Defesa & Geopolítica

Caracas cada vez mais isolada! Com medo da violência, tripulações da Iberia e da TAP Air Portugal já não pernoitam mais na capital venezuelana

Posted by

Jato da TAP decola de Willemstad

Por Roberto Lopes

 

 

As companhias aéreas europeias TAP Air Portugal e Iberia deixaram de fazer voos diretos para o Aeroporto Internacional de Maiquetía – Aeropuerto Simón Bolivar –, em Caracas, como forma de evitar que as tripulações de sua aeronave precisem pernoitar na conflagrada capital venezuelana.

A TAP, agora, faz um voo de Lisboa ao Aeroporto de Willemstad, a capital de Curaçao – país das Caraíbas Holandesas a apenas 65 km do litoral norte venezuelano –, onde a tripulação que operou esse trecho é substituída por outra, descansada, que leva aeronave até Maiquetía e, de lá, segue diretamente à capital portuguesa.

A espanhola Iberia tem esquema praticamente igual, só que “triangulando” em outra capital do Caribe.

A companhia criou uma ligação aérea Madri-Santo Domingo, na República Dominicana, onde a tripulação que realizou o voo transatlântico a bordo de um jato Airbus desembarca para descansar. O avião é, então, entregue a uma tripulação que pernoitou na República Dominicana, e conduz a aeronave na ligação Santo Domingo (Aeropuerto Internacional Las Americas)-Caracas (Maiquetía)-Madri.

A Iberia retomou os voos para a Venezuela na última sexta-feira do mês passado (28.07), após uma interrupção de quase uma semana – período em que a direção da companhia avaliou a necessidade de manter a linha de Caracas preservando a segurança dos seus tripulantes e passageiros.

A companhia oferece três frequências semanais entre Madri e Caracas – aos domingos, quartas e sextas-feiras –, normalmente com um Airbus A330-200.

Represália – Nas últimas semanas, as empresas Avianca, da Colômbia, e Delta Airlines, dos Estados Unidos, já haviam deixado de voar para a Venezuela.

Em represália a isso o presidente venezuelano Nicolás Maduro ordenou que a Conviasa – companhia aérea de  bandeira venezuelana – suspendesse as suas ligações com as cidades colombianas de Bogotá e Medellín.

38 Comments

  1. A sociedade venezuelana tem que reagir a esse golpe comunista e pendurar o masburro na ponta da corda. Foram enganados e aceitaram o regime socialista devagar devagarinho e agora tão penando com a falta de reação imediata a alguns anos contra a destruição da democracia em seu país. Agora vai ter que jorrar sangue dos patriotas venezuelanos pra retirarem esse câncer do poder. Se fossem mais unidos se uniam aos milhões e faziam sua própria bastilha a cassetetes, facões e foices. NÃO HÁ OUTRA SAÍDA. Quando os comunas tomam o poder só saem na base da bala ou porrete.

    • A Máquina Troll says:

      “João
      9 de agosto de 2017 at 20:43”

      O que ocorre na Venezuela é uma jogada antiga :

      https://www.youtube.com/watch?v=WU_Sxtx55ZU

    • A Máquina Troll says:

      em 2002 Washington é reivindicado ter aprovado e apoiado um golpe contra o governo venezuelano….altos oficiais incluindo o enviado especial para a América Latina e figura condenada pelo Irã-contras Otto Reich e o “czar da democracia” de George W. Bush o Elliott Abrams foram parte da trama….os golpistas incluindo Pedro Carmona o homem instalado durante o golpe como o novo presidente visitaram a Casa Branca meses antes do golpe e continuaram até semanas antes do golpe….os conspiradores foram recebidos na Casa Branca pelo encarregado do Presidente George W. Bush sendo responsável político para a América Latina o enviado especial Otto Reich….Reich foi o mentor do golpe de Estado…

      o eua também financiaram grupos de oposição no ano que antecedeu ao golpe…centenas de milhares de dólares foram canalizados em doações dos eua a grupos de oposição da Venezuela incluindo grupos trabalhistas cujos protestos desencadearam o golpe…os fundos foram fornecidos pela National Endowment for Democracy (NED) uma organização sem fins lucrativos cujas raízes de acordo com um artigo publicado na Slate traçam de volta para a final dos anos 1960 quando o público soube que a CIA secretamente fazia maquinações para financiar partidos e ativistas para se opor aos soviéticos…o congresso estadunidense criou o NED em 1983 que desembolsa dinheiro para grupos “pró-democracia” em todo o mundo e fazem isso abertamente …

      a empresa estatal de petróleo, a PDVSA, desempenhou um papel fundamental em dezembro de 2002 durante “a greve nacional” que terminou em fevereiro de 2003 e que buscava a renúncia do presidente Chávez…gestores e técnicos qualificados bem pagos da PDVSA fecharam as plantas e deixaram os seus postos e de acordo com alguns relatos sabotaram equipamentos fazendo com que a produção e o refino de petróleo PDVSA quase parasse…as atividades foram lentamente reiniciadas e os trabalhadores do petróleo substituídos…oficiais da administração Bush e fontes anônimas reconheceram a reunião com alguns dos planejadores do golpe nas várias semanas que antecederam 11 de abril mas negaram veementemente que incentivaram o golpe em si dizendo que insistiam em meios constitucionais…

  2. A Máquina Troll says:

    a Venezuela que se prepare…a partir de agora tentarão fazer a ela a todo custo o mesmo que orquestraram contra a Síria…os mercenários teleguiados das potencias corarias já começaram a entrar em ação….

    • A única ação verdadeira que se sabe até agora é o envio de militantes de esquerda dos países visinhos, incluindo o Brasil, para ajudar na repressão ao povo venezuelano.

    • 80.000 agentes cubanos já estão na Venezuela.

      Os agentes desestabilizadores do Estado Corsário de Cuba já fazem um ótimo trabalho de assassinatos, espionagem e outras pilantragens.

  3. A Máquina Troll says:

    é como diz o ditado …Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam…… 😉

    • Incrível a tua frieza.

    • A Máquina Troll says:

      “A verdade é mais estranha que a ficção, porque a ficção é obrigada a lidar com possibilidades; já a verdade, não.”

      Mark Twain

    • Mentira.

      Funcionava à meia-boca.

      Esse papo de envenenamento, então, é lenda para justificar a eliminação dos descontentes com o regime nos tempos atuais.

      E não havia sufrágio universal – não havia demagogia, que é o fim de toda democracia antes de chegar a ser uma tirania.

      A democracia moderna foi um regime artificial inventado por pessoas que queriam destronar as monarquias e aristocracias para instalar sua própria oligarquia financiada por aqueles que queriam tomar as rédeas do poder.

      Nunca houve tanta matança, tanta opressão e tanta falta de liberdade antes, justamente perpetradas por gente que dizia querer promover a liberdade, a igualdade e a fraternidade (os revolucionários).

  4. A Máquina Troll says:

    e vão prestando bastante atenção caboclada pois é o mesmo que estaria acontecendo hoje em nossa nação se não tivessem conseguido destituir a Dilma…tentam a todo custo desestabilizar e insuflar uma guerra civil no pais…mas a maioria do povo de lá ainda apoia o Chavismo…é assim que a inteligência dos eua atuam “nas sombras” para sabotar e derrubar governos indesejados…através de grupos/organizações de fachada criam Ongs e Movimentos subversivos para incitar e causar desestabilização…e assim criar um ambiente favorável a derrubado do governo alvo…

    a tendência são os atos de hostilidade piorarem cada vez mais…as incursões ficarem mais agressivas e serias….a América do sul hoje é uma Barril de Pólvora prestes a explodir…pois é palco de disputa de interesses entre players mundiais…e o meu grande temor é que uma certa republica das bananas seja usada como massa de manobra em algum conflito por aqui em prol/defesa de interesses alienígenas..já que hoje o destino/rumo deste pais não são mais guiados por nós…

    • Pelo número de palavras usadas nos seus comentários vc deve ser um romancista, um escritor de livros de ficção, uma pena que suas histórias são sempre as da velha e carcomida esquerda.

    • A Máquina Troll says:

      “Jose Luiz
      9 de agosto de 2017 at 23:10

      Pelo número de palavras usadas nos seus comentários vc deve ser um romancista, um escritor de livros de ficção”

      ~~

      “Crianças, ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade desta ficção é bastante simples: a magia existe.”

      Stephen King

    • Já é usada como financiadora de Cuba, Venezuela, ditaduras africanas e capacho da China.

      Já financiamos imperialistas e tiranos, não se preocupe.

    • A República de Banânia já é usada como financiadora de Cuba, Venezuela, ditaduras africanas (BNDES, doações do nosso feijão, “Mais Médicos”, etc) e capacho da China (fonte de matéria-prima barata – até exportarmos tudo para lá e nos tornarmos dependentes deles).

      Já financiamos imperialistas e tiranos, não se preocupe.

      O problema é que os imperialistas que sustentamos são piores do que os europeus ou americanos.

  5. A Máquina Troll says:

    “Mais vinte tiros e teremos uma democracia.”

    André Dahmer

    • Masburro tem dado esses tiros em vista da SUA “democracia” mas é no lombo do povo venezuelano.

    • A Máquina Troll says:

      Golpe de Estado Midiático Abril de 2002 Venezuela :

      https://www.youtube.com/watch?v=PNqGJYJjwJ4

    • “Mais vinte tiros e teremos uma democracia.”

      Parece frase do Che Guevara…

      O problema é que isso é frase para cada soldado ou policial venezuelano, sem contar com os paramilitares cubanos ou nativos treinados por eles, então precisarão de milhões de disparos contra a própria população civil e desarmada.

      Democracia é o regime em que os mandatários do povo governam contra os interesses dos seus próprios mandantes.

  6. Cala boca Maquina Troll

  7. A Máquina Troll says:

    A vida é um Sonho!
    O Real é ficção…
    Como pode?
    A fome,
    As Guerras,
    Os Males…
    Catastrofes…

  8. eu acho ridiculo essas materias contra a venezuela
    por que

    porque macaco ? fala do rabo dos outros mas esquece a sujeira debaixo do proprio rabo

    o vice presidente americano vai visitar paises latinos mas o brasil coxinha nao sera
    sabe porque
    poque a senzala que virou o brasil alias voltou a virar senzala americana nao precisa de visita pois o presidente golpista foi gansado pelo wikiliguis como um araponga americano comunicava diretamente para embaixada americana

    então o ze povinho se vangloria sobre as empresas nao pousarem na venezuela e aqui no brasil estao devolvendo as conseçao dos aeroportos para pegar mais barata

    ja esta na mao os aeroportos brasileiros na mao de gringo

    e vem me fazer materia sobre a venezuela que luta a guerra dele e aqui os comandantes aceitam corruptos

    • “eu acho ridiculo essas materias contra a venezuela”. Claro que vc acha. Como podem falar tão mal assim do paraíso na terra que só perde em desenvolvimento para a frondosa cuba e coreia do norte. kkkkkkkkkk

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com