados a incapacidade por causa dos nossos maus governantes !

  2. esses ditadores (avô, pai e agora o filho) da Coreia do Norte são malucos de pedra !

    comentei no outro post sobre a OTAN, e achar q é desnecessário essa organização militar em pleno séc.21. mas quando vejo esse regime autoritário fazendo testes nucleares, e balísticos e ameaçando os outros, me faz repensar.

    um país tem total direito de sua autodefesa, disso eu não abro mão. Mas manter seu PRÓPRIO povo em cárcere privado, sem condições humanas decentes de trabalhar e se alimentar, sem informações, impondo a FORÇA sua ideologia, e oq é mais GRAVE, punir com rigor de prisão ou até a morte, aquele que pensa DIFERENTE do regime, pra mim não pode ser tratado com ser humano uma pessoa dessas !

    se tiver ainda pessoas em pleno séc. 21 q defende esse tipo de regime, pra mim é um completo débil mental, pq não está lá passando oq um norte coreano passa.

    como diz aquele velho jargão popular, “pimenta no #$ dos outros, é refresco”

  3. “Ocidente desconfia de míssil norte-coreano lançado de submarino”

    Ué?!….mas os “ispfialistas” da Jane’s & Cia não atestavam que esta gente era incapaz de conseguir tais feitos?!… olha que seriedade, imparcialidade e isenção desta gente senhores… 😀

  4. Gostaria muito que nossos submarinos e fragatas fossem do tipo que lançam mísseis (internamente).
    Quando chegaremos lá???
    DAQUI 30 a 4o anos, quem sabe?
    Uma certeza, a nossa geração que anda na casa dos 60 anos — não terá esse gostinho….UMA PENA.

  5. Um duro golpe. O Império não esperava por esses avanços. Lindo mesmo é a nova geração de Subs norte-coreanos de 1.000 toneladas. Imagina só, em breve terão potencial para lançar um ataque nuclear de qualquer lugar do litoral japonês. Os japoneses tem que repensar essa “aliança” com os EUA, que na verdade não é aliança e sim uma ocupação que ja dura 70 anos. Já os países que a Russia ocupou na II guerra estão todos independentes e soberanos hoje,.

    • Nossa, parece que você realmente acredita nas inverdades que escreve não!? Coisa que de quem defende uma ideologia genocida e falida….

      A verdade é que com os arroubos norte-coreano e a crescente agressividade dos chineses, a tendência é não apenas de o Japão aprofundar suas relações com os EUA como também de aumentar o seu orçamento de defesa e portar-se de maneira mais assertiva no cenário da Ásia-Pacífico.

      E ainda falando no Japão, foram 70 anos de “ocupação” norteamericana que permitiram ao país crescer e se desenvolver, sendo hoje a terceira maior economia do mundo. Bem diferente dos pobres países do Leste Europeu, submetidos a 45 anos de brutal ocupação russa, que lhe sugou os recursos e os impediu de se desenvolverem. E hoje, perfeitamente integrados ao mundo civilizado através da UE, também recebem instalações militares dos EUA. Chato né?

  6. é um grande avanço . o brasil podia estar fazendo agora teste balístico com misseis , mas aqui é muito tranquilo demais . se acontecer uma guerra estamos perdidos .

Comentários não permitidos.