Batalhão de Operações Ribeirinhas

noticias_fev_passagem_de_comando_do_btloprib_01

O Batalhão de Operações Ribeirinhas (BtlOpRib) é uma Unidade do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. Está subordinado ao 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil. O BtlOpRib está organizado a 01 Companhia de Comando e Serviços (CiaCSv), 03 Companhias de Fuzileiros Navais (CiaFuzNav), e 01 Companhia de Apoio de Combate (CiaApCmb).

História

Foi criado pelo Decreto nº 91.870, de 4 de Novembro de 1985, com sede em Manaus e subordinado ao Com4ºDN; a seguir, foi criado o Núcleo de Ativação do GptFNMa, com funcionamento provisório na Estação Naval do Rio Negro.

Em decorrência Política de Defesa Nacional considerando avaliações prospectivas, a MB decidiu pela reestruturação do GptFNMa em uma unidade de valor batalhão, para emprego em Operações Ribeirinhas (OpRib). Esta reestruturação passou pela identificação de fatores condicionantes, definição da missão, conceito de emprego e organização na nova unidade, aqui denominada Batalhão de Operações Ribeirinhas ([BtlOpRib]), o qual deverá estar em condições de, juntamente com meios navais e aeronavais, integrar uma Força Pronta com mobilidade tática, constituída por pessoal e material adequados ao emprego no ambiente amazônico. A missão do atual BtlOpRib, evolução do antigo grupamento, é realizar operações ribeirinhas, prover guarda e proteção às instalações navais e civis de interesse da Marinha na região e realizar ações de segurança interna, a fim de contribuir para a segurança da área sob jurisdição do Com9ºDN e para a garantia do uso dos rios Solimões, Negro, Amazonas e das hidrovias secundárias, atingíveis a partir da calha principal desses três rios.

brasao_btloperib

Heráldica

Num escudo boleado, encimado pela coroa naval, campo de ouro num cocar de azul e vermelho e cortado de vermelho, com dois fuzis de ouro passados em aspa com uma âncora superposta, em pala e do mesmo metal.Explicação: O cocar alude à denominação “Manaus – nome de tribo indígena -cidade onde está localizado o Batalhão em apreço, e o campo de ouro representa a riqueza da região amazônia; no cortado de vermelho, esmalte evocativo da bravura, denodo e intrepidez, predicados dos Fuzileiros Navais do Brasil, os fuzis e a âncora de ouro assim dispostos constituem seu próprio distintivo.

Propósito

Seu objetivo é prover guarda e proteção às instalações navais e civis de interesse da MB na região, realizar ações de Segurança Interna e formar Reservistas Navais, a fim de contribuir para a segurança da área sob jurisdição do 9ºDN e para a garantia do uso dos rios Solimões, Amazonas e das hidrovias secundária atingíveis a partir da calha principal desses rios. Além disso, provê apoio de segurança às Inspeções Navais e ministra o Curso Expedito de Operações Ribeirinhas.

Lema

Aqui se forjam os Combatentes Ribeirinhos da Amazônia. Adsumus!

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=e7b_bzTLbz4[/embedyt]

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=8sZBKwo7ihc[/embedyt]

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=O9xJoGoN_lE[/embedyt]

1 Comentário

  1. Valentes e bravos guerreiros, combatentes de arma nas maos, da Marinha reais fuzileiros, guardadores do augusto rincao.

1 Trackback / Pingback

  1. Batalhão de Operações Ribeirinhas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.