Defesa & Geopolítica

Brasil: Precisamos falar sobre Lula

Posted by

O jornalista alemão Thomas Milz mora no Brasil há 20 anos e conta que nunca sentiu o clima político tão tóxico. Para ele, sendo candidato ou não, Lula será a peça mais importante deste ano eleitoral.

Lula. Mesmo neste início de 2018, precisamos inevitavelmente falar sobre o ex-presidente. É que, daqui a exatamente um ano, ele poderá voltar a ocupar o cargo executivo mais alto do país.

Mas, primeiro, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre deverá julgar o recurso no caso do tríplex do Guarujá. Vai ser no dia 24 de janeiro – um verdadeiro toque de trombetas para abrir o ano eleitoral.

Uma condenação acaba com as perspectivas de Lula sobre uma candidatura? Nem mesmo especialistas em Direito parecem ter uma resposta clara a essa pergunta. É possível que haja mais recursos e apelações. O STF ainda poderá se pronunciar sobre a Lei da Ficha Limpa e sobre a prisão após condenação em segunda instância.

Tampouco uma absolvição serviria para esclarecer a questão, já que Lula ainda deverá enfrentar outros processos este ano.

A única coisa que parece certa é que o Brasil se encaminha para uma eleição presidencial realizada sob ressalvas jurídicas. Em outras palavras: o caos político continua.

Isso é bom para nós, correspondentes estrangeiros no país. Já a condenação de Lula em primeira instância, no ano passado, chamou muita atenção na Alemanha. É inegável que o ex-presidente era e é uma figura excepcional, não importa o posicionamento político ou pessoal que se tenha em relação a ele. A biografia incomum, o carisma irresistível e os êxitos surpreendentes no combate à pobreza o transformaram no queridinho da imprensa.

O fato de Lula subitamente se ver envolvido em um escândalo de corrupção, o mensalão, foi explicado aos leitores alemães com a observação de que a política lamentavelmente é um negócio sujo. E que sem um pouco de corrupção não se faz nada. E assim Lula deixou o palco político do país em 2010 com níveis recordes de crescimento e popularidade e aclamado pela imprensa internacional.

Mas os tempos mudaram. Após quatro anos de Lava Jato, caos político e a condenação em série de empresários e políticos de todos os campos, ficou difícil explicar a situação do Brasil aos leitores alemães.

Os ânimos agitados por todos os lados contribuem para isso. Para alguém de fora, parece um Fla-Flupolítico, com toda a comoção, paixão e drama de novela que fazem parte de um clássico como esse. Os torcedores gritam para que o juiz tire os jogadores do time adversário de campo. Em seguida, quando ele apita contra o próprio time, o xingam de ladrão.

Nesse contexto, fica cada vez mais difícil avaliar racionalmente se a bola bateu na mão ou a mão na bola, se o pênalti foi corretamente apitado ou quem é o vencedor moral da partida. Juntam-se a isso mensagens de ódio e difamação de todos contra todos nas redes sociais.

Nos últimos 20 anos, eu nunca percebi o clima político e social brasileiro tão tóxico como agora. Um profundo amargor substituiu a leveza dos brasileiros. Há alguns dias, um taxista em Salvador me contou que não tem coragem de dizer aos seus passageiros que é petista – mesmo que, com a ampliação maciça das universidades públicas e o aumento de escolas técnicas, Lula tenha feito mais pela Bahia do que todos os outros políticos juntos.

Enquanto isso, manifestantes na Zona Sul do Rio de Janeiro exigem a prisão imediata de Lula. Eles dizem que não pode haver misericórdia com o “chefe do petrolão”.

Hoje, Lula é a figura que racha o Brasil entre apoiadores e adversários. E, assim, é ele que vai definir a eleição de 2018 – seja como candidato, seja como excluído da votação.

Em 2018, todos precisaremos falar sobre Lula.

O jornalista alemão Thomas Milz

  • Thomas Milz saiu da casa de seus pais protestantes há quase 20 anos e se mudou para o país mais católico do mundo. Tem mestrado em Ciências Políticas e História da América Latina e, há 15 anos, trabalha como jornalista e fotógrafo para veículos como o Bayerischer Rundfunk, a agência de notícias KNA e o jornal Neue Zürcher Zeitung. É pai de uma menina nascida em 2012 em Salvador. Depois de uma década em São Paulo, mora no Rio de Janeiro há quatro anos.

Fonte: DW

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

 

41 Comments

  1. Ferreira Junior says:

    Lula é um homem excepcional. Um dos alvos da Guerra Híbrida travada pelas corporações multinacionais no intuito de conseguirem riquezas. O novo modo do imperialismo neocolonial implantado no século XX I.

  2. Brasileiro precisa realmente entender o Brasil, 4 banqueiros e 10.000 rentistas determinam a sorte da nação, que acredita que seu voto dia 3 de outubro irá fazer a diferença. Sendo que os eleitos pelo voto, irão fazer as vontades daqueles poucos .
    Brasil Acorda !!!!!

  3. Adeildo Barros says:

    Lula realmente é uma pessoa excepcional, mais cometeu um erro que ao meu olhar foi fatal, agiu como os outros anteriores se envolvendo com a maldita corrupção, ele teve a oportunidade de passar esse país a limpo .

    • A Máquina Troll says:

      Enquanto isso os irmãos Batista são enquadrados por apresentarem provas com filmagens e gravações dos crimes destes bandidos que tomaram o pais e o delatado e chefe da quadrilha que tomou o controle deste pais está tranquilo….segue numa boa… fazendo e acontecendo no poder… cego dos dois olhos e não vê o Brasil se desmanchando em corrupção e bandidagem!….

      • Os Batista estão na prisão por contrair empréstimo bilionário no BNDS com juros de pai para filho dinheiro esse usado parte para comprar boa parte dos concorrentes e manter um esquema de propina com a base governista.

  4. ………….se Lula for candidato será eleito….se ele não for candidato,quem ele apoiar será eleito…..

  5. A Máquina Troll says:

    Ou cassarão os direitos políticos do Lula ou farão aqui o mesmo que fizeram agora lá em Honduras…Fraudar as eleições…rs…

    vão condenar o Lula com ou sem provas…de uma forma ou de outra…pois ele lidera com ampla margem de vantagem até hoje todas as pesquisas feitas de intenção de voto…enquanto que a facção rival nem a terceira posição consegue/chega nas pesquisas…

    o esquema é “legitimar” a cassação dos diretos políticos dos petistas mas principalmente a cassação do registro do PT…para extingui-lo como partido político…já que de nada adianta organizar todas estas incursões para derruba-los se eles se candidatam e se reelegem nas próximas eleições…

    pois neste jogo todo programas assistencialistas como o bolsa família, minha casa minha vida e Prouni sempre serão cartas fortíssimas debaixo da manga dos petralhas…este partido governou nosso pais por mais de 12 anos por conta da incompetência, negligencia e omissão dos governos anteriores com as classes baixas e os menos favorecidos que compõem a maioria dos eleitores deste pais….

    tirar a força o governo petralha ou prender o Lula não resolve o problema e sim apenas piora ainda mais tudo…quanto mais batem no Lula mais ele cresce nas pesquisas…quanto mais o atacam, denigrem, difamam ou humilham… mais ele cresce nas pesquisas…com o pais hoje com mais de 14 milhões de desempregados, negocio de lei da terceirização e “reforma trabalhista” tudo isto com toda certeza acabara como um grande tiro no pé…e consolidara de vez o Lula e o pt nas mentes e nos corações da maioria do povo deste pais…

  6. A Máquina Troll says:

    quanto mais o desgraçam mais ele cresce nas pesquisas…mais apoio ele ganha…por isso hesitaram em prende-lo antes…pois se a reação das massas não forem a que eles esperam…as consequências serão irreversíveis…a turma do psdb & cia já esta no fundo poço…nem na terceira posição das pesquisas de intenção de votos conseguem chegar mais…se tudo não sair como o esperado cairão em descrédito perante as massas de tal maneira que nunca mais serão como antes…a verdade é que toda esta patifaria só esta servindo para dar mais força e consolidar de vez os petistas nas mentes e nos corações das massas deste pais…

  7. As Ratazanas piratas do congresso, assim como seu comandante o pirata de cabeça branca, senhor de escravos e seu paladino da in- justiça senhor Moro com certeza irá condenar o senhor ex presidente da republiqueta de bananas; Lula.
    Ceifando assim de vez a possibilidade do mesmo vim a ganhar.
    Pois se derem a oportunidade dele candidatar, com certeza irá ganhar.

  8. muita atençao no papel das redes sociais. eles sao capazes de aumentar o ódio e a sediçao no coraçao das pessoas. ajudam a criar primaveras e levantes em paises onde há o descuido por parte das autoridades. e no brasil nao existe ministerio da justiça. existe o ministerio da justificativa.

    • A Máquina Troll says:

      “exiled
      10 de Janeiro de 2018 at 19:17

      muita atençao no papel das redes sociais. eles sao capazes de aumentar o ódio e a sediçao no coraçao das pessoas. ajudam a criar primaveras e levantes em paises onde há o descuido por parte das autoridades

      César Pereira
      10 de Janeiro de 2018 at 19:41

      Usarão de todas as artimanhas para barrarem Lula,pois se ele voltar,toda essa palhaçada acaba”

      eles já começam a ameaçar fazer uso de falsos manifestantes opositores armados…como na Venezuela…para coibir e cooptar manifestações que venham a se fazer contra esse governo bandido deles…cada vez mais assumem um padrão comportamental igual ao dos Camisas Pardas de Hitler…e progressiva, paulatina e camufladamente implantam um estado policial e totalitário em nossa sociedade…preparam o cenário pra fazer aqui o mesmo que estão fazendo na Venezuela caso o Lula retorne ao governo…vão se preparando caso o Lula se eleja pois passaremos pelo o mesmo que a Venezuela esta passando lá agora…

    • A Máquina Troll says:

      Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe social, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível. O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo (onde os cidadãos comuns não têm participação significativa na tomada de decisão do Estado) e da ideologia (um esquema generalizado de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria, senão todos os aspectos da vida pública e privada).

    • A Máquina Troll says:

      Os regimes ou movimentos totalitários mantêm o poder político através de uma propaganda política abrangente divulgada através dos meios de comunicação controlados pelo Estado, um partido único que é muitas vezes marcado por culto de personalidade, o controle sobre a economia, a regulação e restrição da expressão, a vigilância em massa e o disseminado uso do terrorismo de Estado.

      A ideia de totalitarismo como poder político “total” através do estado foi formulada em 1923 por Giovanni Amendola que criticou o fascismo italiano como um sistema fundamentalmente diferente das ditaduras convencionais. o uso da propaganda nos regimes totalitários é tido como parte da violência, e vice-versa, sendo ambas complementares. E a primeira só vai substituir a segunda na medida em que a dominação vá se efetuando completamente. A propaganda, inicialmente, é destinada aos elementos externos ao movimento, àqueles que ainda não se domina, como estrangeiros, já o terror é perpetrado entre aqueles já dominados e que não mais oferecem resistência ao regime, alcançando sua perfeição nos campos de concentração e extermínio onde a propaganda é totalmente substituída pela violência. Assim, o terror torna-se uma fonte de convencimento, semelhante à propaganda.

    • A Máquina Troll says:

      Em texto dedicado a Noam Chomsky, Jean Ziegler escreve: “Existem três totalitarismos: o totalitarismo stalinista, o totalitarismo nazista, e, agora, o “tina” (palavra formada com as iniciais da expressão inglesa there is no alternative (“não há alternativa”), utilizada por Margaret Thatcher para proclamar o caráter inelutável do capitalismo neoliberal).

      A “tina”, em sua concepção de integração global, trabalharia para a integração econômica planetária, mas somente em prol dos interesses das altas classes financeiras, dos bancos e dos fundos de pensão, potências que controlariam também as mídias. Assim, aqueles que se opõe a essa política são chamados de “anti-globalização”, sendo sua crítica colocada à margem da mídia.

    • A Máquina Troll says:

      Considerando que a finalidade da democracia é que as pessoas possam decidir suas próprias vidas e fazer as escolhas políticas que lhes concernem, e que ela se sustenta na liberdade de expressão, mesmo os Estados Unidos, país símbolo da democracia, estariam sujeitos em dados momentos a um grau maior ou menor de totalitarismo, sustentado pela propaganda e pela pressão econômica sobre a livre expressão do pensamento. Considera ainda o pensador americano que, a liberdade de expressão somente começou a ser exercida de forma mais plena nos Estados Unidos na década de 1960.

      Considera, apesar disso, que uma “construção intelectual”…não pode ser comparada aos campos de concentração ou ao gulag”, sendo, portanto, este tipo de opressão pela massificação, mais branda do que as formas de Estado totalitário stalinistas e nazi-fascistas.

    • A Máquina Troll says:

      Prossegue o pensador dizendo que, a partir da década de 1920, em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha “o desejo de liberdade não podia mais ser contido somente pela violência estatal”, tendo, por isto, a propaganda ideológica assumido o seu lugar, tendo se produzido uma espécie de “fábrica do consentimento”, produzindo a aceitação e a submissão, como o mesmo objetivo totalitário de “controlar as ideias, os pensamentos, os espíritos”.

      Se a propaganda é o método de controle ideológico mais eficaz e, portanto, o mais usado pelos modernos governos liberais, por outro lado, não devemos nos esquecer que, eventualmente, em situações consideradas extremas, lançou-se mão de outros daqueles mecanismos que Louis Althusser chamou de Aparelhos Ideológicos do Estado, tal como a interpretação das leis , ou dos chamados Aparelhos repressivos do Estado, tal como a própria polícia, para controlar os protestos dos manifestantes da chamada Anti-globalização.

  9. César Pereira says:

    Usarão de todas as artimanhas para barrarem Lula,pois se ele voltar,toda essa palhaçada acaba,e o BRASIL volta a crescer !

  10. Como existe ainda pessoa sã que defende o Lula?

  11. nao acredito no que li aqui em cima ,,, sem comentarios,,, como disse raul santos seixas ; quando acabar o maluco sou eu … o lula volta e o brasil cresce .. o queeeee ? mas o brasil parou de crescer foi com ele….chorei

  12. Lamentável ver brasileiros teoricamente instruídos defenderem Lula como se este fosse o salvador da pátria, como se este tivesse prestado um excelente serviço ao Brasil, quando na realidade trata-se esta pessoa do líder de uma matilha de rapinadores do erário público.
    Da mesma forma é lamentável ver brasileiros dfendendo a quadrilha de Temer e Cia, posto serem estes farinha do mesmo saco daqueles que ostentam a estrela vermelha no peito.
    será que algum dia o povo brasileiro terá vergonha na cara para defender seus direitos e interesses de forma ampla e irrestrita, será que algum dia lutaremos pela moralização de nossa política ou continuaremos a nos contentar com bolsas esmolas, com uma saúde precária, com uma educação deficiente e com uma segurança pública inexistente?

    • A Máquina Troll says:

      No braziu só petista precisa provar inocência….Os de outros partidos precisa-se provar a culpa e filmagens não bastam….O que chama a atenção é que as provas contundentes da turma do moro nunca aparecem documentadas só o “acima de qualquer suspeita” moro tem acesso a elas….

      Por que ele não traz a público tais documentos?…Onde está a transparência que ele tanto apregoa?…A verdade é uma só e todos sabem…Lula terá que ser condenado de qualquer maneira mesmo inocente…. faz parte do esquema…..ele nunca mais volta ao poder…moro & cia nega pedidos de defesa….Porque a mesma coisa não foi feita com Aécio, sua irmã e a mulher do Cunha?…Ele vai manter isso até o colocar o lula como réu e não ser eleito…LULA FOI TÃO RUIM PARA O POVO BRASILEIRO QUE MESMO DEPOIS DE TRÊS ANOS SENDO LINCHADO PUBLICAMENTE PELA GRANDE MÍDIA E PELO JUIZ MORO E SEUS COMPARSAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO AINDA LIDERA TODAS AS PESQUISAS DE INTENÇÕES DE VOTOS PARA PRESIDENTE…SE LULA É MESTRE EM ROUBAR IMAGINE AÉCIO E SERRA QUE ROUBAM SEM PERMITIR QUE TOQUEM NELES!….VOU ACONSELHAR O LULA A SE FILIAR AO PSDB…SÓ ASSIM O MORO SAFA ELE DESSA!…rs…

    • A Máquina Troll says:

      Neste pais não se prende ninguém da quadrilha do psdb porque tem provas suficientes… mais não tem convicção… e na justiça brazileira o que vale mesmo é convicção.…rs…

      A hipocrisia de Aécio :

      https://www.youtube.com/watch?v=ZTCpnHMmEhw

  13. A Máquina Troll says:

    É lamentável como o partidarismo cega as pessoas e as levam a tomar posição de imbecilidade mesmo diante de fatos incontestáveis como os que envolvem este tumor temer e a quadrilha dele…Ninguém deve estar acima da lei por uma questão de partido ou posição social…Errou tem que pagar…Porque a pena para os bandidos do PT tem que serem diferentes dos bandidos do PMDB ou do PSDB ou qualquer outra quadrilha?!…rs…

  14. Claudio Severino da Silva says:

    “Muita gente” está pedindo: VOLTA LULA! (?)
    VOLTA LULA! e traga de volta as DUAS REFINARIAS que VOCÊ DOOU para a BOLIVIA!
    VOLTA LULA! e traga de volta os 1,2 BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ “EMPRESTOU” para HUGO CHAVEZ!

    VOLTA LULA! e traga de volta os BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ MANDOU para CUBA, HAITI E OUTROS, QUE AQUI TAMBÉM TEM CRIANÇAS MORRENDO DE ANEMIA;

    VOLTA LULA! e traga de volta os 10,6 BILHÕES DE REAIS que VOCÊ EMPRESTOU para o EIKE BATISTA (SEU TESTA DE FERRO) E QUE AGORA ESTÁ EM SITUAÇÃO PRÉ-FALIMENTAR!

    VOLTA LULA! e traga de volta os 25 MILHÕES DE EUROS que VOCÊ LEVOU com a ROSE para PORTUGAL;

    Volta Lula, e explica o MENSALÃO, que vc planejou e que tinha o “Quartel General” ao lado da sua sala…

    Volta Lula, e explica o fenômeno “ROSE”;

    Volta Lula, e explica os 6.000 médicos cubanos;

    Volta Lula, e explica a falência do SUS;

    Volta Lula e explica onde foi parar a reabilitação da indústria naval brasileira;

    Volta Lula e explica os 4,8 bilhões gastos na transposição do Rio São Francisco e que hoje está tudo abandonado…

    Volta Lula, e explica os 0,20 centavos mais caros do planeta;

    Volta Lula e explica os 39 ministérios;

    Volta Lula, e explica a falência da Petrobras;

    Volta Lula e explica os 20% de inadimplência do programa eleitoral “minha casa minha vida”, que os brasileiros que trabalham terão que pagar. Observe também que a taxa de inadimplência de 16% gerou a crise imobiliária de 2007 dos Estados Unidos.

    Volta Lula e explica o que aconteceu com o óleo de mamona que ia ser a independência energética do Brasil;

    Volta Lula, e explica, o PRE-SAL;

    Volta Lula, e explica essa sua criação, o poste “DILMA” que você plantou em Brasilia…

    Volta Lula e explica porque o ministro do supremo Roberto Barroso passou a semana passada (16 a 21/9/013) tentando explicar o contrato milionário que o governo por meio da Eletronorte, concedeu recentemente sem licitação, a seu escritório de advocacia do Rio de Janeiro.

    Milhões de Brasileiros estão decepcionados: O LULA ESTÁ MUDO!

    Todos sabem que, se o Lula se explicar, O PT E OS ALIADOS SERÃO TRANCAFIADOS!

    VOLTA LOGO E VÁ PRA CADEIA TAMBÉM !!!!!!

  15. Esse patriota candidato a presidente dos EUA! Ops! Do Bra”z”il. https://youtu.be/bI-_P6K8YXU

  16. A Máquina Troll says:

    “A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo.”

    Luiz Inácio Lula da Silva 🙂

  17. Lula, nem pior, nem melhor, apenas mais um politico brasileiro.

    Que seja preso, vai tarde.

  18. jose luiz esposito says:

    Sr MIB , deves procurar o PODER NAVAL , lá é um Site ou Club de Entreguistas e **Puxa Saco** do Tiozinho Satã , mas te garanto que não sou Esquerdista e nunca fui , apenas os Interesses do Brasil me Interessam e lá eu sou Cortado Sempre , somente dão Voz a Colonizados e Entreguistas , o que queres para o Brasil ,aquilo que pensam e comentam lá , alienação completa a um País que se passa por nosso amigo , e a 128 anos vemos a sua interferência aqui dentro , até por culpa do Exercito que se juntou a eles para não ser apeado do poder !!

  19. jose luiz esposito says:

    Sobre LULA , PSDB , e MORO, esta Claro o direcionamento do Judiciário em Favor do PSDB, embora queira a Punição de todos , mas a Caça as Bruxas é Capenga , já MORO e MP esta Evidente que querem Destruir nossas Empresas , e nosso Projetos , mas Deus é Grande e nos dará uma ajuda , tentaram contra o Porto do Açú , mas ele esta avançando , a Comperj esta retomando a Passos de cagados , mas estão quase conseguindo detonar a Odebrecht , já os Frigoríficos , seria fácil a Punição , mudando seu Controle , mas por Capitais Nacionais . Este Moro recebe acima do Teto do Judiciário , como quase todos , no caso dele vai a quase 3X, mas ele é honestíssimo e já esteve nos EUA inúmera vezes , porque ou para que ?
    É necessário que criemos um EXIMBANK brasileiro ,fora do BNDEs , tem gente que pensa que os chamados Empréstimos a países estrangeiros , que o Dinheiro saiu do Brasil, falta total de conhecimento !

  20. Cesar A. Ferreira says:

    Lula foi o melhor Presidente da República dos últimos 35 anos… Segundo a FGV.

    Com ele nem iria se discutir a venda da Embraer para a Boeing… Simplesmente seria uma impossibilidade.

    O mundo girou e ficou claro, principalmente agora que a Boeing quer fagocitar a Embraer, que os verdadeiros patriotas eram, e ainda são, aqueles que se vestem de vermelho. A classe média, que se fantasiou com a camisa da CBF e bateu panelas em varandas, está sonha com Miami e o patriotismo é devoto da bandeira com Estrelas e Listras…

  21. Bom vou me resumir,que merda de pais,tenho em mente uma coisa,vocês que defendem bandido preferido,que pegou meus impostos fez sorteio com republiquetas mundo a fora,para apoiarem suas causas politicas ,mantiveram e mantem politicos safados da pior espécie,Sindicatos de criminosos.Culpam os EUA de guerra Hibrida,ninguém precisa fazer guerra hibrida é só oferecer dinheiro que tudo compra,PT espuria domundo,e dos os Ps da vida,isso aqui é terra de bandido e de defensor de bandido,tem e de sobra,só mudam o bandido preferido,Lula que vá para cadeia ou peça exilio no raio que o parta e de Quebra leve Dilma,Aécio,Temer e muitos mais juntos,cança ver tanta gente defendendo bandido,CUT,MST é tudo vagabundo e falo porquê estou cançado de ver o tanto de bandido dentro destas invasões,só tem bandido e meia duzia de tolos alhienados.Brasil Acima de Tudo só Abaixo de Deus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com