Defesa & Geopolítica

Cerimônia de Lançamento do Livro “Guardiões de Netuno”, obra historiográfica sobre o GRUMEC da Marinha do Brasil

Posted by

Fotografia 1: O autor ladeado pelos oficiais generais (Almirantes) da Marinha presentes na cerimônia de lançamento do livro “Guardiões de Netuno: Origem e Evolução do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil”. (Fonte: Acervo de Rodney Lisboa).

Na tarde do último dia 11/05, ocorreu no Pátio d`Armas do Museu Naval, no Rio de Janeiro, a cerimônia de lançamento do livro “Guardiões de Netuno: Origem e Evolução do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil”, escrito pelo Prof. Ms. Rodney Lisboa. Na ocasião do evento, compareceram ilustres autoridades militares e civis, familiares do autor, amigos, além de convidados de diferentes segmentos da sociedade brasileira.

Após a abertura oficial, foi concedida a palavra ao Capitão de Fragata Michael Vinícius AGUIAR, comandante do GRUMEC, o qual destacou o importante papel desempenhado pela unidade e enalteceu a iniciativa do autor.

Fotografia 2: Capitão de Fragata Michael Vinícius AGUIAR, comandante do GRUMEC, no discurso de abertura do evento. (Fonte: Acervo de Rodney Lisboa).

Na sequência, convidado a explanar sobre a obra, o Almirante de Esquadra BENTO Costa Lima de Albuquerque Júnior, prefaciador do livro, parabenizou o autor por abraçar o desafio de escrever sobre a atividade do Mergulho de Combate. Posteriormente, o Contra Almirante Carlos Eduardo Horta ARENTZ, primeiro MEC a alcançar a graduação de Almirante no quadro de oficiais generais da Marinha do Brasil e responsável pelo texto de apresentação do livro, saudou o autor e sua família, além de exaltar a capacidade operativa dos quadros operacionais da unidade e ponderar sobre a relevância da atividade MEC para o Poder Naval brasileiro.

Fotografia 3: Palavras do Almirante de Esquadra BENTO Costa Lima de Albuquerque Júnior, autor do Prefácio do livro. (Fonte: Acervo de Rodney Lisboa).

Assumindo a palavra, o autor proferiu uma breve apresentação abordando a trajetória de publicação da obra. O autor agradeceu a presença dos convidados presentes, o apoio ofertado por sua família, o suporte do GRUMEC, da Marinha do Brasil, da Diagrarte Editora, bem como das instituições patrocinadoras (Atrasorb; NT2; USE MILITAR; CS3).

O autor foi convidado a presentear com um exemplar do livro o Suboficial Luís CLÁUDIO do Nascimento Pestana, Praça MEC mais antigo no serviço ativo, antes de posar para a foto oficial junto às autoridades da Marinha presentes e assumir o posto para iniciar uma celebrada sessão de autógrafos com todos os convidados interagindo e repercutindo o valor de uma obra dessa natureza para a literatura nacional.

Na ocasião do evento, o GRUMEC promoveu uma pequena exposição de armas e equipamentos empregados pela unidade na condução de suas atividades operativas.

Fotografia 4: Prof. Ms. Rodney Lisboa, autor do livro do GRUMEC, expõe texto de apresentação sobre a trajetória que levou à publicação da obra. (Fonte: Acervo de Rodney Lisboa).

Abaixo, transcreve-se as palavras do Prof. Ms. Rodney Lisboa no texto proferido por ocasião da cerimônia de lançamento do livro do GRUMEC:

Ilustres autoridades militares e civis, Distintos convidados, Inicialmente, gostaria de externar meus agradecimentos a todos que vieram prestigiar o lançamento desta obra singular. Na qualidade de autor do livro que narra a história de uma das mais conceituadas unidades militares de elite do Brasil, sinto-me honrado em recebê-los neste espaço centenário e reverenciado pela Marinha do Brasil.

 A história deste livro tem suas origens muito antes do trabalho acadêmico que o precedeu, resultante da sucessão de influências absorvidas desde a infância, consolidadas na adolescência, exploradas e aprimoradas na fase adulta.  Ainda que não pertença a uma família com tradição militar, minhas recordações mais remotas emergem com um forte apelo marcial, talvez um chamado interno que eu não soube interpretar enquanto amadurecia, uma vez que segui por caminhos diferentes daqueles que conduziam à caserna. 

Em 1982 John James Rambo introduziu as Operações Especiais em minha vida, despertando a curiosidade em relação a modalidade de guerra não convencional. Na década seguinte, foi a vez dos Tenentes James Curran e Dale Hawkins se valerem da sétima arte para revelar o conjunto de ações que caracterizam a atividade do Mergulho de Combate.  Ávido por absorver mais informações genéricas sobre as Operações Especiais, e particulares sobre o Mergulho de Combate, busquei na literatura, no cinema e em qualquer outra fonte de referência, os esclarecimentos que permitiriam ampliar a percepção que tinha sobre esses temas. 

No decorrer desse processo, entre tantos acontecimentos estudados, fui transportado para o Norte da África onde operadores do SAS britânico executavam ataques relâmpago contra aeronaves da Luftwaffe aterrissadas em improvisados campos de pouco. Testemunhei os mergulhadores italianos da 10ª Flotilha MAS penetrarem as defesas portuárias no Mediterrâneo conduzidos pelos torpedos Maiale, com o propósito de executar operações de sabotagem fixando minas magnéticas explosivas nos cascos de embarcações britânicas que ofereciam suporte às tropas Aliadas. Acompanhei o 5° Grupo de Forças Especiais norte-americano conduzir operações de Guerra Irregular junto aos nativos sul-vietnamitas que se opunham às tropas do Vietnã do Norte na densa selva do sudeste asiático.

 Presenciei a ação contraterrorista realizada por quadros operacionais israelenses do Sayeret Matkal na operação de resgate de reféns do voo AF 139 da Air France, levado a Entebbe, antiga capital de Uganda, por ocasião do sequestro perpetrado por extremistas da Frente Popular para a Libertação da Palestina. Foi nesse longo processo de conscientização que tomei conhecimento acerca da existência do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil.

 Na época em que o GRUMEC se revelou para mim, o acaso já havia me direcionado para a vida civil e a carreira docente. Entretanto, meus compromissos pessoais e profissionais jamais representaram empecilho para que pudesse incrementar o aprendizado inerente às Operações Especiais. Anos mais tarde, quando minha carreira docente sofreu um revés, não hesitei em decidir, conscientemente, por retornar para o banco da escola novamente na condição de aluno. O curso de especialização em História Militar iniciado em 2011 me aproximou do GRUMEC, levando-me a desenvolver um estudo acadêmico que acabaria por nortear a produção do livro que hoje está sendo celebrado.

 Em 2014, quando fui aprovado no programa de Mestrado da conceituada Escola de Guerra Naval, pareceu-me lógico tomar o GRUMEC uma vez mais como objeto de estudo para avultar meu entendimento em relação as operações militares não ortodoxas. 

Analisando os anos passados em perspectiva, sou levado a acreditar que minhas escolhas oportunizaram possibilidades ímpares e das quais me orgulho de ter conquistado: como o honroso convite para figurar entre os quadros do estimado Instituto de Geografia e História Militar do Brasil; a concessão do título de Mergulhador de Combate honorário concedido pelo GRUMEC; a medalha Amigo da Marinha outorgada pela Força Naval brasileira; além do reconhecimento, entre os diletos membros da comunidade de Operações Especiais, de minha contribuição como pesquisador para a valorização, reconhecimento e projeção das unidades militares de elite nos diferentes segmentos da sociedade brasileira.

 Concluo dedicando esta obra aos Mergulhadores de Combate do passado, presente e futuro. Guerreiros do mar que de forma digna e obstinada colocam suas habilidades singulares a serviço da Marinha, assumindo o régio compromisso de defender o Brasil, mantendo-o seguro e soberano para que as gerações de brasileiros que se sucedem possam trilhar o caminho de uma nação orgulhosa de seu povo e vitoriosa por seus feitos.

 FORTUNA AUDACES SEQUITUR!

Fotografia 5: O autor de “Guardiões de Netuno” autografa o exemplar do Contra Almirante Carlos Eduardo Horta ARENTZ, autor do texto de apresentação do livro. (Fonte: Acervo de Rodney Lisboa).

Estiveram presentes à cerimônia de lançamento do livro do GRUMEC as seguintes autoridades da Marinha do Brasil:

  • Almirante de Esquadra BENTO Costa Lima de Albuquerque Júnior (Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha).
  • Vice Almirante (Ref.) José Carlos MATHIAS (Departamento Patrimônio Histórico e de Documentação da Marinha)
  • Vice Almirante Antônio Fernando GARCEZ Faria (Diretoria de Hidrografia e Navegação)
  • Contra Almirante Carlos Eduardo Horta ARETZ (Ministério da Defesa)
  • Vice Almirante Marcos Sampaio OLSEN (Diretoria de Hidrografia e Navegação)
  • Contra Almirante RALPH Dias da Silveira Costa (Centro de Instrução Almirante Alexandrino)
  • Contra Almirante HUMBERTO Caldas da Silveira Júnior (Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear)
  • Contra Almirante ALAN Guimarães Azevedo (Força de Submarinos)
  • Contra Almirante Luiz Roberto Cavalcante VALICENTE (Centro de Comunicação Social da Marinha)

Também compareceram ao evento os ex-encarregados/comandantes do GRUMEC:

  • Capitão de Fragata (Ref.) Theotônio Chagas TOSCANO de Brito
  • Contra Almirante Carlos Eduardo Horta ARENTZ
  • Capitão de Corveta (Ref.) Claudio José Costa de LIMA
  • Capitão de Mar e Guerra (Res.) Orlando ÉRICO Lacê de Oliveira Lima
  • Capitão de Mar e Guerra (Res.) DANIEL Silvino Costa Nogueira
  • Capitão de Mar e Guerra (Res.) ÍTALO Gama Franco Monsores

Fotografia 6: Durante a cerimônia de lançamento do livro do GRUMEC, o autor foi prestigiado por sua esposa e seus pais. (Fonte: Acervo de Rodney Lisboa).

 

A obra, em fase final de edição, tem seu lançamento previsto para o próximo mês de março (data a definir) com previsão de entrega dos exemplares com início a partir do dia 02/04/2018, sendo distribuídos conforme ordem de aquisição. Salientamos que o livro tem sua publicação limitada ao número de 1.000 (mil) exemplares sem estimativa de reedição. Portanto, para àqueles que se mostrarem interessados em adquirir um ou mais exemplares, sugerimos que o(s) adquira(m) com antecedência antes que a publicação se esgote. Interessados em adquirir este livro favor manifestar sua intenção de compra nos e-mails: rodneymec27@gmail.com ou contato@diagrarte.com.br

 

 FOpEsp (Forças de Operações Especiais) 

3 Comments

  1. Lucas Iglesias says:

    Essa última foto é a da capa do livro ou só promocional? Se for, existem melhores!

  2. Excelente iniciativa, agora só falta um sobre os COMANF.

  3. Lucas Camacho says:

    Ninguém nunca fez um livro técnico, abordando características e demais assuntos pertinentes a navio de superfície ou submarino, brasileiros, com infográficos, datas, armamento, alterações………nada……. isso me lembra uma certa classe de navios americanos, quando um marinheiro, em suas horas de folga, ficava medindo tudo a bordo, fotografando detalhes, o que acabou sendo tudo inserido em um livro de um almirante, largamente apreciado pelos seus compatriotas. Isso é cultura.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com