Brasil é uma das prioridades da Rússia, diz Pútin a Temer

O Brasil “é, sem dúvidas, uma das prioridades da Rússia e um dos parceiros mais importantes na América Latina”, disse o presidente russo Vladímir Pútin, nesta quarta-feira (21), ao iniciar a conversa no Kremlin com seu homólogo brasileiro, Michel Temer.

Apesar do declínio do comércio bilateral em 2016, “o crescimento já ultrapassou a marca dos 30% nos primeiros quatro meses deste ano”, acrescentou o chefe de Estado russo.

Durante as conversações em Moscou, os dois líderes discutiram sobre status atual das relações bilaterais, situação na Síria e no Oriente Médio, iniciativas planejadas para combate à corrupção e ao terrorismo, cooperação no espaço, e, ao fim, assinaram uma declaração conjunta que estabelece um diálogo estratégico na área de política externa.

“Ele [o documento] prevê maior nível de coordenação de nossos países na luta contra novos desafios e ameaças, como terrorismo, manutenção da estabilidade, medidas de não proliferação nuclear e no controle dos armamentos”, explicou Pútin.

O presidente observou que ambos os países “cooperam construtivamente no âmbito das Nações Unidas, G20, Organização Mundial do Comércio”, e ainda operam juntos no BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

De acordo com a declaração, a Rússia e o Brasil irão empreender esforços “para construir um sistema de relações internacionais mais justo, democrático e multipolar baseado no papel central das Nações Unidas, na supremacia do direito internacional e em atividades conjuntas dos membros da comunidade global”. As partes enfatizaram ainda a importância de medidas destinadas a promover a reforma da ONU.

Um acordo sobre a visita oficial de Pútin ao Brasil também foi incluído no comunicado conjunto. Mas o porta-voz do Kremlin, Dmítri Peskov, adiantou que a viagem do presidente russo dificilmente ocorrerá antes do final do ano. “As datas não foram definidas. Elas [serão especificadas] por meio de canais diplomáticos”, disse Peskov, a um repórter da TASS.

Na noite anterior, Pútin e Temer compareceram ao Teatro Bolshoi, na capital russa, para assistir a um espetáculo com os vencedores da 13ª Competição Internacional de Bailarinos e Coreógrafos.

Novas ameaças

No documento, os líderes corroboraram a necessidade de “melhorar a coordenação para combater novas e velhas ameaças” e manifestaram apoio às atividades da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). “A Rússia e o Brasil irão considerar a possibilidade de ampliar a parceria no campo do uso pacífico da energia nuclear”, lê-se na declaração.

O documento aponta para o terceiro reator da Usina Nuclear de Angra, concluído recentemente, bem como para a construção de novas usinas nucleares no Brasil.

Além disso, menciona a importância de “reforçar os esforços globais na luta contra a corrupção, com a ONU desempenhando um papel central”.

“A cooperação anticorrupção deve se concentrar na obtenção de resultados práticos, com base nos sistemas jurídicos nacionais e realizados em atmosfera despolitizada, sem qualquer pressão sobre os Estados soberanos”, continua o comunicado.

Síria e Oriente Médio

De acordo com a declaração assinada por Pútin e Temer, o acordo na Síria deve ser alcançado “com base na Resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU e no processo político conduzido pelos sírios para preservar a independência, a integridade e a soberania da Síria, e a estima pelos interesses legítimos do povo sírio”.

Moscou e Brasília confirmaram o apoio às negociações de paz de Genebra e destacaram o acordo alcançado em Astana para criar zonas de ‘desescalada’ na Síria.

Ambos os líderes expressaram preocupação com os desenvolvimentos no Oriente Médio e no Norte da África e defenderam a solução do conflito palestino-israelense sob o princípio de coexistência pacífica.

Cooperação espacial

Rússia e Brasil também estão estudando as possibilidades de ampliar a cooperação na esfera espacial, disse Pútin após negociações com Temer.

“Estão sendo estudadas as possibilidades de lançamentos conjuntos a partir do cosmódromo brasileiro e a produção conjunta de foguetes portadores de pequeno e médio porte”, disse o presidente russo. Também “há ideias para o desenvolvimento da cooperação na esfera de monitoramento remoto da Terra”, acrescentou Pútin.

No início de abril passado, a agência espacial russa Roscosmos lançou um sistema optoeletrônico para detecção de lixo espacial no Observatório do Pico dos Dias, no sudoeste de Minas Gerais. Além disso, quatro estações terrestres do sistema de navegação global russo Glonass já estão em operação no território brasileiro.

Nesse aspecto, Temer manifestou interesse em expandir a rede de estações Glonass, uma alternativa ao GPS, no Brasil. “Nós avaliamos positivamente a experiência de criar as estações do sistema russo Glonass no Brasil”, disse o presidente.

As partes debateram ainda outras oportunidades de interação no setor de alta tecnologia. “Consideramos promissor o trabalho para (…) criação de novas alianças tecnológicas. Uma delas foi estabelecida pela Fundação Skôlkovo [perto de Moscou] e pelo Vale do Silício Brasileiro [na região de Campinas]”, disse Pútin.

Mercosul e União Eurasiática

Na manhã desta quarta-feira, o presidente brasileiro também manteve negociações com o primeiro-ministro russo, Dmítri Medvedev, e exortou os empresários locais a investir ativamente na economia do país.

“Nossa principal tarefa é oferecer novas ideias sobre a necessidade de impulsionar os investimentos mútuos nos dois países”, disse Temer, antes de acrescentar que “há mais de 50 setores, incluindo indústria elétrica, e setores de gás e petróleo que podem ser interessantes para Rússia.”

A expectativa é que os países contribuam para antecipar a assinatura de um Memorando de Cooperação sobre questões comerciais e econômicas entre a União Econômica Eurasiática e os países-membros do Mercosul.

PÁVEL RÍTSAR

Foto: Kremlin.ru

Fonte: Gazeta Russa

25 Comentários

  1. Esse encontro é só para inglês vê, todos sabem que o golpista serve aos patrões de Washington. Si eles permitiram o encontro, ele ,o golpista, deve repassar todas as informações do encontro aos americanos após o regresso ao Brasil. Assim é que funciona, relembra me o filme do último imperador chinês, um líder fantoche a serviço dos japoneses. O apoio americano vem com um preço alto, a completa submissão e subserviencia.

  2. Sempre haverá interferências externas de outras potências quando se envolve acordos bilaterais entre países. O EUA não estão de acordo que estes façam ofertas melhores, Rússia, China, França, Alemanha, Inglaterra… todos querem acordos, negociar produtos e isto é bom para nós no Brasil. sem ranço ideológico por A ou B. o que falta é diplomacia para saber negociar e ver o que é de melhor para nós no BRASIL. devemos saber separar nossos problemas internos( lava-jato, delações, corrupção, mazelas já conhecidas) com acordos que possam gerar trabalho para nosso povo. os russos estão dispostos a investir, qual é o problema? gostaria de saber o que vem para a área de defesa, também seria muito interessante na área de pesquisa, Educação, saúde, ou seja em tudo nosso país em primeiro. Nós, nosso povo em primeiro. Penso assim.( Presidente cometeu crime, saiu , Entrará outro). Somos nós que temos de decidir. Já acordos e negócios assinados em andamento não esperam. Investimentos vão embora.

  3. Quanta babação de ovo… brasileiro é complicado mesmo…EUA, Russia, China.. não temos que ser pela saco de nenhum nem confiar totalmente em nenhum… falam mal dos americanos mais os russos são iguais, apenas não possuem uma economia como a americana para intervirem em vários países mundo afora, influenciam mais os do seu entorno mesmo.

  4. Ué… Ninguém falou de entreguismo? Ninguém falou que Temer foi lá dar o pré-sal para os russos, a Amazonia? Ninguém falou que o temer foi lá abrir as pernas e entregar de bandeja Alcântara?

    Ata… Esqueci.
    A Rússia é a grande amiga.
    Não se pode falar mal de Russo.

  5. Na Rússia foi recebido pelo sub do sub de Putin. No Ritz, hotel em que ficou o gerente vetou a sua coletiva no hall. No coquetel que deu na embaixada foi menos da metade dos convidados.

    O canal de notícias RT, que é controlado pelo governo russo, não noticiou a chegada de Temer ao país nem o seminário de investimentos promovido pelo governo brasileiro, que foi também um fracasso.

    E para completar o discurso de Temer na Noruega foi acompanhado por só 1 jornalista local….em sua 3a cobertura desde que se formou na Universidade.

    PS: Que ingrato esses noruegueses. Foi graças ao Temer quase ganha um presentão, o Campo de Carcará. (Por enquanto a venda se encontra suspensa pela justiça).

    • O mesmo Sub do Sub que recebeu a diva dos militontos, a estocadora de vento…rs!

      Ao menos agora o governo russo pagou a estadia…

      Ps: Quem é esse cara na foto com o Temer, algum sósia do Putin?

      • Anão diplomático: Temer viaja à Noruega para ouvir que haverá corte de 50% no dinheiro para o Brasil. Por Kiko Nogueira

        Michel Temer e seus apaniguados foram à Noruega com uma pauta: passar vergonha.

        Depois do vexame na Rússia, a perna norueguesa da turnê começou com um discurso de Michel que teve a cobertura de um único repórter da mídia local — recém-formado, segundo contou Jamil Chade, do Estadão, que estava lá.

        Na sequencia, o ministro do meio ambiente, Sarney Filho, se encarregou de dar seguimento ao desastre ferroviário.

        “Só Deus pode garantir que o desmatamento no Brasil vai diminuir, falou.

        A BBC Brasil narra que, ao seu lado, o colega Vidar Helgesen anunciou que vai cortar 50% dos repasses ao Fundo Amazônia. O dinheiro, lembrou, é baseado “em resultado”.

      • kkkk!

        Lamento. Mas, porém, todavia, entretanto…… KKKKK!

        O tema é seu bandido de estimação. Com provas.

        Lembrei agora… por onde anda seu amadp Reinaldo Azevedo.

        Provou do próprio veneno.

      • O Reinaldo Azevedo agora está na Band News e seu blog está no UOL. Já viu né? Jornalista bom não fica sem emprego! Já os pelegos……

        E já que se falou em bandidos Moro já está pronto para sentenciar o Apedeuta, que ao contrário do Vampiro é réu 5X (É PENTA! É PENTA! É PENTA!)

        http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/moro-esta-pronto-para-sentenciar-lula/

        A propósito a Caixa negou que seja proprietária do imóvel, o que joga por terra a alegação da defesa do Molusco:

        http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/caixa-rebate-tese-da-defesa-de-lula

        Ps: Já está preparado para sair gritando que foi “Lawfare” quando o Moro condenar o Apedeuta?

  6. LE MONDE MOSTRA COMO O GOLPE DESTRUIU O BRASIL

    Maior jornal da França diz que o Brasil, sob o comando de Michel Temer, se tornou uma “estrela pálida na cena internacional”; reportagem diz que o presidente brasileiro ignorou a ameaça da Justiça e foi para Rússia em viagem oficial, posando até mesmo ao lado do chefe de Estado russo Vladimir Putin em um espetáculo do balé Bolshoi, em Moscou, “determinado a mostrar que seu país não está paralisado” e tentando convencer os outros países que o Brasil não se transformou em uma República das Bananas; segundo o Le Monde, porém, a tentativa é em vão; a crise moral no país se aprofunda e o mergulha em um ostracismo diplomático, aponta o diário francês.

    PS: Quanto rancor no coração desses franceses depois de ganharem DE GRAÇA metade do campo de Xerelete dado a Total.

    • Pesquisa mostra vácuo entre PT e eleitorado em São Paulo

      05/04/2017 – 05h06

      Sérgio Roxo, O Globo

      Uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, com ex-eleitores do partido aponta um descolamento entre o discurso da legenda e o que pensam moradores da periferia de São Paulo. O levantamento qualitativo, feito entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, revela que, para a população de favelas e de bairros afastados do Centro, o Estado é o grande adversário do cidadão. Também, ao contrário do que tem apregoado o PT, não existe disputa entre ricos e pobres.

      O embate entre esquerda e direita, tão propagado pelos dirigentes petistas, é considerado inexistente.

      — É visível que há uma desconexão muito forte entre o discurso petista e a periferia — avalia o cientista político Marco Antonio Teixeira, da FGV.

      Pesquisa mostra vácuo entre PT e eleitorado em São Paulo

      05/04/2017 – 05h06

      Sérgio Roxo, O Globo

      Uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, com ex-eleitores do partido aponta um descolamento entre o discurso da legenda e o que pensam moradores da periferia de São Paulo. O levantamento qualitativo, feito entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, revela que, para a população de favelas e de bairros afastados do Centro, o Estado é o grande adversário do cidadão. Também, ao contrário do que tem apregoado o PT, não existe disputa entre ricos e pobres.

      O embate entre esquerda e direita, tão propagado pelos dirigentes petistas, é considerado inexistente.

      — É visível que há uma desconexão muito forte entre o discurso petista e a periferia — avalia o cientista político Marco Antonio Teixeira, da FGV.

      Ps: E os 20% do Campo de Libra, entregues de de graça pelos Petralhas ao Estado Chinês?

      Ps2: E o Estatuto do BNDES, alterado em 2006 para que a JBS pudesse fazer aquisições no exterior com dinheiro público?

  7. KKKKK!

    Nova pesquisa traz Lula isolado na liderança, Bolsonaro em 2º e Doria estacionado em 3º

    Pesquisa por Pesquisa… Fico com essa aí acima.

    Petrobras avança na venda do Campo de Azulão, no Amazonas

    Azulão, na Bacia do Amazonas; 100% da participação da Petrobras no Campo de Azulão (Concessão BA-3) será vendida; a companhia diz que a área “representa uma oportunidade para desenvolver uma descoberta de gás natural, perto de infraestrutura já existente, bem como de linha de transmissão de energia”

    https://www.brasil247.com/pt/247/economia/302585/Petrobras-avan%C3%A7a-na-venda-do-Campo-de-Azul%C3%A3o-no-Amazonas.htm

    Quentinha do Forno…

    POR GOLEADA, STF MANTÉM DELAÇÃO DA JBS E RELATORIA COM FACHIN
    https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/302516/Por-goleada-STF-mant%C3%A9m-dela%C3%A7%C3%A3o-da-JBS-e-relatoria-com-Fachin.htm

    E por favor HMTYRELES ou qual seja seus outros nicks. Tá chateado com o Lula contra o qual não há provas. Peça uma matéria plano Brasil.

    Aí você vai poder provar que ele é o Dono da Jbs que tem mansões e aviões etc.

    Fico contente só por você provar que ele é dono do tal triplex.

      • Traga alguma prova. O assunto é esse cadaver ambulante que não param aparecer novas denuncias e provas.

        Loures foi a Temer e pegou voo da FAB antes de apanhar mala, diz Estadão

        E ninguém esqueceu Aécio Neves este sim tem muito a falar.

        Fachin também impede Moro de julgar Paulo Skaf por repasse da Odebrecht.

        E como eu disse e repito: Peça um matéria Sobre os crimes de Lula e Dilma. E por favor apresente provas.

      • Quem tem de trazer prova são as partes em um processo criminal! E ao que tudo indica o MPF trouxe provas suficientes para o Moro prolatar uma sentença condenatória em desfavor do Apedeuta…….

        Ah! E não se esquece que ele ainda responde a outros QUATRO processos…..

1 Trackback / Pingback

  1. Brasil é uma das prioridades da Rússia, diz Pútin a Temer | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.