Defesa & Geopolítica

AVIBRAS vai abrir nova unidade em Lorena (SP) para atender ao Programa Espacial Brasileiro

Posted by

Por Christiane Sales

A Avibras conseguiu aporte do BNDES para construção de uma nova fábrica em Lorena (SP). Segundo a empresa, a unidade será especializada na fabricação de polímero PBHT (Polibutadieno Hidroxilado), um dos insumos utilizados na fabricação de combustível sólido (propelente) para foguetes e mísseis, com vistas a atender o Programa Espacial Brasileiro e seus contratos para fornecimento de Produtos de Defesa. Ainda de acordo com a Avibras, o investimento da nova fábrica é de mais de R$ 72 milhões para a construção, sendo a maior parte proveniente de recursos próprios da empresa e apenas uma parte desse montante decorrente de financiamento 100% reembolsável do BNDES.

” Essa é uma decisão de investimento da empresa, estratégica para o Brasil e para a Avibras, pois é fundamental para o resgate da soberania nacional na produção de combustível sólido, essencial para as atividades aeroespaciais. O domínio do processo de produção, materializado pela construção da fábrica de PBHT, vai restabelecer a auto-suficiência em sua produção e resguardar o interesse nacional de embargos, uma vez que tal insumo é produzido por poucos países no mundo e nenhum destes no hemisfério sul”, disse a empresa em nota ao site Indústria de Defesa & Segurança.

De acordo com a Avibras, o início das operações da unidade está previsto para o final de 2019. A fábrica estará capacitada para produzir até 2000 toneladas de PBHT/ano. Além das aplicações no mercado de Defesa e Aeroespacial, o PBHT possui várias aplicações como insumo no mercado civil, tais como isolantes, selantes adesivos, impermeabilizantes, encapsulamento, revestimentos, películas, etc. “A produção de PBHT reforça a vocação industrial química dessa planta, que já produz PCA (Perclorato de Amônia), um outro elemento essencial para a fabricação de combustível sólido”, disse em nota. Ainda segundo a empresa, a nova fábrica representará um aumento expressivo de empregos diretos e indiretos na região.

AVIBRAS E O PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO

A Avibras participa do Programa Espacial Brasileiro desde a década de 1960, quando fabricou os primeiros foguetes Sonda I e Sonda II. Nos últimos anos, a AVIBRAS fabricou mais de 500 foguetes de treinamento para serem lançados do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Atualmente participa do desenvolvimento e da fabricação dos motores foguetes S50 do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), contratada pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate) e Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) no âmbito do Programa Nacional de Atividades Espaciais da Agência Espacial Brasileira.

Com sua expertise no setor aeroespacial no desenvolvimento de soluções tecnológicas nacionais, que remontam desde a pioneira participação no início do Programa Espacial Brasileiro, a Avibras é a única empresa 100% brasileira de capital privado, com competências próprias para integrar veículos lançadores para o Programa Espacial Brasileiro em elaboração pelo governo através do Comitê do Programa Espacial Brasileiro coordenado pelo Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen.

Segundo a empresa, é perceptível uma dinamização no mercado de pequenos satélites com aumento de demanda internacional por mais centros de lançamento. “A Avibras acredita que o Brasil pode desempenhar papel relevante no mercado Espacial pois adquiriu diversas competências básicas através de Pesquisa e Inovação no setor Espaço ao longo de quase seis décadas, desenvolveu uma base industrial competente e possui uma base de Lançamento em Alcântara (CLA), com posição geográfica privilegiada, fatores poucas vezes reunidos num único país. Reconhecida mundialmente pela excelência e pela qualidade de seus produtos e sistemas, a Avibras está entre as 100 maiores empresas exportadoras do Brasil e tem orgulho de integrar a Indústria Estratégica de Defesa Brasileira“, finalizou.

Fonte:– Indústria de Defesa & Segurança

48 Comments

  1. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

    O libanês tá fazendo mais em 2 anos que os petralhas não fizeram em 20… 🙂

    • Nossa esse Blue eves ta cheio de amor pra dar pro bostanaro e agora pro Vampirão Libanês faz o seguinte leva ele pra tua casa Blue eves e sejam feliz vocês tem minha benção e de 97% da população Brasileira so acho que o Bolsonaro não vai gostar nadica de nada dessa Traição

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Pode deixar que vou ai em Curitiba te levar um litro de 51 com jurubeba… 🙂

    • O verde amarelo coberto pelo azul. A nacionalidade brasileira neutralizada pela ação dos anglo-saxões.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Acho que no seu caso vc está mais preocupado com os sacões dos anglos do que com a inferências alienígenas no nosso programa espacial… 🙂

      • Faça exame de paternidade em seus filhos , devem ser filhos de botos yankes .

  2. Eduardo Ramos says:

    Uma empresa dessa deveria ser subterrânea, além de sinistros naturais e eventuais acidentes e incidentes por causa da exposição externa, em um caso de conflito e até sabotagens e terrorismo a proteção a ela fica difícil por sua planta se externa, no caso de conflito a fabricação de foguetes é importantíssima, temos foguetes de diversos calibres utilizados por aeronaves de asas fixas e rotativas e veículos que são lançadores de foguetes e neste caso os foguetes espaciais brasileiros foram concebidos também para evoluírem até se tornar armas como misseis balísticos e podem torna-se só dependendo de algumas mudanças.

    • Volte a olhar a maquete e veja o corte no terreno, imagino que deve haver uma proteção natural a direita. Em caso de explosão o caminho é para cima.

      • Eduardo Ramos says:

        O Terrorista, sabotador, inimigo ou infelizmente um raio ou um balão junino não planejam para que lado ou sentido vá a explosão contanto que ela ocorra, me referi a uma instalação subterrânea pois varias dessas ações seriam impedidas, talvez seja inútil contra um artefato que perfure bunkers mais isso é um problema das defesas antiaéreas numa situação de conflito.

  3. jose luiz esposito says:

    OK , mas qual é o Programa Espacial brasileiro ? Não existe , não passa de alugar a base de Alcantara , e voltarmos no tempo para engenhos de Sondagens , somente ,estamos andando de Cavalo para Burro , o que nos acontece a precisamente 129 anos !!

  4. Programa espacial brasileiro? Qual? Preço da gasolina?

  5. hilario riso says:

    Programa espacial brasileiro? Qual? O do aumento da gasolina?

  6. Orgulho viu !
    Se houvesse apoio real as empresas de defesa nacional, com aquisições pelas FAAs etc.
    Esse tipo de notícia seria normal.
    Acho que a Avibras deveria dedicar essa nova sede além de produção desse componente, a produção de fibras especiais como carbono, aramida etc.
    Também a construção do Falcão e quem sabe alguma aeronave nacional!
    Parabéns Avibras, sonho um dia em fazer parte de suas fileiras .

    • A Máquina Troll says:

      “Foxtrot
      24 de Maio de 2018 at 11:45

      Orgulho viu !
      Se houvesse apoio real as empresas de defesa nacional, com aquisições pelas FAAs etc.
      Esse tipo de notícia seria normal.”

      EUA encarece a gasolina e o Diesel :

      https://www.youtube.com/watch?v=HNACvIeLLwE

      Só Deus mesmo pois justiça não existe no braziu….

      • Que EUA nada , uma carta psicografada deixa bem claro que o VLS foi vítima de ações paranormais , espíritos preguiçosos de quilombolas que viviam na região não gostarem da perturbação,kkkk , as almas continuaram preguiçosas até depois da morte do corpo, o jeito é negociar uma reencarnação em um nível social superior, mas que continue trabalhando pouco kkkkkk

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        rsrsrsrsssss… FINO HUMOR… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        Por que a gasolina é tão cara? :

        https://www.youtube.com/watch?v=DKy4GkQCqqs

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Porque o álcool o luladrão bebeu tudo… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        Entendendo o problema: Por que de tanta confusão? :

        https://www.youtube.com/watch?v=WNihzKzjGc8

      • A Máquina Troll says:

        Querem privatizar toda a infraestrutura do pais para estrangeiros…pois estes encheram os bolsos dos pilantras que tomaram o controle do pais com muita propina…todas as estatais mais importantes e estratégicas do pais estão sendo mantidas intencionalmente sucateadas…para quebrar e assim serem “privatizadas” para potencias corsárias estrangeiras a preço de banana…pois é assim como funcionam os esquemas de corrupção neste pais…

        em troca de malas de propina e doações para campanhas eleitorais eles mantém tudo parado ou mal funcionado intencionalmente até quebrar e entrar em bancarrota para justificar privatização…é por isso que fazem tanta guerra de propaganda de neoliberalismo por aqui…

        ATENÇÃO PESSOAL…NÃO FAÇAM PREVIDÊNCIA PRIVADA…os bandidos que tomaram o pais de assalto querem privatizar a previdência do pais…querem fazer essa “reforma da previdência” pra forçar o povo a fazer previdência privada em banco pra enriquecer ainda mais banqueiro vagabundo..

        são estes banqueiros bandidos e pilantras deste pais que estão por trás disso tudo…pagando malas de propina e financiando campanhas eleitorais para políticos corruptos em troca de atuarem a serviço de seus interesses….estão propositalmente atrasando salários de aposentados e de servidores públicos para forçar a população a aceitar essa reforma da previdência…

        se vcs não reagirem e tomarem alguma atitude estes bandidos desgraçarão e destruirão a vida de vcs…ou vcs acabam com esta gente…ou eles acabam com vcs…

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        “ATENÇÃO PESSOAL…NÃO FAÇAM PREVIDÊNCIA PRIVADA”… rsrssrsrsrsrssrrsrsrsrsrsrsrsssss… melhor deixar para os políticos que gerem com muita competência e honestidade os fundos de pensão e o FGTS… rsrssrsrssrsrsrssrsss… esse pra ser ANTA nem precisa batizar… 🙂

  7. O Governo Temer não é ruim ! O nosso povo que é incapaz de compreender a situação que o PT nos meteu.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      BINGO !!!…

    • Rafa_positron says:

      ME POUPE

      Fala isso no meio da rua pra tu ver o e que é que te acontece!

      Ate parece que o PMDB não esteve no Governo por todos esses anos

      Só falta outro lunatico aparecer aqui e defender Aecio e companhia

      Fanatismo e neurose tem limite !!!!!!!!

      • Rafa_positron says:

        Isso é tudo vergonha

        vergonha de ter bancado o pato no meio da rua usando blusa de instituição corrupta (CBF)

        Quac Quac Quac

      • Já falei isso em publico seu palhaço petralha!

      • Rafa_positron says:

        Pois então quando vc falar essa besteira não esqueça de que o TEMER GASTOU 12 BILHÕES PRA SE LIVRAR DO IMPEACHMENT

        Lambe saco de vampiro

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Então pare de lamber saco do pt… ai vc vai ter moral pra criticar…

    • Rafa_positron says:

      Isso é tudo vergonha

      vergonha de ter bancado o pato no meio da rua usando blusa de instituição corrupta (CBF)

      Quac Quac Quac

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Melhor fazer “Quac Quac Quac” que relinchar, rafinha positrônico… 🙂

  8. Rafa_positron says:

    Quando eu vejo neurótico tentando a todo custo encobrir a vergonha querendo botar a culpa do que esta acontecendo atualmente APENAS no PT, eu me pergunto onde estava essa gente quando temer torrou bilhões e bilhões pra se livrar de uma cassação certa por conta do escnadalo da JBS

    “TEM QUE MANTER ISSO, VIU?”

    Eu só posso concluir que isso já não é mais anti-petismo

    isso é neurose…. ou é só sem vergonhice mesmo

    ou é vergonha de ser lembrado daqui a 30 anos como pato amarelo que foi feito de Manifestoche e viraram piada de carnaval

    até venda de camisa da seleção brasileira encalhou por conta desses palhaços

    • Rafa_positron says:

      E NEM VENHAM ME DIZER AQUI QUE EU TO DEFENDENDO PORRA DE LULA E DE PT

      Não defendo ninguém nessa chibata!

      Só não aceito nego querer encobrir a vergonha dessa esculhambação elegendo 1 bode expiatório e esquecendo todo o resto e o contexto da situação absurda que o Brasil vive hoje (e quem esta ganhando com isso)

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Talvez porque não tenham percebido que somos um país socialista de UM só partido formado por 35 siglas… é a hidra de várias cabeças… e temos que cortar TODAS… como ???… CONSTITUINTE… mas não nas mãos desse CANALHADA ESQUERDALHA de hoje…

      • Não adianta negar, ou fechar os olhos…
        A maça brasileira está podre, e estava também bichada.
        Podre – pela intelectualidade socialista que tomou conta principalmente da mídia, e da maioria política e intelectual, pós 1985.
        Bichada – pelo incrível bando de marginais que entraram para o PT, que tinham por objetivo institucionalizar uma sociedade criminosa definitiva no governo.
        Puxa! Alguém ainda tem dúvidas disto?
        Se o PT está sendo perseguido (coitadinho né) é porque tem que ser exterminado. Sua ideologia é bichada, é mafiosa. Se possível este partido tem que ser zerado, sim senhores.

        Agora, tem outra coisa acontecendo, e isto é bem mais amplo e sutil ao mesmo tempo…
        O Brasil está passando por momentos de espaços abertos para interferências de fora.
        Não há grandes líderes nacionais.
        Sejam políticos, religiosos, intelectuais, e até de mídia. ( as grandes redes de tv e jornais perderam força frente a internet).
        Logo, forças estrangeiras bilionárias sejam governamentais ou privadas, espertas quanto a momentos históricos de fragilidade, estão atentas ao que está ocorrendo na nossa sociedade e vem dando seus lances neste momento, para partilharem tudo o que deixarmos desprotegido.

        Já repararam que a Boeing simplesmente se atirou para cima da diretoria da EMBRAER, justamente neste período no qual nossa Presidência está ocupada por um vice, sem nenhum respaldo popular, que se tornou Presidente por calculado oportunismo?
        E para uma negociação de oportunidade não é ótimo negociar com oportunistas?

        Ahh! Mas a Boeing está apenas tentando se equilibrar frente a Bombardier+Airbus, alguns vão lembrar.
        Sim, isto é um fator de influência. Só que há bem mais…
        A Boeing sempre esteve de olho na concorrência, e faz o que pode para engoli-la, há tempos já estava de olho na Embraer, porém o momento surgiu, a janela se abriu, o país da Embraer está desequilibrado, o melhor momento é este para dar cheque mate.

        E percebam, quer sejam indústrias, terras, minas, portos, estradas, o que for, nos serão tirados, numa boa, facinho, se os abestados do Planalto, militares-diplomatas-políticos ficarem bocejando em redes.
        Há uma janela temporal de fragilidade administrativa aberta no Brasil neste momento TEMER, abram bem os olhos filhos da Pátria.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        BRAVO !!!… BRAVÍSSIMO !!!…

  9. Meu deus !!
    Como tem dementados e idiótopartidários nesse fórum.
    Parece até torcida de futebol, isso para não falar nos preconceituosos, homofóbicos, xenofóbicos etc.
    Ou seja, o DNA de nossa sociedade exposta aqui.
    Ai entende-se o porque de nosso atraso social econômico.
    Eu em, credo rsrsrs

    • É, então a melhor sociedade é a do perfeito gado humano, feita por gente sem partidos, sem torcidas, sem opinião própria, que não pode dizer do que gosta ou não. Tudo pelo politicamente errado-idiota-safado-disfarçado-pilantra-interesseiro-cafajeste.
      Uma nova sociedade formada por idiotizados sem voz. Então tá.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        O Fox é um socialista bovino que acha que todos comem capim como ele… pensar, para esse povinho abestado esquerdalha, é crime… vivemos isso a 80 anos e ele agora que percebeu que vivemos um “atraso social econômico”, causado EXATAMENTE por gente que pensa como ele… CAPITALISMO SELVAGEM JÁ !!!… o resto é rasgação de pregas a la socialismo francês… 🙂

        https://www.youtube.com/watch?v=dkHGUmH_sBg … ACORDA FOX… o mundo é isso… e não aquilo que tu acha que é… 🙂

      • Poh! Você vive pastando no quintal poddre dos Eua e Chama os outros de bovinos. Levanta das 4 patas bluayes saúva gulosa.

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Não tente ser engraçado… Deus não lhe deu esse dom… isso exige catilogência… e vc é pobre em todos os quesitos mínimos exigidos para tirar um bom sarro… tá pior que o pinguço nonodáctilo quando o puseram para “dançar” uma “sarrada” com a gurizada contratada a base de mortadela na UFMG e não aguentaram cumprir o trato com os petebas por causa do hálito alcoólico do degenerado… pra não ser rude e exclamar BAFO DE PINGA… 🙂

  10. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

    “VAMOS PRIORIZAR AS RODOVIAS NACIONAIS… FERROVIAS SÃO COISAS DO PASSADO… 50 ANOS EM 5… UMA DIA VCS IRÃO ME AGRADECER…”… JK… 🙂

    • Tomou o seu remédinho retal já?

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Tá necessitado ???… te faço uma doação de 3 frascos, seu fresco… não aguento ver esquerdalha pobre de espírito mendigando atenção… 🙂

shared on wplocker.com