Defesa & Geopolítica

China pode estar se preparando para ‘fase ativa da guerra econômica’ contra EUA

Posted by

Enquanto Washington se recusa a reconhecer a China como economia de mercado e vem realizando investigação antidumping contra o gigante asiático, Pequim está se preparando para estabelecer no comércio de petróleo um “contrato de futuros” em yuan e com possibilidade de conversão em ouro.

Especialistas consultados pela edição russa Gazeta.ru analisaram esta nova “fase ativa” da guerra econômica entre as duas potências a fim de entender se a China será capaz ou não de privar o dólar do status de principal divisa petrolífera do mundo.

Todos os analistas consultados acreditam que a medida de Pequim não passe de “um instrumento destinado à desdolarização tanto do mercado petrolífero como de toda a economia mundial”, embora prevejam que o processo não vá ser rápido.

Componente vital para a economia dos EUA

Analistas da empresa administrativa de ativos, Kapital, lembram que, desde a década de 70, países da OPEP vendem “ouro negro” em “petrodólares”, cuja conversão em títulos do Departamento do Tesouro norte-americano “foi e continua sendo um componente vital para a economia dos EUA”. Além do mais, a partir de agora, produtores de petróleo poderão trocar matéria-prima bruta por ouro ou títulos do Tesouro norte-americano, de acordo com expectativas futuras.

Vale destacar que a China dará uma maior participação de mercado aos países que aceitem o novo contrato em sua moeda nacional, assim que os maiores parceiros comerciais de Pequim serão praticamente obrigados a aderir ao novo instrumento comercial para preservar sua cota. Como resultado, “devemos esperar uma desdolarização gradual”, assinalam.

Na opinião de Yevgeny Loktyukhov, especialista do banco Promsvyazbank, o mercado deste tipo de derivados parece ser bastante promissor com impacto moderado pelo menos por enquanto.

Por sua vez, Andrei Khokhrin da companhia Tserikh questiona a viabilidade de conversão em ouro, já que os mercados de petróleo e de ouro são incomparáveis em volume. Não obstante, admite que o dólar esteja perdendo seu status de principal moeda de câmbio, e o acúmulo constante da dívida dos EUA “somente acelerará a perda das posições de monopólio do dólar”.

Fonte: Sputnik

 

 

9 Comments

  1. Pingback: China pode estar se preparando para ‘fase ativa da guerra econômica’ contra EUA | DFNS.net em Português

  2. big George já vai tarde!

  3. E, o dragão esta com fome… só tem que ter um pouco de cuidado pois mais de 1Bi de população se começar a receber sansão comercial, dos EUA em especial, o castelinho de papel vermelho vai derreter rapidinho….
    Obs: para os que se julgam “intendidos”, não se esqueçam que o dragão tem forte economia não por honestidade nos meios de produção más por exploração de trabalho análogo a escravo…

    • Se o trabalho na China, que segundo as ultimas pesquisas faidas esse ano, ja tem um salario igual ou maior que alguns paises sulamericanos é escravo!.
      Como devemos definir o trabalho no Brasil?

      Se a China como segunda economia mundial, um pais que domina num maior ou menor grau de expertise todas as tecnologias é um castelo de papel!
      Como devemos definir o perfil a nível economico do Brasil?

      Realmente vai ser verdade aquele artigo que disse que 70% dos brasileros são analfabetos funcionais.
      Os “entendidos”, entenderam.

      • Caro gil, da onde tira que salario de chines significa algo?? sua moeda e super desvalorizada meu caro, devesse estudar em algo real! Se um dia conhecer o interior da China vai entende o que é realidade o que é invencionice como a citada pelo senhor, realmente os analfabetos funcionais tem um grande índice no Brasil, aja vista lunáticos que pensão que China, Viatinan, Camboja, Coreia do Norte são países de primeiro mundo… vai estudar, de preferencia em algo que mereça esse apreço não em porcarias criativas, para não dizer maluca.

        • Diego, o salário médio chines em US$ passou o brasileiro, tanto que muitos produtos made in china estão sendo substituído por feitos em outros países. Isto é, empresas chinesas estão terceirizando a produção para baratear a produção.

    • Quem alimentou o dragão desde de pequeno? Os países ocidentais. A China está chutando muito alto. Basta todos os países do ocidente fechar fabricas de sua propriedade, e destruir todo o maquinário, e proibir importações da China, e diminuir os preços de exportação, de tudo que produzem para os países que concordarem com esse ato, que a China vai virar uma lagartixa.

  4. A notícia é especulação. A movimentação chinesa é um fortalecimento de sua posição apenas. Não há e não haverá guerra econômica da China contra os EUA, pois os dois sofreriam (na verdade o mundo todo). Lembrando que a China é o maior credor de títulos americanos e sua desvalorização seria um duro golpe neles próprios.

  5. China super potência econômica 2018
    USA sua queda é inevitável

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com