Biden reafirma que EUA estão comprometidos com suas obrigações com a OTAN

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu aos países bálticos nesta terça-feira que seu país irá respeitar a promessa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de protegê-los e disse que os comentários em sentido contrário do candidato presidencial republicano Donald Trump não deveriam ser levados a sério.

A visita de Biden acontece em um momento de tensões elevadas com a Rússia na região, e Trump insinuou que, caso seja eleito, poderia abandonar o compromisso da OTAN de defender automaticamente todos os membros da aliança.

    “Quero deixar absolutamente claro a todos os povos dos Estados bálticos: comprometemos nossa honra sagrada, os Estados Unidos da América…, ao tratado da OTAN e ao Artigo 5”, disse Biden na capital da Letônia.

Biden repudiou os comentários de Trump e disse que o comprometimento bipartidário com a OTAN é predominante nos EUA.

    “O fato de que ocasionalmente se ouve algo de um candidato presidencial do outro partido não é… nada que deva ser levado a sério”, afirmou o vice.

Em julho, líderes da OTAN concordaram em enviar forças militares aos Estados bálticos e ao leste da Polônia pela primeira vez e intensificar as patrulhas aéreas e marítimas para tranquilizar aliados da região preocupados com a ameaça vinda da Rússia.

Jeff Mason e Gederts Gelzis

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

 

2 Comentários

  1. na boa, algumas pessoas talvez não irão concordar comigo, mas acho a OTAN em pleno séc. 21 desnecessário !

    só serve para acirrar os ânimos com a Rússia, aliás esse é o ponto q gostaria de abordar.

    na minha humilde opinião, a OTAN é um mecanismo para alimentar a indústria de defesa americana e europeia (muito mais a primeira), q juntamente favorece por tabela a da Rússia e seus aliados tbm.

    enfim, quem defende a OTAN poderá dizer q é um “mal necessário” para manter os empregos de muita gente, e até mesmo para nossa proteção (no caso dos europeus)

    Mas como cidadão de bem que quer ver um mundo pacífico, apesar de saber dos reais perigos q ainda corremos com vários exemplos q ainda temos de autoritarismos recentes (Hugo Chavez, Saddam Husseim, Kadaff, Maduro, e etc) acho eu, q a OTAN extrapola os limites e tbm colabora para o surgimento desses ditadores autoritários fanáticos ideologistas, q tem em mente tentar de alguma forma, combater contra a OTAN e seus aliados, pq vê eles como imperialistas.

    De certa forma, um sustenta o outro mesmo q sem querer, e quem ganha bilhões com isso e agradece, são os senhores das armas, e nós, os meros mortais pagadores de impostos, estamos no meio de tiroteio todo, torcendo para não ser alvejados.

    ô mundinho complicado esse de se viver viu !!!

Comentários não permitidos.