Bruxelas avança para mais sanções contra separatistas ucranianos

Rússia de fora das novas sanções europeias. Ministros dos Negócios Estrangeiros europeus consideram “ilegais” as eleições realizadas nas regiões controladas por forças pró-russas.

União Europeia vai acrescentar dirigentes separatistas à lista de sanções MAXIM ZEMEYEV / REUTERS

Ainda não são conhecidos nem o nome nem a quantidade de novas figuras a ser adicionadas à lista de sanções, o que deverá acontecer “até ao final do mês”, segundo os diplomatas ouvidos pela AFP. Até agora, as sanções incidem sobre 119 pessoas, entre líderes separatistas e personalidades da política e dos negócios russos, e 23 empresas e bancos que a UE considera responsáveis por colocar em causa a integridade territorial da Ucrânia. A maioria das sanções implica o congelamento de bens no estrangeiro e proibições de viajar no espaço europeu.

A aprovação das novas medidas tendo como alvo dirigentes separatistas pretende funcionar como uma condenação clara por parte do bloco europeu das eleições locais organizadas a 9 de Novembro pelos dirigentes separatistas das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, consideradas “ilegais” e “ilegítimas” pelos 28. As eleições foram marcadas contra o que estava acordado no Memorando de Minsk – assinado pelo Governo de Kiev e por representantes separatistas – que prevê a concessão de um estatuto especial de autonomia às regiões controladas pelos pró-russos.

A UE não parece, porém, ter alcançado um acordo para ir mais longe nas sanções à Rússia, que responsabiliza por apoiar as forças separatistas e acusa de intervir directamente no conflito que desde Abril já matou mais de 4000 pessoas. Na semana passada, a NATO afirmou terem entrado na Ucrânia vários tanques e camiões com equipamento militar proveniente da Rússia – uma acusação que vem sendo reiterada desde o Verão. O Kremlin refutou sempre ter tido qualquer intervenção no conflito.

O cenário de novas sanções à Rússia foi sendo abordado por alguns líderes europeus. Num primeiro momento, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse não esperar que a Europa avançasse com mais medidas destinadas à Rússia. Nas vésperas da reunião do G20, em Brisbane, durante o fim-de-semana, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, voltou a abrir a porta a essa possibilidade.

Uma última tentativa para forçar a mão dos chefes da diplomacia europeia veio do Governo ucraniano, através do ministro dos Negócios Estrangeiros, Pavlo Klimkin. “É tempo de formular uma mensagem clara para Moscovo, dizendo que todas as novas desestabilizações na Ucrânia implicarão medidas suplementares da UE”, disse o ministro esta segunda-feira em Bruxelas, onde foi recebido no Parlamento Europeu. Klimkin disse ainda que espera participar numa reunião de alto nível com responsáveis do Governo russo “esta semana” para discutir a situação no Leste do país.

Prossegue entretanto a degradação das relações entre o Ocidente e a Rússia, depois de uma cimeira do G20 em que foi notória a tensão em torno da questão ucraniana. Desta vez, o confronto jogou-se ao nível da diplomacia polaca e russa. Vários diplomatas russos foram expulsos da embaixada em Varsóvia e Moscovo decidiu responder da mesma forma àquilo que caracterizou como “um passo hostil e infundado”.

As razões para a decisão do Governo polaco não foram comunicadas, mas fontes diplomáticas disseram à Reuters que três adidos militares polacos e um funcionário da secção política da embaixada abandonaram a Rússia no domingo, após uma ordem de expulsão emitida na sexta-feira. As relações entre os dois países atravessam um período de grande tensão, com a Polónia a assumir frequentemente a linha da frente nas críticas europeias ao papel da Rússia no conflito ucraniano.

O Kremlin também confirmou esta segunda-feira a expulsão de um diplomata alemão, igualmente como retaliação por uma decisão idêntica do Governo alemão, referente a um funcionário russo no consulado em Bona.

Fonte:Público

24 Comentários

  1. Os pedofilos nao eleitos, nomeados pelos banqueiros ao posto para governar a Uniao Europeia, quer ver ucranianos se pelejarem ate o ultimo dos ucranianos. Quanto as sancoes e mais outro tiro nos testiculos dos europeus, que nao afeta os russos, mas destroem a economia europeia, levando muitas industrias, e empresas na agropecuaria a beira da falencia sendo adquiridas pelos chineses..

    • Ah claro! E a retração de 2,5% na economia russa para 2015 você vai dizer o quê, que é “mentira e desinformaçã”?…rs!

      • Se fosse só a Russa, minha cara, você poderia comemorar melhor, mas não é o caso a Europeia faz de tudo para não afundar, vão até liberar dinheiro geral para aquecer a economia, seguindo o padrão apedeuta de governar.
        Enquanto isso, os States se recuperam chupando o sangue de seus zumbis europeus sob hipnose. Rsrsrs.

      • o julio rasgou o tiraliete , ele o tiraliete é um zumbi e nem sabe rsrs

        correto concordo o jeito do lula governar que era ajudar o próprio povo do pais a ter uma economia voltada consumo emprego e exportação

        mas e agora julio parece que colocaram um tio patinhas no comando da economia

        enquanto parece que a união europeia vai seguir os passos que foi tomando no brasil nesses últimos anos

        nos brasileiros colocamos como ministro da economia um tio patinhas que em davos

        a portas fechadas se reuniu com a presidente do fmi

        tio patinas total que fala que agora ao invés do consumo temos que investir

        mas veja no consumo o brasileiro investiu em equipamentos para girar mais renda ou benefícios por aquele produto

        investimento é apenas para colocar mais moedinha nas mãos dos controles do bancos que com esse juros já ganha bastante em cima de todo mundo

      • “os States se recuperam”, vc tambem esta engolindo essa propaganda? Os unicos que estao se recuperando sao os 0,01% da populacao mundial, os banqueiros e outros especuladores financeiros bilionarios, que perderam trilhoes de dolares quando a crise dos “subprimes” estourou em 2008, mas teve essa perda nacionalizada pelo governo de Bush/Obamas e como compensacao receberam praticamente gratis mais de 20 trilhoes de dolares., os chamados QI, Quantity Easy do FED.O resto e manipulacao de estatisdticas, manipulacao do Mercado internacional. por exemplo, praticamente investidores internacionais, ja nao compra titulos do tesouro dos EUA. Somente os bancos centrais dos paises colonias o estao fazensdo. Japao, Uniao Europeia etc.Isto forcaria o governo ianque aumentar a taxa de juro desses titulos para atrair investidores. Mas aumentar a taxa de juro implica em aumentar a divida publica do governo norte Americano, que ja e a mais alta do mundo. O FED imprime trilhoes de dolares para comprar esses titulos Tem mais fatos que mostra que os EUA, tanto quanto o Japao, e Europa Ocidental cairam numa depressao economica em 2008/9 e nao ha saida para essa crise sem uma Terceira Guerra Mundial.

      • Meu caro, não tenho como negar algumas das suas opiniões, mas quando aceito que haja recuperação yanke faço uma reflexão sobre o todo, não sobre partes. Mas estou ciente, como você que país rico não necessariamente passa por povo rico, como aqui, país rico com povo pobre em sua mioria e minoria de ricos trabalhando para concentrar sua renda e seu poder. Quanto ao Levy, um economista perdedor que ganhou com Dilma a possibilidade de trocar o povo do Brasil por lucro para oscdonosvda banca, faz parte desse trabalho empreendido pelos ricos nacionais, que primeiro hipnotizam, com seus meios e porta vozes, os cidadãos e depois chantageiam aqueles representantes fracos, mas cheios de ambições, que tem conhecimento de que cada ponto chave deste país esta dominado, numa engrenagem perversa instalada por serviçais impatriticos, para desarticular qualquer governo de aspirações minimamente populares. Eles sabem a séculos onde procurar cada fraqueza de nossas instituições, afinal eles montaram essas instituições e nela instalaram seus fantoches, tanto os criminosos como os justiceiros. São tudo farinha do mesmo saco.

      • Correção: ” a possibilidade de trocar o povo do Brasil por lucro para os donos da banca”. (Por ter saido truncado) sds

      • Pois é né? Enquanto eu engulo a “propaganda” (vai ver o discurso do Estado da União de Obama é uma grande propaganda – pausa para risos) você engole sandices conspiracionistas de gente Jim Willie, Paul Craig Roberts e outros desclassificados que, como não têm mais espaço na mídia séria, precisam aparecer dizendo suas invencionices para falaciosos como Russian Today, PressTv….precisa dizer mais?

      • Ao menos você admite que a economia russa realmente está em dificuldades. E qual o problema do BCE injetar dinheiro na economia Julio? Não foi o que os EUA fizeram após a crise de 2008?

      • Julio, liberar dinheiro na economia não é o “padrão apedeuta de governar” e sim o program a de estímulo econômico do FED cujo Presidente à época, Ben Bernackle, é um estudioso da grande depressão.

        Já o “padrão apedeuta de governar”consiste em endividar a classe trabalhadora. Resolve no começo mas depois a conta tem de ser paga. E dá-lhe recessão e inflação.

      • Assim nao da. So voce defendendo os gringos e os sionistas e muita tarefa para um homem so. Eu pediria ao Plano Brasil cancelar o banimento do Blue Eyes. Ai a “peleja” seria mais igual para igual.

      • Estranho é que o Blue Eyes continua banido e o boçal do Helvecio Pastel de vento volta. Vai entender né?

        E você JOJOzinho bipolar, que defende seus patrões russos, chineses e iranianos destilando todo tipo de besteira por aqui? Por isso tanto empenho no caso da AMIA né? E ainda conseguiu arregimentar alguns incautos cabeça de brage e corrompidos ideologicos para compor a sua, vai lá, “tropa de choque”. Mas não se vanglorie não! Isso se deve ao fato da educação “nestepaiz” ser péssima, e ainda piorou muito depois de 2003.

      • E vc acha que o Da_Luinha não tá ganhando em dobro, meu caro JOJO. Agora que ele faz o pé de meia dele rrsrsrsrsrsrsrsrsrs

        😀

  2. Isso chama-se justiça caolha de um prato só
    Os caras apoiaram um golpe de estado para depor um governo eleito democraticamente e agora praticam a covardia contra a população que quer autonomia bloqueando armas remédios alimentos.
    Ate quando a Rússia vai ficar só olhando pois se um lado recebe assessoria e apoio o outro lado inferiorizado tem o justo direito de receber ajuda
    Essa é a liberdade essa é s justiça que essa Europa Ocidental imunda o o covarde EUA pregam e implantam na marra.
    Não passam todos de porcos nazistas e covardes.

  3. “correto concordo o jeito do lula governar que era ajudar o próprio povo do pais a ter uma economia voltada consumo emprego e exportação”

    – Asneira do dia!

  4. Fizeram muito bem em depor um presidente corrupto que servia a interesses de outros países também corruptos e pouco democráticos. Infelizmente cometeram errro escolher outro corrupto.
    Anos de parceria com a Rússia e povo insatisfeito.

    Queria entender como CIA transformou 70% da população da Ucrânia em neonazistas de uma hora para outra. Se povo ucranino prefere fazer parte da união européia a escolha é deles e não de Putin.
    Eu também prefiro fazer parte da União européia a fazer parte da Rússia, se isso me faz neonazista é uma grande besteira.

    Nós vivemos há décadas sobre a influência norte americana e nenhum neonazista, sionista, capistalista impediu que nosso povo elegesse governantes de esquerda.
    Mesmo com muita gente dizendo que os americanos queremos escravisar.

    Concordo plenamente que os EUA, no mesmo jogo sujo de sempre, estão usando a Ucrânia para prejudicar e reduzir a influência da Rússia, mas dizer que todo mundo virou neonazista do dia para noite me parce um grande exagero.

    Quando essa história começou alguns diziam que os manifestante eram apenas “um bando de imbecis”, e hoje a realidade se mostrou diferente do que alguns afirmavam.

    • Porque escolhemos um governo de esquerda com tendência socialista e antiamericana não significa que somos porcos comunistas.

    • Só o fato do ex-presidente ter sido eleito democraticamente, com uma proposta pró-rússia, já demonstra que o neozaismo não é tão forte assim.
      Só se admitirmos que a CIA tem o poder de transformar todo mundo em robôs de uma hoara para outra.
      Milhões de ucranianos tem parentes assassinados pelos russos, recentimento não deve faltar, e mesmo assim votaram em um presidente pró-rússia que não fez o que devia.

      Ou devemos aceitar que o governo alinhado a Moscou era tão ruim que fez o povo preferir “um novo Hittler”.

    • Meu caro derrubar um presidente eleito antes das eleições é golpe de estado em qualquer país, e, pelo menos para mim é incompreensivel como a grande maioria de uma população re-elege um cidadão e em meados de seu mandato derrubam-no. sendo que o mesmo estava num segundo mandato. Para mim isto cheira estranho, cheira manipulação, como sabemos que houve e há por aqui. Para mim não importa para que lado ele pendia se para a Russia, ou não. Importante é a forma, irregular, com que seus adversários buscaram mudança, já que agora esse governo,, ucranazi, são todos aliados yankes desde criancinha. Muito estranho, pelo menos para mim, mudança de trezentos e sessenta graus, em pouquissimo tempo, e sem unanimidade já que há resistencia interna, com ou sem reconhecimento de yankes e seus apoiadores, evidentemente partes interessadas, já que a Russia é um espinhaço completo na garganta desses que que querem o mundo seguindo sua determinação para um governo mundial, são, ainda hoje, o unico país capaz de impor uma queda ao tempo das cavernas a seus adversários militares, mesmo que os levem também. Mas, sinceramente, os motivos para resistencia estão todos ao lado dos Russos. Lembre-se da reação americana a nuclearização cubana na época da guerra fria, como foi a reação americana a possibilidade de nos nuclearizarmos militarmente, são claramente contrarios, e inclusive existem documentos que mostram que por ocasião da segunda guerra chegaram a até a ameaçar-nos com invasão através de sua quarta frota, se Getulio não afirmasse sua posição em favor dos aliados. Isso está documentado, meu caro. Sds.

  5. Respeito muito a opinião da maioria dos colegas aqui!

    Mas me parece que estamos discutindo geopolítca como se estivéssemos discutindo futebol.
    Malvados contra bonzinhos.

1 Trackback / Pingback

  1. Bruxelas avança para mais sanções contra separatistas ucranianos | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.