Brasil – Jamais contestamos direito de defesa de Israel

O Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, defendeu nesta quinta-feira a posição do governo brasileiro que condenou “energicamente o uso desproporcional da força” por Israel em conflito na Faixa de Gaza. “Condenamos a desproporcionalidade da reação de Israel, com a morte de cerca de 700 pessoas, dos quais mais ou menos 70% são civis, e entre os quais muitas mulheres, crianças e idosos. Realmente, não é aceitável um ataque que leve a tal número de mortes de crianças, mulheres e civis”, disse o ministro, após participar, em São Paulo, de evento na Fundação Getulio Vargas.

Ele lembrou que, na semana passada, o Itamaraty já havia divulgado nota condenando o movimento islâmico Hamas pelos foguetes lançados contra Israel, e também Israel pelo ataque à Faixa de Gaza. “Israel se queixa que, na última nota, não repetimos a condenação que já tínhamos feito. A condenação que já tínhamos feito continua somos absolutamente contrários ao fato de o Hamas soltar foguetes contra Israel. Isso se mantém. Não há dúvida. Não pode haver dúvida disso”, afirmou Figueiredo.

O ministro acrescentou que a última nota do Itamaraty não omite nada que foi dito antes. “Ao contrário, a gente pede o cessar-fogo imediato. Cessar-fogo quer dizer o quê? (Cessarem) os ataques das duas partes. Não há cessar-fogo unilateral, não é isso que a gente pede. A gente pede que as duas partes parem os ataques. Isso permanece.”

Figueiredo rebateu ainda afirmação do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, que, segundo o jornal The Jerusalem Post, classificou o Brasil de “anão diplomático”, apesar de sua posição econômica e cultural.  “O que eu li é que o Brasil é um gigante econômico e cultural, e é um anão diplomático. Eu devo dizer que o Brasil é um dos poucos países do mundo, um dos 11 países do mundo, que têm relações diplomáticas com todos os membros da ONU (Organização das Nações Unidas). E temos um histórico de cooperação pela paz e ações pela paz internacional. Se há algum anão diplomático, o Brasil não é um deles, seguramente”, reagiu o chanceler.

Segundo Figueiredo, as declarações do porta-voz da Chancelaria israelense não devem, porém, estremecer as relações de amizade entre os dois países. “Países têm o direito de discordar. E nós estamos usando o nosso direito de sinalizar para Israel que achamos inaceitável a morte de mulheres e crianças, mas não contestamos o direito de Israel de se defender. Jamais contestamos isso. O que contestamos é a desproporcionalidade das coisas”, destacou.

O chanceler também defendeu a posição brasileira assumida no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. O Brasil votou favoravelmente à condenação da atual ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza e à criação de uma comissão internacional para investigar todas as violações e julgar os responsáveis.

“A maioria apoiou, inclusive a América Latina inteira. Nós estamos junto da nossa região e apoiamos, neste caso, uma investigação internacional independente para determinar o que aconteceu, o que está acontecendo. Eu acho razoável haver essa investigação internacional independente, e foi a favor disso que nós nos manifestamos.”

Israelenses criticam posição

Rebatendo o posiconamento brasileiro, o embaixador de Israel em Brasília, Rafael Eldad, disse que o governo está surpreso e decepcionado. “As autoridades brasileiras só veem um lado. Não vimos, uma única vez, qualquer menção do Hamas. Nossa expectativa era de pelo menos uma palavra de simpatia, de compaixão para com os civis israelenses, que também estão sob fogo de foguetes e mísseis. Foi uma surpresa. Como sabemos, nenhum país do mundo atuou desta maneira”, afirmou ele.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores de Israel considerou a atitude do governo brasileiro como um fator que respalda o terrorismo. “A decisão (condenação do uso desproporcional da força) não reflete o nível de relacionamento entre os países e ignora o direito de Israel de se defender. Passos como esse não contribuem para promover a calma e a estabilidade na região. Ao contrário, dá respaldo ao terrorismo”. Em outro ponto, a nota diz ainda que esse comportamento compromete a capacidade do Brasil de exercer influência no panorama internacional. “Israel espera apoio de seus amigos em sua luta contra o Hamas, que é reconhecido como uma organização terrorista por muitos países pelo mundo”.

Fonte: Terra

33 Comentários

  1. Vcs acham pouco o que ocorreu? Não obstante a declaração ridicula ( pois se tratando de paises aliados) Israel deveria ter posto freios na boca do tal porta voz israelense que hj reiterou sua colocação numa entrevista ao Jornal nacional dizendo: ” isso daqui não é futebol, onde empatar é proporcional e perder de 7 a 1 é desproporcional.”
    Espero que essa arrogancia seja retribuida pelo governo brasileiro, pois estamos tratando de ofensas diretas a nossa politica ( que bem ou mau, gostando ou não gostando) teve postura diante do conflito, em contra partida recebe as palavras altivas de uma nação que dependeu de nosso voto pra chegar onde está.
    Não espero uma declaração da Dilma, até porque ela não pode se rebaixar ao nivel de responder um mero porta voz, mas espero que Israel receba o retrocesso de acordos economicos, e se possivel, para fazer os mesmos acordos com a concorrencia, para responder da melhor maneira que podemos….causando prejuizos.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.ARC ;
      .
      Essa forma irônica da diplomacia do Governo sionista de Israel, é a caricatura daquele governo em resolver a questão palestina, com uma diplomacia míope e incompetente em que, sempre buscando sabotar na ONU o direito do povo palestino em ter sua pátria com ajuda dos EUA e ao mesmo tempo, expandindo com assentamentos judaicos, em terra palestina e mais uma vez; com muita mentiras se pousam de vítima e satanizam quáquer um que bata de frente com aquela matança.
      .
      Aos poucos, Israel vai perdendo apoio internacional e se isolando em seu castelo de areias, lodo e lama.

    • Errado fez o governo brasileiro que meteu os pés pelas mãos se intrometendo em assuntos que NADA tem a ver conosco… nem os que mais interesses tem no assunto chamaram seus diplomatas para “dirimir dúvidas”, vem um país do outro lado do mundo, que não tem interesses diretamente ligados ao acontecido, meter a colher de pau no doce alheio… fez por merecer… é a tal diplomacia dos atabaques bolivarianista fazendo suas cacas por onde passa… Rio Branco deve estar se revirando no túmulo pelo fato dos PETRALHAS estarem destruindo a imagem do Itamaraty…

      • Sua defesa é que fiquemos quietos em nosso cantinho, sem interferir em assunto nenhum que seja de interesse mundial, o contrário do que países grndes do mundo fazem a todo momento, inclusive o seu, exemplo para todas as obras tidas como boas.
        Finalmente o Brasil sai das costas de um grande mostrando independência e grandeza é assim que vocês reagem, tentando diminuir seu tamanho e fazendo jus ao reconhecimento de pífio que o sionista disse. Realmente muita gente pifia tenta refletir sua alma no país, mas não todos. e espero serem minoria.

      • “Realmente muita gente pifia tenta refletir sua alma no país, mas não todos. e espero serem minoria.”
        —-
        “e espero serem minoria.”

        AMÉM!

      • por LUCENA
        .
        .
        Pois é .. essa gente que critica a “intromissão” do Brasil só por tê dado uma opinião sobre o caso Palestinio, são os mesmo que criticam o Brasil em não se intrometer nos assuntos interno da Venezuela.
        .
        Olha que o caso entre a matança que ocorre na Palestina, não é um assunto de Israel por envolver duas nações de semitas.
        .
        Vai entender essas cabecinhas de vento … Hahahaha ..
        .
        .
        ¿Porqué no te callas? … 😀

      • “diplomacia dos atabaques”

        Se a nossa diplomacia é assim então o que dizer dos EUA que se metem entre os assuntos da Russia e a Ucrânia?

        Ou por que criticar a postura brasileira de não se meter em regimes governados por ditadores e criticar nossa posição sobre um genocídio em andamento?

        O Brasil está certo.

      • Tá errado… tá certo só para vcs que estão ideologicamente e venalmente alinhados com essa corja que nos governa… mas o tempo mostrará as cacas desse governo esquerdopata… direitos humanos são destroçados em cuba e esse governo hipócrita não se mexe… dai vem querer dar uma de “preocupado com os direitos humanos dos palestinos”… cambada de hipócritas… tomaram na cara pra aprender… mas não teem vergonha… continuarão a fazer palhaçadas mundialmente e a nos envergonhar…

      • pronto o zoinho de catarata soltou a frnaga ele queer ser cego e levar sua consjuntivite para todos

        fala do cisco do olho dos outros mas no dele tem uma trave

        geopolítica para ele é pedir bença para as mentiras yanke

        mas esperar o que de infiltrados apátridas

  2. O estado judess é culpado de sangue de inocentes, eles iniciaram essa guerra ao agirem c truculência contra mulheres e crianças Palestinas…o resto vc já sabem. Estão morrendo Palestinos , já são uns 800 e até agr só, só 40 judeuss, e uma diferença mt significativa. Esses Palestinos precisam treinar melhor pontaria e comprar misseis do BRASIL c tecnologia da AEL, vai ser o bicho, ñ vão errar um se quer…Esses palestinos ñ aprendem nunca , depois da 10 x quem sabe?!?! Espero q ñ, q antes disso o judeuss permitam os mesmos terem o seu Estado c fronteiras delimitadas ; q vivam em paz e lado a lado um do outro. O sr.obaobaobama, está perdendo uma chance de ouro p entra p história como o cara q forçou os judeuss à fazerem a pax e q ajudou a formar o Estado da Palestina…BURR, p ontem. Sds. 🙁

      • E aee, juju… na bunada não vai dinha ???… também, tá sem papel pra limpeza, né neguinha bolivarianista ???…

      • Gringo, gringo eu até já estava começando a te enxergar como apenas mais um defensor de interesses alienígenas, mas agora vejo que defendes qualquer coisa, mesmo desqualificada como a que está dita. E tudo para que sirva para alimentar seu desprezo pelos que querem o Brasil a altura dos países grandes. Você até está no seu papel mas quem lhe dá cartaz esses, coitados.

  3. Vocês sabiam que o partidão tem ajudado a financiar o Hamas? Sim senhores, o governo do Petê, enviou desde 2007 ate hoje, cerca de mais de 40 milhões de Dolares,do meu, do seu , do nosso dinheiro seu trouxa,, com o intuito de “reconstruir Gaza” Sim diretamente para o Hamas, considerado ate pelo Fatah, um grupo extremista.
    O Fatah luta por um estado palestino laico, mas o Hamas não, o Hamas quer um estado palestino islamico, ou seja uma Sharia, no Libano seus membros fazem parte de grupos que perseguem e matam cristãos.
    Mas o Petê quer que se dane, assim como também os outros lixos como PCO, Psol, PCB e PCdoB, estas escorias veem o Hamas como aquele moleque viciado em crack, que dá uma devida facada em um burguês, para roubar sua carteira, ou seja um soldado primitivo na guerra de classes, e para eles a guerra de classes e global, a internacional socialista não reconhece soberanias.
    E porque eles veem desta forma? Simples, na mente flaguimentada pela ideologia deles, e para eles a ideologia passa por cima de qualquer razão (alto retardo mental) o Hamas e contar israel/EUA, ou seja tudo o que fazem e valido para a destruição de seu inimigo em comum, mesmo que seja atirar 2000 foguetes contra Israel, e depois se esconder atrás de crianças durante o contra-ataque.

    Este episodio do Itamaraty, e somente mais um capitulo desta fabula retardada, o partidão aparelhou todos os quadros de governo, não com especialistas em suas áreas, mas sim com quem era simpatico a sua ideologia falida, hoje não sabemos mais o que e estado, ou o que e partido. O Itamaraty hoje, faria chorrar de vergonha o barão de Rio Branco.

      • Meu caro pastor, você sabe quem são os amigos dos sionistas proprietários da veja? Eles vieram da Africa do Sul, e eram partidários do Aphartheid. Chamo sua atenção para que tenha cuidado ao defender teses vindas de grupos com interesses tão arraigados, para fazer analises isentas.

      • O ingeridor de 51, o fala mansa, o larápio de nove dedos, só se meteu com bandidagem nos oito anos em que nos levou, vexame após vexame, nas relações internacionais, a esse estado de mendicância moral perante as demais nações… oh sujeitinho… se ligou a BANDIDOS como o hamas, as farc, mst, pcc e até DITADORES africanos, sem falar, é claro, no diabo barbudo que bafora conspirações no ouvidinho dele e da poste contra a democracia brasileira… ou seja, estamos muito mau representados pela ignomínia PETRALHA…

      • Para você, para merecer respeito deve ser ingeridor de Chivas Regal, ou quem sabe ter que gostar Moet Chandon, francamente gringo essa sua mesmice e de lascar.
        Segundo seu país, os States, os piores ditadores e tiranos adoram consumir os produtos ditos de alto padrão, esses que você certamente de deve considerar para pessoas de bom gosto. Seu preconceito contra a 51 é por quem a consuma é só mais uma mostra de preconceito importado para consumo dos envergados por conceitos importados. Prefito valorizar o produto nacional, alias muitos de seu país já importam nosso produto cachaça e o tem como clássico.

      • Realmente, tu tens cara de cachaceiro… só não tem cara de gostar de 51… vc tem mais cara de ingerir um velho barbudo, quer dizer, barreiro… 🙂

      • Gingo boçal, és o esperado. Um corpo de preconceito, contendo uma grande quantidade de mediocridade e muita pretensão.
        Mas pouco, muito pouco conteúdo, fora dessa mesmice infantiloide. Se cuida pois podes acabar comendo merda.

  4. para os que odeiam israel segue ima lista de produtos para boicote. lembre-se cade vez que usar um estará financiando a guerra. então ache um similar russo ou chines

    – Remova chips sionistas Pentium e Celeron.
    – Desinstale seu Windows XT.
    – Sistema Microsoft? Esqueça.
    – Remova anti-vírus e Firewall. Já!
    – Enviar e-mail? Não mais. Código de algoritmo é… israelense!
    – Compre um pager! Tecnologia do telefone celular foi desenvolvida em… Israel.
    – Desative seu voicemail. Israelense.
    – Facebook? Não te pertence mais.
    – Busca online? Cuidado, maioria é israelense.
    – Usa Waze? Usava.
    – Reinstalou ICQ? Sionista! Desinstale.
    – Curte e-book? Curtia!
    – Armazenar dados na Web? Vá com calma, maioria israelense.
    – Carro elétrico? No! Polua pra sempre.
    – Tomatinho-cereja delicioso? Volte pro tomatão.
    – Tecnologia de irrigação contra fome na África, China, Índia e Indonésia (maior país muçulmano do mundo): é o fim!
    – Genéricos: prefira os de marca. A israelense Teva é a maior do mundo!
    – Câncer: cientistas israelenses na vanguarda dos tratamentos.
    – HIV: já ouviu falar do AZT?
    – Diabético? Evite injetar insulina com aparelhos desenvolvidos em Israel.
    – Esclerose múltipla: pare Copaxone, dos mais eficazes. Laquinimod? Abandone.
    – Parkinson: remova marcapasso israelense que minimiza os tremores. Interrompa Levodopa.
    – Histórico de doença cardíaca ou arterioesclerose na família? Reze pra doença não ter. Detecção prévia? Não pra você.
    – Epilepsia: livre-se da pulseira sionista que envia alertas!
    – Apneia do sono: testes só sem aparelhos israelenses.
    – Dislexia: babau pro sistema de leitura baseado na intranet.
    – Alergias de pele: tratar com creme de esteroide, esqueça os sem.
    – Catéteres? Protegidos contra infecção por plástico israelense.
    – Cirurgia na garganta: só sem laser cirúrgico sionista!
    – Colonoscopia e gastro: aborte câmeras israelenses.
    – Nunca implante um coração artificial: Israel foi pioneira!
    – Transplante de rim: espere doadores do mesmo tipo sanguíneo! Métodos de Israel permitem outros doares!
    – Células tronco: esqueça fabulosos tratamentos!
    – Tratamento dentário: esqueça os principais, scanner desenvolvido em Israel.
    – Assistência humanitária e produção local: quase 40 países beneficiados.

    segue link:

    http://prepperchimp.com/2014/07/22/so-you-want-to-boycott-israel-heres-a-list-of-products-and-services-you-need-to-start-with/

    http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/economia/boicote-a-israel-uma-lista-para-ajudar/

    vai ser facil achar chines ou russo, quem sabe até iraniano kkkkkkkkkk

    • Os ESQUERDOPATAS não precisam disso tudo… até o papel higiênico eles estão trocando por sabugo… dizem que é biodegradável e politicamente correto… 🙂 🙂 🙂

      • Gringo, cuidado para no seu afã por desqualificar a fonte de seu medo interior, você não incorra no erro de se transformar em fonte de ignorância e acabar por cair no ridículo.
        Afinal hoje em dia seu país desenvolve um grande esforço por fontes biodegradáveis e politicamente corretas. Alias o mundo está atras dessa transformação.

    • FOLHA TENTA SE LIVRAR DO EXU DE EXTREMA-DIRETA

      A Folha de S.Paulo iniciou uma fritura interna para se livrar de Reinaldo Azevedo, o exu de extrema-direita que ela importou do terreiro da Veja. Mal vê a hora de se livrar de um estorvo que, pelo perfil antipetista, foi incorporado ao jornal como colunista.

      Típico tiro no pé da velha mídia. Junto com ele, Azevedo levou para a Folha todo tipo de demente que o segue na internet, de sequelados do Clube Militar a neonazistas de Higienópolis e do Leblon.

      Daí o artigo, também na Folha, de Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, uma porrada muitíssimo bem dada, que fez o Tio Rei, claro, surtar. E, com ele, seus seguidores hidrófobos.
      Hoje, como era de se esperar, Azevedo esticou as correntes e arreganhou os dentes.

      Veio com uma “Resposta a Guilherme Boulos, o vigarista delirante que, atendendo às ordens de seu partido, quer me eliminar do debate. E, claro, ele avança no antissemitismo também!”.

      O texto, uma saraivada de impropérios e clichês roubados de velhas cartilhas da Escola Superior de Guerra, serve para corroborar, com imensa precisão, tudo o que Boulos escreveu no artigo sobre a direita delirante do Brasil.

      PS: Veja de novo! E “menino maluquinho”.!

  5. Eu acho um absurdo Israel mal tratar o nosso país e tem alguns vira latas batendo a palma achando que isso é bom.

    Não sou anti semita , porém acredito que Judeus brasileiros não são fiéis ao Brasil e sim ao Israel.

    São essas pessoas que defendem a ofensa de Israel contra o Brasil..

  6. Antes de criticar a diplomacia brasileira, o porta-voz da Chancelaria israelense, Yigal Palmor, deveria ler os livros de história para constatar que, se o Brasil fosse um país irrelevante, do ponto de vista diplomático, sua nação não existiria, já que o Brasil não apenas apoiou e coordenou como também presidiu, nas Nações Unidas, com Osvaldo Aranha, a criação do Estado de Israel. 

    PS: Se soubessemos que ia dar nisso…

    • Mas isso não deveria surpreender, afinal os sionistas tem mostrado serem assim, usam todos para chegar a seus objetivos. Até os States já receberam deles um pouco de sua gratidão quando descobriram espiões a serviço deste estado. Mas nos States os sionistas são poderosos o suficiente para encobrir tudo isso, deixar o disse pelo não disse.

Comentários não permitidos.