Brasil e Argentina assinam acordo para fortalecer cooperação aeronáutica

KC-390_GripenIdeia é identificar alianças industriais, elabor projetos conjuntos e gerar demandas capazes de propiciar economia de escala

Os ministros da Defesa do Brasil e da Argentina, Celso Amorim e Agustín Rossi, assinaram na terça-feira (21), um importante acordo de cooperação bilateral que garantirá base jurídica e política para a ampliação de projetos conjuntos no setor aeronáutico.

Denominado “Aliança Estratégica em Indústria Aeronáutica” (Aeia), o acordo tem como objetivo integrar e fortalecer os setores industriais de defesa de ambas as nações.

Para estímulo do setor produtivo dos dois países, figuram no documento a possibilidade de adoção de medidas como a identificação de potenciais alianças industriais, a elaboração de novos projetos conjuntos e a geração de demanda antecipada de produtos capazes de propiciar economia de escala.

A assinatura do acordo ocorreu logo após a cerimônia de lançamento (roll out) do avião cargueiro e reabastecedor militar KC-390, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, interior paulista (veja matéria sobre o lançamento do avião).

Um dos mais importantes projetos estratégicos da Defesa Nacional, o KC-390 foi projetado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e fabricado pela Embraer com a participação de outros três países: Argentina, Portugal e República Tcheca.

Em pronunciamento realizado durante a assinatura do acordo, o ministro da Defesa argentino ressaltou a importância da participação da indústria de seu país na fabricação do cargueiro da Embraer.

Segundo ele, os investimentos feitos para a produção de peças do KC-390 na Fábrica Argentina de Aviões (FAdeA), em Córdoba, foram fundamentais para revitalizar a indústria aeronáutica de seu país.

Agustín Rossi também anunciou a decisão do governo argentino de iniciar as negociações para aquisição de 24 caças suecos Gripen NG que serão produzidos no Brasil.

As condições da compra, assim como a eventual participação argentina na produção desses aviões, serão objeto de tratativas, nos próximos meses, entre representantes dos dois países.

O contrato de aquisição e desenvolvimento de 36 Gripen NG, pelo Brasil, deverá ser assinado até dezembro deste ano.

O ministro Celso Amorim comemorou a assinatura do acordo com a Argentina, classificando-a como simbólica e “duplamente estratégica” por juntar os setores de defesa e aeroespacial.

“Nossa disposição de cooperar com Argentina, país vizinho e amigo, é total”, disse.

Amorim afirmou que o Brasil estudará “com empenho” a possibilidade de participação argentina no projeto do Gripen NG. Em sua avaliação, há um extenso campo a ser explorado na cooperação em defesa entre os dois países.

Como exemplo, ele citou a indústria naval, na produção de navios-patrulha e corvetas. O Brasil mantém estreita cooperação com a Argentina em outros projetos na área de Defesa.

No âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS/Unasul), os países participam, juntamente com outras nações da região, do desenvolvimento de um avião militar de treinamento básico e de um veículo aéreo não-tripulado (Vant).

Brasil e Argentina também iniciaram uma troca de experiências no setor de defesa cibernética. Além de participar da produção do KC-390, o país vizinho já manifestou a intenção de compra de seis unidades da aeronave.

Participaram também da cerimônia de assinatura do acordo os comandantes da Marinha (almirante Júlio Soares de Moura Neto), Exército (general Enzo Peri) e da Aeronáutica (brigadeiro Juniti Saito), o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (general José Carlos De Nardi), além do secretário-geral (Ari Matos) e do secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (Murilo Marques).

Fonte:  Portal Brasil Via Notimp

69 Comentários

  1. A Argentina sob o tacão da beiçola de Buenos Aires continua sendo uma piada pronta. Risível para outros, trágica para os argentinos.Iniciar negociações para comprar 24 Gripens? Mas como se o país está em default técnico? Vão usar o mensalinho da base chinesa para pagar? Não conseguem comprar meia dúzia de Mirages F-1 e Kfirs e querem comprar 24 Gripens, repletos de componentes “Made in England” e “Made In USA”? Não adianta, se quiserem ver a cor desses caças que tratem de reconhecer a justa soberania da Coroa Britânica sobre as Falklands.

    No mais vemos o tradicional patetismo terceiro mundista latrinoamericano, em sua sua roupagem esquerdopata-bolivariana.

    • Piada pronta são as suas pérolas aqui no PB. Vc tá com raivinha só pq a Argentina não aceitou pagar os fundos pobres? Pq? Os sionistas compraram os referidos títulos? rsrsrsrs

      Patetinha, volta lá pro seu flip chart e continue a desenhar… é o que lhe resta.

      • É verdade caro Rogério.
        Eu nunca vi uma contribuição vinda do warpatson, as únicas coisas que ele faz no blog são xingar e censurar.

        Enquanto a gente espera por matérias nas quais possamos contribuir em alguma coisa outros passam o dia esperando alguém que pense diferente para poder ofender.

        Realmente deve ser uma vida muito vazia.

      • Deagol, meu caro, continuo aguardando aquelas suas fontes sobre as más intenções Russas contra a Otan. Vc se lembra, quando afirmou que eles ameaçaram com bomba nuclear, e tambem aquela outra em que os russos afirmaram que iriam invadir a Ucrania. Quero muito ter condições de avaliar tais acusações, incluisive as origens, para formar uma nova opinião. Sds.

      • Olá WartPaTo! Enquanto você está aqui fazendo todo o seu patetismo de pangaré petralha latrinoamericano o seu namorado, o Rafrutinha Positrônico, está lá na Cracolândia suspirando pelo seu amor platônico, o Vader….

        Quem manda você levar vocação para ser mulher de malandro?

    • Sr H tireless , na verdade estas tentativas brasileiras em relaçao aos trairas argentinos ( direita ou esquerda lah eh tudo merda ) visa preencher espaços que certamente a CHINA vai preencher , ateh ai tudo bem , faz parte da troca de gentilezas com objetivos ECONOMICOS , mas o problema eque os politicos petralhas sao um bando de manes ladroes , acham que tapinhas nas costas e sorrisos sao suficientes para contornar diferenças etnicas de seculos , agem como sindicalistas , muito discurso ,açoes duras ,tudo isso sem profundidade , irao fazer acordos e no frigir dos ovos os argentinos farao aquisiçoes pifias , que nao irao contribuir em nada na balança comercial brasileira , na verdade ,eles tem mais a ganhar doque o brasil , o certo a fazerpelo brasil seria , avançar sobre o CHUI ,avançar sobre TODA foz do iguaçu ateh a patagonia chilena e so para na terra do fogo !

  2. Argentina?! Sai fora disso! Chuta que é macumba!!!
    Estou feliz com o desenvolvimento do KC-390. O bichão ficou bonito, está dentro do prazo e a princípio, mais ou menos dentro do orçamento.
    Sabem por que?
    Porque o governo se meteu pouco, (quando precisou do governo, ele atrasou os repasses e a EMBRAER teve que bancar 480 milhões do desenvolvimento do próprio bolso) então, se com uma Dilma já tá enrolado imagina com duas?

    • “O bichão ficou bonito, está dentro do prazo e a princípio, mais ou menos dentro do orçamento.

      Sabem por que? (quando precisou do governo, ele atrasou os repasses e a EMBRAER teve que bancar 480 milhões do desenvolvimento do próprio bolso)…”
      —————————————

      A isto se chama a “arte de desinformar”…

      Cito comentário retirado lá do DAN:
      —————-

      15/10/2014 0:06 by Fred

      “Ao longo de 5 anos as verbas do governo para o projeto KC-390 vem sendo liberadas dentro do cronograma previsto, só este ano que houve algum atraso no segundo semestre e aí a Embraer fez um adiantamento com recursos próprios, más a Embraer já deve ter sido ressarcida pelo governo, pois as verbas previstas já foram liberadas, como menciona noticia postada, em 12/10/2014, aqui no DAN:

      “…foi publicada no Diário Oficial da União a destinação de U$ 1,9 bilhão para a Embraer, conforme estava previsto no cronograma originalmente estabelecido.”

      http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=46790

      Justiça seja feita:
      As verbas tem sim sido liberadas dentro do cronograma pelo governo e esta é uma das razões da ausência de atrasos no projeto.

      • E até onde sei, não tem este negócio de “mais ou menos dentro do orçamento.”

        Ao que me consta a EMBRAER se manteve dentro do orçamento previsto, o KC-390 é um projeto, até agora, executado com extrema eficiência, tanto em termos de prazos como de custos.

        Claro que agora na fase de testes podem, eventualmente, surgir problemas e atrasos não previstos, isto não é algo inusitado em se tratando do desenvolvimento de uma aeronave totalmente nova, basta ver a novela que foi o desenvolvimento e produção do Airbus A400M… toc,toc,toc…

      • Calma amigo, não precisa se zangar… Não quero desinformar. Fato que houve atraso na liberação de recursos. Em notícia do valor econômico SP de 22/05:

        http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=483908&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=752493&Titulo=Or%E7amento%20do%20KC-390%20tem%20d%E9ficit%20de%20R%24%20480%20milh%F5es

        Considerando que o recurso informado trata-se de suplementação, ou seja, valores aditivos sobre o inicialmente contratado não pode-se dizer que o orçamento está 100% dentro do combinado, pode? Porém, bem como o amigo informou, em projetos de elevada complexidade isso acontece com frequência. Ok? Tudo bem mas não se irrite…

        “só este ano que houve algum atraso no segundo semestre e aí a Embraer fez um adiantamento com recursos próprios, más a Embraer já DEVE ter sido ressarcida pelo governo” Não sei pode ser, quem sabe?

        Quero deixar bem claro, nestas eleições meu voto não vai nem para X nem para Y.

        Sds.

      • “só este ano que houve algum atraso no segundo semestre e aí a Embraer fez um adiantamento com recursos próprios, más a Embraer já DEVE ter sido ressarcida pelo governo” Não sei pode ser, quem sabe?
        ————————————-

        “…foi publicada no Diário Oficial da União a destinação de U$ 1,9 bilhão para a Embraer, conforme estava previsto no cronograma originalmente estabelecido.”

        Se foi publicado no Diário Oficial da União é ato consumado, neste caso, não creio que reste espaço para dúvidas….

  3. por LUCENA
    .
    .
    A nossa diplomacia do atabaque na região é impressionante , parabéns Brasil 😀
    .
    Deveria chamar o KC-390 de UNASUL seria ótimo pois assim como essa haverá mais tantos outros e que os : Argentinos,brasileiros,peruanos,venezuelanos,paraguaios,bolivianos,equatorianos,chilenos,colombianos,uruguaios e as guianas inglesas e holandesas se juntam em uma comunidade econômica e cultura .
    .
    E no futuros,o resto da America Latina com os cubanos e tudo mais … a GLÓRIA .. 🙂
    .
    .
    ****************
    .
    ( … )
    .
    😀 😀
    .
    Soy loco por ti, América
    Soy loco por ti de amores…(2x)
    .
    😀
    .
    Espero o manhã que cante
    El nombre del hombre muerto
    Não sejam palavras tristes
    Soy loco por ti de amores
    Um poema ainda existe
    Com palmeiras, com trincheiras
    Canções de guerra
    Quem sabe canções do mar
    Ai hasta te comover
    Ai hasta te comover…
    .
    😀
    .
    Soy loco por ti, América
    Soy loco por ti de amores…(2x)
    .
    😀 😀

    • por LUCENA
      .
      .

      USA E CUBA PODEM COMBATER EBOLA JUNTOS,DIZ PORTA-VOZ ESTADUNIDENSE
      .
      Os Estados Unidos estão dispostos a colaborar com Cuba na luta internacional contra o ebola na África Ocidental, segundo confirmou nesta terça-feira à agência EFE um porta-voz do Departamento de Estado que preferiu não se identificar.
      .
      fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/251973-7
      .
      .
      ( … ) O ex-presidente cubano Fidel Castro ofereceu neste final de semana a Washington a cooperação de seu país perante a ameaça da doença. Segundo um artigo publicado por ele no jornal cubano Granma, ambos os países deveriam colocar de lado suas diferenças, “ainda que apenas temporariamente, para combater um flagelo mortal” como o ebola. ( … )
      .
      .
      *************************
      .
      Quem bom para os americanos pois, os médicos cubanos são excelentes profissionais, basta vê o excelente trabalho que esses médicos fazem aqui no Brasil, ajudando na saúde as pessoas carentes.
      .
      Lá nos USA a seara é grande pois, lá há muitas pessoas carentes que os médicos cubanos poderiam ajudar, caso os USA deixem de lado o seu orgulho e a sua presunção arrogante . 😉
      .
      Alás os latinos podem muito bem ajudá-los, como ultimamente vem fazendo.
      .

  4. ”Agustín Rossi também anunciou a decisão do governo argentino de iniciar as negociações para aquisição de 24 caças suecos Gripen NG que serão produzidos no Brasil.”

    ”Amorim afirmou que o Brasil estudará “com empenho” a possibilidade de participação argentina no projeto do Gripen NG…”

    Vejo essa notícia com cautela,assim como o Amorim que disse que irá estudar a proposta argentina,se o BRASIL detivesse o controle total da produção dos caças Gripen,que ainda nem começamos a produzir,essa intenção argentina de comprar 24 caças Gripen NG seria ótima !

    Mas é sabido por todos que os argentinos infelizmente estão ”sob um embargo velado”por parte da Inglaterra e porque não dizer OTAN, o que acredito eu, irá melar essa vontade de se adquirir essas aeronaves do BRASIL o que é uma pena !

  5. Não seja leviano senhor Amorim!

    Um ex-ministro em exercício que faz promessas sobre um negócio que nem fechado está… bolivarianismo alert!

    Se quiserem comprar de prateleira (o que duvido por óbvias restrições que seriam impostas por EUA e RU), que seja e em dinheiro vivo! Dinheiro na mão – calcinha no chão!… agora parceria em projeto? Projeto esse que é totalmente estratégico para a FAB? Nã-na-ni-na-NÃO!

  6. “””Agustín Rossi também anunciou a decisão do governo argentino de iniciar as negociações para aquisição de 24 caças suecos Gripen NG que serão produzidos no Brasil.”””

    Acho viável, acho possível, acho de interesse para o continente sulamericano sua geopolítica e defesa.

    Agora se os ingleses vão permitir que sua tecnologia atual que estará no Gripen vá para a Argentina é outros quinhentos .
    Também acho bom o Brasil junto com a Argentina peitarem a Inglaterra e que se a Suécia e a Saab não tem c. que não contrate p..a. e não vendam o que não tem.
    A base da compra do Gripen ao Brasil , já disse, é sua comercialização regional e não exclui a Argentina

    Quero ver o circo pegar fogo mesmo, e se o curruíra NG miar que se lasque, tem caça muito mais avançado esperando um vacilo para equipar a FAB.

    ABS.

    • stadeu,

      Uma das bases de maior peso para a escolha do Gripen NG é a participação da industria nacional no projeto, o que já começou desde antes da short-list do FX-2 e vai em concordância com a Estratégia Nacional de Defesa. Fora isso, a possibilidade de se dominar 100% de softwares e integração foram os fatores decisivos.

      Dificilmente um veto de venda impediria que o Brasil continuasse a participar do desenvolvimento do Gripen NG. Voltar atrás agora pode significar perder milhões de dólares em lucros, além de trabalhos de altíssima tecnologia… Enfim, creio que apenas uma quebra verdadeiramente grosseira na proposta poderia acarretar o cancelamento.

      Ademais, o cancelamento do Gripen NG poderia desencadear um outro processo de seleção, o que seria caótico, posto que não há mais tempo para avaliações… A outra opção, evidentemente, seria uma compra de prateleira ( o que não atenderia a END ). Em suma, periga da FAB ficar com F-5 por muito mais tempo do que deveria, ou ter que apelar para algum tampão, o que seria difícil de aceitar a essa altura dos acontecimentos…

      O que os suecos tem para compartilhar, além do seu imenso know-how na construção de aeronaves de caça, trabalhos com motorização de aeronaves e tecnologia embarcada, é o airframe de uma das aeronaves mais avançadas do mercado. Fora isso, é o desenvolvimento conjunto do airframe de uma aeronave de combate.

      • Lá vem ele com papo ultra-secreto KKKK o mesmo papo que dizia o FX-2 ia ser cancelado e nós teríamos SU-35 .

        E outra não são 36 Gripens NG, soma nisso mais 24 Gripens NG da Argentina, portanto vc errou de novo são 60 60 60 60 sessenta Gripens NG meu caro como encomenda INICIAL , e não fale que a Argentina não tem Grana porque o Banco Brics está chegando aí, e todo país tem grana para reserva de guerra, é o caso da Argentina no Atlântico Sul e nosso meu camarada.
        Acorda … e cá pra nós vc gosta né ??? KKKK

  7. Contrato por contrato a SAAB tem contratos com os fornecedores britânicos e americanos também… podem tentar substituir esses componentes… agora se vale a pena é outra estória… contratos são cheios de cláusulas e nem SAAB, nem FAB e nem britânicos são crianças para não saber como eles funcionam… provavelmente o contrato garante que qualquer negócio na América Latina seja suprido pelo Brasil… o que é bem diferente de “O Brasil venderá para quem quiser dentro da America Latina”…

    • Caro Mangano a Argentina não vale a pena, os caras só nos trolam e inventam mil desculpas para sobretaxarem nossos produtos.Não arriscaria o projeto do Gripen NG pela a Argentina. Esse Amorim parece que tá chutando o balde.

  8. Sai fora que é roubada, já me revolta a caridade de construir um porto em Cuba com o dinheiro de meus impostos e ainda vem co essa história de querer incluir a “mui amiga ” Argentina nesse projeto estratégico que é o Gripen NG? Isso é parte de nossos impostos é não deve ser matéria de caridade ideológica.
    Que os bolivarianos se afundem com cuba junto e já vão tarde.

    • Informe-se os impostos são usados para pagar juros aos rentistas. Um cadim, muito pequeninho foi pro BNDES, que emprestou para 400 empresas brasileiras, ganhadoras de uma concorrência internacional, para construir um porto em Cuba.

      • Nem adianta explicar meu caro. Tem gente aqui que sofre de hipnose braba, a zumbilandia criada pelo grupos grupos conhecidos não trabalham o encefalo, trabalham apenas a mimica. Mais engraçado é a falta mais completa de noção ao trollarem os argentinos sob o argumento de que eles nos trollam.

      • A iniciativa privada faz o bolo crescer , ai entao vem os ladroes de sempre reenvidicando todo o bolo ,kkkkkkk ,para vc isso eh normal , talves tenha o habito de cobiçar as coisas alheias , o fato deste governo rouba estatal ter colocado dinheiro no projeto nao lhe da o direito de tentar roubar e inriquecer seus apadrinhados com ele , ja vejo a embraer sendo reduzida a uma mera produtoras de pipas,kkkkkkkkk

      • Explica isso pros acionistas do Eike Batista que acreditaram no conto do vigário patrocinado com dinheiro do BNDES ou tenta explicar de convincente o escândalo de Passadena em Dilma diz ter sido mal acessorada e por aí vai meus caros.
        Informem-se mas não tentem me desinformar.
        Aqui eu emito minha opinião sem compromisso partidário algum,o mesmo não vejo em relação a vcs.

      • Ué, mas e o tal capitalismo, o risco etc…etc…
        Para esses que apostaram no Eike segundo tenho lido estão apostando na justiça, que é o lugar destinado aos insatisfeitos e me parece que ela não está dando moleza ao Eike. Ou vc também não se interessa por isso.

      • Meu caro, não estou sempre certo, mas certamente procuro estar sempre bem informado para não me expor com abobrinhas, nem me prestar ao papel de papagaio de piratas.
        Quer um exemplo? Estou aguardando do Deagol a apresentação de informações que ele tem sobre as ameaças Russas a OTAN e a Ucrania, assim que ele mostrar vou analisar e posso até mudar minhas opiniões sobre esse país. É assim que formo meus conceitos, com informações sérias e fontes confiaveis. Sds.

      • As pessoas investiram no farsante do mundo X pelo fato do mesmo contar com aval oficial, visto que seu mais incansável lobista era o Apedeuta de Garanhuns meu caro Júlio

      • As suas informações são sempre distorcidas em favor da “causa”, já minhas opiniões são pessoais.
        Como por exemplo eu nó FX-2 defendi o Flanker e fui contra o F/A-18 até os últimos momentos e sempre com argumentos válidos. Agora a virulência que vcs usam para defenderem Cuba, Argentina, Bolivia me impressiona muito.
        Uma coisa é vc ser vassalo dos EUA,uma potência militar econômica inegavelmente, outra coisa é vc ser Vassalo de Cuba eu me pergunto quem é Cuba no mundo.

      • Deixe de ser leviano , vc postava comentarios euforicos dizendo que eike era o CARA e tal , chegava ao ponto de arrotar que se todo empresario fosse igual a ele o brasil seria muito melhor , agora vem com papo de capitalismo ser o culpado , a culpa foi exclusiva do mal carater do cara , hipnotizou o molusco com seus olhos azuis e com isso foi endossado para cometer estelionato em cima dos investidores , a verdade eh esta , a policia federal tentou pega-lo mas o partidao fez uma blindagem , estavam ganhando com isso !

      • Respoderei a HMS, minha cara, aqui no Brasil seu conceito de capitalismo nunca existiu, existiu e existe a apropriação do estado para auxiliar determinados grupos. Por exemplo, aqui mesmo neste blog que vc participa e reçebe muita prestação de serviço atraves de informação, quanto vc acha que os responsaveis recebem do estado para postar seu serviço? Agora quanto vc acha que a Globo, a folha, o estadão, até mesmo a indecente Veja recebem? O estado sutenta esses grupos e diretamente seus grupos familiares minha cara, onde esta a justiça nisso, do editor deste blog ter que fazer campanha de arrecadação, sabendo que prestam serviço, aqui sim isento? Esse é apenas um e exemplo minha cara, da manipulação das mentes que fazem com que gente como vc trabalhe para eles. Sei que vc resistirá, afinal muitos escravos resistiram e até foram contra sua propria liberdade, isso é história humana, as culturas se enraizam e tiram o senso de valores de muitas pessoas. Sds

      • Essa resposta endereço ao saurio de cabeça pequena. Peço a vc meu seguidor e provavel admirador dado o que vc expõe, que mostre em qual momento ou post fiz referencias desse tipo a Eike Batista, tido por mim como um oprtu ista que soube a
        Roveitar as relaçòes adquiridas por seu pai um servidor da Ditadura militar, do qual nunca fui simpatizante. Mas uma vez vc me obriga a rir de suas considerações pouco afeitas a realidade, mas muito desqualificadas.

      • Agora minha reposta e para o NovoBrasuk, meu caro, não viaja na maionese das generalizações, não fuja da verdade apresentada dessa forma covarde. Não invente que sou comunista, socialista, ou qualquer outra coisa destas que hoje no mundo não existe em nenhum país de firma absoluta. Nem na China meu caro, vc é que se recusa a usar sua cachola aderindo a comodidade de engolir a papinha de merda de um Reinaldo Azevedo, ou de um Merval Pereira, e atualiza seus estudos na Veja. Amplie suas fontes seja menos conservador que vc evoluirá, o mundo é muito mais que seu umbigo.

  9. Esse Amorim é um estraga prazeres mesmo tudo ia bem até ele chegar com essa idéia idiota, não é a toa que seus dias de ministro estão contados com Dilma ou sem Dilma.

  10. E para os desgostosos a Argentina está junto no KC 390, olha a bandeira dela na cara do KC, e o Brasil vai fazer um 8 X 8 Guarani só porque a Argentina pediu … ui ai ui… KKKKKK

    Mas na verdade mesmo eu quero a inglaterra barre a parada e nóis sai fora do curruíra NG perna curta fracote .

    Eu diria que esse movimento do Amorim seria uma jogada de mestre antes de assinar o contrato como último teste pra saber se a Suécia é firme mesmo … mas sei não acho o morin fraquin.

    Mas como eu disse ui ai ui ai KKKKKKKK…

  11. Como tem praticantes do ignóbil esporte de jogar pedras na “ArGÊNItna”… hehehe 🙂

    Más a Argentina é país com um povo com bom nível educacional, grande território e potencial, nunca será carta fora do baralho dentro do contexto sul-americano, por mais que alguns desdenhem dela…

    • Não são contra os argentinos, são pitbulls de direita, se um general der um golpe na Argentina e declarar submissão total aos estadunidos, bem como que vão pagar tudo o que devem ao sistema financeiro internacional, com juros em dobro, os mesmo passam a dizer que agora sim, a argentina é um exemplo a ser seguido, devemos buscar mais e mais parcerias com os argentinos, pois eles sabem o que fazem, kkkkk.

      • Mas também existe a familia Bush, existe a familia Netanyahu, a familia real Britanica e tantas familias que representam países de forma completamente controversa, para o mundo mas ainda assim amados por seus povos, alguns muito culturalmente instruidos, mas ainda assim ignorantes e alienados. Dá para entender.

      • Meu caro Júlio você até tenta ser esperto ao apontar que essas “famílias”seriam controversas afinal o uso da presente palavra permitiria, em tese, alargar o espectro de fatos a serem trazidos à baila aqui. Mas infelizmente devo lhe dizer que o ardil não funcionou visto que nenhuma dessas famílias locupletou-se do Estado como os Kirchners fizeram, nenhuma delas administrou a economia de forma tão ruinosa como os Kirchners, Nehuma delas aparelhou o Estado como os Kirchners.

      • A familia real britanica era o estado até mais ou menos um seculo atrás, todacriwueza do estado era dela, os suditos eram plebeus, por isso a expressão plebe e vista como xula pela elite, por isso povo é uma coisa tão detestigiada pela elite. Quanto aos Bush, usaram sim o etado para seus interesses economicos, ou vc não tem conhecimento de que são ligados as industrias do petroleo de seu país, alias eles e Dick vigarista Cheney, que explodiram oziraque para lá instalar seus grupos Petroliferos, isso é publico e notório, o filho do atual vice presidente americano foi destacado como homem de frente dos negocios na Ucrania, ou vc não sabia disso também. Há mas isso para vc é apenas intriga internacional, mesmo que seja dito por fontes do próprio país. Uma coisa é certa minha cara. Nós que comerciavamos com o Iraque, perdemos a prerrogativa de negocios, por que os que fizeram a tal robalizão, detiveram o direito de dizer quem entraria no butim, e nos perdemos. Se informe, leia, e aprenda a defender os interesses deste país, o que não acredito que seguiras, já que o primeiro país que para vc deve respeito não fica neste continente. Sds

  12. Em tempo: Linda imagem do Kc-390 reabastecendo os Gripens!

    Seria interessante ver os países do cone sul do continente sul-americano, Brasil, Chile,Argentina, operando esta dupla…O Uruguai se tiver grana, poderia no futuro ter uns 6 Gripens também…

  13. A venda do Gripen para a Argentina pode sim vir a ser uma vantagem para nós, desde que não venham com pedido de financiamento do BNDES, se quiserem tem que entrar com “plata” mesmo, comecem a economizar, façam vaquinha, daí podemos até negociar… Quantos aos componentes ingleses no caça, se caso forem embargados de serem fornecidos a Argentina é simples de resolver, podemos substituir por similares de outras nações que não estejam embargando a Argentina, e tem outra, a Inglaterra que se lasque, não devemos nada a eles, não temos que nos submeter as vontades do Sír Charlão nem da Rainha Gagá… Repetido, tudo isso com a condição da Argentina entrar com grana viva no negócio e outra, compra de prateleira mesmo, sem compartilhamento de tecnologia nem nada, a indústria deles não tem capacidade de assimilar as tecnologias e portanto só iria atrasar o nosso lado… Mas, fora isso, aceitando essas condições seria um bom negócio para o Brasil desenvolver uma versão do gripen para a Argentina, inclusive essa sempre foi a aposta da SAAB, fazer uma fábrica no Brasil para fornecer o avião aos cliente sulamericanos não é mesmo…

  14. Pessoal,

    Quanto a uma participação argentina, não seria impossível para eles construírem aeroestruturas, tal qual no caso do KC-390. Acredito que, se houver algum interesse na participação dos argentinos, a coisa vai nesse sentido…

    Quanto a uma aquisição por parte da Argentina… Em sendo mesmo possível…

    Seria perfeitamente viável a concepção de uma variante específica para os argentinos. A natureza modular do Gripen, que também permite aceitação de componentes de diversas procedências ( e que deverá ser herdada pelo NG ), permite isso. Em suma, seria perfeitamente viável minimizar a participação britânica. Por exemplo: o radar ELTA EL-2052, um AESA israelense, já foi cogitado para operar no Gripen NG; e a maior participação dos britânicos no projeto é o radar RAVEN da Selex ( que tem também uma participação italiana a ser considerada ).

    Aliás, sobre os interesses do Reino Unido, concordo que britânicos colocam os interesses de sua soberania sobre as Ilhas Falklands em primeiro plano, mas resta a dúvida de até onde estariam dispostos a perder dinheiro por conta disso… Se for do interesse do Brasil, é perfeitamente possível a minimização da participação britânica nos exemplares brasileiros, com a adoção de outros sistemas, tal como o radar da ELTA que mencionei acima. Lembremos que a aeronave ainda não está pronta, sendo possível ainda uma variante totalmente distinta do pretendido originalmente. E eles, os britânicos, certamente sabem disso… Uma coisa é pressionar quem quer que seja a embarcar a Argentina. Outra é pressionar quem quer que seja a embargar o Brasil…

    Uma variante donwgraded poderia ser negociada, com um pacote limitado de armas, que não incluiria misseis ar-mar, ficando restrita a uma configuração de defesa aérea e ataque ao solo. Seria equipada com avionicos no estado da arte ( o mesmo cockpit, computadores de missão, etc ), mas certos componentes críticos, como radar e motor, poderiam ser outros mais modestos ou variantes simplificadas dos que comporiam a versão brasileira ou sueca… Como forma de compensação, poderia ser negociado um pacote logístico mais em conta, além do grau da participação argentina no projeto e na sua variante ( que poderia incluir até a montagem dos exemplares argentinos nas instalações da FAdeA ).

    E convenhamos que 24 Gripens ( que poderiam ser dessa variante simplificada que propus ) apesar de serem um poderio significativo, estão longe de serem uma ameaça decisiva ao Reino Unido, que está prestes a incorporar F-35B, dois modernos porta-aviões, uma força de superfície de respeito, além de uma avançada força submarina.

    Se o pior cenário acontecer e o Gripen não emplacar no Brasil por conta disso ( coisa que considero extremamente difícil a essa altura, e posto que Reino Unido e Brasil mantém boas relações ), existem outras opções… Franceses, russos e americanos estão na porta ao lado, com seus tampões e novas aeronaves… E os suecos sabem disso, razão pela qual creio que farão de tudo para evitar qualquer pressão britânica.

    Por fim, penso que a grande questão ainda é dinheiro, o que pode muito bem ser levado a efeito com um empréstimo por parte do Brasil, que financiaria uma parte da venda. Concordo que é uma alternativa cuja perspectiva não é animadora, mas se o Brasil tem interesse em emplacar o caça, não pode se dar ao luxo de bater a porta na cara de qualquer cliente ( por mais improvável que seja a venda ).

    • Calma RR Tireless rs rs rs não fique preocupado, queremos que o reino

      barre a parada estamos torcendo pra isso … ademais o Finantial Times e

      The Economist estão botando uma pá de cal na PetroBRAX pra nós , … sacou ??? rs rs rs rs rs

  15. Nada contra os argentinos mas penso eu que o Brasil tem mais condições de desenvolver e construir ésta aeronave sem o auxilio dos ermanos LEMBRANDO que quando estavamos na pior e eles na melhor não me lembro em nem um momento deles terem nos ajudado muito pelo contrario eramos sempre esculachados e diminuidos nos tratavão com arogancia,e indiferença eramos nada para eles DEVEMOS PRIMEIRO PENSAR EM NOSSO POVO SE SOBRAR TEMPO NOS OUTROS me perdoem os seguidores do blog mas não consigo confiar totalmente nos argentinos posso estar erado e cinceramente espero estar erado, conheço um senhor argentino casado com uma brasileira e ele é uma pessoa muito sabia ele me dice que a arogancia argentina é tão grande que os cega sei que não são todos mas a grande maioria.

  16. O Gripen e cheio de componentes de origem inglesa e estadunidense.
    Se não conseguiram comprar nem Mirrages F1 dos anos 70, pelo mesmo motivo

    • Fico sem entender qual parceria a se fazer com um país quebrado igual a Argentina, tem mais alguns países na AS que só nos da aborrecimento é o caso da Bolívia, Venezuela, Paraguai e Uruguai.

  17. Opa olha eu de novo me intrometendo nas conversa, mas acredito que nos brasileiros precisamos urgentemente acabar com esta política internacional partidária que infelizmente norteia o Itamaraty e passarmos a desenvolver uma politica internacional de Estado.

    Nesse contexto, acho uma tremenda furada esta ideologia do PT de desenvolver uma América Latina unida s custas do contribuinte brasileiro, enquanto nossos hermanos bolivarianos, pouco ou quase nada nos ajudam ou representam para nossa sociedade.

    Deveríamos esquecer este negócio de Mercosul e nos dedicarmos integralmente ao projeto BRICS, com o fortalecimento de nossas relações com Russia, China e Índia, ao mesmo tempo que desenvolvemos nossas relações com os países africanos.

    Come sta história de parceira estratégia com a Argentina, vamos acabar pagando pelo reamamento das combalidas forças armadas argentinas com financiamento direto do BNDES, ou alguém aqui dúvida que caso os hermanos argentinos, bolivianos equatorianos e cia ltda, desejem comprar aviões da Embraer, Guaranis da Iveco e misseis da Avibras nosso governo vai abrir os cofres e efetuar o financiamento alongo prazo destas compras.

    Precisamos é de parcerias estratégicas de verdade com Russia, China, Índia, Coréia, Suécia, etc., para que possamos absorver now how de misseis, carros de combate, sistemas de inteligência, radares, industria naval etc., e não ficarmos financiando a fundo perdido nossos hermanos bolivarianos.

    • Meu caro, me desculpe não tenho o habito de responder com perguntas, mas elas tem tudo a ver com o que vc expõe. Por que deveriamos abandonar nossos vizinhos se Russia e China se aproximam? Inclusive com financiamentos para seus grupos economicos negociarem com nossos vizinhos? O que eles veem? Onde vc acha que fazem errado? O que nos faz melhores que eles em termos de geopolitica?

    • Ah, e comlementando, os States nunca esteve fora daqui da região e sempre lucraram muito com isso, ou vc acha que o patrocinio de golpes de estado tão comuns em nossas republiquetas de banana e por amor a democracia?

    • Parabéns rprosa! Você falou o óbvio! Pena que os usuários da viseira ideológica do “Brasil – PuTênfia” e entusiastas da diplomacia dos atabaques teimem em não enxergar.

  18. Caro Júlio, a Russia e a China necessitam expandir suas fronteiras comerciais e geopolíticas e nesse caso e perfeitamente normal que eles se aproximem de países da América Latina, África e Oriente Médio.

    Da mesma forma se analisarmos os interesses chineses nestas regiões fica evidente que estes apenas desejam a exploração de recursos econômicos e financeiros, garantindo um abastecimento de matérias primas para suas industrias, bem como alimentos para seu mercado interno, situação esta que se denota principalmente quando se percebe que a China, através de empresas publicas e privadas tem adquirido grandes extensões de terras férteis para produção de alimentos com mão de obra chinesa, modelo este de exploração que não agrega nada ao desenvolvimento do país, tratando-se evidentemente de uma forma moderna de colonialismo.

    No mesmo sentido, e comum vermos nos noticiários a compra de companhias e consequentemente de tecnologias por parte da China, bem como a inserção de capital chinês na exploração de matérias primas como carvão, ferro, cobre etc.

    A Rússia por seu turno necessita expandir suas bases comerciais, principalmente no que tange o fornecimento de alimentos, bem como, aumentar a seu nível de influência mundial, mediante a coaptação de novas esferas de influência.

    Nos brasileiros necessitamos sim é de pararmos de nos portar como uma colonia de exploração. exportando apenas commodities e importando bens e serviços, ou seja necessitamos captar tecnologia e capital necessário ao desenvolvimento de nossa base industrial e cientifica, coisa que não obtemos com nossas relações sul americanas, vez que, queiramos ou não o Brasil e um visto como agente divisor da América Latina, principalmente se levarmos em conta que somos o único país que tem o português como idioma, assim como temos valores, símbolos e aspirações diferentes de nossos hermanos latinos.

    Em nossas relações exteriores latino americanas temos experimentado somente a figura do é dando que se recebe, mas ao contrario de receber estamos apenas dando, principalmente financiamento e tecnologia, sem contudo receber nada em troca, se quer um apoio internacional em nossas pretensões.

    Como por exemplo podemos citar os inúmeros investimentos feitos por empresas nacionais públicas e privadas via BNDES na América Latina a exemplo de portos em Cuba, rodovias e barragens no Equador, refinarias na Bolívia e na Venezuela entre outros e isso sem levar em conta o enorme prejuízo que o Mercosul nos causa, posto que enquanto nossos produtos são sobretaxados na Argentina, Uruguai etc, somos obrigados a dar subsídios para a exportação destes países para nos brasileiros.

    Também podemos levar em consideração que estes mesmo países quando precisam de importar produtos não o fazem em nossas indústrias, mas sim em industrias de países alheios a América Latina, como exemplo somente no setor bélico podemos citar a Bolívia comprando helicópteros da China em detrimento da Helibras, o Peru adquirindo KT-1P na KAI da Coréia do Sul em detrimento dos Super Tucanos da Embraer, etc. enquanto isso somos obrigados a engolir e financiar os Chinvuks coma Argentina, as lanchas Cotemar com a Colômbia, treinadores universais com uma gama de países sul americanos etc.

    Desta forma, precisamos parar com esta política internacional partidária e implantar uma política internacional de estado, com a defesa prioritária dos interesses nacionais e não coma defesa de supostas ideologia partidárias tratando todos como “cumpanheiros” e sendo tratado como um por estes “cumpanheiros” como um idiota mor.

    Temos recursos naturais em abundância, terras férteis, uma industria com capacidade ociosa instalada, mão de obra abundante, reservas monetárias, um mercado consumidor gigante, excelentes instituições de ensino, etc., ou seja temos tudo para alavancar nosso desenvolvimento, só nós falta vontade política de empreender um programa de estado e não apenas programas de governos,

  19. Isso tá estranho, nao dou muito credito nessa situação, pois se tratando de diversos componentes americanos, nós enfrentaríamos embargos, o que poderia ser humilhante diante do mercado mundial, por conta da dependência dos EUA ( apesar que existem componentes suplentes).
    Quanto a questão da Argentina não ter comprado caças da Espanha e Israel foi puramente questão política onde a Inglaterra interveio para que não ocorresse a venda, mas tirando essa maluquice do Amorim, acredito no reequipamento das forças argentinas com equipamentos chineses, em troca os sinos recebem commodities.

  20. Francamente meu caro, penso assim. Tem gente que deturpa uma posição analizada de forma muito consequente por que ela se enquadra numa logica politica da qual não gostam, não penso assim. Penso antes de tudo no melhor para meu país, e no melhor para a maioria ee nossa gente, por que a minoria não precisa. Sds

Comentários não permitidos.