China inicia sua missão espacial mais extensa

Dois astronautas deverão permanecer 33 dias em órbita, iniciando os preparativos para uma futura estação espacial chinesa. País tenta se estabelecer como potência no espaço.

A China lançou nesta segunda-feira (17/10) a missão espacial tripulada Shenzhou 11, com dois astronautas que deverão passar mais de um mês em órbita no laboratório Tiangong 2.

O foguete “Longa Marcha” partiu sem problemas da base de lançamento de Jiuquan, no deserto de Gobi, e em dois dias, deverá se acoplar ao laboratório espacial, lançado ao espaço no mês passado.

A sexta missão espacial tripulada da China deverá ser a mais longa, com duração de 33 dias. O astronauta Jing Haipeng, que vai completar 50 anos durante a missão, realiza sua terceira viagem espacial, acompanhado do estreante Chen Dong, de 37 anos.

A Shenzhou 11 tem como objetivo verificar o funcionamento dos sistemas do laboratório chinês e iniciar os preparativos para uma futura estação espacial, que Pequim espera colocar em funcionamento até 2022.

Haipeng e Dong também realizarão experiências científicas propostas por estudantes do ensino secundário de Hong Kong, além de projetos em colaboração com instituições acadêmicas em áreas como medicina, física espacial ou botânica.

Para os chineses, o programa espacial é um símbolo de sua emergência como potência mundial e espacial. O país anunciou em abril que planeja para em torno de 2020 o envio de uma nave espacial para a órbita de Marte, que deverá pousar no Planeta Vermelho e lançar uma sonda para realizar explorações na superfície.

Com essas iniciativas, Pequim tenta alcançar os avanços da pesquisa espacial dos Estados Unidos e da Europa. Apesar das desconfianças quanto aos verdadeiros propósitos do programa espacial chinês, o país insiste que a iniciativa tem apenas fins pacíficos.

RC/rtr/lusa

Foto: Os astronautas Jing Haipeng (dir.), que irá completar 50 anos no espaço, e o estreante Chen Dong, de 37 anos.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

http://www.planobrazil.com/china-foi-lancado-foguete-longa-marcha-2f-com-laboratorio-espacial-tiangong-2/

 

9 Comentários

  1. A maior provocação aos orgulhosos é o orgulho alheio……Auto respeito é o fruto da disciplina……O senso de dignidade cresce com a capacidade de dizer para si “não”…..

  2. A China foi o 3º país a ter um veiculo na superfície lunar, remotamente controlado…

    – O 1º foi a URSS, com o Lunakhod.
    – O 2º foi o EUA…

  3. O que posso dizer parabens, e boa sorte que tudo de certo, e dizer que o Brasil já esteve a frente da China nas pesquisas aeroespacial, e na area nuclear, lembrando que a China deve muito deste sucesso aos Russos, alguem pode me informar qual pais alcansou tal avanço com apoio USA.

    • NENHUM , mas o BRASIL pensa em ser o primeiro , pensamos que os EUA são nossos Amigos , ** MUI AMIGOS **, coitado do BRASIL desde 1889 !!

  4. Os EUA devem seu sucesso, a todas pessoas quê foram para lá principalmente na segunda guerra em virtude das perseguições politicas,raciais,ideológicas etc…Os ingleses jogaram muito de seus avanços, na mão dos EUA em troca de ajuda na guerra e principalmente a alemães quê eram para serem julgados por crime de guerra em Nuremberg e foram poupados só mudando de chefe,e apoiando Israel de quem os provem de dinheiro, sem o qual estariam igual ao Brasil.Não se enganem é o nanico quê sustenta o gigante.

    • (…)
      _______________________________________________________
      Jose Luiz Esposito – Lamento, mas, o assunto é a China e sua missão espacial mais extensa. – Plano Brasil

  5. (…)
    _______________________________________________________
    Jose Luiz Esposito – Lamento, mas, o assunto é a China e sua missão espacial mais extensa. – Plano Brasil

Comentários não permitidos.