Concorrência da Rússia, China e Japão não assusta

Para o Valor, de São José dos Campos

O aumento da concorrência no mercado de jatos regionais, na faixa de 70 a 120 assentos, com a entrada da Rússia, China e Japão nesse segmento, não assusta o presidente da Embraer, Frederico Curado. Segundo ele, os jatos da família 170/190 são tão ou mais avançados tecnologicamente do que todos os seus competidores juntos. “Fazer um avião de sucesso requer investimento, postura e experiência e isso não se aprende em um ou dois anos.”

Além da tarefa desafiadora que é fazer um avião, segundo Curado, é necessário que o produto esteja apoiado de forma eficaz por cerca 20 a 30 anos. “A Embraer atingiu o padrão de qualidade das linhas aéreas mais exigentes do mundo. Temos aviões confiáveis e uma estrutura de suporte ao cliente que inclui peças sobressalentes bem distribuídas no mundo, engenheiros e técnicos de campo bem treinados. Chegar nesse estágio não é fácil.”

Nos últimos quatro anos, segundo o executivo, o nível de disponibilidade técnica das aeronaves 170/190 foi de 99,8%. “Isso significa dizer que apenas 0,2% dos voos ou dois voos a cada mil tiveram que ser cancelados por algum motivo técnico”.

Para manter o padrão de qualidade alto dos seus aviões, segundo Curado, a Embraer, além de investir em novas tecnologias, também tem trabalhado no aperfeiçoamento contínuo das suas aeronaves. “Um exemplo disso é a capacidade dos nossos jatos de operar em pistas de baixíssima visibilidade em aeroportos europeus”.

O jato 190 recebeu a certificação da Federal Aviation Administration (FAA) para aproximações de CAT IIIA (nível mais complicado para procedimento de pouso automático). A Embraer foi a primeira empresa a usar esse sistema de orientação, denominado HGS (Head-up Guidance System) na aviação comercial. O sistema era comum em aeronaves militares.

Curado também cita a capacidade de operar em pistas curtas e o consumo de combustível 3% mais baixo que o previsto no projeto como características positivas dos jatos 190/195. (VS).

Fonte: NOTIMP