Defesa & Geopolítica

Atenção ministro Raul Jungmann! Porta-helicópteros britânico oferecido à Marinha do Brasil mostra, no Caribe, sua vocação para socorrer as vítimas de desastres naturais!

Posted by

A devastação, esta semana, em Anguilla; porta-helicópteros “Ocean” está a caminho do Caribe

Por Roberto Lopes

 

 

A Marinha do Brasil está tendo, nesse momento, mais uma prova das múltiplas funções que podem ser desempenhadas pelo porta-helicópteros britânico HMS Ocean (L12), navio de 21.500 toneladas que será desativado pela Marinha Real em março de 2018, e, no primeiro trimestre deste ano, foi oferecido (por um preço reduzido, de “oportunidade”) à Esquadra brasileira.

O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou que o barco, designado para liderar o Grupo Marítimo Permanente 2 da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Mar Mediterrâneo, desviou-se da rota que o levaria ao Estreito de Gibraltar para descer o Atlântico e prestar ajuda humanitária às ilhas caribenhas devastadas pelo furacão Irma – e que se encontram agora, no caminho do furacão José.

Destruição em Anguilla após a passagem do Irma; a foto foi tomada nesta quarta-feira, 6 de setembro

O Ocean foi designado para juntar-se ao navio-doca auxiliar Mounts Bay (L3008), de 16.160 toneladas (carregado), pertencente à Royal Fleet Auxiliary, no sentido de reforçar os préstimos de apoio logístico e de assistência médica na região.

Foi o próprio secretário da Defesa britânico, Sir Michael Fallon, que anunciou, nesta quinta-feira (07.09), a mudança temporária na missão original do porta-helicópteros:

“Com o perigo representado pelo furacão José, que atingirá áreas já afetadas pelas tempestades, estamos desviando um segundo navio para o Caribe, nosso flagship HMS Ocean, para levar a ajuda que será necessária na reconstrução após os furacões terem passado”.

Destacamento aéreo – O RFA Mounts Bay (visto abaixo) pode fornecer um alto nível de capacidade e flexibilidade durante operações de socorro em cenários de desastre natural, mas não possui, claro, um destacamento aéreo da envergadura daquele que é transportado pelo porta-helicópteros.

Não obstante isso, o L3008 está apto a aportar suprimentos de emergência de alimentos, água e pessoal, bem como assistência médica, abrigo temporário aos que precisaram abandonar suas casas e, em terra, reparos na rede de saneamento básica e na infraestrutura.

“Meus pensamentos são com as pessoas de Anguilla e as ilhas vizinhas do Caribe” declarou o líder do serviço no Mounts Bay, Comodoro Duncan Lamb, “afetadas pela devastação causada pelo furacão Irma”.

Nessa situação, a capacidade de operar helicópteros do Ocean será uma ajuda importantíssima.

O navio tem seis pontos de operação de helicóptero (slots) em seus convés de voo, com espaço no hangar imediatamente abaixo para muitos aparelhos mais.

O L12 viaja com cerca de 630 militares da Royal Navy, Royal Marine e do Exército britânico que podem contribuir no atendimento médico de emergência e no transporte de uma quantidade significativa de ajuda para as áreas atingidas pelo Irma.

Simulação de cirurgia a bordo do HMS “Ocean”; a foto é de janeiro deste ano

Desinteresse – No último sábado, a coluna INSIDER revelou, com exclusividade, que o aparente desinteresse do ministro da Defesa, Raul Jungmann (foto), deixou a Marinha Brasileira mais pessimista acerca das suas chances de adquirir o navio.

Tanto que, mês passado, o Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, cancelou a viagem à Inglaterra da equipe de oficiais que realizaria uma “inspeção técnica” na embarcação.

Jungmann tem sido um crítico feroz dos gastos da Força Naval em seus principais projetos (só no Programa de Desenvolvimento de Submarinos, 31 bilhões de Reais), e se negou a apoiar a implantação da cobertura radárica da costa brasileira, prevista no Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAZ) – o que vem forçando os chefes navais a rever o projeto de forma a implentá-lo “em fatias”, conforme definiu o próprio Leal Ferreira, na tarde de 1º agosto passado, ao editor da coluna.

46 Comments

  1. Pingback: Atenção ministro Raul Jungmann! Porta-helicópteros britânico oferecido à Marinha do Brasil mostra, no Caribe, sua vocação para socorrer as vítimas de desastres naturais! | DFNS.net em Português

  2. Claudio Moreno says:

    Patético nosso atual MD. A ele interessa apenas estar de bem com o MdaF. Cretino!

    Meu respeito pela hierarquia e principalmente pelos amigos e colegas deste Blog me impedem de vomitar todo meu enojo por esse senhor.

    NOTA: Enquanto isto a PF estoura apartamento utilizado por parlamentar para “moquiar” milhões em reais.

    CM

    • A Máquina Troll says:

      “Claudio Moreno
      8 de setembro de 2017 at 9:06

      Meu respeito pela hierarquia e principalmente pelos amigos e colegas deste Blog me impedem de vomitar todo meu enojo por esse senhor.

      NOTA: Enquanto isto a PF estoura apartamento utilizado por parlamentar para “moquiar” milhões em reais.”

      o elemento já tinha dezenas de milhões de reais em propriedades rurais mas a avidez e a cobiça é tão grande que pra ele ainda não era o suficiente…são uns completos escravos de mamon…escravos do dinheiro…são indivíduos completamente malucos e doentes por dinheiro…que matam e morrem por isso…é uma psicopatologia…pra eles não existe limites…nunca é dinheiro suficiente…são completamente tomados por uma espiral de cobiça e ganância sem fim….

      se lembram do que eu disse daquela delação dos irmãos Batista?!…que não só aquelas delações e gravações não iam dar em nada e os pilantras sairiam impunes como ainda aqueles irmãos Batista é que acabariam enquadrados e as suas empresas arruinadas e desmanteladas por estes pilantras!…dito e feito…

  3. jose luiz esposito says:

    Um pensamento contra Força Naval já percebi não somente da parte deste Sujeito , mas de outros mais , fica claro que a todos Entreguistas querem deixar o Atlântico Sul entregue a uma Força Naval estrangeira , e para isso é preciso criar uma desculpa , antes os Governos da Região combatiam a criação da IV FROTA , mas os atuais , não combatem e ainda criam uma Desculpa Perfeita para o Tio Satã ** A Defesa do Atlântico Sul ** , é o que o JUNGMANN ENTREGUISTA esta agilizando !

  4. Rafael Damasceno says:

    Esse navio já era pra nós! Infelizmente.

  5. ……………repito…..tenho cá minhas dúvidas que esse ministro mova uma “palha” sequer pra aquisição dessa nave……ele é cupicha do outro, o tal ministro de fazenda….hummmm…….. pode não ser impossível…..mas tá difícil………..

    • Concordo. Está na hora de utilizar outros meios e isto faz-se necessário construir e gerar emprego aqui. Será que é tão difícil ter um projeto ou compra-lo. Se encontraram uma loteria em dinheiro no apartamento do Geddel é porque dinheiro existe. E aí? por que a MB não critica e bate à mesa? Qual é o receio. Opinião: deveriam ser presos todos os ex-comandantes das Forças desde FHC até os atuais, bem como se investigassem todos os ex ministros da Defesa. Fico irritado com tal atraso e roubalheira e não há um comandante que não deseja se indispor. Só quando está de pijama que começa a falar.

  6. esse Raul Jungmann não entende nada de defesa….. eta cabideeeee

  7. Uma pergunta…
    Se o Ocean já estivesse com a MB ele estaria à caminho do Caribe para prestar assistência humanitária?
    O Siroco também foi comprado dentro desta premissa de prestar ajuda humanitária. Onde ele está neste exato momento?
    Existem Ministérios de Defesa e Ministérios de Incerteza (ou Fraqueza).
    Cada um tem o que merece!

  8. Larri Gonçalves says:

    Agora que os ingleses não vendem mais o Ocean, pois vai ser muito útil nesta catástrofe no Caribe, só o Sr. Ministro da Defesa do Brasil não compreende da importância desta belonave. O Ocean é de suma importância para este tipo de operação de socorro e missões de apoio da Força de Paz da ONU, não apenas as funções bélicas, mas aqui, não há esta percepção do MD do Brasil é uma lástima.

    • Roberto Lopes says:

      Bom dia Larri.
      Onde você obteve a informação de que o navio não está mais à venda?
      Pelo que sei o cronograma de descomissionamento do “Ocean” está mantido, para março do ano que vem.
      Mas concordo que, diante da falta de percepção do MD, nossas chances de ficar com ele diminuíram.
      (Ainda que alguns oficiais da Marinha amigos desta coluna venham me dizendo que as nossas possibilidades de ficar com o navio não foram alteradas…)

      • Boa noite Roberto.
        Nenhum dos MD que passaram pelo cargo desde a criação do ministério possuía qualquer experiência em assuntos militares e mesmo interesse nas obrigações do cargo, o qual serviu apenas para acomodar aliados do presidente da ocasião.
        Esse Jungmann é apenas mais um incompetente a ocupar o cargo.

      • Edvaldo Luiz Costa says:

        Em que ano esse navio foi lançado ao mar? Não será mais um São Paulo?

  9. Brasil Já Vai a Guerra

    Brasil já vai a guerra, comprou um porta-aviões
    um viva pra inglaterra de oitenta e dois bilhões
    ahhhh! mas que ladrões

    comenta o zé povinho,
    governo varonil,
    coitado coitadinho,
    do banco do brasil
    há há, quase faliu.

    a classe proletária
    na certa comeria
    com a verba gasta diaria
    em tal quinquilharia
    sem serventia.

    alguns bons idiotas,
    aplaudem a medida,
    e o povo sem comida,
    escuta as tais lorotas
    dos patriotas.

    porém há uma peninha
    de quem é o porta avião
    é meu diz a marinha,
    é meu diz a aviação
    ahhhh! revolução!

    Brasil, terra adorada
    comprou um porta aviões
    oitenta e dois bilhões
    Brasil, oh pátria amada,
    que palhaçada.

    • 82 bilhões de quê? De alguma moeda cubana?

      Agora, faça um poeminha de latrina sobre os bilhões enviados pelo Lula e pela Dilma para Cuba (para dar vida mansa à familia Castro e seus puxa-sacos) e contas bancárias off shore…além das contas dos corruPTos de sempre.

      A nação proletária nem faz ideia do tanto que é roubada: 1 para você e 9 para mim e os meus, segundo os políticos.

      Explique também que a revolução é para deixar o Brasil igual à Venezuela.

      Ridicularize mais os militares, mas os de Cuba e da Venezuela, que traficam drogas, matam e perseguem pessoas de bem, traficam armas, treinam guerrilheiros e terroristas, entregam a soberania nacional a Havana a pretexto de livrarem-na de Washington ou Londres…

    • HAHAHH.. realmente é … iiiimmmmppprreeecciiiooonnnaannnttteeee … esses carinhas não é mesmo …HAHHAHA …. o juquinha adoraria fazer umas musicas estilo deboche para eles,… e convenhamos … o Juca Chaves é bom nisso …HAHAHHA…esses tipinhos são umas inspirações …não é atoa que a dieta deles é alfafa …. HAHAHHAHA…

      • Aprenda comigo filhote da “Pátria Educadora” é iiiimmmmmpppprrreeeeSSSSSSSSSSSSSSSSiiiiiooooonnnaaannnteeee… Antes de ser um MAV desocupado, volte às aulas de língua portuguesa e aprenda a escrever. Pela sua escrita parece que a alfafa faz parte da sua dieta. ABAIXO O FORO DE SÃO PAULO!!

    • Dê créditos a quem de direito: Juca Chaves

  10. A crise tá braba.. Será que os 3 bilhões desviados pela corrupção davam para dar uma equipada na marinha?

    • 3 bilhões !!!… creio que em 3 décadas eles desviaram mais de 3 TRILHÕES de DÓLARES nossos… se um dia esse país for governado por gente séria e que realmente represente o povo brasileiro, muitas cabeças rolarão e muitos tiros na nuca serão necessários para livrarmos o país dessa corja corrupta e vendida que temos como ditos “representantes”… um país com a nossa dimensão econômica não dar conta de comprar um naviozinho desses e ficar de mimimi que não tem grana !!!… isso ai é dinheiro de PINGA pra nós se não nos tivessem roubado TUDO… CADEIA JÁ PARA OS CONDENADOS EM 1° INSTÂNCIA… que esperem o recurso na CADEIA…

  11. E a desculpa de usar as FFAA como “assistência humanitaria”?

    Caçadores de mosquito, vacinadores, dentistas e médicos de gente perdida no fim do mundo, equipes de resgate de atolados ou inundados, será que não cola, não?

  12. E a desculpa de usar as FFAA como “assistência humanitaria”?

    Caçadores de mosquito, vacinadores, dentistas e médicos de gente perdida no fim do mundo, equipes de resgate de atolados ou inundados, será que não cola, não?

    Só não falta dinheiro para a segurança dos políticos. A defesa do país e a segurança da nação que se danem!

  13. Com todo o respeito as vítimas desse furação, mas os estragos financeiros que ele causou e vem causando, é fichinha perto que a ORCRIM fez aos cofres públicos do Brasil nesses 14 anos de lulopetismo

    esse furação ae é BRISA perto dos políticos de esquerda que temos aqui.

    dava pra mandar fazer uns 100 Ocean zero km, e ainda sobrava uns trocados de tanto que roubaram o Brasil

    não tem furação ou tufão no mundo pra competir com essa organização criminosa

  14. Carlos Eduardo says:

    Vamos ter fé pessoal que até março às coisas estejam melhores esse Zé mane esteja na lista do lava jato ,e afastado do cargo não sabe nem o que é uma escotilha parece um bonde

  15. Nós não temos território além deste e das ilhas praticamente desabitadas para cuidar… Essa não seria uma grande justificativa para investir em um Ocean agora, para prestar socorro longe de casa.
    .
    No momento, se tem o Baea. O que pegaria é a disponibilidade. Para outras funções, se teria o Garcia D’Avila.
    .
    Se for para usar a desculpa de prestar assistência hospitalar por aqui, mais vale então pegar os tais “80 milhões” de Ocean e fazer um bocado de NAsH na indústria local. Seria mais útil nesta função.

  16. Amauri Soares says:

    A única coisa que eu penso e , até quando esses incompetentes que não se preocupam com nosso país nem com nosso povo e mt menos com nossas defesas ,vão continuar no poder , os caras não fazem nada ,tem uma oportunidade dessas de compra esse navio e vão acabar deixando passar por causa de um ministro incompetente ,já tô farto desses políticos de meia tigela

  17. Cesar A. Ferreira says:

    Um ministro que não defende sua pasta, mas submete-se a outra…
    O tão propalado medo de Jungmann frente a Meireles é de doer!
    Francamente!
    Caso seja verídico, significa que Jungmann não passa de um rato!

    • Como todos os comunas…

    • jose luiz esposito says:

      Lembro-me do Professor Leite Lopes , um dos que junto com Alvaro Alberto e Cesar Lattes foram encarregados pelo Presidente Vargas , nos Projetos Nucleares que dera inicio ,logo após a Derrubada e seu AutoSacrifício em 1954 , o Gen Juarez Távora , interrompe todas as nossas Pesquisas neste Campo ,comprovando que os Grupos Entreguistas da Republiqueta tramaram o Golpe , e Távora se pronuncia Nacionalista , então Leite Lopes , o pergunta se ele ela Nacionalista para que Nação ?
      Todos os projetos de Ponta em Desenvolvimento por Vargas foram suspensos , incluído o do Vertiplano ou Convertiplano , que acabou dando origem muitos anos após neste Osprey dos EUA .

  18. Vamos encher o saco do MD golpista e anti nacional pedindo a compra do Ocean. Telegramas e e-mails para o ministro, por favor. Sem agressões, claro.

    • Caro MD golpista e antinacional,

      Comprem o HMS Ocean para equipar nossa Marinha.

      Saudações,
      Seu Zé, soldador da indústria naval e desempregado.

  19. Não se vê iniciativa nenhuma do golpismo em reativar a indústria naval e criar um novo emprego para nosso estimado Zé soldador. Uma compra de oportunidade como Ocean não tira nem devolve os empregos perdidos, pois não interfere no propósito inexistente de construir navios no país, por que se queira dizer o contrário.

    • A seita do ABC, que ao que tudo indica você defende, fingiu reativar a indústria naval para pode assaltar o Estado Brasileiro em conluio com um cartel de empreiteiras. No mais quem continua com esse papinho de “gópi” demonstra não conhecer o “livrinho”….

  20. Estou pasmo !!!… os esquerdinhas de plantão até a presente data ainda não culparam uzamericanos por não conseguirmos comprar o navio britânico !!!… deve ser porque o MD tem origem comum com os esquerdinhas… agora não tem mais como esconder quem realmente vem solapando as FAs brasileiras a DÉCADAS… não dá mais pra colocar a culpa no irmão do norte como alguns burros fazem… vai ai um sonzinho pra distrais a comunada que não pode colocar a culpa no inimigo externo porque o verdadeiro inimigo interno mostrou a cara… rsrsrsrsssss… https://www.youtube.com/watch?v=ye5BuYf8q4o&index=24&list=PLK9Sc5q_4K6aNajVLKtkaAB1JGmKyccf2

    • jose luiz esposito says:

      Lucas com todos os teus pseudonimos anteriores , tu és mais que Entreguista , és um PAZZO !!

      • NÃO esposito… eu só não fico sentado na sarjeta com a boca aberta cheia de dentes esperando a morte chegar… ao invés de procurar chifre em cavalo, prefiro me organizar, trabalhar muito (não dói, viu !!!…) e me desenvolver intelectual e materialmente… não fico pondo a culpa das minhas derrotas no vizinho, no porteiro, no chefe grosseirão, no ricaço da esquina, no dono da quitanda ou no plantador de hortaliças pelas minhas mazelas… não são uzamericanos que estão nos impedindo de comprar armamentos… é falta de DINDIN… foram os chefes da ORCRIM do ABC, juntamente com us cumpanheiros do FSP que nos enfiaram nessa situação miserável… RECLAME PRA ELES… não foram uzamericanos que nos forçaram a emprestar DEZENAS DE BILHÕES DE DÓLARES para o Xoesley ou a comunidadi dos cumpanheiros socialistas bolivarianus… UNDERSTAND ???… então deixa de ser FALACIOSO e IDIOTIZADO que esse mimimi de ESQUERDALHA não cola comigo… sei quem nos traiu e quem nos usurpou… e esses não tem nada de alienígenas… são os mesmos VAGABUNDOS que nos traem a DÉCADAS… vc sim, é um OTÁRIO que não sei o porque, fica tergiversando e criando teorias conspiratórias provavelmente para esconder os VERDADEIROS CULPADOS… isso sim, é CANALHICE com o nosso país… sem mais…

  21. Turma quem puder veja o vídeo no YouTube
    Amantes da Paz – Missão Líbano
    É sobre a Marinha no Líbano, me mostrou que essa missão da ONU com a MB é muito importante para a população libanesa, assintam, eu vi pela TV NBR, mas tem no You tube.,

    Abraços

  22. já perdemos as type 23 que o Chile comprou…. um de apoio pra Austrália, as Holandesas tb pro chile…… esse é mais um ministro da defesa, que não serve pra nadaaaaa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com