Assembleia Parlamentar dos BRICS está a caminho

Assunto está na pauta do porta-voz da câmara dos deputados russa, Serguêi Naríshkin, e do chefe do comitê de negócios exteriores da casa, Aleksêi Puchkov, em visita a Nova Déli no final desta semana.

O diário russo Izvêstia  informou nesta quinta-feira (26) que uma Assembleia Parlamentar dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) está a caminho de ser criada.

Segundo o jornal, a informação provém de uma fonte da Duma de Estado da Rússia (câmara dos deputados) que não quis ser identificada.

“O fato de a visita do porta-voz da Duma de Estado à Índia ocorrer pela primeira vez nos últimos tempos fala por si só sobre seu significado. Esse é um acontecimento importante tanto para a Rússia, como para a Índia no futuro desenvolvimento de nossas relações, inclusive no âmbito dos Brics. Daremos início a uma parceira na criação de uma Assembleia Parlamentar dos Brics”, disse a fonte ao Izvêstia às vésperas da visita.

As relações interparlamentares entre a Índia e a Rússia foram pouco ativas até então, restritas a parcerias militares e comerciais. A visita de Naríshkin ao país tem o intuito de reparar a situação.

O chefe do comitê para negócios externos da Duma, Aleksêi Puchkov, já havia anunciado que a visita da delegação russa à Índia tem por objetivo integrar o atual formato do Brics com componentes parlamentares.

“Iremos para estabelecer e regular a componente parlamentar no âmbito do formato multilateral do Brics e do RIC (Rússia, Índia, China)”, disse Puchkov a jornalistas a bordo do avião que decolou para Nova Déli na quarta-feira (25).

No final de janeiro, por decisão da APCE (Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa), a delegação russa russa foi mais uma vez privada do direito de voto. Em março de 2014, o país foi impedido de votar na APCE devido à integração da Crimeia a seu território.

Publicado originalmente pela agência Interfax

Fonte: Gazeta Russa

26 Comentários

  1. O certo seria RIC os demais são só para encher a linguiça … parabéns dilminha .. no diminuitivo em todos os sentidos . 😉

    • ANO DA CABRA, SÉCULO DO DRAGÃO ?
      .
      Atividade econômica “mais lenta” significa, mesmo assim, impressionante crescimento anual de 7%, na que é hoje a primeira e maior economia do mundo. Internamente, uma restruturação econômica imensamente complexa está em curso, com o consumo superando o investimento como principal motor do desenvolvimento econômico. O setor de serviços, 46,7% do PIB chinês, já superou a manufatura, com 44%.
      .
      (*)fonte: Pepe Escobar / [ redecastorphoto.blogspot.com.br/2015/02/pepe-escobar-ano-da-cabra-seculo-do.html ]
      .
      .
      (…) Geopoliticamente, Rússia, Índia e China acabam de emitir mensagem poderosa dirigida ao ocidente: estão ocupadíssimos cuidando da sintonia fina de uma complexa estratégia trilateral para instalar uma rede de corredores econômicos que os chineses chamam de “novas rotas da seda” pela Eurásia. Pequim está também organizando uma versão marítima da mesma rede, modelada sobre os feitos do almirante Zheng He, o qual, na dinastia Ming, velejou sete vezes pelos “mares ocidentais”, comandando frotas de mais de 200 navios. (…)
      .
      .
      *************************
      .
      Esses chineses …rsrsrsr

    • Helvecio, o BRICS e China. Russia entra como capanga, braco armado, deposito de material prima, India, como fonte de mao de obra especializada, “high teck” que falam o ingles, ainda a lingua universal. O resto sao associados, ie Mercado para produtos industriais chineses e fonts de material prima. Se Alemanha realmente juntar o BRICS, Suecia, Noruega, Franca tambem entrarao, ai sim China pode perder um pouco de sua primazia. Mas por enquanto BRICS e China, Brasil um associado privilegiado, por ser um dos fundadores.

  2. Por ‘N’ motivos, principalmente falando sobre AL, é interessante para Rússia e China manterem boas relações com o Brasil… apesar de que outros países por estas bandas também tem boas relações com com eles…. Se o Brasil não abrir o olho vai ficar sem o pouco que tem até aqui por estas bandas.

    O Brasil deve sim se manter dentro do BRICS, mas deveria ter uma relação forte com os países da zona do euro e com os EUA na área comercial. Deveria também esquecer um pouco dos países aqui da AL que a meu ver servem mais de âncora do que de ajuda…. e já provaram isto diversas vezes.

    • Willian, os países aqui de perto, inclusive Venezuela, respondem por grande parte de nossas exportações. Eles geram milhares de empregos no Brasil. Com a economia de escala que nossas empresas alcançam, por dispor de um mercado maior para seus produtos, elas se tornam mais competitivas para enfrentar outras grandes empresas pelo mundo em situação mais vantajosa. A estratégia de nos dividir para governar tem históricos endereços no hemisfério norte.

    • Concordo com parte, discordo da parte que induz afastamento dos vizinhos. Se você é bom observador verá que países grandes como o nosso pretende, sempre tem que gardar espaço para ancorar alguns mais frageis, principalmente os de sua volta. Se for bom observador verás que a Alemanha se esforça para isso, a Russia idem, a China, os States então, esse vai buscar as ancoras ao redor do mundo para chumbá-las a seu território. Sds.

  3. Hmmm quebraram o opositor do Putin.
    La a coisa é levada a serio mesmo e antes que surja o golpismo sem imputa a possibilidade.

      • Corrupção na Rússia é mais comum que no Brasil!

        Só quero ver evidências de que o cara era corrupto e planejava um golpe.
        Talvez seja hora de você justificar alguma coisa para a gente não poder dizer que tudo o que diz é trolagem inútil.

        Mas como sempre escreve e depois se esconde não espero muito.

        Go Brasil.

      • Meu caro Deagol, corrupção não é um mal do Brasil nem da Russia, os States constriram sua história sob o manto da corrupção. Espero que você reconheça isso, por que eles reconhecem e contam até nos filmes. Mas apesar de ser um mal, de envergonhar qualquer cidadão de bem, infelizmente é um mal humano. E na humanidade, como você sabe, existem muitos maus humanos que não se envergonham de cometer crimes, grande parte das vezes até se orgulham. Portanto meu caro, nós não temos moral para apontar dedos sobre corrupção, muito menos sermos apontados por qualquer país do mundo. As pessoas confundem a corrupção existente com a facilidade para praticá-la, nessa questão reconheço que os states inibem muito mais. Mas não é que sejam melhores, mas por terem legislações melhores, tanto é que em seus presidios um numero superior ao nossos de presidiários habitam. E o rigor também e muito maior, mas isso não signica inibição automatica aos mal feitores. Sds

      • o deagol ficou com raiva que meteram bala no separatista da russia

        aqui tem que acontecer da mesma forma

        qualquer coisa a gente coloca a culpa no pcc ,no cv

        ordem e progresso quem não for da família tem que ser zerado e já era !!!

        rs

      • Me desculpe Deagol, mas tudo o que nós queremos depende do quanto nós temos pra sacrificar, e se porventura esse político estivesse vendendo a Russia para interesses externos, ele cavou a própria cova, sendo atropelado pelos interesses da pátria antes dos dele, em toda a história mundial ninguém conseguiu trazer mudanças reais sem sacrificar algo.
        Agora digo o que penso quanto ao que aconteceu, pois pra mim não foi a mando de Putin, pois este tem 86% de aprovação de sua população, isso é uma aprovação absurda, e tal opositor não representava ameaça, Putin tem a confiança de sua pátria, logo, para muitos especialistas, não haveria interesse ou motivo algum para Putin tê-lo assassinado, mas isso cheira a tentativa de fomentação de intrigas e colocar a população contra Putin, a mídia ocidental trabalhou muito em cima do “opositor de Putin é morto” e isso me cheira ao costumeiro golpismo…golpismo norte americano nos interesses e na soberania de outros países. Sds

      • “e se porventura esse político estivesse vendendo a Russia para interesses externos”

        Caro ARC, se ele estivesse vendendo a Rússia merecia ser preso e julgado.
        Meu ponto é de que não sabemos o que o cara fez.

        E se ele estivesse lutando por um país melhor?

        Saudações

      • Caro ARC, protestar e lutar contra o governo não é golpismo.

        Golpismo é querer derrubar o governo de fomas fora das leis.

        Saudações.

    • Seria interessante saber quais evidências você tem de que o cidadão morto estava planejando um golpe.
      Porque se não tiver vai ser mais uma das suas acusações sem provas que não se sustentam.

      Mas assim como você não soube explicar as “doutrinas assimétricas” da FAB e fugiu do assunto imagino que também não poderá justificar essa acusação de golpe.

    • Pode ser que esse quinta coluna foi realmente sacrificado por seus patroes: CIA/Mossada, visando aumentar as tensoes politicas na Russia. Essa hipotese nao pode ser eliminada. Mas tambem e possivel que la na Russia, eles ainda nao esqueceram da maneira de lidar com quinta colunas: Paredao, Siberia, Tironanuca. Putin foi Chefe do KGB.

      • Pode ser.

        Não tenho informação para acusar ninguém.

        Mas acho um pouco estranho que a CIA mate todos os oponentes dos governos que deveriam ser seus maiores aliados.

        Pelas teorias que vejo aqui a CIA já matou o opositor na argentina, o opositor no Brasil e agora mais um opsoitor na Rússia.

        O cara era quinta coluna por se opor a Putin?
        Porque criticava o corrupção em benefício do país dele?

        Agora todo mundo que critica governos de “esquerda”
        ( e eu não entendo que esquerda é essa cheia de bilionários com influências e interesses na política dos países ) merece ser assassinado?

        E o caso ainda vai ser investigado pelo governo Putin que pode ter sido beneficiado pela morte do cidadão?

        Que isenção o governo russo vai ter?
        É óbvio que o governo não vai assumir a culpa.

        Que liberdade é essa que os antiamericanos tanto defendem onde quem reclama merece ser assassinado?

      • Meu caro, me desculpe, mas lá nos States até presidentes foram assassinados para que a liberdade não fosse consumada. Se você acredita de fato em liberdade da cidadania americana deveria revisar seus conceitos, por que visitando mais os proprios canais de TV deles
        , eles mostram o quanto de manipulação a população comum sofre. Se viver num mundo completamente apartado da realidade, para que sorrisos sejam dados como se liberdade fosse é como estar chapado numa viagem imaginária, e neste caso, então, prefiro a liberdade que estamos construindo no Brasil.

      • Caro Julio

        Não estou defendo nada dos Estados Unidos, estou defendo a liberdade de das pessoas lutarem pelo o que elas acham melhor para seu povo.

        Saudações.

      • Deagol o mundo ja esta presenciando a Guerra entre os EUA e China/Russia/BRICS. O plano chino/russo e destruir a hegemonia dolar o quanto antes. Talves ja este ano. O plano norte Americano e prevenir essa possibilidade a qualquer custo. Esta Guerra ocorre em varios niveis, um e Guerra Financeira, o ataque ao rublo, a desvalorizacao deliberada das moedas do Japao e da China etc outro e a Guerra via terceiro, Ucrania neste momento, entre os EUA e Russia, outro nivel e a Guerra camuflada, atraves de espies e, agentes de subversao, operacao Glauco, Bandeira Falsa etc. Argentina enquadra nesse quadro. Recusando aceitar as decisoes judiciais norte Americana sobre dividas externas com especuladores internacionais, o governo argentine vendo-se em dificuldades financeiras sem poder ir ao FMI e Bancos internacionais, ela procurou o BRICS, isto e China e Russia. Dai o crime do governo argentino: Desafiou Washington. A morte desse promotor, que ao meu ver foimuma operacao Bandeira Falsa, faz parte de uma campanha para destabilizer o governo peronista. Se vc julga isso absurdo, que leia sobre a Operacao Gladio. No caso russo, como disse Putin e homem da KGB, portanto nenhum santo. Mas em todo crime a primeira pergunta que um investigador faz e quem se beneficia com a morte da vitima. Putin, segundo os instituto de pesquisa popular tem apoio da maioria da populacao russa. Enquanto esse politico assassinado nao era seu rival. Longe de se-lo.O context e o agravamento da crise na Ucrania para os EUA. Seu pessoal sofreu derrota. Merkel, esta mais para o lado Russo do que dos Americanos neste momento. Dai, eu penso que a Putin nao interessaria esse assassinato, neste momento Enquanto Washington lucraria muito com o surgimento de um movimento popular contra Putin. De ha muito Washington quer sua cabeca.num prato ou pendurada num pedaco de madeira. Vc pergunta que “liberdade e essa….Eu nao tenho fatishismo com o conceito abstrato de liberdade. Desde o Patriotic Act assinado pelo president Bush Junir em 2001, o president dos EUA tem poder dictatorial. Pode mandar matar cidadaos ianques, se julga-los que sao perigosos para seguranca dos EUA. E so acusa-los de terroristas. um conceito que esta cada vez mais vago. Hoje distribuir panfleto opondo politica governamental pode ser considerado um ato terrorista nos EUA e na Europa Ocidental.O proprio governo de Cameron na Inglaterra ja fez declaracao que ler documentos criticos ao governo na internet, podera ser considerado um ato terrorista. E terrorista pode ser assassinado.Se o governo russo, ou qualquer governo de um pais querendo associar com o BRICS for ameacado por oposicao interna financiada, organizada por agentes secretos de Washington, Londres e assumer poder dictatorial e utilizar leis marciais para destruir os quintas colunas, nao faz mais que obrigacao. Estamos num mundo em Guerra, e nestas condicoes operam-se leis marciais.

      • Caro JoJo.

        Não estou defendendo que os Estados Unidos são melhres ou estão certos.

        Estou dizendo que as pessoas devem sim lutar e protestar pelo o que elas acreditam ser o melhor.

        Não estou julgando se a Rússia está certa ou errada e sim que, como todos os países, ela não é perfeita e sua populações tem todo o direito de questionar e pedir por mudanças.

        É um absurdo alguns acharam que quem discorda deles merece assassinado, principalmente aqueles que não tem conhecimento nenhum sobre a economia e a vida na Rússia.

      • recjlamar todos podem eu mesmo reclamo direto

        mas o que não pode é falar em separatismos ,em vender patrimônio brasileiro como se fosse deles apenas porque essa porcaria democrecia deu ele um v=cargo politico

        o politico se elege foi para administrar fazer leis interessantes e não para afundar ,falir ,e etc e tal o patrimônio da nação

        e nao devemos esquecer você queria dar a amzonia para os índios iludidos por ongns estrangeiras

        sera que isso é uma quinta coluna ,ou um idota útil ???

      • “mas o que não pode é falar em separatismos ,em vender patrimônio brasileiro como”
        Não discordo Pé de Cão.

        Nunca pensei em separistismo e nem defendo privatização da petrobras. O que defendo é que devemos lutar contra o que está errado.

        Se a gente deixar os políticos enriquecem e deixam que o povo se dane.

        Eu quero que o governo seja competente e eficiente, não quero derrubar ninguém.

        Se o russo era traidor e queria golpe deveria ser julagdo pela lei.
        Acho errado as pessoas acharem que ele mereceu ser assassinado porque queria mudanças.

        Protestar contra a corrupção é defender o seu país e todo mundo tem direito de ser contra guerras.

        Se os colegas não sabem nada sobre o cara não podem chamá-lo de golpista e muito menos dizer que deveria ser morto.

        Talvez ele estivesse lutando pelo que ele achava melhor para Rússia.

        Não vou defender o cara porque não conhecia, mas defendo o direito dele de lutar pelo que o que achava melhor.

        Políticos são políticos no mundo inteiro.

Comentários não permitidos.