Austrália enviará mais 300 soldados ao Iraque

Com contingente adicional, número de soldados australianos estacionados no país para ajudar no combate ao “Estado Islâmico” chegará a 500. Decisão vem após início da maior ofensiva do governo iraquiano contra jihadistas.

Premiê Tony Abbott (centro) afirma que decisão de enviar soldados ao Iraque não foi fácil

O governo da Austrália anunciou nesta terça-feira (03/03) que vai enviar 300 soldados adicionais ao Iraque em missão conjunta com a Nova Zelândia, para ajudar a recuperar o território ocupado pelo grupo terrorista “Estado Islâmico” (EI).

O passo veio após a decisão da Nova Zelândia, na semana passada, de disponibilizar 140 soldados adicionais, que, apesar de não participarem de lutas, irão preparar o Exército iraquiano para combater os jihadistas. Os soldados australianos também devem ajudar a treinar os militares iraquianos.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, disse que a decisão de Camberra veio após um pedido formal dos governos do Iraque e dos EUA e que a missão deve durar dois anos.

“Quero salientar que não foi fácil tomar essa decisão. Afinal de contas, cabe ao Iraque derrotar o culto da morte [“Estado Islâmico”], mas não quereremos deixar os iraquianos sozinhos”, declarou Abbott.

A missão dos soldados australianos deverá ter início em maio. Com o contingente adicional, o número de soldados australianos estacionados no Iraque para combater o EI chegará a 500. No ano passado, além de 200 soldados, a Austrália também enviou 400 funcionários das Forças Aéreas ao Iraque.

Tikrit e Mossul

A medida veio na esteira do início da maior ofensiva do governo iraquiano para retomar posições conquistadas pelos radicais islâmicos no país. Apoiados por ataques aéreos, cerca de 30 mil soldados iraquianos e milicianos tentam retomar Tikrit e seus arredores – cidade natal do ex-ditador Saddam Hussein e um dos bastiões do EI.

A operação para a retomada de Tikrit teve início nesta segunda-feira, após ser anunciada pelo primeiro-ministro iraquiano na noite anterior. Após meses de lutas, tropas do governo apoiadas por bombardeios aéreos, milícias xiitas e curdos peshmerga não conseguiram superar a resistência dos jihadistas na cidade.

De acordo com autoridades iraquianas, a retomada de Tikrit poderá ser um passo rumo à recuperação de Mossul, segunda maior cidade do Iraque e principal bastião dos jihadistas no Iraque.

Fonte: DW

4 Comentários

  1. Esses australianos são uns patetas .. hahahah .. como bons vassalos do império anglo-saxonismo, serão mais umas oferenda de sangue para o desmiudo do sionismo planetário … Hahhahaah
    .
    Vão encontrar a cria do titio satã fortemente armado e muito bem treinados pela sua majestade britânica. 😉
    .
    **************
    .

    APOIO BRITÂNICO AO EI.
    .
    O parlamento iraquiano está exigindo a Londres explicações sobre o apoio ao Emirado Islâmico. O pedido iraquiano ocorre após o derrube, a 22 de fevereiro de 2015, de dois aviões britânicos na província iraquiana de Al-Anbar.
    .
    (*)fonte: [ voltairenet.org/article186911.html ]
    .
    .
    (…) As imagens dos restos de ambos os aparellhos, abatidos pelas forças armadas do Iraque, demostram que os dois aviões britânicos transportavam armamento, que os iraquianos assinalam como destinado ao Emirado Islâmico [também designado como Daesh, Estado Islâmico, ISIS, ISIL, e, anteriormente como EIIL].
    .
    Desde o início da invasão do Iraque pelos jihadistas do Emirado Islâmico, a coligação (coalizão-br) internacional, liderada pelo Pentágono, lançou de para-quedas armamento para essa organização terrorista, em pelo menos quatro ocasiões diferentes. E, de cada vez, o porta-voz da coligação falou de «erros», cometidos pela aviação do grupo de países que alega estar lutando contra o Emirado Islâmico.
    .
    O governo britânico não emitiu nenhum protesto pelo derrube dos seus 2 aviões. (…)
    .

      • Joanzinho vou fazer um abaixo assinado aqui no PB para te nomearem como o correspondente de guerra do Plano Brasil … rsrsrsr … você pessoalmente lá no fronte, vai nos relatar em primeira mão tudo que você presenciou por lá .. que tal ?
        .
        Para quem está desempregado é uma boa ? … vai unir o útil ( está empregado com carteira assinada ) ao agradável, viajar pelo Oriente Médio e viver as emoções de mil e uma noites em um dia só no Iraque e na Síria . 😀
        .
        E ai !!! ….. que tal ?! …empregado com carteira assinada .. vai tirar o pé do barro ou não ! … Hahahahah

      • Acho que discutir emprego e dinheiro é um assunto que você não vai gostar muito.

        Quer comparar a nossa renda e os nossos bens?

        Não vou te humilhar de novo em respeito aos outros.

        E se vai postar seus boatos procure fundamentos se não fica muito fácil desmentir seus boatos, pastelcio.

        Você é famoso, não se esqueça.

1 Trackback / Pingback

  1. Austrália enviará mais 300 soldados ao Iraque | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.