Como a montadora VolksWagen cooperou com a ditadura brasileira

Imprensa alemã obtém acesso exclusivo à investigação sobre o envolvimento da montadora com o regime: cooperação era maior do que se pensava e teria tido o conhecimento da chefia da companhia em Wolfsburg.

Fábrica da Volkswagen em 1953 em São Paulo

Uma força-tarefa investigativa formada pelo jornal Süddeutsche Zeitung e as emissoras estatais NDR e SWR obteve acesso exclusivo à investigação externa, ordenada pela própria Volkswagen, sobre o papel de sua filial brasileira na ditadura militar (1964-1985).

Segundo reportagens publicadas no domingo (23/07), a filial brasileira da montadora colaborou de forma mais ativa do que antes se imaginava com os militares na perseguição de opositores do regime.

Análise extensa de documentações mostrou quão participativo foi o papel da Volkswagen do Brasil e sugere que a sede em Wolfsburg tomou conhecimento disso – o mais tardar em 1979.

Os repórteres alemães analisaram documentos corporativos localizados na filial brasileira e na sede alemã, papéis classificados como secretos pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e relatórios confidenciais do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

“Operários eram presos na planta da fábrica e, em seguida, torturados: a colaboração da Volkswagen com a ditadura militar brasileira foi, aparentemente, mais ativa do que antes presumido”, escreveu o Süddeutsche Zeitung.

Departamento de segurança da Volkswagen teria espionado e contribuído para detenções de funcionários na planta da fábrica em São Bernardo do Campo

Os repórteres alemães também tiveram acesso às atas de investigação do Ministério Público de São Paulo. Além disso, eles realizaram entrevistas com alguns ex-funcionários da Volkswagen do Brasil – muitos confirmaram que foram detidos na fábrica em 1972. Eles faziam parte de um grupo oposicionista e distribuíram folhetos do Partido Comunista e organizavam reuniões sindicais.

Os veículos de comunicação alemães corroboraram que a filial brasileira espionou seus trabalhadores e suas ideias políticas, e os dados acabaram em “listas negras” em mãos do Dops. As vítimas lembraram como foram torturadas durante meses, após terem se unido a grupos opositores.

“A Volks roubou dois anos da minha vida”, disse Lúcio Bellentani, ex-operário da montadora e agora com 72 anos, que afirmou ter sofrido oito meses de tortura e ter passado outros 16 meses na prisão. “Indiretamente a Volkswagen foi responsável por numerosos casos de tortura e perseguição. A Volkswagen deve ter a dignidade de reconhecer sua responsabilidade por esses atos.”

Espionagem e colaboração com Dops

Em 2016, a montadora alemã nomeou para uma investigação sobre seu passado o historiador Christopher Kopper, que confirmou a existência de “uma colaboração regular” entre o departamento de segurança da filial brasileira e o órgão policial do regime militar.

“O departamento de segurança atuou como um braço da polícia política dentro da fábrica da Volkswagen”, antecipou Kooper, pesquisador da Universidade de Bielefeld, à imprensa alemã. Segundo ele, a montadora “permitiu as detenções” e pode ser que, ao compartilhar informações com a polícia, “contribuísse para elas”. Ele sugeriu que a montadora alemã peça desculpas aos ex-funcionários afetados pela conduta.

De acordo com protocolos internos da Volkswagen, as chefias da montadora na Alemanha e em São Paulo trocaram memorandos referentes às detenções de funcionários. O conselho da multinacional tomou conhecimento da conduta em São Bernardo do Campo, cidade satélite de São Paulo, o mais tardar em 1979, quando funcionários brasileiros viajaram à Alemanha para confrontar o então presidente da companhia, Toni Schmücker.

A sede da montadora se negou a comentar o conteúdo das alegações e reiterou ter encarregado o historiador Kooper de investigar e apresentar um parecer sobre a questão. Kooper apresentará suas conclusões até o final do ano.

Galpões cedidos aos militares

Há quase dois anos foi aberta em São Paulo uma investigação sobre a Volkswagen do Brasil para determinar a responsabilidade da empresa na violação dos direitos humanos durante a ditadura de 1964 a 1985.

Conforme estabeleceu a Comissão Nacional da Verdade (CNV), que examinou as violações dos direitos humanos cometidas pela ditadura militar, muitas empresas privadas, nacionais e estrangeiras, deram apoio tanto financeiro como operacional ao regime militar.

No caso da Volkswagen, a comissão constatou que alguns galpões que a empresa tinha numa fábrica de São Bernardo do Campo foram cedidos aos militares, que os usaram como centros de detenção e tortura. Além disso, a comissão sustentou que encontrou provas que a multinacional alemã doou ao regime militar cerca de 200 veículos, depois usados pelos serviços de repressão.

Fonte: DW

46 Comentários

  1. Isso não é nada se comparado com as artimanhas da mídia tradicionalista … basta lembrar dos caras pintadas que foram para rua depois que GLOBO tocou o apito .. lembrando que naquela época … o Collor fora o candidato da GLOBO ( o caçador de marajás ) e agora foi a vez dos paneleiros com seus nariz de palhaço para colocar o Temer no poder … que a GLOBO e o resto da mídia tradicionalista juntas apitaram para tal turba de aloprados ..rsrs . sairem na rua para bater panelas .
    .
    Até a mídia Alemã … está cafifada com isso … se na época do Collor e da Dilma esses mamíferos foram para rua .. porque hoje o silêncio com as patifarias dantesca dos golpistas corruptos ? … realmente é impressionante .
    .
    Os alemães … mal sabem do poder da GLOBO sobe a mente vazia dos cabeças de ventos dos telespectadores “globies” … nunca se deve subestimar a capacidade destruidoras de futuro de país que dos parvos tem … são bestas de fácil trato em mãos malévolas …. VALEU COXINHAS .

    • Simplesmente R I D Í C U L O seu comentário.

      “Eles faziam parte de um grupo oposicionista e distribuíram folhetos do Partido Comunista e organizavam reuniões sindicais”

      Fábrica é local de trabalho. NÃO é local para fazer política (ainda mais propaganda “comunista”), muito menos reunião sindical. Deveriam ter sido DEMITIDOS.

      PeTralha enrustido…

      • Que Tortura? A comunista em que gays são mortos no paredão, ou é morto só por ter opinião diferente. Comunismo assim como o nazismo tem que ser considerado crime ilegal.

      • R I D Í C U L O !! ….. é um filhote do golpe e da ditadura achar que um operário não tem o direito de se manifesta politicamente …o homem é um político por natureza, ele é politico até na hora da fila e pagar as suas contas, porque um operário seria diferente ? .. o ignorante coxinha acha que um operário é uma ser coisificado ? … um automato ?… um róbor que só aperta o botão ? …realmente você é R I D Ì C U L O ..HAHAHAHAH…..
        .
        O ignorante coxinha acha que uma pessoa que passa uma boa parte da sua viada no trabalho e a outra no lar, aliás … passa mais tempo convivendo com seu companheiros na fabrica do que com seus familiares … e achar que eles não irão se mobilizar em uma Egrégora ? … só um ignorante para pensara assim ..hehehe..
        .
        GREVE …SIM ! …. e porque não ? .. os problemas de uma greve é muito menor que os problemas de um golpe organizado por uma minoria …os resultados de um golpe .. leva até gerações para ser minguado .. e por falar em sindicato .. se os patrões tem ( FIESP, FEBRABAM ) …porque os operários não pode ter ? .. até os criminosos se reúne na calada da noite no palácio do Jaburu para acertar a propina e receber a vaquinha dos sonegadores para implementar o GOLPE de 2014 … porque os operários não podem também se reunir para traçar uma estrategia para resolver as suas legitimas demandas sociais ?
        .
        Pois é coxinha ignorante .. quem realmente fez o papel de … R I D Ì CU LO …. foram vocês …rsrsr …com nariz de palhaço para colocar no poder uma quadrilha de bandidos como é essa do congresso braZileiro e o governo do presidente dos coxinhas, o Temer .
        .
        .
        VALEU COXINHAS
        .

      • Paulo,se eu Renato chegasse numa fábrica em Cuba,China,Coréia do Norte,RDA ou URSS e fizesse panfletagem,incitasse greve,falasse mal das ações de governo,o quê aconteceria comigo?

      • Precisa duvidar quê eu tenho uma alma honesta? Quando a resposta é que eu seria preso,torturado e morto.

      • 12 horas de trabalho e sabe se la quanto mais e sem pagar imposto para ser fiel ao captalismo segido por jovems brilhantes que nem costantino !

    • O MBL virou o Movimento da Boquinha Livre?
      .
      O MBL, movimento capitaneado por Kim Kataguiri que ajudou a promover o golpe de 2016, foi apelidado de Movimento da Boquinha Livre pelo jornalista George Marques; o motivo é a reportagem da Folha de S. Paulo que apontou que diversos militantes do MBL vêm sendo contratados sem concurso por prefeituras mais à direita no espectro político; a novidade foi também rechaçada por Guilherme Boulos, líder do MTST; “Alguns jovens envelhecem rápido: Folha de hoje mostra que MBL montou cabide de empregos em prefeituras do PSDB, PMDB e DEM”.
      .
      * Folha de são paulo
      .
      .
      ****
      .
      REINALDO CONTINUA BATENDO EM DALLAGNOL E DIZ QUE ELE SE CALA SOBRE ACUSAÇÕES
      .
      Jornalista Reinaldo Azevedo voltou a criticar o procurador Deltan Dallagnol; segundo Reinaldo, o coordenador da Lava Jato ingressou no Ministério Público Federal graças a uma decisão liminar que o isentou de cumprir a Lei Complementar 75/93, que exigia ao menos dois anos de formação; “Deltan Dallagnol, sempre tão buliçoso e falastrão, resolveu, desta feita, calar-se. Ao menos sobre o tema que lhe diz respeito”,
      .
      * blog do Reinaldo Azevedo
      .
      Segundo Reinaldo, o coordenador da Força Tarefa da Lava Jato ingressou no Ministério Público Federal graças a uma decisão liminar que o isentou de cumprir a Lei Complementar 75/93, que exigia ao menos dois anos de formação ( não é atoa que se vê as aberrações jurídicas de tal incompetente ) 😉
      .
      ****************
      .
      .
      Como a história é cruel com os golpistas .. hoje eles se modem … ” o mal por si só se destrói ” , assim diz o ditado popular ….mas que verdade tão verdadeira é tal ditado .

  2. Sinto pena de quem sofreu tortura. O problema é o seguinte: a extensa maioria de quem sofreu tortura era comunista e não queriam instaurar a democracia, mas sim, uma ditadura proletária. Como se diz por aí, guerra é guerra.

    • “tassios
      24 de julho de 2017 at 22:51

      Sinto pena de quem sofreu tortura. O problema é o seguinte: a extensa maioria de quem sofreu tortura era comunista e não queriam instaurar a democracia, mas sim, uma ditadura proletária. Como se diz por aí, guerra é guerra.”

      pessoas foram perseguidas, presas, mortas ou torturadas…e algumas destas pessoas nem foram comunistas…um parente meu foi testemunha disso…a pessoa foi enquadrada de “comunista” simplesmente por fazer caridade/trabalhos sociais em comunidades carentes…rs…muitos militares se aproveitaram da autoridade na época para cometer abuso de poder e crimes…parente meu que serviu nas forças armadas na época testemunhou isso…o cara assediava e ameaçava mulheres…quase todo dia ia um pai no quartel denunciar o elemento…já era conhecido no quartel como mal elemento…até o dia que perderam a paciência e tomaram uma atitude contra ele…um sujeito que mata um policial ou militar não é um “terrorista comunista”….é um maldito de um assassino…um sujeito que assalta e rouba banco não é “terrorista comunista”…é pura e simplesmente um bandido e assim devia ter sido tratado e posto pra cadeia…ao torturar e matar a torpe/torto se colocaram no mesmo nível dos guerrilheiros assassinos que combateram…se colocaram na mesma laia de Che Guevara…se comportaram e agiram igual ao que combateram…

      os grupos comunistas subversivos sempre visam os mais pobres e humildes para aliciar….pois não sabem o que é comunismo…não sabem como é a vida em regimes marxistas como da Coreia do Norte…não sabem quem foi Pol Pot e o que ele fez…é ai que se aproveitam para fazer a cabeça e vender o comunismo como a solução para os problemas da desigualdade, da miséria e da opressão…a maior parte do povo deste pais consiste de católicos…e os devotos mais fervorosos estão entre os mais pobres e humildes…mas não sabem que o marxismo consiste de uma ideologia revolucionaria de cunho/base secularista antirreligião…que prega que a Religião deve ser reprimida e erradicada da sociedade…se tivessem conhecimento e instrução destas coisas não seguiriam jamais movimentos subversivos e mal intencionados como os do MST…a questão é que estes grupos subversivos prometem a estas pessoas uma vida melhor no comunismo…vendem que terão uma vida melhor com o comunismo e acabam aliciadas pois são pessoas em situação de miséria e desespero…sem conhecimento e instrução acerca da onde estão se metendo…com o que estão se enfiando…é como estes pastores neopentecostais simoniacos de hoje fazem através da “teologia da prosperidade”…rs…em vez de terem perseguido e reprimido deveriam ter elucidado/esclarecido de forma mais extensiva e clara a população sobre estas coisas…mas em vez disto optaram por usar do autoritarismo e da truculência como meios para os fins…

      • Papa Francisco aqui errou feio e ofendeu os cristãos! Como dizia o grande Churchill, o comunismo é a ideologia do atraso e a fé na ignorância.

      • grande Churchill! tu ta mal em medir grandezas mas nao vou discutir com tigo que ja vi que tu e esclerozado antipt !
        (Churchill era um burgues estupido se nao foce ele alemaes e ingleses tinham “herdado” a urss)

      • O comunismo é a apoteose da humanidade .. é a utopia dos homens … imagine um sistema que não exite castas,divisão de classes .. líder.. chefes .. onde todo mundo é igual perante a lei … é isso que é o comunismo.

    • Em Cuba,Venezuela,China e URSS também tem preso político e tortura e no Brasil os caras pegaram até leve pois tem gente viva até hoje vivendo roubando o povo brasileiro.Guerra é guerra.

      • Pois é, aqui foram mortos aproximadamente 400 pessoas, e nos países comunistas? Só 100 milhões pelo mundo, para eles, pouca coisa para a “revolução dos fracassados”.

      • 100 milhões pessoas mortas….400 pessoas mortas ……o fascistinha se basear pela quantidade de mortes para avaliar qual é a ditadura menos nefasta ? .. HAHAHHAAH … é por esses tipo de pensamento … que você demostram o nível de escoria que são .

      • Você realmente acredita que exista algum pais comunista ? …. você sabe o que é comunismo ? .. nem a China,Cuba e a Coreia do Norte são comunista se levar na íntegra o que é comunismo … nem no céu e no inferno se pode dizer que ali é um sistema comunista.
        .
        Agora … países que tem uma política voltada com característica socialista e políticas públicas sócias que para gente como você .. é coisa de vermelho ou comunista ( geralmente por pura ignorância, vocês confundem comunismo com socialismo ) … ai sim .. tem e muitos países e que aliás … estes nem faz questão de serem super-potências ou potência … como a China e os EUA … estes países como a Suécia por exemplo … nem tem bombas atômicas e nem porta-aviões … mas tem um sistema social invejável para países tido super- potência .

      • Pois é, quando a “revolução” falha(o que a mais de 100 anos sempre falhou qualquer revolução comunista), a culpa é do capitalismo ou deturparam Marx. Mas no final o que sobra é só destruição e atraso e milhões de mortos. Hitler foi um assassino, mas é criança perto de pessoas como Stalin ou Mao.

      • tudo culpa do capitalismo e sua elite estupida o proprio comunismo
        e uma resposta de quando homens, mulheres e criancas trabalavam 14 horas por dia para mal sobreviverem enquanto a elite vivia no luxo e qualquer protesto era reprimido com bala !
        http://br.blastingnews.com/sociedade-opiniao/2015/12/28-800-pessoas-morrem-diariamente-de-fome-no-mundo-enquanto-1-3-da-comida-e-desperdicada-00692675.html
        comunismo “matou 100 milhões de pessoas”.?
        28.800 de pessoas morrem de fome por dia.
        Em 10 anos, morreriam no total 105120000 de pessoas.
        Em 10 anos de capitalismo mata mais que 69 anos de comunismo.
        Resumo, 10 anos de capitalismo é suficiente pra matar mais pessoas que quase 1 seculo de comunismo.
        fora o pior e que troca a sua propria populaçao pela dos paises que destroi ! (mao de obra barata)
        obs:o que tu ta contando ai para chegar a os controversos 100 milhoes ?
        os mortos nazista da 2ww,todos do eixo que os comunista enfrentou,eles mesmos!
        os da grande fome provocada pela crise e como a de 30 que no capitalismo de tempo e tempo acontece e deixa milhoes na miseria e nao se conta os mortos
        a reoganizaçao que fez a russia e china de um pais rural e atrasado potencias militares e industrais
        os da guerra civil financiada pelos capitalistas estrangeiros,
        os de chernobil ,
        os mortos pela vodka assim e covardia
        ou ta falando que a morte de um “expatrao” vale por 1000 camponeses e um familia real vale por 10000 plebes !

  3. Ditadura? Uma ditadura que sai do poder por livre e espontânea vontade?
    Concordo que os militares cresceram o zoio DEPOIS DE DEPOR O CRÁPULA DO JANGO que conspirava com China, URSS e principalmente Cuba, Sim Cuba uma “Democracia” que esta há mais de cinquenta anos sem eleições diretas e governada por dois irmãos sanguinários, mas isto para canhotos safados não e ditadura imagina.
    Alis quantos empregos diretos e indiretos gera a Wolks no Brasil? Talvez fosse melhor ser igual Cuba, viver todo mundo de ração estatal e andar em carros de 70 anos cheios de remendos e gambiarras, será?

    • VW tem uma longa historia de estar envolvida com regimes repressivos desde seu começo na alemanha nazista….afinal de contas adolf hitler subsidiou a construção da primeira fabrica e na produção dos primeiros VW usando mão de obra escrava….em 1964 a montadora tinha apenas 30 anos de existência e é bem possível que a sua administração tanto na alemanha quanto na América latrina abrigasse antigos sectários de hitler….

      • Então pede para fechar a Volks no Brasil em nome da “divida histórica’, mandar todos os empregados embora, confiscar os GOLs escravagistas do povão e compra um Gurgel pra vc kkkkk

      • Na Coréia do Norte o líder deles é gordo, e o povo magérrimo só anda de bicicleta e o líder só anda de Mercedes.Vai entender.

      • culpado do covarde boicote americano que proibe ate remedio de diabetico para criancinhas em um pais pequeno! ja num pais grande que nem a china que os compram dao ate o oits* !

      • Boicote? Que boicote? Cuba negocia com vários outros países há anos, China, Russia, Venezuela,Espanha e ate Brasil já que bancamos um porto para eles.
        Embargo não é bloqueio eles podem negociar com o mundo todo fora os EUA, acontece que a ditadura Castro explora e usa seu povo como refém.
        E outra, se eles são contra os estadunidenses imperialistas porque iriam querer alguma coisa deles, não tem logica.

    • Pois é, uma ditadura que o congresso votou, uma ditadura onde você vota, onde cidadão de bem tinha direito a ter armas.

    • Correto,seu pensamento.A sociedade civil correu toda para os militares na época pois se não fizesse muitíssima gente perderia tudo,pois tudo seria expropriado pelo um possível estado comunista.Pena que com o fim do comunismo no mundo,inclusive a China procurando um novo modelo a seguir os “civis” querendo roubar virando políticos, foram tirando o apoio dos militares.Mas não se enganem,outra ameaça dessa e todos vão bater nas portas dos quarteis.Só não sei se vamos ser ouvidos,pois os militares estão calejados,tudo que os presidentes militares previram aconteceu,pois eles já conheciam pelo SNI,quem seriam nossos futuros possíveis políticos num Brasil falsamente democrático, como vivemos.

  4. Não foi só a Volkswagen não.Todos os setores da economia, foram bater na porta dos quarteis pedindo intervenção para evitar a instalação de um regime comunista no Brasil.O quê nos levaria ao buraco de uma Cuba,Venezuela,URSS e seus países satélites que compunham o Pacto de Varsóvia.O chato hoje é vermos as organizações Globo igual a uma putazinha, quê serviu a todos os governos querendo tirar o dela da reta.Igualmente para as igrejas,principalmente tinha muito interesse num país sem comunismo,pois sabemos que o regime comunista é laico e como os padres e pastores iriam viver sem ter ninguém para explorar?Mas é um espaço muito bom esse, e dá a chance de expor esse lado do nosso país pois temos muitos comunistas aqui no Brasil,diria até pseudos pois eles gostam de viajar ter todo conforto,bebidas,comidas caras,carros e tudo do bom e melhor quê o capitalismo pode dar,principalmente quando assumem um governo de um país.Hoje se não fosse a revolução de 64 poderíamos ser um país dividido fisicamente igual a Coréia sendo Brasil do Norte ou Brasil do Sul e com certeza não estaríamos participando desse debate,pois a web seria controlada subjugando os jornalistas restringindo,nosso direito de pensar e expor suas idéias.

  5. Droga de Brasil ver gente que não consegue admitir que os seus são uns malditos,piores que ou no minimo tão maus quantos os que estão ai.São verdadeiros débeis mentais seu Lula era um dedo duro de 9 dedos que entregava os seus companheiros para o regime militar,expliquem-me ele passeando de carro com o pessoal militar fumando cigarro e rindo como com os seus melhores amigos ,tem muita imagem disto é só procurar,voltou ativa como presidente,enganando o povo como sendo honesto eu mesmo votei várias vezes nestá desgraça,agora condenado e só aparecendo dinheiro em apartamentos,palestras que não existe imagens, sempre o mesmo grupo as empreiteiras,que homens idiótas seriam se tivessem ouvido tantas vezes o mesmo palestrante,fundo milionário de pensões,filhos desfilando de Hiantes ,Ferraris,Jatinhos e um monte de defensores idiótas ,talves o efeito da mortadela estragada da Friboi ,sim isto da Botolismo derrete o cérebro.Ficam falando em coxinhas mas coxinhas não votou no Temer,quem votou no Temer foi quem votou na Dilmanta,vão se tratar que Botolismo mata ,vai no SUS.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

  6. materia comprada,” cristofer coperfield” contador de fábulas (estorias em quadrinho)
    ganhou uns trocado nesta.Acho esta quem pagou foi a industria automobilistica sino-russa , querem retornar com o jipinho niva.

  7. essa historia da empresa alemã ter colaborado todos já sabiam so não acreditava os ingênuos de sempre

    precisou como sempre um estrangeiro ter que dizer É VERDADE rsrs

    mas vejamos o que a empresa alemã fez ,ela NAO FEZ DE GRAÇA , teve contra partidas , LOGICO QUE TEVE
    e é isso que tem que ser investigado pelos brasileiros o que a empresa alemã ganhou colaborando ?

    vejamos ISENÇAO de IMPOSTOS , não ter concorrentes brasileiras no seu calcanhar igual a GURGEL ,QUE naquela época já produzia carros compactos

    então quando vejo esses ingênuos tentando defender com esse papo furado de comunismo que o cidadão que trabalhava na fabrica e lutava pelo plano de saúde que poderia ser pago pela MULTINACIONAL ALEMA ,junto descontado no holerite do funcionário

    e esse funcionário era TAXADO DE PELICULOSO rsrs

    e a maioria que acha certo o que a empresa alemã fez não na sua maioria não passa de POBRE DE DIREITA ASSALARIADO

    ou que esses mesmo não percebem exemplo o que vocês postam no PLANO BRASIL daria a vocês no mínimo conhecer a solitárias em baixo das guaritas do bib que entra umas ratazanas PQD e que você fica semi de cócoras

    então vocês todos que acham que lutar pelos seus direitos na firma que trabalha é coisa de marginal , mostra que seriam ótimos escravos

    talvez por isso o temer esta tirando todos os direitos e aumentando impostos pois parte desse povo é submisso rsrs

    a empresa alemã tem que ser investigada pois eles ganharam vantagens para atrasar o brasil ,

    muitas empresas brasileiras foram falidas igual a panair
    igual hoje esta sendo as empresas de construção , igual esta sendo a vale do rio doce , igual esta sendo a petrobras igual esta sendo a empreas de agronegócios de carne , igual agora esta sendo a guerdau

    vai atrasar apenas para favorecer as de fora e essas de fora se poder destruir vocês vao fazer sem problema nenhum

    so inocente para achar que a empresa alemã tem algum direito de poder apitar em solo brasileiro , vai ser entreguista assim so la em holiwood

    alias vai para Miami e sonega o ap menor ,em um bairro ruim ,mais de valor menor do que aqui no brasil maior em um bairro bacana

    essa nossa elite é um lixo entreguista

  8. As pessoas que dizem que “lutaram contra a ditadura”, fizeram isso de livre e espontânea vontade, sabendo dos riscos de se engajar na luta armada.
    Depois o fim do governo militar e principalmente durante os 13 anos da ditadura petralha vários conseguiram indenizações, inclusive seu líder máximo e a presidanta “honesta”.
    Vai ver que querem que a Volks pague uma bolsa ditadura, talvez dando uns Golfs ou Jettas para cada um.

  9. Comunistas mesmo que levou ferro e fogo contra um modelo, se conta nos dedos.Um chefe da KGB recente deu uma entrevista dizendo que a KGB atuou no Brasil quando viu os “comunistas” daqui, sambaram fora viu que era perca de tempo,foram para Nicarágua,Cuba,onde tinha resultado.
    Os comunistas daqui é bem amado do mercado e setor privado.

  10. Oba …. Agora a coisa vai ….
    Vou comprar um Lada hoje mesmo , ou um Tatra , ou um Skoda …Qualquer um serve , pois são o chic do chic da engenharia soviética .

1 Trackback / Pingback

  1. Como a montadora VolksWagen cooperou com a ditadura brasileira | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.