12 Comentários

  1. Uma curiosidade dos projetos russos e chineses é que eles parecem não gostarem de turbinas com alta razão de bypass. Os motores ficam parecendo com turbinas dos velhos 737 ‘Old Generation’.
    Mas o avião é bonito. Interessante também é a solução aerodinâmica do nariz do bicho, que é menos bojudo, lembra um pouco o KC-390, ao contrário do que usual em cargueiros, como por exemplo o C-5, C-17 (um dos mais bonitos), C-2, A-400, An-124, An-225, C-130, C-27, G-222 e Transal.
    O Y-20 ficou bonito. Aparentemente a espionagem e roubo de propriedade intelectual estrangeira deu uma verdadeira alavancada nos projetos chineses. Os outros tem know-how mas estão sem grana, eles tem a grana e ‘obtiveram’ o know-how.
    Te cuida Embraer.

      • Warpath, se não me falhe a memória o Bypass está relacionado à razão de diluição. Os turbofans de aeronaves comerciais e o TF-34 do A-10 são motores de alta razão de Bypass, que privilegiam o consumo.

      • Warpath, na verdade eu deveria ter usado o termo turbo fan com grandes fans. O volume bypass é o volume de ar gerado pelo Fan e que não passa pelo núcleo do motor (compressores, câmeras de combustão e turbinas), ou seja, não gera potência de eixo, apenas empuxo. Esses motores também são chamados de turbo fan.
        Esse link é de um turbo fan. Veja que grande parte do empuxo é gerado pelo fan e não passa pelos compressores e pelas turbinas.
        http://4.bp.blogspot.com/-H593bHAQXYA/TgFQ5pVYlSI/AAAAAAAABoU/p3PbVfpwgc8/s1600/gas+turbin+jet+enjin.jpg

        Os motores modernos de caças tabém tem alta razão ou vazão de bypass, mas alta aqui é diferente de um motor ‘civil’. Como ele precisa de mais empuxo, o ar ‘bypassado’ passa por fora do núcleo mas se junta ao fluxo após as câmaras de combustão, podendo ser aquecido no afterburner (pós combustor), o que não ocorre nos motores civis. Parte do ar também passa por fora para resfriar toda carcaça externa.

      • O Y-20 não compete diretamente com o Kc-390 por mercado, pois pertence a uma outra categoria de cargueiros…

        Enquanto o KC-390 pode transportar até 23 toneladas de carga (se for concentrada em único volume, 26 t), o Y-20 terá (segundo estimativas) capacidade para transporte de aproximadamente 66 toneladas.

  2. Lembra o KC-390. É realmente impressionante o acelerado desenvolvimento chinês.
    Gostaria de sugerir ao Plano Brasil uma matéria sobre a suposta viagem à lua. Acredito que a importância da discussão transcende em muito o fato em si. Eu, como muitos outros, acredito tratar-se da maior fraude da história.
    Vejam algo no link:
    http://www.portalbrasil.net/reportagem_nasa.htm
    Abraço a todos

  3. Vamos ver como andara o nosso KC 390 e o Gripen com certeza poderemos construir cargueiros com maior capascidade.

  4. O motor do Y-20 é o chinês WS-20, que é uma versão sem pós-combustão do WS-10A, motor que equipa uma versão dos caças J-10… Ele atinge os mesmos 132 KN do WS-10A na pós-combustão, porém sem precisar de pós-combustão…

Comentários não permitidos.