Defesa & Geopolítica

Conselho de Segurança da ONU aprova sanções contra Coreia do Norte

Posted by

Aprovadas por unanimidade, sanções são resposta ao recente teste com míssil balístico intercontinental realizado por Pyongyang. Medida atinge petróleo e norte-coreanos que trabalham no exterior.

Sanções são resposta a teste de míssil realizado em novembro

Por unanimidade, Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira (22/12) novas sanções à Coreia do Norte. A medida é uma resposta ao teste com um míssil balístico intercontinental realizado por Pyongyang no final de novembro.

Apresentada pelos Estados Unidos e apoiada pelos outros 14 países do Conselho de Segurança, a resolução endurece ainda mais as amplas sanções internacionais contra o regime de Kim Jong-un.

As novas sanções buscam, entre outras coisas, restringir boa parte do fornecimento de produtos derivados do petróleo a Pyongyang e a repatriação dos norte-coreanos que estão trabalhando no exterior e que geram receitas que beneficiam o governo do país.

De acordo com os EUA, a resolução, em combinação com sanções anteriores, reduzirá em 89% o acesso do regime a gasolina, diesel e outros derivados do petróleo. As medidas incluem ainda provisões segundo as quais o Conselho de Segurança se compromete a cortar ainda mais o fornecimento de petróleo ao país em caso de novos testes com mísseis balísticos intercontinentais.

A resolução determina também que todos os países expulsem num prazo máximo de dois anos trabalhadores norte-coreanos. Segundo Washington, quase 100 mil norte-coreanos trabalham fora do país, a grande maioria na China e na Rússia. Os impostos que a Pyongyang impõe a essas pessoas geram ao regime mais de 500 milhões de dólares por ano.

Contra programa armamentista

“Pyongyang escolheu o caminho do isolamento”, disse a embaixadora americana, Nikki Haley, imediatamente depois do voto. De acordo com a diplomata, a resolução mostra que a comunidade internacional continuará respondendo às “ações agressivas” de Kim com sanções sem precedentes.

O objetivo das sanções é dificultar as autoridades norte-coreanas a conseguir financiamento para seus programas armamentistas e forçá-las a negociar.

“As sanções apertarão e tornarão ainda mais difícil que o regime consiga financiar os seus programas nucleares e de mísseis. Ao mesmo tempo, vamos garantir que não estamos tornando a vida ainda mais difícil aos pobres cidadãos norte-coreanos”, afirmou o embaixador britânico, Matthew Rycroft.

Neste ano, a ONU endureceu em várias ocasiões as sanções contra a Coreia do Norte devido ao aumento dos testes nucleares e com mísseis por parte do regime. A resolução desta sexta-feira é uma resposta pelo teste realizado no fim de novembro. Segundo Pyongyang e numerosos especialistas, o projétil lançado seria capaz de alcançar todo o território continental dos Estados Unidos.

Em setembro, o país asiático anunciou que foi capaz de desenvolver e detonar uma bomba de hidrogênio compacta o suficiente para ser instalada num míssil balístico internacional, elevando ainda mais as tensões na região.

Fonte: DW

 

 

4 Comments

  1. jose luiz esposito says:

    O Tiozinho do Norte tentará uma Ação de Falsa Bandeira , para acusar a Coreia do Norte de Agressora , fiquem Atentos , este TRUMPalhão acabará levando a Intervenção da China , aí eu quero ver a Cara do Tiozinho , colocará o Rabo entre as Pernas , pois somente Gosta de Moleza !

  2. Coreia do Norte fez uma reforminha parecida com a cubana em 2012. Pequenos negocios são liberados através de um impostinho. Não conseguem medir a economia do país e ficam conjecturando, falo dos grandes jornais. Fatos são os seguintes: 13% de aumento na construção de prédios publicos no ultimo ano e 8% no ano anterior, salto tecnologico no desenvolvimento de foguetes, eles fizeram um ICBM quem tem isso no mundo? 4/5 países, desenvolveram uma nova classe de submarinos de 1.500 toneladas 6 estao sendo fabricados simultaneamente… não tem uma crise de comida desde 2012… eles não parecem estar indo de mal a pior como dizem. É preciso dinheiro para bancar esses projetos e ao meu ver a Coréia do Norte esta crescendo.

    • Ademais de terem um excelente nivel enquanto a tecnologia de defesa cibernetica.
      Creio que somente uns 4 paises estão num nvl algo superior ao deles.

  3. Mais uma sanção, já perdi a conta de quantas foram e ainda assim a Coreia caminha. Essas sanções estão mais para Sansão, aquele que tinha a força na peruca e que terminou destruído junto com todos seus inimigos.
    Sds

shared on wplocker.com