Defesa & Geopolítica

Avibras demite 166 trabalhadores da fábrica em Jacareí, diz sindicato

Posted by

Corte em massa foi na tarde desta sexta-feira (12). Empresa diz que precisou adequar quadro de funcionários por causa da sazonalidade do negócio.

empresa bélica Avibras, em Jacareí, demitiu 166 trabalhadores na tarde desta sexta-feira (12). A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que representa os funcionários. A empresa informou em nota que precisou adequar o quadro de funcionários por causa da ‘sazonalidade do negócio’.

De acordo com o sindicato, a empresa havia sinalizado recentemente a intenção de demitir funcionários, porém, o assunto foi discutido com a entidade. “Nossa intenção era avaliar alternativas ao corte”, disse Sérgio Machado, diretor do sindicato e funcionário da Avibras.

Aos trabalhadores, o motivo alegado para o corte foi a redução na carga de trabalho. A Avibras produz equipamentos e sistemas de defesa como foguetes e veículos lançadores de mísseis e empregava antes das demissões 1.850 trabalhadores.

Assembleia

Os operários fizeram uma mobilização coordenada pelo sindicato em frente à fábrica na manhã desta sexta. Na ocasião, o sindicato informou a categoria sobre a possibilidade de cortes.

“Um representante do RH esteve no local e pediu para que os trabalhadores entrassem para o expediente com a garantia de que hoje não haveria nenhuma demissão. A promessa foi descumprida”, lamentou.

Uma reunião entre representantes do sindicato e da empresa está marcada para a próxima segunda-feira (16) para discutir o assunto. O sindicato disse também que a planta está em estado a partir desta greve e disse que vai fazer uma nova assembleia às 7h de segunda.

Outro lado

A Avibras disse em nota que adequou em seu quadro de colaboradores, o que exigiu o desligamento de funcionários. O número de demissões não foi informado.

“Essa necessidade é resultado da racionalização de sua estrutura e também da sazonalidade de seu modelo de negócios com impactos temporários em sua produção”, disse em trecho da nota.

A empresa disse que está empenhada na obtenção de novos contratos para produção.

Fonte: G1 Vale do Paraíba e região

16 Comments

  1. Pingback: Avibras demite 166 trabalhadores da fábrica em Jacareí, diz sindicato | DFNS.net em Português

  2. Sendo o estado o principal cliente de Defesa, como o é com Boeing e Lockheed, e desdenhada ou submetida a parcerias Caracu. Ou deixaram a Avibras morrer de inanição, como a Engesa e Bernardine ou ela seguirá o destino da Mectron comprada e fechada.

  3. Infelizmente a Avibras não é alavancada por nosso governo, e isso provoca uma discrepância na produção (sazonalidade) onde um semestre produz e outro não
    produz nada, ou então uma linha dedicada a demanda interna produz a conta gotas e não há pedidos externos, ferrando outras linhas de produção, fica difícil uma empresa ser lucrativa desse jeito, e inclusive deixo meus parabéns aos gestores da Avibras, pois sobreviver a essa lenharia que é o projeto de defesa nacional (que segue uma política de governo e não de estado) é uma conquista pra poucos, vide caso de outras empresas que foram pra massa falida.

    • A Máquina Troll says:

      “Tudo haver com o política do atual governo, valorização da indústria internacional.”

      Anônimo

  4. Se fosse um governo sério, fariam encomendas em grande escala de coisas que nossas forças armadas estão precisando (e precisam de muitas coisas), ou poderiam encomendar um novo projeto que manteria os empregos dessa gente e ao mesmo tempo beneficiasse os militares.

  5. Marocs Ponti says:

    O governo de direita, acorrentado ao tio Sam, prefere ver produto de defesa nacional desaparecer. Como aquela grande aquisicao em 2016 de veiculos blindados da italiana Iveco ao inves do veiculos da Avibras. Assim a companhia ando capegando com um destino quase certo de fechamento de fabrica. E vamos continuar a ser o que somos, compradores de tecnologia. Damos o poder pessoas com espirito ——: um pe aqui e outro no exterior. Aqui e so para se enriquecer. Em breve veremos o final da Embraer. Assim vimos o final da FNM, Mafersa, Engesa, Gurgel, etc.

    • A Máquina Troll says:

      “Encontrar o Abominável Homem da neve até que é fácil, quero ver é encontrar o Admirável Político Honesto no Brasil!”

      LucianoSR71

  6. A Máquina Troll says:

    “Depressa meu irmão, / E sai da pista, / Que o Brasil é um trem / Sem maquinista!”

    Millôr Fernandes

  7. ……………mais uma “Engesa”?????……………………

  8. Toni Cavalcante says:

    Um absurdo o descaso do governo brasileiro para com a indústria de defesa nacional. Recentemente foi anunciada a compra de um lote de veículos Iveco LMV, favorecendo lucros a uma empresa italiana, quando justamente o veículo Tupi da Avibras, empresa brasileira que luta desesperadamente em busca de novos contratos para não minguar, participava do concurso… revoltante…

    • A Máquina Troll says:

      “Ué comandante!? Mas as instituições não estão funcionando??
      É claro que estão! Estão é botando no nosso c*, todos os dias”

      Pedro

  9. jose luiz esposito says:

    O que nos acontece é Vergonhoso , e como sempre coloco para aqueles mal informados que pensam ser os militares patriotas e nacionalistas , puro engano , apenas eles Enganam bem , estão no mesmo padrão da parte ** SUPERIOR DO BRASIL ** o das Castas Corporativistas , as Privilegiadas , adoradores de Benesses , e o principal grupo dos que Derrubaram PEDRO II , e instalaram esta Republiqueta de Castas , hoje lideradas pelo Judiciário , mas os Militares estão ali no Páreo . Seu Comandante , esta cansado de dizer que militares não se metem em Política , mas foi só falarem em Reforma da Previdência , ele se manifestou contra os Interesses nacionais e a Favor do dele e dos Militares em Geral , por isso de uma Verba para as FFAA 3/4 ficam para pensões e aposentadorias , inclusive da 4a força , a das Filhas Privilegiadas de suas Castas .

  10. Tome golpe. Isso é ordem e progresso dentro do triângulo.

  11. Adeildo Barros says:

    Como é difícil ser uma empresa do setor de defesa no Brasil .

    • A Máquina Troll says:

      “O Brasil tem tudo para ser desenvolvido, mas faz um esforço descomunal para não sê-lo”

      Fábio Mayer

  12. A Máquina Troll says:

    é o aparelhamento total deste pais por estrangeiros…todas as grandes empresas e indústrias nacionais deste pais estão sendo sabotadas e desmanteladas para abrir caminho para concorrentes estrangeiros …nossas empresas e estatais estratégicas estão sendo privatizadas ou desmanteladas para abrir caminho para os estrangeiros tomarem o controle e monopólio sobre o mercado consumidor deste pais…que é o quarto maior do mundo…

    Povo Desprotegido…

shared on wplocker.com