Catalunha: Mais perto de referendo sobre independência

Região espanhola desafia Madri, que considera votação inconstitucional, aprova lei-chave no Parlamento e segue adiante com plano de tentar separação. Consulta já tem data, mas disputa deve parar nos tribunais.

Após mais de duas horas e meia de discussão, o Parlamento da Catalunha aprovou nesta sexta-feira (19/09) uma lei que abre caminho para a convocação de um referendo sobre independência da região espanhola. A consulta popular, marcada para 9 de novembro, é considerada inconstitucional por Madri.

A lei, aprovada com 106 votos a favor e 28 contra, permite que o presidente do governo regional da Catalunha, Artur Mas, tenha amparo legal para assinar o decreto de convocação para a realização do referendo. A lei entra em vigor no mesmo dia em que for publicada no Diário Oficial, o que, de acordo com a mídia espanhola, deve ocorrer na segunda-feira.

Após a publicação da lei, o presidente do governo (primeiro-ministro) da Espanha, Mariano Rajoy, deve realizar uma reunião com o conselho ministerial para a apresentação de um recurso no Tribunal Constitucional. A validade e a realização do referendo ainda são uma incógnita.

Artur Mas terá que decidir se segue à frente e realiza o referendo mesmo com o veto espanhol ou se interrompe o processo. Se continuar, o governo Rajoy pode até mesmo suspender a autonomia que a Catalunha possui, e Mas corre o risco de enfrentar um processo judicial.

A consulta terá duas perguntas. “Você quer que a Catalunha se converta num Estado?”; e, em caso afirmativo, “Você quer que este Estado seja independente?” A região possui 7,6 milhões de habitantes e é uma das economicamente mais fortes da Espanha.

Exemplo escocês

Artur Mas disse que o rechaço à independência da Escócia não representa um revés para o processo de soberania da Catalunha, e que o referendo realizado nesta quinta-feira foi um “exemplo democrático” que deveria ser seguido pelo governo espanhol. Ele ratificou que convocará uma votação sobre a divisão para o dia 9 de novembro.

“Mesmo depois do que aconteceu na Escócia, o processo continua e segue adiante. O processo catalão sai claramente reforçado, independentemente de quando se vota tem-se que aceitar o resultado”, afirmou. “Votar une, não separa. O que separa é não deixar votar”, disse Mas numa clara mensagem ao governo Rajoy.

Por sua vez, o governo espanhol declarou que o “não” da Escócia à independência foi uma “boa notícia”. Rajoy, que felicitou os escoceses por se manterem no Reino Unido e na União Europeia, afirmou que a consulta respeitou as leis do país – numa crítica indireta a Mas.

“Os escoceses evitaram uma série de consequências institucionais, políticas, econômicas e sociais”, disse o premiê. “Eles escolheram a opção favorável para todos: para si mesmos, para todos do Reino Unido e para o resto da Europa.”

Barcelona recebem em 11/09 manifestações pró e contra a realização do referendo

A vice-primeira-ministra Soraya Sáenz de Santamaría insistiu que a consulta catalã não pode ser realizada. Quanto a Catalunha negociar uma maior autonomia junto ao governo espanhol, Sáenz afirmou que as regiões autônomas espanholas já têm amplo poder e que não se pode discutir sob ameaças.

Milhares de pessoas saíram às ruas de Barcelona em 11 de setembro, no Dia Nacional da Catalunha, para exigir que o governo espanhol autorize o referendo. A cidade teve também protestos contra a separação.

Pesquisas de opinião indicam que 80% dos catalães desejam votar sobre o tema. Uma das sondagens mostrou que o apoio à independência da região triplicou, passando de 13,9% em março de 2006 para 45,2% em março de 2014. Em Madri, onde existe forte oposição feroz à independência da Catalunha, especialista questionam o método utilizado nessas pesquisas.

FC/rtr/dpa/lusa

Fonte: DW.DE

11 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Fico imaginando se essa moda pega nos EUA … rsrsrs … como seria no Alasca,Flórida e Texas … rsrsrsr

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr.Melkor;
        .
        Tirando a reserva Raposa um projeto que foi criado no tempo do FHC e completado no Lula, esses outros estado da região Sul e do Sudeste em especial o estado de São Paulo é o Brasil e o resto só é lembrado em tempo de calamidade pública com as do nordeste e do norte.
        .
        Alias, o Brasil ainda se resume só ao sul e sudeste espirito de segregacionista advinda do fascismo exportado da Europa netas duas região, explica a profundo desprezo ao cultura folclórica brasileira e aos caboclos da região norte e nordeste.
        .
        Sempre procuraram dar valor a cultura americana e européia e desprezando a tudo que é genuinamente brasileiro … 😉

      • CORREÇÃO.
        .
        .

        Alias, o Brasil ainda se resume só ao sul e sudeste espirito de segregacionista advinda do fascismo IMPORTADO da Europa por alguns imigrantes que aqui chegaram e se fixaram netas duas região,isso deve ajudar a explicar o profundo desprezo ao cultura folclórica brasileira e aos caboclos da região norte e nordeste. 😉

  2. Na Catalunha, se esse refendo sair, se realizar, o SIM pela independência ganha de lavada, ouse a dizer em + de 92% , ainda + nessa má situação econômica q estão vivendo..Vão querer se livrar dos Reis de Espanha se permitirem o referendum..Quem viver verá.Sds. 😀

  3. neste ai o sim ganhara com certeza..se ganhar o não será fraude..a China ameaçou ao ocidente ajuda e apoio a esta independência…e ganhar o não será evidencia total e completo de fraude esquematizada pelos os eua e a europa..

  4. Espero que essa moda não chegue ao Brasil,pois muitos brasileiros adoram copiar o que não presta lá de fora,ou a turma do politicamente correto resolva atacar,seria temerário para o nossa nação,pois hj em nosso país não vejo ninguém caso o nosso país precise de um homem do nível do Marechal Floriano Peixoto.

    OBS:O que não falta são razões para os politicamentes corretos ou os ecoxiitas atacarem,e se vier será por meio de Internacionalização da Amâzonia,nação indigena soberana,tremo só de pensar,e pior que muitos alucinados irá apoiar,é só revestir a pilantragem de um manto de bondade que a coisa pega.

    • conseguiram fácil seus objetivos obscuros no oriente médio através da primavera árabe…conseguirão aqui com certeza…e como na primavera árabe suas movimentações começarão pela net…principalmente pelas redes sociais…

      • as redes sociais compõem hoje uma das principais ferramentas/instrumentos de guerra de propaganda e programas de convencimento…dai a necessidade de se garantir todo um um aparato de inteligência para vigiar e lidar com esse tipo de ameaça neste pais…se não investirmos nisso ficaremos completamente a mercê…completamente vulneráveis…

      • Na primeira noite, eles se aproximam
        colhem uma flor do nosso jardim.
        E não dizemos nada.
        Na segunda noite, já não se escondem
        pisam nossas flores,
        matam nosso cão.
        E não dizemos nada.
        Ate que um dia, o mais frágil deles,
        entra em nossa casa, rouba-nos a lua,
        e, conhecendo o nosso medo,
        arranca-nos a voz da garganta.
        E porque não dissemos nada,
        Já não podemos dizer nada….

        O Preço da Liberdade é a Eterna Vigilância….

  5. Isso faz parte do processo democrático. Se uma determinada região de um país deseja maior autonomia, ou mesmo se tornar independente, o que os obriga a se manter atrelados a um poder central, que muitas vezes não os representa?

    As pessoas deveriam ser livres para escolher.

    Se a maioria aceitar a manutenção do estado como ente federado, ok, agora, se a maioria decidir pela secessão o governo central deveria dar andamento ao processo e desejar boa sorte.

Comentários não permitidos.