CHUNGMUGONG

SOBRE O PROJETO


Os navios da classe Chungmugong de construção naval da Real Marinha da Coréia do Sul são resultado de um pragmático e progressivo programa de desenvolvimento de uma indústria naval que visa sua capacitação e evolução.

Os KDX-II são navios que incorporam muitos ensinamentos e sistemas advindos da indústria Americana, porém congregam também tecnologias provenientes de diversos país tais como Alemanha que representada pela industria IABG, concebeu o desenho do casco.

De fato estes navios são a segunda geração de escoltas desenvolvidas pela Koreia e fazem parte de um programa mais extenso cujo projeto serviu de laboratório para o desenvolvimento de uma classe navios ainda mais poderosa, os KDX-III, navios de excelência, em estado de arte e comparáveis aos mais modernos Destroyers do mundo, os Japoneses da classe ATAGO e aos Norte Americanos Classe ARLEYGH BURKE, os quais dispensam comentários.


SISTEMAS ELETRÔNICOS


A suíte eletrônica dos Chungmugong destaca-se pela incorporação do radar 2D Raytheon AN/SPS-49(V)5 de longo alcance, no entanto o sistema de direção e controle de fogo é processado por um radar 3D Thales Nederland MW08, os navios operam ainda 2 radares STIR240 de direção de tiro com iluminadores CWI OT-134A, bem como 1sistema de guerra eletrônica SLQ-200(V)K SONATA e um sistema de comando e controle tático KDCOM-II, derivado do sistema SSCS desenvolvido para os navios Britânicos da classe Type 23.

Os navios contam ainda com um sistema WDS Mk.14, cuja função é avaliar ameaças, priorizá-las e engajá-las orientando os mísseis de defesa, tal como o SSCS, este sistema também é de origem britânica e foi desenvolvido pela BAE Systems.


SISTEMAS DE ARMAS


Os KDX-II são navios adequadamente armados, possuem um sistema lançador MK.41 VLS para 32 células de mísseis Standard SM-2 Block III de defesa anti-aérea, e ainda operam sistemas de barragem e defesa de ponto delegada à um sistema lançador RAM o qual divide esta função à uma bateria CIWS Goalkeeper de 30mm.

O canhão principal do navio é uma arma de 127mm Mk.45 Mod.4, e para ataque de naval, os navios são equipados com 8 mísseis Harpoon anti-navio e dois lançadores triplos de torpedos anti-submarino de 324mm.
Vale ressaltar que as progressivas adaptações desta classe de navios levou seus projetistas a desenvolverem algumas modificações nos navios mais recentes, por exemplo o quarto navio da classe, o teve seu lançador Mk.41 deslocado para bombordo e além disso este navio teve instalado também um VLS para mísseis-torpedo ASROC.

PROPULSÃO

A propulsão é do CODOG, garantida por 2 turbinas LM2500 de 65.000 shp, que lhe garante uma velocidade máxima de cerca de 54 km/h.


FICHA TÉCNICA


Tipo: Fragata de defesa anti-aérea.

Tripulação: 185 tripulantes.

Deslocamento: 5 500 toneladas .

Comprimento: 150 m.

Boca: 17.4 m.

Sistemas eletrônicos: 1 radar 2D Raytheon AN/SPS-49(V)5 de longo alcance, 1 sistema de direção e controle de fogo é processado por um radar 3D Thales Nederland MW08, 2 radares STIR240 de direção de tiro com iluminadores CWI OT-134A, 1 sistema de guerra eletrônica SLQ-200(V)K SONATA, 1 sistema de comando e controle tático KDCOM-II, 1 sistema WDS Mk.14,

Propulsão: CODOG 2 turbinas LM2500, 65.000 shp

Velocidade máxima: 54 km/h

Autonomia: “o autor não teve acesso à esta informação mas estima ser entre 10 000 e 12 000 km”.

Sistemas de armas: 1 lançador MK.41 VLS para 32 células de mísseis Standard SM-2 Block III de defesa anti-aérea, 1 lançador demísseis RAM, 1 bateria CIWS Goalkeeper de 30mm.

1 canhão 127mm Mk.45 Mod.4, 8 mísseis Harpoon anti-navio e 2×3 lançadores de torpedos anti-submarino de 324mm.

Grupamento aéreo: 1 Helicóptero Super Linx


9 Comentários

  1. A Coreia está preparando a seguinte fase no projeto KDX com o KDX-4 ou KDX-2A.
    Trata-se na verdade de um “mini-aegis” com a instalação de radar aegis num casco similar ao KDX-2.
    Inicialmente estavam apenas considerando melhorar os atuais KDX-2 com a instalação do radar aegis, mas resolveram deixar este navios do jeito que estão e criar novos navios. Acho que vai ser algo do nível do Álvaro Bazan da Espanha.

    • Salve Excel, li sobre o projeto e fiquei impressionado.
      quem sabe vem ai uma oferta para a Marinha?
      KDX II ou IV escolta anti aérea e
      KDX II emprego geral?
      ótimos navios
      grande abraço

  2. E.M.Pinto :
    Salve Excel, li sobre o projeto e fiquei impressionado.
    quem sabe vem ai uma oferta para a Marinha?
    KDX II ou IV escolta anti aérea e
    KDX II emprego geral?
    ótimos navios
    grande abraço

    Sem dúvida, Coreano está doido para vender armas ao Brasil. O diferencial da Coreia em relação aos outros países é que esta está disposta a “abir a perna” mais que os outros para vender, logo o Brasil deveria aproveitar esta possibilidade.

    • Salve Excel.
      Eu sinceramente gostaria que a marinha do Brasil e a da Coréia fossem partilhassem experiências bem como treinassem juntas.
      na minha opinião de leigo a Marinha SUl Coreana é uma das melhores do mundo, juntamente com a Japonêsa e com a US-Navy.
      aprenderíamos muito e neste campo tecnológico temos muito espaço para evoluir.
      Hoje os Sistemas de armas grande parte dos sistemas optoeletronicos, Radares e motorização dos navios coreanos são de procedência norte americana.
      Mas o que observo é que esta está evoluindo com suas pernas para desenvolver todo o seu aparato militar e quem sabe num furuto terá seus próprios sistemas, é este exempl que quero para a Marinha, algo passo-a-passo porém com um objetivo definido.
      no Campo de mísseis a Coréia já está um passo a frente com o seu “Asroc” e Harpoon” nacionais e num futuro quem sabe Standart e RAM, algo que nós devíamos tomar como exemplo e mesmo propor parcerias para o futuro.
      Haveria muito espaço para participações de empresas brasileiras…
      grande abraço
      E.M.Pinto

  3. Pessoal, esse pequeno país(Coréia)não era nada,após a segunda grande guerra,eles simplesmente ressurgiram do nada,como
    pode o nosso país com tanta riqueza ñ conseguir criar embarcações com um nível tecnológico pelo menos próximo deles.

  4. Salve a revolução tecnológica cibernética dos Hackers Patriotas!

    Já que nenhum político ladrão é punido, ou devolve um centavo do que desvia e rouba aos cofres públicos! Os hackers deveriam invadir contas, e transferir parte do dinheiro que foi roubado por corruptos, para as vitimas mais necessitadas!
    Quando o pobrezinho fosse receber seu minguado salário, teria uma alegria danada!
    Desta maneira dificilmente seriam pegos, e estariam reparando parte das injustiças, trazendo beneficio a sociedade carente, que é iludida e roubada constantemente e descaradamente!
    Vale tudo por justiça social!
    A sigla: Ordem e progresso na Bandeira Nacional! Esta mais para:> Ordem aos humildes, e o progresso aos demagogos, hipócritas, corruptos e poderosos!
    Alem do mais, seria uma revolução sem violências, sem seqüestros, sem armas, sem bombas e assassinatos!
    Boa forma de reparar as injustiças!
    Abaixo- assinado; Fim da imunidade e impunidade! Ou então, demonstre seu repudio através do voto Nulo, aos que prometem, só visando vantagens!

    > Abrir hiperlink e assinar: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron

    > A Pátria agradece!

    > ESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA QUE TENHAMOS UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COM DIREITOS IGUAIS E JUSTIÇA

  5. Great goods from you, man. PLANO BRASIL – defesa geopolítica soberania (defense geopolitics strategy intelligence security) – CHUNGMUGONG I have understand your stuff previous to and you’re just too magnificent. I really like what you have acquired here, certainly like what you are stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it smart. I can not wait to read much more from you. This is really a terrific PLANO BRASIL – defesa geopolítica soberania (defense geopolitics strategy intelligence security) – CHUNGMUGONG informations.

Comentários não permitidos.