Defesa & Geopolítica

Cinco anos (!) depois de ter implantado o Projeto Piloto do SISFRON, o Exército começa a examinar a execução da 2ª Fase do Programa…

Posted by

Foto de divulgação do Programa SISFRON no âmbito da Brigada de Dourados (MS)

Por Roberto Lopes*

 

 

Na terça-feira passada (05.09) aconteceu, na 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, a reunião de coordenação preparatória para tratar da 2ª fase do Programa SISFRON.

O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) é uma iniciativa de sensoriamento, de apoio à decisão e emprego operacional que tem o propósito de fortalecer a presença e a capacidade da ação do Estado na faixa de fronteira.

Em 2012, o Projeto Piloto começou a ser implantado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS), numa área que abrange cerca de 650 km de faixa de fronteira.

Para a implementação do monitoramento foi necessário a aquisição de equipamentos óticos e eletrônicos, de comunicações táticas e estratégicas, todos de alta tecnologia, que integram os diversos subsistemas.

Durante o evento, o general de divisão Gerson Forini, gerente do Programa SISFRON, falou sobre a avaliação e a validação da 1ª fase do Programa.

Ele também apresentou a situação atual do Projeto Piloto e as ideias gerais para o prosseguimento da implantação.

As informações liberadas pelo Exército não indicam se essa continuação do Projeto SISFRON seguirá para o Norte, no rumo da divisa internacional do Estado de Rondônia, ou se tomará o rumo oposto, na direção do Estado do Paraná

Recentemente, o Comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, estimou que, devido às restrições orçamentárias, a aplicação do Projeto SISFRON por todos os 15.735 km de fronteiras terrestres só poderá ser concluída no ano de 2040.

Estavam presentes à reunião da terça-feira, entre outros, o general de exército Fernando Azevedo e Silva, chefe do Estado-Maior do Exército (EME), o general de divisão Luiz Eduardo Ramos, vice-chefe do EME, o general de exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) da Força Terrestre, o vice-chefe do DCT, general de divisão Walmir Schneider Filho, o Comandante do COTER, general de exército Paulo Humberto de Oliveira, o Comandante Militar do Sul, general de exército Leal Pujol, o Comandante Militar do Oeste, general de exército Gerson Menandro de Freitas, o general de divisão Márcio Roland Heise, 2º Subchefe EME, e o general de divisão Guido Amin Naves, chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEX).

*Com informações do Portal do Exército Brasileiro.

54 Comments

  1. Pingback: Cinco anos (!) depois de ter começado a implantar o Projeto Piloto do Programa SISFRON, o Exército começa a examinar a execução da 2ª Fase do Sistema… | DFNS.net em Português

  2. Claudio Moreno says:

    2040 !!!

    Enquanto isto … na Bahia apartamento é estourado pela PF com milhões em reais nas mãos de um FDP de um corrupto!
    SAUDADES DE UMA CORTE MARCIAL
    CM

    • A Máquina Troll says:

      “Temer é reprovado por 94% dos brasileiros, e 95% creem que Brasil está no rumo errado, diz pesquisa

      Do UOL, em São Paulo 25/07/2017”

      A onde anda os MILITARES…se é em outro país serio os Militares já tinham colocado este corruptos para fora do pais….ASSUMA MILITARES ESTE PAÍS… PELO AMOR DE DEUS…o povo já não aguenta mais a falta de vergonhas desses políticos…

      Projeto de lei prevê punição dura a quem falar mal de políticos na internet :

      https://www.youtube.com/watch?v=WaWWZfRteBE

      • “Projeto de lei prevê punição dura a quem falar mal de políticos na internet”… isso ai deve ser pra não falarmos as verdades sobre o LULADRÃO… por falar nisso, TODOS são mentirosos quando o acusam… incluso o Palocci… quando ele amealhava grana para a ORCRIM ele era “o cara”… agora que entregou os chefes é MENTIROSO… segundo a alma mais pura do Brasil… rsrsrsrssss…

        • O dinheiro do Lula é igual a orelha de freira, ninguém vê. Já procuraram em todos os bancos do mundo todo e não existe tal dinheiro da corrupção.
          O que encontraram estava depositado no Banco do Brasil e pagando os impostos devidos. NENHUM ladrão deposita no Banco do Brasil o produto de corrupção.
          Apesar de nada encontrarem, a campanha difamatória apoiada pelos coxinhas a serviço da CIA continua.

          • Já ouviu falar em lavagem de dinheiro? Pois é! Consiste em tentar tornar legítimo o dinheiro obtido por meios ilícitos. Seu ídolo o Aiatolá do ABC, segundo a peça acusatória do MPF, teria feito as “palestras” que tal como orelha de freira e cabeça de bacalhau ninguém viu como forma de dar legitimidade às propinas recebidas da empreiteira “cúmpanhêra” e fez o mesmo ao depositá-las em plano de previdência do BB.

            Tá vendo? Quem manda ser “Mortandela” teleguiado?

    • A Máquina Troll says:

      Revolução Nacionalista já! Uma luta armada pelo Brasil :

      https://www.youtube.com/watch?v=RS4MFgKZ0do

    • Ah, meu Pai.
      A história do Brasil teve várias figuras que pregaram a luta armada. Uma das mais notórias, na minha opinião, foi Brizola. Com toda sua empáfia, suas bravatas ufanistas e corajosas incentivaram inúmeros seguidores. Fazia a figura do típico machão sulista, destemido e revolucionário. Angariou legiões.
      Quando o pau quebrou e a jiripoca piou, o malandro aí se fantasiou de mulher (muito machão) e fugiu para o Uruguai, deixando seus seguidores “na fogueira”, por assim dizer. Depois que a poeira baixou, voltou ao país e foi um dos piores governadores do Rio de Janeiro, institucionalizando o crime organizado no estado.
      O que o país precisa é de instituições fortes e ações institucionais. A Lava-jato é o melhor exemplo: pega do atual presidente aos 2 últimos. Toda a cúpula dos principais partidos (PMDB, PT, PSDB, PP, etc) estão implicadas. Toda uma estrutura criminal está sendo desmontada, de forma legítima, dentro da lei.
      Chega de aventuras desvairadas.

      • FALOU TUDO, meu caro… texto elucidativo e didático… sem tergiversações, como é costume dos esquerdinhas…

      • O Brizola instituiu o crime organizado no Rio de Janeiro? pelo que se sabe o jogo do bicho vem desde os tempos do Brasil império.
        O Brizola foi governador do Rio de Janeiro por duas vezes, o último mandato se encerrou em 1994. Portanto, já fazem 23 anos e o que vemos é o crime organizado cada vez mais forte.
        Se o problema fosse o Brizola, os governadores posteriores já teriam erradicado o crime organizado. O problema da criminalidade é a má distribuição de rendas entre os estados. A região Sudeste fica com a maior fatia do bolo e, é para lá que os desempregados das outras regiões vão em busca de empregos, principalmente os nordestinos. Ao chegarem lá são facilmente recrutados pelo crime organizado,portanto,
        é impossível combater o crime só com a ação da polícia, pois a cada dia surgem mais pessoas necessitando de empregos e o mercado de trabalho não tem condições de empregar essa massa de desempregados que a cada dia aumenta.
        A solução é acabar com as desigualdades regionais e isso só com uma reforma política séria. Pra se ter uma idéia basta saber que o estado de São Paulos sozinho tem tantos deputados quanto toda a Região Norte do pais. Então na hora de elaborar as leis o Sudeste sempre leva vantagem em relação as outras regiões e é beneficiado com a maior fatia do bolo.

        • Você escreveu tanta besteira que dá até preguiça de responder viu!? Mas em síntese é a velha choradeira das esquerdas segundo a qual a pobreza gera violência, algo que Nova York e o seu ex-prefeito Ruddy Giuliani já desmentiram categoricamente….

        • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

          Vcs do lulopetismo tiveram 14 anos para acabar com as tais “diferenças regionais”, fazer a tal “reforma agrária” entre outras utopias infames e nada fizeram… porque ???… porque vcs só vivem de FALÁCIAS… quanto a questão do sudeste em relação a região norte, é simples, meu caro: TRABALHAR MAIS e CHORAR DE MENOS… o sudeste é rico porque uma geração inteira de agricultores e pequenos industriais aplicaram muito esforço e diligencia na região e assim ela prosperou… se o nordeste brasileiro estivesse nas mãos de pessoas que pensam como os israelenses, por exemplo, seria uma CALIFÓRNIA brasileira… mas como o povo brasileiro é subnutrido culturalmente, a décadas sendo enfronhado no vitimismo esquerdista, ficam no mimimi ao invés de produzir… isso é a realidade, gostemos ou não… os cearenses estão mais adiantados nesse processo… já viram que tem que parar de querer viver as custas do GF e estão se dando muito bem… parabéns a eles… belo estado… e com futuro promissor… é hoje um dos estados nordestinos com mais doutorados… eu apostaria no Ceará como estado promissor…

  3. Brasil ano 3018
    1000 depois do final da WWIII, quando o mundo inteiro foi purgado no fogo sagrado do Uranio.

    Voltamos a estar ao borde da 4ª grande guerra,
    uma guerra que esta sendo disputada com paus e pedras.

    Finalmente o Brazil (se escreve com Z, desde que passamos a fazer parte da federaçao dos Estados Unidos Panamericanos – UPA), se tornou potencia mundial, ja que poucos são as nações que tenham mais paus e pedras que nós.
    Brazil ameaça com impor a sua hegemonia a nivel mundial e expandir o jeitinho brazileiro ao mundo (que Deus os ajude).

    Post Data: existem documentos historicos alegan que o novo Sisfron (sistema de alarme feitos com cordas e latas) foi finalmente concluido no ano de 3002.

  4. (…)Recentemente, o Comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, estimou que, devido às restrições orçamentárias, a aplicação do Projeto SISFRON por todos os 15.735 km de fronteiras terrestres só poderá ser concluída no ano de 2040. (…)
    .
    .
    O projeto SISFRON na sua ideia original, seria um grande projeto ambiciosíssimo para os padrões do braZil pós golpe … este projeto deveria ter no seu monitoramento por exemplo … satélites e drones … até a ultima vez que se falou em satélite estacionário para a defesa e nos drones em terra brazilis … o governo dos coxas mandou para cucuia …a GRANDE questão ai … como será essa segunda fase ? … é o … “Ô do borogodó” …rsrrs … será que nessa 2º fase do SISFRON … rsrsr … na fronteira do braZil … terá uns cachorrinhos para latir quando alguém entrar invadir o quintal ? .. se for …rsrrs … viara-latas é o que não falta no governo dos coxas … manda uns para lá .. em especial nas fronteiras da Venezuela e da Bolívia .. heheh ..

  5. o sisfron só vai terminar quando o Lula se tornar a “alma mais inocente” do mundo

    para bom entendedor, NUNCA !! rsrs..

    • o Palloci já deu mais um “empurrãozinho” pra ajudar rsrs..

      • Impressionante é que, mesmo após assistir ao espetáculo estarrecedor do depoimento de Palocci (petista de alto calibre, diga-se) tem “gente” que ainda encontra desculpa para defender a quadrilha Lulopetista.
        Inacreditável!!!

        • deficiência mental não tem cura amigo, é doença

        • Delações em que o delator diz: “ouvi dizer” teve uma “reunião mas não estive presente, mas ouvi dizer que…” não tem credibilidade.
          O Palloci plantou na impressa que iria delatar o sistema financeiros(bancos) e a rede globo, mas não foi aceito pelo Moro e em sua delação só tem o “ouvi dizer” que Lula e Dilma e o PT recebiam.
          É mais uma daquelas em que o cara tá preso e para sair tem que dizer as três palavrinhas mágicas para o Moro: “PT, LULA e DILMA.”
          Delação sem essas três palavras não são aceitas. O Joesley foi preso para prestar nova delação, mas que inclua essas três palavrinhas mágicas, senão mofa na cadeia.

  6. Manuel Flávio says:

    Se eles estão estimando que vai ficar pronto em 2.040, significa que vá ficar pronto lá para 2.050.

    • As obras no Brasil são eternas porque só assim os executores conseguem manter a liberação de verbas. Quando se trata de projetos militares não tem fim.
      O projeto de energia nuclear começou no Brasil na década de 50, quando o Conselho Nacional de Pesquisa, em 1951, importou duas ultra-centrifugadoras da Alemanha para o enriquecimento do urânio. O da India começou em 1944. Mao Tsé-Tung decidiu começar um programa de armas nucleares chineses durante a Primeira Crise do Estreito de Taiwan de 1954 a 1955. Paquistão começou a se concentrar no desenvolvimento de armas nucleares em janeiro de 1972.
      Todos esses paises citados, hoje são potências atômicas respeitadas, enquanto o Brasil continua engatinhando. Só gastando sem nenhum resultado. O Problema não é falta de verbas é falta de vergonha.

      • Meu caro filhote da “pátria-educadora” a Índia em 1944 ainda era colônia britânica. Ademais nesse ano nem os EUA haviam conseguido suas armas nucleares.

        Agora por falar em falta de vergonha na cara, basta lembrar do Marinheiro Atômico, agora condenado a 43 anos de cadeia na lavajato…..

  7. …pois é. Tive a oportunidade de trabalhar durante o ano de 2012,2013 e 2014 neste importante Projeto do EPEx e assisti de perto parte dessa implantação.Infelizmente não acredito que o projeto possa estar plenamente implantado na fronteira critica do MS com o Paraguai e com todos os subsistemas de sensoriamento em plena carga de funcionamento. Foi pérolas distribuídas aos porcos…infelizmente a vaidade de alguns militares do próprio EB e a falta de comprometimento criminosa do governo de Dilma e seus aliados, submeteu o projeto a este prazo vergonhoso e humilhante para o país.
    O homem estará em Marte mas o SISFROM ainda não estará concluído…vergonhoso.

  8. COMO TODO RESPEITO AO NOSSO QUERIDO EXERCITO, FICA DIFICIL NESSE PAÍS , UM PROJETO DE TAMANHA ENVERGADURA IR PRA FRENTE PÓR FALTA DE DINHEIRO, É MELHOR NÃO FAZER NADA, GERA UMA EXPECTATIVA VIOLENTA SOBRE UM ASSUNTO, E DE REPENTE PÁRA. DONDE SE CONCLUI DUAS VERTENTES – FALTA DE PLANEJAMENTO A MÉDIO E LONGO PRAZO OU SIMPLESMENTE INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA.

  9. Infelizmente não se dá andamento a um projeto de relevância neste país. este por exemplo é de suma importância para nossa preservação à soberania. Uma lástima. Dinheiro do contribuinte(nós) sendo jogado para os bolsos da corrupção e desmandos.

  10. o plano brasil esta sendo usado por robozinhos do sistema que se fingem de vários mas não passam dos mesmos mudando de Nicks .

    já coloquei algumas reportagens que falam que 80 por cento de comentários hoje em dia em redes sociais estão sendo feitos por maquinas .

    vamos melhorar ai pois o que significa quando uma pessoa finge ser o que não é ????
    primeiro isso é tática para denegrir e se camuflar ao mesmo tempo , esta mais que na hora do plano brasil acordar e tentar de alguma forma melhorar isso

    vejo o caso do sujeito que adora falar que alguns que usavam o poder aéreo ou naval foram excluídos

    agora percebam ele desde sempre foi daquele local ,quando ele começou a poluir aqui ele adorava falar que o pessoal do plano brasil não sabia nada que o site era um lixo ,e etc e tal

    hoje ele vive PERUANDO aqui ,por que sera ?

    como o putim bem disse quem dominar a inteligência artificial conquistara o mundo
    https://br.sputniknews.com/russia/201709089305533-inteligencia-artificial-putin-histeria-midia/

    na verdade esses robozinho do sistema que veio PERUAR aqui no plano brasil quer é desunir , confundir , e afastar outros participantes , esta mais do que claro

    sobre o programa ,estão tentando falar que é meia boca para se o governo atual falar em acabar de vez , o mesmo bonequinho do sistema viria aqui e falaria assim :

    pode acabar pois nem começou ainda .

    é assim que age pessoas de ma fe o brasil esta sendo atacado em todas as esferas .

  11. Kkkk a esquerdalha,sempre ela.
    Daqui a pouco vao me acusar de eu não ser eu,mas outra pessoa.
    Essa revolução “acurturar marquisoquista” é uma desgraçareira total,que o diga os defensores do ParTido.

  12. Lucas Iglesias says:

    Os cara tão brigando por causa de Lula, Temer e Aécio… não sei se eu rio ou se eu choro. É esse tipo de pessoa que quer mudar o país?

    • Os bons brasileiros não tem BANDIDOS DE ESTIMAÇÃO como os petistas tem… todos queremos os culpados na CADEIA… só eles saem em defesa desses criminosos CONDENADOS… e assim poluem o ambiente com essas tergiversações imundas… CADEIA PARA OS CONDENADOS EM 1° INSTÂNCIA JÁ !!!… que recorram PRESOS… o sentimento de impunidade que a população sente é horroroso… fica a impressão, o a quase certeza, que ser bandido no Brasil compensa…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com