Atualizado: Comandos Sírios resgatam piloto russo em território inimigo

su 24E.M.Pinto

Nessta manhã, as agências russas noticiaram as declarações do Ministro da defesa Russo Sergei Shoigu , de que o segundo aviador russo O ministro da Defesa russo que estava desaparecido após o incidente envolvendo o abate do caça Su-24 da VKS  está são e salvo na base aérea russa na Síria.

O aviador russo cujo avião foi abatido pela Turquia e caiu na Síria chegou na quarta-feira à uma base aérea na província de Latakia depois de ser resgatado por uma unidade de comandos do exército sírio, que incursionaram numa operação de resgate em território dominados por milicianos oposotores ao regime de Bashar Al Assad. 

Shoigu disse às agências que o militar foi resgatado em uma operação de 12 horas que terminou na madrugada de quarta-feira.

A Turquia inicialmenteinformou que abateu a aeronave por estas ignorarem sucessivas advertências após ter cruzado o seu espaço aéreo. Um dos dois aviadores foi morto e capturado por rebeldes sírios que iniciaram uma caçada ao segundo aviador O incidente inflamou as tensões entre a Turquia e a Rússia, e o presidente russo, Vladimir Putin advertiu sobre “consequências significativas”.

Em um comunicado das forças armadas sírias na quarta-feira, informou-se que uma unidade especial realizou uma operação noturna  com as forças russas e resgatou o aviador. A informação já foi confirmada pelo Kremlim, pelo próprio presidente russo Vladmir Putin que confirmou o resgate.

Em um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial  Síria SANA, o Exército disse que as forças sírias e russas penetraram nas áreas em que “terroristas” estão entrincheirados a mais de 4,5 km e resgataram o aviador. A nota iniformou que o militar está em bom estado de saúde.

Veja vídeo do Resgate

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1Ndgsqd” standard=”http://www.youtube.com/v/umsp9wIjolY?fs=1″ vars=”ytid=umsp9wIjolY&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9796″ /]

A notícia também foi confirmada pelo Embaixador da Rússia na França Alexander Orlov que deu entrevista a rádio Europe-1 que confirmou a versão de que o aviador morto pelos terrorstas foi abatido no “chão  enquanto estava desarmado” .

Orlov acusou a Turquia de ser “cúmplice” de extremistas islâmicos e que o país está desempenhando um papel ambíguo na guerra civil na Síria. No entanto, ele minimizou as preocupações de escalada de violência entre os intervenientes internacionais envolvidos na Síria.

Hoje pela manhã, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que o seu país não deseja escalar as tensões com a Rússia, referindo-se ao incidente sobre a derrubada do avião. Falando em uma reunião de uma Organização de Cooperação Islâmica em Istambul, Erdogan disse que a Turquia privilegia “paz, o diálogo e a diplomacia”.

Erdogan no entanto defendeu a ação turca dizendo:

“. Ninguém deve esperar que a Turquia vá ficar em silêncio após as violações de fronteira ou a violação de seus direitos” .

Erdogan também havia informado que a nacionalidade da aeronave não foi levada em questão e que as suas forças de defesa não sabiam de fato que se tartava de uma aeronave Russa, mas que seus militares seguiram os procedimentos habituais de alerta de violação.
Apesar dos “panos quentes” analistas internacionais veem o incidente com preocupação pois claramente indicam uma escalada de tensões entre as contrapartes, especialmente após o pronunciamento russo de envio de navios e sistemas de defesa antiáerea para a região.

 

19 Comentários

  1. Se a operação fosse realizada à noite, desde o início, talvez o fuzileiro não tivesse sido morto e o helicóptero destruído no solo. Mas entendo que a situação era quente e eles queriam tirar os pilotos de lá o quanto antes. Pelo menos os tarados desperdiçaram um TOW.

  2. Excelente notícia, parabéns ao experiente Exército Sírio por ter realizado o trabalho que os russos foram incapazes de fazer.

    É como digo: botar botas no chão não é mesmo coisa que os russos gostem ou saibam fazer…

    O negócio deles é soltar bomba burra em cima de paisano. 😉

    • “Em um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial Síria SANA, o Exército disse que as forças sírias e russas penetraram nas áreas em que “terroristas” estão entrincheirados a mais de 4,5 km e resgataram o aviador. A nota iniformou que o militar está em bom estado de saúde”

    • Voce recebe algum pro labore para escrever besteira ou é de seu feitio somente abrir a boca para afirmar sandices e cretinices?

      Você é o verdadeiro troll um verdadeiro M.A.V. pois seus post somente servem para provocar discussões já que jamais você consegue abrir a boca para postar um digno de leitura.

    • Se faz de desentendido, ou quer se mostrar ao mundo como um parvo.
      Forças Especiais Russas e Sírias tomaram parte.

    • Vader; Só nos filmes americanos os EUA ganham guerras…na realidade são assassinos covardes e fracassados…pelo teu nick percebe-se em que mundo falso você vive…

  3. Essa operação da moral para as tropas de assad.
    Também respeito dos russos , por se sentirem gratos por este feito.

  4. “”(…) o Exército disse que as forças sírias e russas penetraram … “”

    Excelente notícia, parabéns ao experiente Exército Sírio e às FORÇAS RUSSAS por ter realizado o trabalho EM CONJUNTO, conforme noticiado. (chupa!) 😀

    É como eu digo: botar botas no chão é realmente algo que os russos fazem muito bem.

    Além claro, de massacrar carregamentos de petróleo contrabandeados que eram para abastecer empresas americanalhas e ocidentais. (tomaram um preju hahahaha) 😉

    • …”empresas americanalhas e ocidentais”…

      Fanboy russo, não esqueça que o petróleo é uma commodity; sendo assim, o preço é uniforme, não importa de onde venha. E, do jeito que está baixo, está mais fácil de comprar que um cacho de banana.

      Quem perde são os mafiosos que, a pretexto da guerra, conseguem saquear o petróleo que deveria ser do povo sírio.

  5. É duro ter que arrumar as cagadas dos outros… esse Putin tem muita paciência viu , se fosse outro já tinha mandado essa turqui e essa arábia saudita do inferno para as cucuias.

    E ainda limpar as cagadas dos EUA e ter que mandar um monte de capangas de volta em sacos pretos.

  6. Vai ser muito interessante ver o desenrolar deste episódio. Afora preferências pessoais a vantagem estratégica é russa. A resiliência de Assad e a inconsequência do neo califado prejudicam uma solução que não contemple o atual governo sírio. Em última análise estamos vendo a sucessão das disputas entre EUA x URSS, agora com a Rússia pela hegemonia no Oriente Médio e Próximo. É uma Guerra dos Trinta Anos contemporânea..

  7. Vou dizer o que penso sobre a ação turca… o abate do caça russo, penso eu, foi mais um GRANDE AVISO que os turcos não aceitarão tentativas dos russos de invasão territorial sob qualquer pretexto… é melhor prevenir que remediar… nunca se sabe o que os russos tão tramando… então, melhor mostrar os dentes e rosnar um pouquinho que pode ser que o intruso desista de suas primeiras intenções…

    • IH…
      .
      — “Vou dizer o que penso…” — RSrsrsrs
      .
      Tá querendo enganar quem…?!?!
      .
      PENSAR…???
      .
      Você nem sabe o que é isso…
      .
      BOBÃO…!!!
      .
      Só quem tem cérebro consegue pensar…

1 Trackback / Pingback

  1. Comandos Sírios resgatam piloto russo em território inimigo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.