Defesa & Geopolítica

Aviação Naval de Asas Rotativas! ‘Jane’s’ diz que Marinha do Brasil se prepara para adquirir um simulador dos seus helicópteros MH-16

Posted by

MH-16 da Marinha do Brasil pousado em um convoo

Por Roberto Lopes

 

 

Uma reportagem do jornalista português Victor Barreira, da página eletrônica IHS Jane’s Navy International, informou, nesta sexta-feira (08.09), que a Marinha do Brasil está em processo de aquisição de um simulador para prover o adestramento das tripulações dos seus seis helicópteros de porte médio Seahawk Sikorsky S-70B – no Brasil designados MH-16.

No jargão técnico o simulador é definido como um dispositivo de treinamento de vôo em contêineres (containerised flight training device, CFTD).

O equipamento está sendo comprado no âmbito do programa de aquisição do Helicóptero de Multi-Emprego da Marinha do Brasil, orçado em 396,8 milhões de dólares – valor que incluiu as aeronaves, peças sobressalentes e equipamentos de manutenção, além do simulador.

A Diretoria de Aeronáutica da Marinha espera selecionar o fornecedor do simulador até o início do ano que vem.

A escolha está sendo feita por meio de licitação internacional com o apoio do Foreign Military Sales (FMS) americano, e a encomenda deve incluir um compromisso, por parte da empresa vencedora dessa disputa, de oferecer apoio técnico ao funcionamento do CFTD pelo espaço de dois anos.

Histórico – Na Marinha do Brasil o Seahawk realiza missões ASW, empregando sonar e torpedos Mk 44, e voos de emprego ASuW (antinavio), armado com mísseis noruegueses AGM-119b Penguin MK.2 Mod.7.

O aparelho foi escolhido, na década passada, para substituir os veteranos Sikorsky SH-3 Sea King, que sustentaram o crescimento profissional e a diversificação das atividades da Aviação Naval brasileira nos últimos 40 anos.

Em 2018 a história da MB com os MH-16 completa dez anos.

Foi em 28 de maio de 2008 que a Marinha assinou, junto ao governo dos Estados Unidos, a carta de aceitação de quatro aeronaves Seahawk.

Dois anos e sete meses mais tarde, os chefes navais brasileiros contrataram a compra de oito mísseis Penguin.

A 7 de setembro de 2011 o primeiro MH-16 destinado à Aviação Naval do Brasil voou nas instalações da Sikorsky americana.

Em julho do ano seguinte os primeiros helicópteros começaram a chegar ao Brasil, mas só a 10 de dezembro de 2014, durante a Operação Aderex daquele ano, é que um MH-16 brasileiro disparou, pela primeira vez, um Penguin.

Ocean A 31 de outubro de 2012 a fragata Niterói (F-40) realizou o abastecimento de um MH-16 brasileiro em voo (operação HIFR), tornando-se, dessa forma, o primeiro navio brasileiro a operar com esse modelo de helicóptero (embora não tivesse capacidade de recebê-lo a bordo).

O primeiro pouso em uma embarcação da Marinha aconteceu no NDCC Almirante Saboia (G-25), a 7 de novembro daquele ano.

Além desse meio e do porta-aviões São Paulo (A-12), apenas os NDCC Garcia D’Ávila (G-29) e Mattoso Maia (G-28) e o NDD Ceará (G-30), dispunham de convoos adequados à operação com os pesados Seahawks, de 19,75 m de comprimento e peso, vazio, de 6,89 toneladas (8 toneladas carregado).

Caso a MB decida comprar o porta-helicópteros britânico HMS Ocean (L12), de 21.500 toneladas, é certo que os MH-16 farão parte do seu Destacamento Aéreo.

Convés de voo do porta-helicópteros “Ocean”

Uma fonte da Diretoria de Aeronáutica da Marinha estimou para a coluna INSIDER que, com o porta-helicópteros incorporado à Esquadra Brasileira, ao menos de 2 a 3 Seahawks devem embarcar no navio cada vez que ele partir para uma missão operacional.

16 Comments

  1. Pingback: Aviação Naval de Asas Rotativas! ‘Jane’s’ diz que Marinha do Brasil se prepara para adquirir um simulador dos seus helicópteros MH-16 | DFNS.net em Português

  2. Rafael Damasceno says:

    O ocean já era pra nós!

  3. Adriano silva says:

    Só pelo fato, que os Oficiais da marinha… Não ter indo inspecionar o porta helicópteros Ocean, já pensa que não vai mais adquirir. Brasileiro é assim mesmo ele torce para o Brasil…. nunca der certo.

    • Amauri Soares says:

      Vdd amigão falou td, vamos torcer pela aquisição , mesmo sabendo que o ministro da defesa e um fraco , vamos torcer pra que de TD certo , somos brasileiros e nunca desistimos , Brasil ,Brasil Brasil , qual vai ser o nome do porta helicópteros ? , Tomara que ele venha e que suas missões sejam direcionadas ao norte do Brasil,proteção do litoral norte , estamos precisando dessa bela NAE lá 😎🇧🇷

  4. Via FMS… então encomenda umas 8 OHP, se negociar os EUA entregam e cobram apenas o PMG nos barcos que podem ser utilizados por mais 10 ou 15 anos, fica a dica.

  5. Cláudio quadros says:

    Calma vamos compra novo minas gerais

  6. Tem muito lobby contrário a esta compra do Ocean. Tem muita gente em Cherbourg desconcertada e com recauque quanto a desmontagem do plano de atualização do São Paulo. A MB vai penar por um bom tempo nas mãos destes lobistas, e nem este Almirante no comando poderá vencer tais forças deletérias ao futuro das Forças Navais. O ProSub deveria ser revisto e razão para isso existem, como o vazamento de dados críticos do Scorpene por parte dos Indianos.

    • Eu não queria dizer isso mas já que você falou…..

      A cambada da NAVAL (ex-DCN) serviu-se com gosto do Brasil enquanto agiu em conluio com o Lulopetismo e setores da MB. O PROSUB está se mostrando um programa altamente lesivo ao país e à MB pois importou na imobilização de recursos de grande monta que poderiam ter sido melhor empregados. Ademais está sob investigação do MP francês e da força tarefa da Lavajato.

  7. Profeta_Lunatico says:

    Logo logo vai chegar a vez das tamandares e depois um atraso aqui outro atraso ali e ate 2000 e trocentos vem o Gripen se vier neh.. o Brasil como um estsdo precisa de um reset e no meio desse reset encostar a parede esse corja de vagabundos corruptos de generais almirantes deputados senadores ministros e ex presidentes e presidentes vendidos e chupistas e meter chumbo na nuca pronto falei

  8. Carlos Eduardo says:

    Porta helicóptero vem sim eu sei e teremos outras novidades

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com