Controle das centrais nucleares da França passa aos EUA

A venda do ramo energético da companhia francesa Alstom à estadunidense General Electric (GE), anunciada na primeira metade de 2014, deve se finalizar em breve. O acordo põe em questão a independência da indústria nuclear francesa, já que o gerenciamento das centrais nucleares desse país passa aos EUA, junto com as turbinas da Alstom.

Segundo o coronel Allain Corvez, consultor do setor militar industrial da França, o acordo entra em contradição com as declarações da própria Alstom, feitas em 2013:

“Eu me apoio essencialmente sobre o relatório do Centro de pesquisa da inteligência francesa, que, após considerar todos os prós e contras, constatou que era claro que houve mentiras sobre a comunicação dos dirigentes da Alstom. Porque, em finais de 2013, eles tinham declarado que teriam que separar-se do ramo dos transportes [da companhia], mas que, no resto, o ramo da energia estava bem. De modo que nós vemos a contradição entre esse anúncio de finais de 2013 e o que passou depois, em 2014”.

O coronel acha que, “com certeza, há gente que foi beneficiada enormemente por todo esse jogo de ioiô”, quando a valor das ações da Alstom sofria fortes e súbitas quedas e subidas em meados de 2014.

Mesmo que a compra não tenha ainda sido realizada, já suscita uma forte polêmica. O coronel Corvez cita, em entrevista à emissora Sputnik, o nome de um relatório oficial: “Compra da Alstom pela General Electric: Extorsão Norte-americana. Alta traição”. E há muitos que chamam esta transação de “traição”, “ameaça” e outras coisas do estilo.

Contudo, a linguagem oficial supõe que se trata de investimento. Uma empresa estadunidense investe na indústria francesa. Mas, no resultado, fica com os instrumentos para manejar todo um ramo da indústria da França.

Acordo de compra e venda

A proposta inicial da GE foi publicada em 24 de abril de 2014. A empresa norte-americana quis comprar o ramo energético da empresa francesa por 13 bilhões de dólares. Logo depois, em 27 de abril, surgiu uma oferta alternativa, por parte da empresa alemã Siemens, que propôs à Alstom, em troca, uma parte do seu ramo ferroviário.

Em 30 de abril, a Alstom aceitou a oferta da GE por 16,9 bilhões de dólares (sendo 13,5 bilhões o preço do negócio).

O governo francês teve duas reações ao ser informado sobre as negociações entre a GE e Alstom. Primeiro, pôs-se na defensiva, emitindo, em 16 de maio de 2014, o decreto 2014-479, que ampliava a lista das situações em que o Estado pode vetar transações comerciais. São, principalmente, situações de investimentos que podem prejudicar os interesses estratégicos do país.

O documento foi imediatamente batizado de “decreto Alstom”, porque era uma evidente tentativa das autoridades francesas de proteger a indústria nacional.

Porém, já em junho o governo da França mostrou-se favorável à proposta da GE.

A transferência do setor energético francês aos EUA pode ter a ver com a reforma energética, que visa implementar mais instalações favoráveis ao meio ambiente no país. Assim, em fevereiro de 2015, a Alstom começará a utilizar a usina eólica marítima em Montoir-de-Bretagne, a primeira no país.

Corrupção

A empresa Alstom já foi alvo de fortes críticas e até foi acusada de corrupção. O caso mais recente é a multa de 772 milhões de dólares, aplicada pelo Departamento da Justiça dos Estados Unidos conforme o Ato de Práticas de Corrupção no Estrangeiro. A causa da multa foram os subornos pagados por funcionários da companhia para obter contratos em diversos países. A Alstom reconheceu a sua culpa.

Anteriormente, em meados de 2014, a filial britânica da Alstom tinha sido acusada de crimes semelhantes.

A empresa foi acusada também de fazer parte da chamada Operação Lava Jato, no Brasil, pagando propina à Petrobrás.

Cerca de 25% de toda a energia produzida no mundo e metade da produzida no Brasil passa por equipamentos da Alstom.

Fonte: Voz da Rússia

 

31 Comentários

    • Um incauto que ler seu comentário pode até achar que você está preocupado com os interesses franceses meu caro JOJO bipolar mas eu sei que o mesmo cheira a hipocrisia. Se ao invés de ser adquirida pela GE O ramo energético da Alstom fosse adquirido por alguma gloriosa estatal russa ou chinesa você estaria exultante ao dizer que se trataria de um passo dos gauleses “rumo aos BRICS”. Você não me engana….

      • Correto, I don’t give a fart for the French imperialist bourgeoisie’s interest. Mas e fato que de Gaulle sempre lutou contra aquilo que ele denominou “privilegio exorbitante” dos EUA imprimir dolar sem nenhum controle, sem nenhum lastro, distribuir praticamente gratis, 0,001% de juro, para corporacoes norte Americana comprarem industrias, e outros bens imoveis em paises estrangeiros. O caso dessa empresa francesa sendo adquirida por uma corporacao norte Americana e tipica daquilo que De Gaulle combateu.

      • Walfredinho meu caro esquerdista Pink, Camargo Correa e Odebrecht apenas conseguem fazer negócios e vencer concorrências aqui no Brasil já que aqui doam somas vultuosas às campanhas eleitorais do Lulopetismo e contam com as mamatas do BNDES.

        Lá fora a história é outra e essas empresas jamais conseguiriam competir com gigante capitalista de verdade como é o caso da GE.

  1. A França esta totalmente nas mãos dos EUA primeiro mundo perdendo o horgulho,e o senço de independencia,ainda bem que só temos o casco dos subs,pois a tecnologia embarcada é divercificada.

  2. Vai ter muito chororoh, a esquerda incopetente que adora execrar americanos e a chupar russos e chineses ira meter o pau e soltar eca pela boca ,kkkkkk, se fosse os chineses ou russos que tivessem adquirido o GRUPO , a turminha de parasitas iria ao delirio,kkkkkkk ! MAS COMO UMA EMPRESA DE UMA NAÇAO FALIDA COMPRA O MAIOR GRUPO ENERGETICO FRANCES $ suas preces nao sao atendidas ,kkkkk, a banana lixo caminha para o abismo crescendo 0,oo1 ao ano e a AMERICA em recessao cresce 3% , sr bolivarianus eh duro ,mas o destino da banania eh virar um TERREIRAO do SAMBA ,aonde abunda noiados ,ladroes e idiotas teleguiados ,kkkkkkk, ADORO ISSO TUDO !

  3. Esse caso da corrupta Alstom ( escândalo dos metrôs de SP);ser o mesmo fim da EMBRAER quando o seu staff de diretores( todos notórios amantes da “american lives “) entregarem de bandeja tal empresa para a BOEING ….. tô até vendo…. vão mudar o nome de EMBRAER para AMERICANAER . 😉

    • Pastel de vento também ficou dodóizinho porque a EMBRAER deu com a porta na cara do ministro fanfarrão russo? Tadinho! No mais vejamos a evolução da EMBRAER: de estatal falida a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, com uma divisão de defesa cada vez mais pujante que vende Super Tucano para a USAF e projetou o KC-390 com o auxílio da Boeing….Quer saber: Vamos americanizar as diretorias das nossas empresas!

      • Óbvio que a Alshton, como muitas empresas, é corrupta. O que eu estou discutindo é a birra que uns e outros deram para ter com a EMBRAER por ela não ter recebido o ministro russo.

      • Falou comigo também, por que eu passei a ter má vontade com essa empresa depois desse fato. Provou-se ser uma empresa dominada por um grupo que não se preocupa com nossos interesses, aliás divorciada de nossos interesses. Não me surpreende você ter dois pesos e duas medidas quando se trata de suas simpatias, minha cara, já que nos States as empresas “privadas” que trabalha para os interesses do estado americano seguem a cartilha di estado americano, e não exibem essa independenciavtoda que muitas vezes vocês que são adoradores desse país proclamam. A prova é terem que seguir as diretrizes de estado sob pena de serem sancionadas por esse, e exemplo não faltam, para aqueles que querem enxergar com isenção, o que francamente não é seu caso. Mas fiquemos assim, você reconhece que são corruptos, pra mim isso já é um começo. Sds.

      • HMS:
        “…e projetou o KC-390 com o auxílio da Boeing….”

        Fale mais sobre o assunto, esclareça por favor, que esta informação, eu desconheço.

  4. Não vejo qualquer culpa dos E.U.A,quem errou foi o Governo da França,que não usou sua força para evitar esse negócio entre duas empresas privadas,parabéns a G.E,que é uma senhora empresa.E bem feito para a ALSTOM,cadê a grana do Metrô de SP,assombração sabe para quem aparece né ALSTOM,parabéns G.E.

    • Nada como uma voz sensata após ouvir tantos ganidos e uivos de vira-latas quer esquerdistas, quer bipolaridade. Parabéns amigo Barca!

    • Sem duvida nenhuma, ao se analisar o resultado sem avaliar o contexto é certo chegar a essa conclusão, como aqui, que durante muitos anos fomos mergulhados na vassalagem pequeno burguesa que fez com que meia duzia de péssimos cidadãos nacionais entregasse o destino da pátria, e de seus outros milhões de cidadãos que não decidem, apenas aceita outros acoitam, tirando grande parte de nossas capacidades de manutenção de soberania e entregando nas mãos dos de sempre no mundo.
      Realmente eles estão certos, parabéns a eles por criarem a estratégia certa para comprar o mundo venal, errados estão os países que permitem que mascates sem ética vendam desde sua pátria, até sua nacionalidade.

      • FOMOS MERGULHADOS NA VASSALAGEM,kkkkkkk, oque se vive hoje na sua terra banania eh justamente vassaçagem,kkkkkk, os unicos quetiram proveito desta pseudo,independencia sao os atuais politicus bolivarianus,kkkkkk,ta tudo mundo ficando rico ,enquanto a massa utilizada em manobras ,afunda a cara em cocaina,craque ,futebol e carnaval,kkkkk, deixemos de ser hipocrita ,kkkkkk, a nao ser que ganhe para hipocritatizar ,aioaioaoaioaio,chuuuuuupa, safa !

      • Sujeito Saurio de pequeno encefalo, mesmo sabendo de tuas poucas capacidades interpretativas, mas grande capacidade distorcedora, tenho ignorado tuas observações pouco úteis. Por perceber nelas o seu pouco conteudo, alem do que, distorcido da realidade, qualquer realidade, a não ser a de seu mundico particular de ruminantes de pequeno encefalo. Então ficamos assim continue servindo de ridiculo até para aqueles que nutriam (por que até esses já percebem o ser que és) alguma simpatia por você, logico que por afinidades inexplicaveis, mas saiba que a continuar em sua trajetória de afirmação de sua pouca capacidade, terá de mim a resposta adequada na tentativa de te chamar à consciência sobre quem és, mesmo que já saibas e queirar ignorar este fato.

    • Caso Alstom:

      “O Brasil está sozinho na impunidade num grupo de 11 países que apuram as suspeitas contra a Alstom, conglomerado francês que é um dos maiores do mundo em transporte e energia.

      Enquanto até locais como Zâmbia e Indonésia já têm provas e punições sobre as suspeitas de a empresa ter pagado propina para obter contratos, uma investigação iniciada há cinco anos no Brasil não produziu efeito algum.

      As investigações sobre a empresa começaram em maio de 2008, quando o Wall Street Journal revelou que ela usava um banco e uma filial na Suíça para distribuir comissões para conseguir contratos entre 1995 e 2003. Até o ano 2000, a França autorizava empresas a pagar comissões para obter negócios.”
      ——————————-

      Se as propinas da Alstom para políticos e servidores públicos brasileiros envolvessem ou tivesem, meros indícios
      de envolverem forças políticas brasileiras (genuinamente) nacionais…Este caso da Alstom seria promovido como o “maior escândalo da história do Brasil” (“mais um maior de todos”!).

      Más como envolve as forças políticas tucanas, que estão a serviço do “império”, são tratadas com muita discrição pela grande mídia, que também trabalha pelo mesmo imperio…
      Nada de bombardeio midiático diário por meses e anos a fio!
      Só uma notinha aqui, outra lá e olhe lá…

      Isto sim é corrupção organizada, de alto nível…Nível imperial !

      • E aquele papo de ser “automaticamente atacado e desclassificado”, onde fica agora? Quer dizer que afirmar que um fascista antissemita é um fascista antissemita é “ataque e desclassificação”, ao passou que acusar as forças políticas opostas ao seu partido de serem estrangeiras é apenas algo corriqueiro? quanta falta de coerência da sua parte não.

        No mais, nada se pode fazer quando as forças políticas (genuinamente) nacionais são flagradas com a boca na botija ora comprando apoio parlamentar no Congresso (Mensalão), ora transformando uma estatal em engrenagem de financiamento da manutenção do poder (Petrolão, mas pode chamar de Mensalão 2.0 turbo).

        Quanto ao chororô para cima da mídia, já que a SECOM paga 1,2 bilhão de reais para o “cúmpanhêro” Edir Macedo dar emprego para o PHA, o Azenha, o Rodrigo Viana e tantos outros que passam as 24 horas do do dia adulando o partido de vocês na internet, hora de exigir a fatura não? E tem a EBC também…Ah! Esqueci que a EBC não tem audiência embora pague, sem licitação, 274 mil reais para o Emir Sader expor suas boçalidades.

        E de novo esse papo de “império”. Que império? O do comendador da novela das 8? Faça-me o favor!

  5. comparevel a essa TRAIÇAO é assim que se fala na frança uma traição dos engravatados da aston a frança nação

    mas voltando a comparação ,Fernando Henrique entrega tudo vendendo nossos satélites para o empresário laranja mexicano

    quase a mesma coisa ate pior pois se trata de energia nuclear

    TRAIÇAO APENAS ISSO !

  6. Aliás! Vendo agora que em prazo relativamente curto, em 11 países foram desbaratadas procedimentos corruptores ilegais da Alstom e associando com esta aquisição (ou tentativa) das centrais nucleares francesas da Alstom pela estadunidense GE.

    Não posso deixar de pensar, que nestas descobertas em cascata das maracutaias da Alstom em 11 países, está o dedo dos serviços de inteligência do EUA…Afinal eles monitoram o mundo inteiro para que? Business, money and power; é claro!

    E atingir a Alstom, enfraquecê-la para depois obter o controle sobre o setor de energia atômica francês é um objetivo mais do que apetitoso…

  7. A espionagem generalizada que as novas tecnologias permitem, o controle sobre as grandes empresas de mídia e infiltração no judiciário, utilizados em conjunto… Compõem um método, já com doutrina operacional formada, que proporciona grande poder de interferência oculta, na politica, no balanço de poder, na economia, no favorecimento de empresas estratégicas estadunidenses…

  8. Se não querem que um grupo estrangeiro compre sua planta energética então estatize mas não levante a bandeira dusamericanumalvadu.
    Isso está parecendo o choro da outra presidANTA da Argentina sobre os fundos abutres… se não quer suas empresas compradas não as abra para o mercado em bolsa. Fazem aquela festa e fanfarrice quando alavancam dinheiro abrindo ações no mercado e depois choram quando a incompetência e corrupção faz com que suas empresas quebrem e sejam compradas por especuladores….
    Esse tabuleiro não é para amadores..
    Abraço,

Comentários não permitidos.