Defesa & Geopolítica

Chegou a vez da Marinha no governo de Michel Temer

Posted by

Sugestão: José Roberto Bonifácio

Marinha é a “bola da vez” no reaparelhamento da área militar. O governo de Michel Temer pretende tirar da gaveta um antigo projeto da força naval brasileira: a substituição da frota de aviões de combate embarcados. Trata-se de um contrato que poderá chegar à casa de US$ 1,5 bilhão, considerando-se a aquisição de aproximadamente 20 aeronaves. O investimento caminha pari passu ao projeto do novo porta-aviões brasileiro – a única embarcação deste tipo a serviço da Marinha, o São Paulo, entrou em processo de descomissionamento e desmontagem no ano passado.

Segundo o RR apurou, há contatos preliminares, na esfera do Ministério da Defesa, com fabricantes internacionais. Questões de ordem técnica fazem da sueca Saab, que fornecerá os novos caças da Aeronáutica, uma forte candidata ao negócio. O Sea Gripen, avião embarcado produzido pela companhia, dispõe dos mesmos sensores e tipo de armamento do Gripen NG que será entregue à Força Aérea. A aeronave é considerada versátil: pode operar a partir de porta-aviões Catobar (decolagem por catapulta) ou Stobar (decolagem curta).

O custo unitário do Sea Gripen gira em torno dos US$ 70 milhões. Procurado pelo RR, o Ministério da Defesa informou que caberia à Marinha se pronunciar sobre o assunto. Esta, por sua vez, garantiu que ainda não existem tratativas com fabricantes de aeronaves. Mas confirmou os planos de aquisição dos novos equipamentos. A Marinha informou estar conduzindo estudos, “no âmbito do Programa de Obtenção de Navio Aeródromo (Pronae), quanto às características e requisitos” do próximo porta-aviões.

Disse ainda que, “enquanto não forem estabelecidas as características do futuro Navio Aeródromo, não se poderá definir que tipos ou modelos de aeronaves comporão a sua ala aérea”. Uma vez confirmado, o pacote “porta-aviões/aeronaves embarcadas” selará uma espécie de trilogia de investimentos mais agudos nas Forças Armadas, que engloba a aquisição dos blindados Guarani para o Exército e a própria substituição dos caças da FAB. Este última, embora assinada na gestão Dilma, começou a ganhar altitude no governo de Michel Temer.

A compra dos novos aviões é um antigo pleito da Marinha. A Força dispõe de 23 aeronaves embarcadas modelo A-4 Skyhawk, produzidas no fim dos anos 70. Em 2009, o governo Lula assinou com a Embraer um contrato para a modernização de 12 destes jatos. Muito em razão das restrições orçamentárias na Defesa, a primeira aeronave só viria a ser entregue em 2015. Além disso, o programa de modernização sofreu um baque no ano seguinte, quando um A-4 Skyhawk reformado pela Embraer caiu durante um voo de treinamento.

 

Fonte: Relatório Reservado

143 Comments

  1. Não ficou claro. O Brasil vai reformar o A12 ou comprar um novo Porta Aviões? Vai existir uma licitação para uma ou outra alternativa? Além disso 20 novos caças? Tudo isso junto com o prosub e CV03? Parece viajem na maionese tipico de época pré-ELEITORAL….

  2. Só enganação. O vampiro está no final de governo e não vai dar tempo de licitar nada. Se contratar sem licitação o governo seguinte anula, senão o MPF anula a compra.
    Tá tudo dominando. A marinha vai ter que se contentar com sucata vida dos USA ou de algum dos vassalos da OTAN, com permissão dos yankes.

    • A Máquina Troll says:

      O sucateamento da nossa defesa não é ocasional…é intencional e um projeto…feito entre governantes e militares corruptos com estrangeiros para nos manter dependentes de potencias corsárias estrangeiras e fraca caso tenham a necessidade de ter que fazer uma “intervenção” contra nós…isso faz parte de um programa para a manutenção do controle e influencia que detém sobre este pais…sabotar e impedir o desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico do nosso pais são os objetivos centrais…dai o trabalho intensivo e extensivo em nossa sociedade para doutrinar o entreguismo e um alinhamento ideológico cego e incondicional aos eua e seus interesses em nossas mentes e corações…

      • Marcelo Rodrigues says:

        Nada a acrescentar.

      • Ferreira Junior says:

        Exclua dessa lista os governos Dilma e Lula. Só para exemplificar: Subnuclear, caças, Sispron, Astros 2020, entre outros.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Falácias… sempre elas… isso tudo que citou teve origem muito antes desses dois párias tomarem conta do planalto… só quem não conhece os fatos pra falar essa ignomínia…

  3. A Marinha da Índia precisa de 57 caças, podemos conversar com eles em torno do Sea Gripen.

    • 1maluquinho 1maluquinho says:

      Seria uma boa se tivessemos tentado isso quando escolhiamos o FX2. Eles tem propria fabricação e fornecedores distintos. Poderiam ate se interessarem pelo Sea-Gripen mas como complemento a Esquadra,mas não como efetivo.

    • Roberto, o Sea-Gripen é talvez a aeronave com mais cotado para ser o caça naval indiano.

  4. Uma pergunta que utilidade teria para uma colônia de exploração obter caças navais que utilidade isso teria isso aqui já se transformou num cabaré yanke espero que o próximo governo democraticamente eleito extinga essas pseudas Forças armadas que não serve pra nada a não ser massacrar o povo Brasileiro como fizeram no Regime militar vamos seguir o exemplo da costa Rica pais que aboliu as FA e vivem em situação muito melhor que o Brasil eu já joguei a toalha esse pais sempre será uma eterna colônia de exploração dos EUA

    • Claudio Luiz says:

      Comparar as necessidades de dissuasão do Brasil com as da Costa Rica demonstram a sua enorme miopia no que tange tanto äs Relações Internacionais como a soberania nacional.
      Lamentável…

      • Miopia acorda mane ja entregaram o pré sal ja entregaram o satélite Geoestacionário estão para entregar a Embraer a base de Lançamento de Alcântara etc etc etc o único miope aqui e Tu

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        20% do pré sal tá nas mãos dos chinas… tá contente, joca ???… e a RAPOSA SERRA DO SOL, entregue pelo molusco condenado, agora trancafiado ???… já esqueceu ???… quem é o míope aqui mesmo ???…

      • jose luiz esposito says:

        Terra do Sol foi iniciado por FHC , não te esqueças , e durante seu Governo a coisa nas FFAA estavam feias , chegaram a comprar um Veleiro e negar verbas para o SUBNUC , chamaram um francês para construir uma Caravela ,que deu problemas , sabendo que na Bahia e Maranhão , haviam construtores semianalfabetos que construiriam muito melhor e que não daria problemas , como deu !

      • De um desconto pra ele , certamente recebe grana pra falar pelo reto , mas ha um ponto positivo nesta funcao , os calangos estao menos ameacados

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Citastes outro traidor… e dai ???… é outro boçal que acha que os tucanos são didireita… acorda cara… somos todos enganados por esses bandidos socialistas e vc parece que gosta dessa condição de idiotizado dazisquerdas…

      • Isso nao eh miopia , isso eh o jeito tolo de ser dos canhotinhos invejosos , deixe ele ser sabio ao proprio entendimento !

    • Wilson Marcos Santos says:

      Caro Joaquim.
      Vá para a Venefavela.
      Vá para CU13A.
      Vá para a North Korea.
      Nesses países você pode reclamar a vontade das Forças Armadas.
      Se você tivesse um mínimo de razão, não teríamos comprado helicópteros russos, submarinos franceses e caças suecos.
      Saia da paranoia, ou vá morar onde indiquei acima, que é mais a “cegueira dos fatos” que você pregou.
      Se você se acha mais inteligente que 1 Juiz, 3 desembargadores, 5 Ministros do STJ e 6 Ministros do STF que acham que o Lula deve ser preso, não comenta mais não. Presta concurso para Juiz. Você é mais inteligente que todos os que eu citei.

    • Como brasileiro desejo que o Brasil tenha dissuasão para seguir seu próprio caminho. Más sob o ponto de vista apresentado pelo senhor. De fato as FAs defedem a soberania. Más que soberania? Já se tornou um conceito difuso. E se é para ir a reboque, não mais necessidade. Para se defender de quem? As FAs estão servindo a interesses, más não os do Brasil. Na Democracia Liberal a decisão política e jurídica não é absolutamente livre, está sob a garantia de direitos fundamentais (“a forma civilizada de viver”). No Brasil, às medidas de exceção sob um manto de renda, começam a se tornar regra, à constituição virou texto, sendo “encoxada” inclusive por “digníssimos” generais. A tiriania material.

      • A Máquina Troll says:

        Toda essa podridão que sempre vemos na política do nosso pais mostra o DNA da nossa sociedade…uma sociedade que tem na sua raiz o brazileiro sem vergonha na cara que somos…com as exceções é claro…pois alguém tem que trabalhar para o pais crescer e sustentar os vagabundos lesa-pátria daqui…O político pilantra que rouba e mata a nação é oriundo da sociedade em que vivemos e da qual todos fazemos parte…pois ele não nasceu político foi colocado por nós para nos representar e no curso do seu mandato acaba traindo todos os seus eleitores…Essa situação nunca vai mudar…vai ser sempre assim infelizmente…Vamos continuar trabalhando…pagando impostos para engordar o bolso destas desgraças e o que sobrar vamos tocando a vida…

      • bla bla bla bla , mais do mesmo !

    • A Máquina Troll says:

      As classes dirigentes daqui não trabalham em prol de nossa nação mas sim em prol da nação dos outros em troca de malas de propina…

      Países sérios fomentam e protegem suas indústrias e setores da economia…Mas aqui a troco de propina sabotam e desmantelam as nossas para depois fazerem negociatas com estrangeiros…as licenças de exploração são vendidas por mixaria…

      Nosso pais é tomado por corruptos a serviço de estrangeiros…nosso desenvolvimento econômico e industrial são sabotados por estes pilantras para abrir caminho para estrangeiros tomarem o controle de tudo e o monopólio sobre o mercado consumidor do pais que é o quarto maior do mundo…

      O problema deste pais não é falta de recursos ou de investimentos…são estes corruptos lesa-pátria daqui que recebem propina pra manter tudo parado ou mal funcionando…manter o pais atrasado, subdesenvolvido e subserviente…apenas como fornecedor de matérias primas e reserva de mercado para a potencia corsária estrangeira que os financiam…a troco de propina entregam para pilhagem todas nossas riquezas e patrimônios…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        “Nosso pais é tomado por corruptos a serviço de estrangeiros…nosso desenvolvimento econômico e industrial são sabotados por estes pilantras para abrir caminho para estrangeiros tomarem o controle de tudo e o monopólio sobre o mercado consumidor do pais que é o quarto maior do mundo…”

        Máquina, hoje o nosso verdadeiro inimigo são os chinas… veja o caso do coronel nordestino dazisquerdas, garoto propaganda dos chineses… se vendeu por preço de lata de sardinha… os chinas estão destruindo as nossas indústrias de base e de bens duráveis e comprando participações em commodities a preço de banana… em pouco tempo estaremos como os americanos e não teremos um Trump pra nos salvar… o próprio BOLSONARO nesse quesito é muito benevolente com os chinas… temos que ser radicais e implementar uma política de proteção as nossas empresas ou o fim será trágico… os chinas já afinaram perante os americanos dizendo que não farão guerra comercial com eles… ainda que seja uma bravata dos chinas, já é alguma coisa… mas e o Brasil que só se curva perante os zoinhos fechadinhos ???… triste fim…

    • Rogério Rufini says:

      Massacrar no regime militar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, volta pra escola

    • Jamais li tanta baboseira!!!
      Maldito comunista.

  5. tão querendo construir primeiro o teto e depois a base? antes do porta-avioes não tem que define as futuras tamandaré e mas algumas fragatas anti-aéreas? em país sério isso seria projeto de estado independente das eleições o dá o início o sucesso finalizar em país sério

  6. Vou rir alí e já volto.

  7. 1maluquinho 1maluquinho says:

    Brasil o otario que compra sucatas para depois desmonta-las.
    Na materia esta descrito que sera fabricado um novo NAe.
    Se o trem de pouso do Sea-Gripen já é fabricado a anos pela Akaer e tendo o Brasil adentrado ao programa Gripen como SÓCIO COM DIREITO A PROPRIEDADE INTELECTUAL DO MESMO do mesmo não existiria a necessidade de fazermos um FX3 Naval.
    O que querem é uma nova novela e propinas !

  8. 1maluquinho 1maluquinho says:

    Um NAe é nada mais nada menos do que uma base avançada e completa de operações. Acima de tudo deve ter capacidade de auto-defesa,e como em um NAe espaço operativo é primordial,primeiro vc tem que ter o NAe para depois pensar em seus aviões.
    Senhores o que vemos é que querem uma nova novela para alimentar corruptos politicos e corruptos militares ! Ja é velho o sonho colonizado da MB de possuir F35.
    Um pais de importancia militar com uma marinha de quinta categoria como a nossa estariamos melhor servidos se tivessemos complexos de defesa aeroespacial costeiros e caças de supremacia naval como os SU34 e assim modernizando nossa marinha com meios navais mais rapidos de superficie e subaquaticos.

    • É exatamente isso, vai ser outra novela. Pasmem não conseguimos fazer a tal da Tamandaré que não se sabe se é fragata ou uma corveta grande, agora imagine um porta aviões. Olha é bem mais fácil agregar esses supostos caças a FAB e comprar para a marinha SU-34 como o Sr disse.
      E só mais uma coisa, olha como começa o texto “A Marinha é a “bola da vez” no reaparelhamento da área militar.”, alguém me diga qual foi a compra expressiva que foi feita nesse governo para a FAB ou o EB? Eu me lembro que a marinha foi quem conseguiu recentemente foi o HMS OCEAN e só.

      Sds

      • jose luiz esposito says:

        Tens Razão , isto é uma noticia para entreter Otários , se não construimos Fragatas e estamos a anos para Construirmos Corvetinhas Batedeiras de Ovos em dias de Mar encrespado , vamos investir na Aeronaval ,sem antes Construirmos ou Reformarmos um PA , teremos então uma Força Aérea Naval e não uma Marinha , para isto não precisa Investir muito , basta comprarmos ou arrendarmos SU 30_35 russo , cobriríamos todo o Atlântico Sul , coisa que o Gripen não conseguirá dar Conta , ,mesmo Embarcado , FAKE DO GOVERNO e desse seu novo ministro da Defesa Filosofo Sionista !!

      • Temos capacidade de construirmos nossas fragatas, corvetas e submarinos. O trem de pouso reforçado para o sea-gripen já fabricados a anos na Amar. O que querem é uma nova novela para alimentar corruptos civis e corruptos militares.
        Esse traidores nazi-fascistas travestidos de neo-liberais querem entregar tudo ao cafetão Yankee. Vide programa aeroespacial, Alcântara, centrífugas e agora a MB.
        Vendilhões da Pátria. Deveriam todos serem passados a fio de espada, para economizar munição!

    • Um comentario com o SELO : big ass Russo de qualidade !

    • Um nae eh uma base avancada ,kkk, nao , um nae eh uma base recuada , pqp cara , deixe este tipo de comentario pra profissionais , nao cabe mais merda na sua biografia !

  9. fake news!

  10. Nao temos uma esquadra de respeito mas , ja tem 1,5 bilhao pra portas avioes; coisa de pobra comprando carro bom porem vivendo numa tapera, TA SERTO com s mesmo Kkkkk

  11. Piada! Não temos nem navios de escolta decentes… a esquadra tá morrendo, e falam de aviões embarcados? Não é possível. Não podemos comprar fragatas modernas, e falam em comprar porta aviões?

    • A Máquina Troll says:

      de fato hoje a única função das força armadas deste pais é servir de cabide de empregos e de reserva de mercado pra indústria de armas estrangeira…são mantidas apenas com este único fim…o resto é tudo faz de conta…nosso pais não tem defesa alguma…é uma colônia mascarada de estrangeiros…qualquer passo para frente que damos em alguma coisa somos alvos de incursões obscuras e escusas…somos sabotados e puxados para trás…de volta…o destino/rumo de nossa nação é completamente controlado por mãos alheias…

    • A Máquina Troll says:

      É algo impressionante o gap a que este pais é imposto…nossa forças armadas ainda operam equipamentos da época da segunda guerra mundial…simplesmente não temos defesa aérea…não temos sistema anti aéreo nenhum…nosso espaço aéreo é cheio de “buracos negros”…e operamos literalmente uma meia dúzia de porcarias de caças do fim dos anos 50 de pernas curtas, subsônico e completamente limitados e incapazes de nos defender de algum agressor hoje…mesmo contra eventuais países vizinhos…

      e o que mais me deixa estarrecido é que por incrível que pareça ainda tenha gente neste pais que acredita mesmo na ideia que vendem de que com estas porcarias aliadas com a nossa “doutrina” estamos com tudo…como diria o Professor…o pior não é eles acreditarem que tem otário que vai engolir essa farsa…o pior é eles terem razão…rs…

  12. Marcelo Carvalho says:

    Joaquim deve ser Lusitano… ñ fala bosta… as FFAA são as unicas caisas q nos defendem e defenderam no Futuro… ñ somos Costa Rica ou mesmo uma Suiça da vida… onde cada cidadão defenderá em caso de hostilidade…

    • Sou Nordestino e paraibano da gema muito embora tenha descendência Lusitana com muito orgulho já acreditei nessas FA mas hoje so vejo decepção nesses militares que adoram ficar de quatro pro Tio San veja o que esse governo corrupto e lesa-pátria do Michael Temer ta fazendo entregando todas as nossa empresas de mão beijada aos EUA como a Embraer mas barbas desses pseudos militares e os mesmos não fazem nada não dão um pio alias e mas fácil nascer dentes em galinha que vim esses tais caças navais pra MB isso e Fake News desse governo entreguista

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        O LESA PÁTRIA tá em cana… finalmente… só não vê isso os colonizados cubanos que chamam outros de entreguistas mas não querem abrir os olhos pros BILHÕES que a ORCRIM do ABC entregou para cafetões socialistas mundo afora em troca da guarda de parte do erário roubado… só sendo joaquim ou manuel pra acreditar nessa gente bandida…

      • jose luiz esposito says:

        Hoje quem fala e escreve em Português verdadeiro e debochado , embora discorde de tua postagem !

      • jose luiz esposito says:

        Este tal de Ojos Azules , é da turma que afirma e repete que enviamos dinheiro para certos países no exterior , mas ninguém os rebate com a Verdade . Nenhum Dinheiro saiu do Brasil , foram pagos aos Exportadores de Bens e serviços aqui dentro do Brasil, antes já se fazia assim e estamos para criar um EXIMBANK brasileiro a mais de Dez anos , assim as coisas ficariam mais claras , estamos com 400 BI de Reservas em Dolares e poderíamos colocar a Metade emprestados a este Banco , onde estão recebem Juros Negativos e não nos ajudam objetivamente em nada !

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Deixe ver se entendi suas “verdades”… o Brasil capta dinheiro a juros escorchantes e empresta as empreiteiras “amigas” a juros baixíssimos e adivinhe agora quem é que paga a diferença ???… vc e eu… nós… e tem mais… emprestou sem garantias reais… sabe o que é isso, não sabe ???… ou seja… vamos receber CALOTE… sabe o que é isso, não sabe ???… e tem mais… as reservas externas servem como lastro para exportações e importações… mexer nelas significa ficar insolúvel… sem crédito… entende isso ???… creio que não… ou seja… vc é um boquirroto que não entende nada de coisa alguma e pensa que está falando com sua turminha de acéfalos dazisquerdas… traduzindo… FALACIOSO…

        https://www.diariodobrasil.org/pt-investiu-r-50-bi-em-obras-no-exterior-dinheiro-do-fgts-financiou-paises-comunistas/

      • nao precisava falar que eh nordestino ,kkkkkk,

      • Joaquim esse Blue Eyes é um micróbio nazi-fascismo e illuminati. Adora atrair otários por e-mail pra comer o cérebro. É filho de uma rapariga Ariana evadir da segunda Guerra e omisiada no Sul e depois no Centro-Oeste. Um micróbio traidor supremacista branco que odeia negros, índios, nordestinos e homossexuais.
        Adora atrair simpatizantes para comer seus cérebros e com ele atacar e discriminar aqui pessoas. Um micróbio!

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        “MALUQUINHO… VC É UMA VERGONHA… VC É A VERGONHA DA SUA FAMÍLIA… A Máquina Troll…”…

  13. Wilson Marcos Santos says:

    Caro Joaquim.
    Vá para a Venefavela.
    Vá para CU13A.
    Vá para a North Korea.
    Nesses países você pode reclamar a vontade das Forças Armadas.
    Se você tivesse um mínimo de razão, não teríamos comprado helicópteros russos, submarinos franceses e caças suecos.
    Saia da paranoia, ou vá morar onde indiquei acima, que é mais a “cegueira dos fatos” que você pregou.
    Se você se acha mais inteligente que 1 Juiz, 3 desembargadores, 5 Ministros do STJ e 6 Ministros do STF que acham que o Lula deve ser preso, não comenta mais não. Presta concurso para Juiz. Você é mais inteligente que todos os que eu citei.

    • A Máquina Troll says:

      A um braziu para essa massa política corrupta e se farta com recursos públicos e outro braziu para um povo que sofre por não ter opção de voto….Cada candidato que se apresenta tem uma semelhança sensível com chefe de organização criminosa…Será mesmo semelhança?…rs…

      • jose luiz esposito says:

        Com a prisão de LULA , podemos entrar em uma Grande Desgraça Nacional , Marina Chupa Cabras de um lado e Bolsonaro de outro ,isto não seria uma Opção ., mas uma desgraça nacional MASRRAVILHAAAA palavras de CLOUDE TROISGROS !!

      • Blasfemia , kkkkkk, pra passa fomes preguicosos ele quebra galho , para MERITOCRATAS ele possui a mesma utilidade de uma unha encravada !

      • Os presos devem estar se aliviando naquele orgao geriatrico dele , kkkkk, ladrao !

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Fique tranquilo zé luis… desgraça teríamos se esse crápula concorresse as eleições… do jeito que é bandido, faria qualquer coisa para ganhar… palavras do próprio LULADRÃO…

  14. Se liguem, nossas fragatas tem 40 anos de idade.

  15. A melhor opção é negociar com a Naval Group, a compra da licença e do plano de construção do Porta-Aviões Charles de Gaulle para aqui com auxílio de engenheiros e técnicos franceses, produzir uns 4 e dotar os mesmos de propulsão nuclear, a mesma do Álvaro Alberto.

  16. A Máquina Troll says:

    “Joaquim
    7 de Abril de 2018 at 12:04

    Uma pergunta que utilidade teria para uma colônia de exploração obter caças navais que utilidade isso teria isso aqui já se transformou num cabaré yanke espero que o próximo governo democraticamente eleito extinga essas pseudas Forças armadas que não serve pra nada a não ser massacrar o povo Brasileiro como fizeram no Regime militar vamos seguir o exemplo da costa Rica pais que aboliu as FA e vivem em situação muito melhor que o Brasil eu já joguei a toalha esse pais sempre será uma eterna colônia de exploração dos EUA”

    Não acredito neste pais…pois nos países grandes a sociedade é coesa, patriota e nacionalista…a classe dirigente tem um projeto de nação…coisa que a nossa nunca teve e jamais vai ter…pois nasceu subserviente econômica e ideologicamente aos centros de poder além do fato delas ganharem muito dinheiro com o sistema aqui vigente…infelizmente a maior parte do povo brazileiro não é patriota e não estão nem aí para o seu pais…

    País de desgraçados….para aceitar o que criaram vivem citando o PT ou a Esquerda….medíocres…garanto que não terão o que merecem pois devem viver à sombra de alguém…mas cuidado!…a lagoa está secando em todo lugar e pode ser que quem dê sombra perca os galhos também….

  17. Cao

  18. César Pereira says:

    ” O Sea Gripen, avião embarcado produzido pela companhia, dispõe dos mesmos sensores e tipo de armamento do Gripen NG que será entregue à Força Aérea. A aeronave é considerada versátil: pode operar a partir de porta-aviões Catobar (decolagem por catapulta) ou Stobar (decolagem curta).”

    Caros comentaristas,se eu estiver errado me corrijam, mas ao que me consta o Sea Gripen,sequer existe , embora o autor da matéria já tenha até lhe dado preço (em torno dos US$ 70 milhões), se não existe, ele não esta sendo produzido !
    Por fim não acredito no conteúdo dessa matéria !

  19. Blog rídiculo o golpista do temer congelou por 20 anos o orçamento e fica divagando em mentiras para tentar fazer um presidente impostor ser alguma coisa que preste tome vergonha foi LULA e DILMA que tiveram coragem de investir nas forças armadas que não pertence a esses milicos golpistas mas sim a nação.

    • Chora não coleguinha

      • A Máquina Troll says:

        o que era nada mais que obrigação, por mais de 30 anos sucessivos governos pilantras praticamente nada fizeram pelo desenvolvimento e pela soberania desta nação…é uma vergonha que um governo de “esquerda” tenha feito mais pelas forças armadas do que os próprios governos militares…patético…pfff…

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Os dois da ORCRIM do ABC irão para a cana… porque ???… porque traíram a nação em nome de um projeto de poder que só tinha por final escravizar os povos latinos como fizeram na venezuela e em cuba… SQN permitiremos mais… aqui não permitiremos que essa caterva nos arraste para a lama vermelha sem luta… taí… vencemos… e venceremos novamente… porque ???… porque estamos com a razão e não nos deixamos enganar… jamais seremos escravos de uma NOMENKLATURA bandida que usa a massa dos idiotas úteis através do encanto de uma ideologia traçada para iludir incautos… E O CHORO É LIVRE…

      • A Máquina Troll says:

        Chegara o dia em que o mundo entenderá então que os Estados Unidos não eram grandes..Mas somente ricos….E a riqueza é como a onda do mar…..Vai e volta…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Melhor então ficar na sua pobreza mental, espiritual e carnal, né Sr. Máquina ???… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        1 Tim 6:10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

        1 Cor 15:33 Não vos enganeis! “As más companhias corrompem os bons costumes”.

      • A Máquina Troll says:

        Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

        Apocalipse 3:9-12

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        “Então Jesus disse aos discípulos: ‘Eu garanto a vocês: um rico dificilmente entrará no Reino do Céu. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.’ Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: ‘Então, quem pode ser salvo?’ Jesus olhou para os discípulos, e disse: ‘Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.’ “…

        Mateus 19:16-30

  20. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

    “OH HOMENS DE POUCA FÉ”… se esse assunto tivesse saído da boca do boquirroto condenado todos estariam crentes porque a lábia do molusco é mais grudenta… mesmo sabendo que passou-se 8 anos de seu mandato e não emplacou o FX2, deixando para a ogra assassina de economias a solução do dilema que quase quase não sai… um verdadeiro parto… não que o temeroso tenha condições de cumprir com a promessa… mas bem podia dar o pontapé inicial… quem sabe no próximo governo se concretize…

    • Boçal sabe o que significa AGULHA ? Não é a que remenda suas calçinhas e sim uma baixa passagem em forma de triangulo para adentrarem o interior das cidades que eram fortalezas. Extendiam um tapete e deitavam nele um camelo,assim as coisas podiam chegar ao centro da cidade fortificada,puxando o tapete. Assim tambem depositando mercadorias no tapete as adentravam.
      Boçal Illuminati vá estudar seriamente as Escrituras ao enves de ficar nessa tua caganeira diaria dazisquerdas,dazdireita,porque politica é uma nadega com duas bandas e no centro tem vc um microbio que jamais defendeu o que é nacional. Sempre desmereceu os avanços e sempre defendeu essa organização criminosa no poder.
      O que esperar de um microbio produto de uma rapariga Ariana evadida com o fim da guerra omisiada no Brasil senão tua diarreia diuturna !

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Tu, homem “iluminado” (sic), deveria saber qual a conotação da palavra “rapariga” tem em nossa terra… como não vou te dar o luxo de me abaixar até seu nível moral e intelectual, não lhe responderei com as palavras merecidas porque é isso que vc tenta tirar d’eu… mas convenhamos, suas táticas bravateiras de instigação estão perdendo o alcance que queria e isso te irrita profundamente… INCOMPETENTE… vai ter que sentar no chão e chorar porque, assim como satanás, terminarás falando sozinho… é o fim de todo aquele que envereda pela esquizofrenia… tu me dá é dó…

        “MALUQUINHO… VC É UMA VERGONHA… VC É A VERGONHA DA SUA FAMÍLIA… A Máquina Troll…”…

      • Cara , o cabeça de pinico possui uma atração por vc , isto é constrangedor mas ; já vi isto no PA , tinha um cara lá que possuía paixão platônica pelo Anakin , era um tal de Lucena, dava até pena dele , basta filtrar as palavras do banguela, e ver oque representa a imagem do avatar dele ,”opressão aos glbts”, isso na cabeça dele !

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Com certeza, ELE É A VERGONHA DA FAMÍLIA DELE… o maquineta acertou em cheio… quem não teria vergonha de um acéfalo esquizofrênico na família ???… coitados deles… será que já tentaram internar ele ???… se for como aqui ele é violento com seus próprios parentes… é um sociopata típico… não aceita convivência normal… começa a falar as besteiras que surgem nos momentos de ataque… e ai vc já viu… só ataques esquizofrênicos desnecessários… ah, coitado !!!… triste fim !!!…

      • 1maluquinho 1maluquinho says:

        Ele tem razão dorme comigo toda noite e é minha Maria. Esta ate gravido e vai dizer ao mundo que foi um anjo que o engravidou !

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        PARABÉNS !!!… vai ganhar uma bexiga de mortadela e uma garrafa de 51… rsrrssrsrsrsssssss…

  21. Michel Temer 2018!
    Já tem meu voto

  22. Não há o que pensar,a melhor
    Opção é o Super HOrnet,por ser um avião confiável,pela possibilidade de intercâmbio entre a
    MB e a Usnavy,agora temos que ver se o Sp tem capacidade de operar o SH .

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Sigo seu raciocínio baseado na lógica e sem paixões… mas a malta esquerdalha antiamericana vai cair no mimimimimimi… irão querer trazer Su ao invés de caças ocidentais… ah coitados !!!… avessos a realidade..

    • jose luiz esposito says:

      Já começas nos impondo um PA com Catapultas o que não é mais necessário e depois , basta de EUA aqui , claramente nunca foram nossos amigos . As nossas FFAA , devem ter é Vergonha na Cara , sabem dos Boicotes dos EUA , mas vivem penduradas neles como mulher de Malandro , o pior quando deixam de apoiar programas brasileiros e compram Sucatas deles , ou querem Alugar Alcantara , aproveitando a Oportunidade , Qual é o Nosso Programa Espacial ?

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Nossos amigos são os cubanos, venezuelanos e demais grandes potencias… rsrssrsrsrsssss… piada pronta… pena que enche o espaço com boçalidades… chega a dar sono… zzzzzzzzzzzzzzzzz…

  23. Não há o que pensar,a melhor
    Opção é o Super HOrnet,por ser um avião confiável,pela possibilidade de intercâmbio entre a
    MB e a Usnavy,agora temos que ver se o Sp tem capacidade de operar o SH !

  24. Lucas Iglesias says:

    KPLOKKKKKKKKKKKKJNSNSBDJSNBBKD Tem que ser muito inocente pra acreditar numa coisa dessas. Como disse o amigo acima, eu também já acreditei nas forças armadas, hoje tenho pena dos praças, soldados, sargentos, tenentes, etc… que ocupam cargos mais baixos nas FA o desejo deles é servir a pátria, defender o país, mas quem ta lá no alto comando, generais, brigadeiros, almirantes não estão nem aí, são um bando de velho gagá bunda mole que compram equipamentos de 30 anos atrás e acham que ainda estamos na época da guerra fria.

  25. A Máquina Troll says:

    “Depois da liberdade desaparecer, resta um país, mas já não há pátria.”

    François Chateaubriand

  26. Eu preferiria os Rafales M ou Sukhois no porta aviões mas não temos nem escoltas o que dirá esses caças

  27. Parece mais um texto para encher linguiça.

  28. A Máquina Troll says:

    “Com o Gripen nossos bichinhos e nosso verde estarão desprotegidos”

    Dotô Bosco

  29. A Máquina Troll says:

    “Ele não impõe medo, mas se fará respeitar”

    Juniti Saito

  30. Muita hora nesta calma , eh mais prudente focar na entrega dos subs e dos navios de patrulha , um PA neste momento consumiria recursos que poderiam acelerar a formacao de uma forca de submarinos relevante , quebrem o galho com o Ocean e alguns Legacys !

    • jose luiz esposito says:

      Casuar , dinheiro apareceria se não fôssemos uma Republiqueta de Castas Corporativista , criada pelo Golpe do Exercito de 1889 , lideradas por um General Doente e Corno , e que na primeira Década matou 180 mil brasileiros para se Impor ao POVO , Floriano chamou a Marinha dos EUA para não ser Apeado do PODER , e desde então passamos a ser Capachos deles , A liderança das Castas é do Judiciário , o mais Caro e Corrompido do Mundo , 600% mais Caro que qualquer outro , somente seu Auxilio Moradia é Maior que 93 % dos salários brasileiros , e quando se tenta reduzir seus Privilégios e Benesses , entram em GREVE !!

      • vc ta comovido pela prisao do chefe da quadrilha , mas concordo em boa parte !

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Deixe eu adivinha, zé… os petralhas sabiam disso tudo e em 14 anos não mexeram uma folha pra mudar essa realidade mas se o luladrão for presidente novamente ai ela vai arrumar tudo… rsrsrsrsrsssss… ACORDA sujeito… não seremos novamente enganados… melhor tirar seu cavalinho da chuva… ele foi bom é pra roubar o nosso dinheiro… só isso… 🙁

  31. Acho que nosso almirantes devem esquecer sua megalomania e partir para realidade.
    Com essa nova Verba deveriam investir em mais unidades da Tamandaré, partir para um projeto nacional de Fragatas de 4.000t baseadas na Tamandaré e Niterois, investir nas versões Submarino/ superficie e sup/sup do Marlim (Mansup), VLS nacional baseado nos conhecimentos dos projetos SLDM e torre de lançamento do foguete VLS em Alcântara, Projeto do NapaBR1.800, 500t, aquisição de unidades do AV8B Harrier dos Us Marine Cops para uso no Bahia e Ex Ocean, prosseguimento no desenvolvimento junto ao Ctex/IME da metralhadora rápida pesada nacional, radar Gaivota-X, versão Marítima do Saber-M200, Versões Sup/AR do mísseis nacionais
    A-Darter, MAA1-B, MAR-01, prosseguimento com o desenvolvimento de mísseis com a África do Sul, Torpedo pesado nacional etc.
    Mas sonham em ser uma Us Navy da vida, gastando grande parte das verbas em salários exorbitantes de oficiais, pensões eternas etc..
    Sem ter as verbas da Us Navy.
    Brazil, pobre soberba e injusto da America do Sul !!

  32. alan leopoldo says:

    esqueça porta aviões e mete logo dois equadroes de su34 nessa força . avioes de esclarecimento e antisubmarino e bora ter uma força de respeito com fragatas e navios mais pesados

  33. Alias macacada , Israel passou a mao no cuzao Sirio , Iraniano e Russo , de novo , so pra nao perder o costume , os idiotizados falavam que eles iriam demorar atacar novamente ,kkkkk, ensistem em medir o Povo escolhido tomando como base os latrinos americaindios , eu me divirtu tanto , sorry parias !

  34. SR assad serah morto ateh sexta feira , escolhas erradas assad , sorry .

  35. Forças armadas ridiculas, de um país ridiculo, o maximo que esses postes deveriam ter é estilinges, aqueles de furquia…..se preferirem de furquilha.

    • A Máquina Troll says:

      Num estudo da inglaterra sobre a ignorância mundial o braziu ficou em terceiro lugar sendo medalha de bronze…o México tirou a medalha de ouro…em breve seremos escravos por culpa do povo…o brazileiro não estuda…não se informa…o futuro é triste...os estrangeiros estão comprando o braziu…esta republica de bananas está fazendo tudo pra destruir nosso país...E NINGUÉM FAZ NADA!!!…O “GADO” FICA PASTANDO…COMEÇARAM VENDENDO AS EMPRESAS ESTATAIS…CSN, VALE DO RIO DOCE, PETROBRAS, TELEBRAS, ETC…DEPOIS AS RESERVAS MINERAIS AGORA AS PRÓPRIAS TERRAS…O SOLO BRASILEIRO AGRICULTÁVEL…A NOSSA AGROPECUÁRIA NADA MAIS PERTENCE AOS BRASILEIROS É TUDO DE PROPRIEDADE PRIVADA ESTRANGEIRA…OS BRASILEIROS AINDA VÃO MORAR AQUI NO braziu DE FAVOR…

      O braziu QUE ANTES ERA COLÔNIA DE PORTUGAL AGORA É COLÔNIA DO MUNDO E ISSO TUDO ACONTECEU COM APOIO DO PRÓPRIO POVO BRASILEIRO…INFLUENCIADO PELAS MÍDIAS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMPRADAS E A SERVIÇO DE ESTRANGEIROS…NÃO OUVE GUERRA E NEM INVASÃO FORAM OS BRASILEIROS QUEM APOIARAM OS LEILÕES NACIONAIS QUE ENTREGARAM O braziu PARA OUTROS PAÍSES…OS ESTRANGEIROS TOMARAM E CONQUISTARAM ESTE PAIS SEM DAR NENHUM TIRO…ESSE POVO É IMBECIL DEMAIS E AINDA FAZEM PIADAS DE PORTUGUÊS…É ESSE POVO IMBECIL BRASILEIRO QUE É UMA PIADA...o braziu cada dia que passa vai indo ainda mais pro inferno…os brasileiros cada vez mais estão perdendo o país…É O FIM DO BRASIL…estamos presenciando a destruição completa da nação e assistindo de camarote...CADA POVO TEM O PAIS QUE MERECE…E UM PAIS QUE TEM UM POVO INERTE E APÁTRIDA COMO ESTE AQUI NÃO MERECE O CHÃO EM QUE VIVE MESMO…

      • Incoerência enorme , vc diz que os petralhas descortinaram o Brasil, criaram mais fucudades, cotas pra menos favorecidos ,triplicaram as bolsas para doutorado , multiplicaram as escolas técnicas e blá blá blá. Além da pátria educadora ,kkkkk, mas oque vemos é isto aí que vc acaba de escrever , mergulho de cabeça na fossa , todas ações dos governos sociopatistas nas áreas de educação e ciência foram populistas e cosméticas, o Brasil
        aumentou o
        acesso nas escolas , porém não se priorizou a QUALIDADE , prova disso são os altos índices de criminalidade , as péssimas posições nos ranks de QUALIDADE do ensino e desenvolvimento , números de patentes registradas ,resumo desta tragédia: Hoje o cara come carne , tem smartphone , cursa uma faculdade básicos , troca de dentadura mas continua vivendo em uma nação Agricula , e assistindo o nascimento de impérios !

      • A Máquina Troll says:

        E quem disse que defendo ou apoio o esquerdismo ou petismo?!…pare de tentar criar cortina de fumaça para mascarar as tuas intenções aqui…vcs panfletam para estas quadrilhas rivais dos petralhas…além de serem antipatriotas e antinacionalista…e explicitamente contra a soberania, desenvolvimento e independência deste pais…a agenda de vcs consiste só de fazer apologia destas quadrilhas e atacar suas facções rivais…é facção do morro A contra facção morro B neste pais…quem está de fora não vê a hora de assumir o controle da “boca”…custe o que custar…..”Pros amigos tudo, para os inimigos, a Lei”…engaveta, arquiva, abafa que a facção do morro A precisa reassumir o controle da “boca” conquistada pela facção do morro B….bobo quem pensa que nesse jogo a mocinhos e bandidos…bobo de quem acredita em “salvadores da pátria”…só tem bandido…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Ao contrário de vcs, Sr. Máquina, nós não temos bandidos de estimação e não fazemos martírio frente a prisão de bandidos condenados… não somos religiosos ideológicos… ao contrário de vcs que defendem a ORCRIM a todo custo… DUVIDO que tenha me visto defender partido A ou B ou C… espero que ainda tenhamos um partido conservador de verdade pra eu apoiar… enquanto isso, vc fica ai apoiando os marginais dazisquerdas…

      • A Máquina Troll says:

        as panfletagens de vcs de que tudo de ruim e de errado só aconteceram no governo do pt são patéticas…os governos destes partidos ditos “neoliberais” para qual vcs estão a serviço ou fazendo militância foram os governos mais corruptos, pilantras e ruins da historia deste pais…pois em troca de malas de propina e doações para campanhas eleitorais literalmente privatizam todo o pais para potencias corsárias estrangeiras e sabotam o progresso e a soberania da nação para mante-la atrasada, subdesenvolvida e sob a correia de estrangeiros…nos encaminhando para um estado pior que o da Venezuela…tomem vergonha na cara e poupe-nos do cinismo patético de vcs…

      • O cara tem potencial mas foi priorizado, um tratamento de desintoxicação ideológica faria bem a ele.

    • A Máquina Troll says:

      General Villas Bôas – Crimes de lesa pátria! :

      https://www.youtube.com/watch?v=SVk_V4U1Gv0

    • A Máquina Troll says:

      “A sociedade é como a história de um homem que se tacou de um prédio, e durante a queda dizia para si mesmo como forma de se sentir melhor, até aqui tudo bem, até aqui tudo bem, até aqui tudo bem, mas o problema não é a queda e sim a aterrissagem”

      la haine

  36. A Máquina Troll says:

    “Lucas Iglesias
    8 de Abril de 2018 at 2:43

    Como disse o amigo acima, eu também já acreditei nas forças armadas, hoje tenho pena dos praças, soldados, sargentos, tenentes, etc… que ocupam cargos mais baixos nas FA o desejo deles é servir a pátria, defender o país, mas quem ta lá no alto comando, generais, brigadeiros, almirantes não estão nem aí, são um bando de velho gagá bunda mole que compram equipamentos de 30 anos atrás e acham que ainda estamos na época da guerra fria”

    Todas as empresas e indústrias mais importantes do pais estão sendo sabotadas e desmanteladas para abrir caminho para os concorrentes estrangeiros tomarem o monopólio de tudo…todas as nossas empresas e estatais mais estratégicas estão sendo privatizadas ou desmanteladas para abrir caminho para os estrangeiros tomarem o controle e o monopólio sobre o mercado consumidor deste pais…que é o quarto maior do mundo…

    Não investimos em educação, ciência e tecnologia…e muito menos ainda na nossa indústria…ao contrario dos países desenvolvidos…e sim só em estádios de futebol e carnaval…porque aqui como na decadente república romana o que importa é pão e circo…tudo isso é o reflexo de um povo alienado, omisso, sem ética, sem identidade, sem civismo…sem patriotismo…mas sobretudo sem caráter e vergonha na cara que só sabe ficar esperando por milagres!..

    Povo Desprotegido…

    • A Máquina Troll says:

      O Poder do Nacionalismo é tudo que os inimigos externos e internos temem :

      https://www.youtube.com/watch?v=0uXwzD0CxAY

      • Nacionalismo atabaloado leva a desgraça , vejo o alemão, o italiano , o japonês o eslavo de décadas atrás, prefiro o racionalismo ,o nacionalismo populista é recheado de preconceitos e arrogância, o povo geralmente é convencido de que o Estado é por eles , mas na verdade acabam sendo consumidos pelo estado e por aqueles que se prestigiem com o poder central , já foi dito aqui .o homem é bárbaro. Sim , odeiam ladrões e corruptos ,odeiam ditadores , desde que estes não sejam os SEUS .

  37. A Máquina Troll says:

    DEFENDER DO QUÊ??….EU QUERO SABER O QUE ISSO AI VAI DEFENDER A GENTE DO QUÊ?…SE ESTE PAIS É COMPLETAMENTE TOMADO, CONTROLADO, EXPLORADO, ESPOLIADO E COLONIZADO POR ESTRANGEIROS!!!!!!….Transformem lixo e podridão de caráter brazileiros em ouro e terá um país dourado…..

    braziu, terra de ninguém!

    • A Máquina Troll says:

      Golpe branco é um neologismo utilizado para referir-se a uma suposta conspiração ou trama que tem por objetivo a tomada do poder do Estado de modo a operar uma troca da liderança política sem o uso de violência, empregando meios parciais ou integralmente legais. Também chamado de golpe brando, utilizaria um conjunto de técnicas de conspiração não frontais e principalmente não violentas, com o fim de desestabilizar um governo até provocar sua queda, sem que esta pareça que ter sido consequência da ação de outro poder. É um termo atribuído ao cientista político estadunidense Gene Sharp. Tem sido empregado por adeptos de governantes populistas, geralmente da América Latina, destituídos de forma controversa após um impeachment realizado pela oposição.

    • A Máquina Troll says:

      Golpes de Estado, Operações de Desestabilização Interna e Trabalhos de Convencimento. Tal medida existe desde os primórdios da civilização humana. A técnica do “golpe de estado”, principalmente quando provocada por um governo externo, sempre foi utilizada quando pretende-se evitar o confronto direto, poupando assim recursos materiais e vidas humanas, além de manter ilibada a reputação da nação estrangeira que provocou/apoiou o referido golpe, pois assim torna-se difícil, mas não impossível, a comprovação nos períodos iniciais do golpe, da efetiva participação desta nação estrangeira. Para tanto, certos elementos são necessários para a eficácia do golpe de estado (não necessariamente obrigatórios, pois cada caso é um caso) :

      – A existência dissidências internas no governo do país-alvo, o que faz com que o referido governo não tenha a coesão necessária para resistir ao golpe;
      – A centralização do poder decisório do país em um único local;
      – A realização de políticas pelo país-alvo que desagradem certas parcelas da população em detrimento á outras;
      – A existência de um clima de deterioração e caos político reinante no país, antecedendo ao golpe;
      – Hostilidade da população contra o governo, o qual se manifestará a favor da queda do regime;
      – A perda do crédito nas instituições-chave do país pela população;
      – Movimentação popular contra o regime a ser deposto.

    • A Máquina Troll says:

      A reunião de uma ou mais condicionantes fazem com que o país-alvo esteja vulnerável. Estas mesmas condicionantes servem de material a ser manipulado pelo país interessado na queda de regime, o qual se utilizará de técnicas especializadas que visam a produção de um ambiente que favoreça tal operação visando enfraquecer e assim tornar possível a queda do regime vigente o qual seria posteriormente substituído por uma equipe de governo que seria mais de acordo com os interesses da nação que mantém interesses no chamado “país-alvo”. Um ex-agente da CIA, Philip Agee reconhece, em seu livro Inside the Company: Cia Diary, que essas operações são arriscadas porque quase sempre significam intervenção, pois visam a influenciar, por meios encobertos, os assuntos internos de outro país, com o qual os Estados Unidos mantêm relações diplomáticas. A técnica consiste essencialmente na “penetration” (inserção de agentes no país), buscando aliados desejosos de colaborar com a CIA e dissidentes do governo estabelecido. Daí que a regra mais importante na sua execução é a possibilidade de “plausible denial” (capacidade de negar um fato ou alegação), ou seja, negar convincentemente a responsabilidade e a cumplicidade dos Estados Unidos com o golpe de Estado ou outra operação, uma vez que se fosse descoberto seu patrocínio, as conseqüências no campo diplomático seriam graves. As motivações para tais operações são :

      – Interesses de ordem econômica;
      – Interesses de ordem política;
      – Manutenção ou obtenção de áreas de influência, entre outras.

    • A Máquina Troll says:

      “Ora, um dos remédios mais eficazes que um príncipe possui contra as conspirações é não se tornar odiado pela população, pois quem conspira julga sempre que vai satisfazer os desejos do povo com a morte do príncipe; se julgar, porém, que com isso ofenderá o povo, não terá coragem de tomar tal partido, porque as dificuldades com que os conspiradores teriam que lutar seriam infinitas. A um príncipe pouco devem importar as conspirações se ele é querido do povo, porém se este é seu inimigo e o odeia, deve temer tudo e todos”

      O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.

    • A Máquina Troll says:

      Operações de desestabilização interna são ações que antecipam e fornecem condições para que um golpe de estado ocorra, propiciando o caos político, a agitação social, e a descrença nas instituições nacionais do país-alvo. São por vezes utilizados o terrorismo, operações psicológicas e os chamados“ataques de falsa bandeira”, para confundir e amedrontar a opinião pública (nacional e internacional), criando um clima de guerra civil e justificando assim uma intervenção no referido país. Uma operação de desestabilização interna em um país inicia-se através de várias ações, como por exemplo :

      – Infiltração de indivíduos especializados na montagem de uma rede subversiva, os quais irão orientar, treinar e equipar a força dissidente do governo, visando a queda do mesmo (operadores do SAS capturados na Líbia);
      – Montagem de grandes manifestações populares contra o governo (Marcha da Família com Deus pela Liberdade no Brasil);
      – Estabelecimento de centros de pesquisa de opinião pública, visando analisar as características do público-alvo e definir quais os melhores procedimentos para manipular a formação da opinião pública e a mídia, voltando-as para a finalidade do país interessado (IPES);
      – Desmoralização nacional e internacional de figuras importantes do governo-alvo (classificação como comunista no passado, nos dias atuais, como terrorista).

    • A Máquina Troll says:

      Os chamados “trabalhos de convencimento” são operações que visam convencer a mídia nacional e internacional da legitimidade de uma ação contra o governo de um determinado país, mesmo que suas razões não sejam provadas explicitamente. Visam desqualificar o país alvo e seus governantes em relação as suas políticas de gerenciamento nacional ao mesmo tempo que convencem a mídia nacional e internacional de que “algo precisa ser feito”. A população é exposta diuturnamente á versão que interessa ao país interessado na queda do regime.

    • A Máquina Troll says:

      Autor: Vympel 1274

    • A Máquina Troll says:

      Professor Adriano Benayon – O poder Global sobre o Brasil :

      https://www.youtube.com/watch?v=L0mi4Cq4Fcg

  38. Adriano Corrêa says:

    Isto vai ter muita pressão estadunidense para os F-18 (os antigos é claro não os SH).

    A questão maior de um Porta Aviões não é as suas aeronaves, mas sim DO QUE ELE SERÁ PROPELIDO.
    O sucesso na construção do sub-nuclear franco-brasil vai dispor que o próximo porta aviões da MB seja sim francês.
    É a França que tem e montou um PA próxima das dimensões que requeremos a nossa realidade, e a propulsão nuclear é sim a melhor para navios daquelas dimensões e missões.
    E este PA francês novo, (ou até mesmo o A-12 reformado que não duvido ainda). Embarque sim os Rafale.
    A Boeing vai comer a Embraer pelas beiradas agora e não sairá de no máximo 36 Gripen NG.
    A única nação ocidental que tem folego tecnológico e político para competir com os yankes é a França.
    Assim a FAB e MB vão ter que decidir em compor o restante da frota com Rafale ou F-18.

    • A Máquina Troll says:

      com certeza eles agora vão liberar a venda de hornets de refugo para nós …pois agora que a republiqueta de bananas esta absoluta e completamente no controle deles…eles a usarão como massa de manobra junto com outras republiquetas da região para invadir e derrubar o governo da Venezuela….

    • A Máquina Troll says:

      estão se organizando e se mobilizando para alguma incursão contra a Venezuela…vão derrubar aquele governo da Venezuela as custas de sangue derramado de gente daqui….a América do Sul é um barril de pólvora prestes a explodir a qualquer momento…o lugar ficara igual ao Oriente Médio…é a democracia tipo exportação dos guardiões da liberdade sendo levada mais uma vez para algum canto do mundo….presta atenção nos discursos e guerra de propaganda nas mídias e meios de comunicação controladas para rotular o governo de lá como um regime do tipo Saddam Hussein…observe a persistência em se usar chavões como “crise humanitária” ou “crimes contra humanidade” para se classificar a Venezuela hoje…

      • Adriano Corrêa says:

        A Maquina Troll

        Sim! Eu vejo isto. É como diz o ditado “a maldade que não fazemos a outrem, outros sãos capazes de fazer bem pior.”

        O Dolar esta tendo quedas sucessivas em relação as outras moedas, inclusive frente ao Real.

        Até final de abril prevê-se uma queda muito grande do Dolar ainda, que não tem previsão de reversão de baixas. Prevê-se grandes quedas e baixas melhores, por no máximo 5 anos. Antes de ruir mesmo.

        Deixando sem como mascarar a recessão fortíssima que os Estados Unidos já se encontram.

        Assim o sonho dos golpistas em tornas isto aqui em uma terra de escravos para fabricas exportadoras ruiu.

        Seja guerra civil no Brasil, ou nos empurrar contra a Venezuela, os EUA o tentarão sem dúvidas.

      • A Máquina Troll says:

        estão se retirando da Síria para se voltar agora a Venezuela….é “mais negocio” que a Síria…entendeu…rs…

      • A Máquina Troll says:

        Chile, Colômbia, Paraguai, Guiana…De uns tempos pra cá se observa todos os tipos de provocações e comportamentos hostis por parte destes países vizinhos contra a Venezuela…como exercícios militares próximos da fronteira com este pais e coisas do tipo…os eua intentam usar estes países fantoches para fazer o seu serviço sujo…colocar estes países contra a Venezuela, inclusive a Banânia, e usa-los como massa de manobra para seus fins escusos…

    • A Máquina Troll says:

      A invasão da Venezuela já tem data? :

      https://www.youtube.com/watch?v=5pTy17Wuv-w

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        GO HOME MARINERS !!!… esse zé povinho latrino não merece a liberdade… nasceram para a submissão ditatorial socialista… adoram um tacão vermelhuxo lustrado no próprio lombo…

      • A Máquina Troll says:

        até parece que esta gente se importa com o que acontece na Venezuela…estão se lixando para aquele pais e muito menos ainda para o povo de lá…

      • Eles foram burros em acreditar nas falácias anti-imperalista , agora devem sofrer , pagar até com a vida pela escolha preguiçosa e invejosa , que gritem todos !

  39. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

  40. 1maluquinho 1maluquinho says:

    A putinha embunecada chamada Brasil onde os colonizados cafetizados sonham ter F35 careca e banguéla para terem orgasmos anais aficcionistas multiplos

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      PARABÉNS !!!… vai ganhar uma bexiga de mortadela e uma garrafa de 51 pelo banal comentário… rsrrssrsrsrsssssss…

shared on wplocker.com