Defesa & Geopolítica

As veteranas no mar outra vez! MB manda para exercício com os argentinos 3 das suas fragatas mais cotadas para a baixa (que, agora sabemos,ainda terão um bom tempo na ativa…)

Posted by

De cima para baixo: fragatas “Constituição”, “Greenhalgh” e “Rademaker”

Por Roberto Lopes

 

 

Alvo da curiosidade dos leitores e foristas do Plano Brasil depois que, numa entrevista exclusiva à coluna INSIDER, terça-feira retrasada (01.08), o chefe da Marinha Brasileira, almirante Eduardo Leal Ferreira, declarou que não fará mais nenhuma desprogramação de escoltas durante o seu comando, as fragatas Greenhalgh (F-46), Rademaker (F-49) e Constituição (F-42) – que se encontram entre as unidades mais antigas e desgastadas da Força de Superfície – são notícia mais uma vez.

As três e mais o navio-tanque Gastão Motta (G-23), foram designados para constituir o Grupo-Tarefa incumbido de operar com a corveta argentina Spiro (P-43) ao largo do litoral brasileiro, durante a Operação Fraterno XXXV.

O reabastecedor “Gastão Motta”

As manobras de guerra acontecerão entre as cidades do Rio de Janeiro e de Itajaí (SC). Os cinco navios comporão uma Força Naval Combinada, que deverá executar operações em meio a um ambiente de múltiplas ameaças – submarinas, aéreas e de superfície.

Sexta, 4 de agosto: a “Spiro” zarpa de Puerto Belgrano rumo a águas jurisdicionais brasileiras

A amplitude das manobras foi definida em maio último, quando o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra do Brasil, contra-almirante Valter Citavicius Filho, recepcionou, no Rio, seu colega capitão de navio Jorge Juan Siekan, Comandante da Divisão de Corvetas da Armada Argentina (foto abaixo).

A população itajaiense poderá visitar os navios da Operação Fraterno nos dias 19 e 20 de agosto, das 09h às 17h, no Complexo Portuário de Itajaí.

32 Comments

  1. Amigo Roberto Lopes e sobre o ndcc Mattoso Maiai? a MB vai mesmo revitalizar 3 classe Niteroi e 3 servira~para patrulha oceanica?

  2. Pingback: As veteranas no mar outra vez! MB manda para exercício com os argentinos 3 das suas fragatas mais cotadas para a baixa (que, agora sabemos,ainda terão um bom tempo na ativa…) | DFNS.net em Português

  3. Já que a MB aparentemente não vai comprar nada mesmo, seria melhor levar as 4 embarcações para o AMRJ e fazer uma reforma geral.
    Revisão em tudo, para esticar o tempo de serviço.
    Afinal, a marinha vai reformar um equipamento que conhece, é melhor do que comprar velharias sem nenhum histórico de manutenções.

    • Concordo plenamente. Reformar todas as fragatas para estender a vida das mesmas. E depois se instale alguma atualização possível, entre mísseis e sonares.
      Não há previsão de compra, nem de prateleira. Até a de Escola eu transformaria em frag ata real.

    • Roberto Lopes says:

      Sua intuição está correta, tiosam.
      Mas Isso já vem sendo feito. E não é de agora.

  4. Bem, aproveitem o bastante, pois acredito que daqui a alguns anos, não terá mais nenhuma.

  5. Se somar as duas marinhas não da uma.

    • Em parte eu concordo essa Spiro iria para o fundo antes de um espirro em caso de uma guerra rsss

      No entanto devemos recordar os erros nas nossas forças armadas para tentarmos mudar nosso futuro.

      Em minha opinião nossa MB deveria ter no maximo umas 6 fragatas e umas 12 corvetas deixando uns 8 submarinos para uma guerra real com o apoio da FAB (que deveria ter toda a sua frota de AMX equipada com misseis anti navio e voltados paraboperações navais) mas quando um Davi quer lutar como Golias infelizmente não adianta aconselhar .

      Fora que temos 80 mil militares nessa força mas com menos poder de fogo que uma força europeia com 10 mil militares (e a historia não é diferente na FAB).

      • Roberto Lopes says:

        Bom dia, Munhoz.
        Aproveito sua intervenção para esclarecer um equívoco que vem sendo repetido aqui na Coluna INSIDER há tempos.
        O efetivo autorizado da MB é de 85.000 homens, mas ele não está completo.
        O último número de que me recordo é 67.000, mas pedi ao almirante Flavio Rocha que me desse a cifra exata atualizada.
        Vamos aguardar.
        Boa sexta!

        • Olá Roberto, na verdade temos esses números em nossas forças devido as suas responsabilidades na vigilância de nosso mar territorial, espaço aerio e fronteiras terrestres, na verdade quado o gasto militar brasileiro é analisado a fundo vemos que uma boa parte poderia ser classificado como gasto em segurança publica.

  6. Rapaz, estamos mal, mas tem gente pior do que nós (não que sirva de consolo).

  7. Mais que coisa heim ! .. enquanto em países sério … se busca construir uma Marinha para ser a rainha dos mares ..já no braZil …rsrsr … se busca fazer de sua marinha ( com M minúsculo ) .. a rainha da sucata .. VALEU COXINHAS >;)

    • FHC entregou o poder em 01/01/2003 com o Brasil possuindo uma Marinha plenamente operacional. A Marinha foi destruida durante os 13 anos de Lulopetismo. Mais uma vez as mentiras dos PeTistas mostram ter perna curta…..

      • Mas não foi esse FHC que acabou a Marinha ? … a Historia é testemunha disso .. sabia? … o FHC todo mundo sabe o quê ele pensava sobre as forças armadas .. como o caso do projeto do submarino nuclear brasileiro, do projeto FX brasileiro .. e sobre base de Alcântara … parece que o filhote do golpe utilmente anda esquecido ? … pois é né ? …como a história é cruel com os golpistas .. não é mesmo ? ..rsrsr … >:)
        .
        .
        VALEU COXINHAS

        • O filhote da “Pátria-educadora” se esqueceu que o Lulopetismo criou o PROSUB para desviar recursos, e quis entregar a base de alcântara para os quilombolas…..

          Como de costume a mentira dos PeTistas tem perna curta (2)

          • (…) entregar a base de alcântara para os quilombolas (…)
            .
            . Os quilombolas já estavam lá antes que o “Doriana ovomatique” ..rsrs .. se encontra dentro do ovo ..HAHAHAHH … e os quilombolas são brasileiros( com S e não com z ) … e para mim é melhor ter quilombolas( brasileiros ) lá do que ter militares americanos ( uma base ) … ou seja … uma nova Guatanamo . >:) ..rsrsr … para quem vive dizendo que os esquerdistas querem transformar o braZil em uma Cuba .. tai um bom começo ..HAHHAAH..
            .
            VALEU COXINHAS

          • Os quilombolas estão sendo usados pelos ParTido para inviabilizar Alcântara. O mesmo ParTido que não investiu no programa espacial brasileiro.

            Mentira de PeTista tem perna curta (5)

        • Até onde se sabe, as forças armadas não eram a maior preocupação de FHC mesmo… Mas…

          Nas gestões de Itamar Franco e FHC, foram completadas as corvetas classe ‘Inhaúma’, foram adquiridas as fragatas classe ‘Greenhalgh’, os patrulheiros classe ‘Grajaú’, o NAe ‘São Paulo’, foram concluídos os submarinos classe ‘Tupi’, além de se iniciar a corveta ‘Barroso’, o submarino ‘Tikuna’ e o ‘mod frag’ da classe ‘Niterói’. E para o CFN, vieram sistemas ‘Mistral’ para defesa de ponto, que foi, salvo melhor juízo, o primeiro MANPADS no Brasil.

          O programa FX-1 estava com recursos alocados, restando apenas a decisão em 2002… O resto é história…

          Quanto ao Exército, vieram 91 carros M-60 ( na versão A3 TTS, que era a mais avançada na época ) e o primeiro lote de carros ‘Leopard 1’ ( variante 1A1, adquiridos da Belgica ), além de um pequeno lote de mísseis ‘Igla’.

        • O PMG frustrado do Ceará ocorreu em qual governo?
          Os sucessivos atrasos no cronograma do PROSUB ocorreram em qual governo?
          A parada de 9 anos da Julio de Noronha e da Jaceguai ocorreram em qual governo?
          A novela das reformas do Nae São paulo, dos A4 e o contrato absurdo para compra e modernização dos Trackers ocorreu em qual governo?
          VALEU MORTADELAS.

      • Roberto Lopes says:

        Não concordo, S-88.
        O segundo governo Lula e o primeiro da Dilma apoiaram a modernização da Marinha.
        Basta ver o PROSUB e a aquisição dos navios classe Amazonas.

    • Um balaio de gato em informações no estilo ..” VALEU COXINHAS ”

      TEMER NÃO TEM COMO PAGAR COMPRA DE DEPUTADOS,AVISA EQUIPE ECONÔMICA
      .
      CENTRÃO AMEAÇA NÃO BARRAR 2ª DENÚNCIA DE JANOT CONTRA TEMER
      .
      JUÍZES E PROCURADORES RECLAMAM DO STF POR RECUSAR-LHES AUMENTO
      .
      GOVERNO DEVE ANUNCIAR HOJE ” ROMBO DO ROMBO” , FALASSE DE R$ 20 bi,JÁ OUTROS, FALAM MAIS DE R$ 20 bi

  8. ……….creio que se poderia modernizar essas naves de igual forma a que se faz às fragatas Julio de Noronha e Defensora ainda que tenham mais de 30 anos ….como há pouco dinheiro, esticar a vida útil dessas (e outras mais) naves é o único modo de manter a esquadra com capacidade operativa …. o Brasil não tendo conflitos e disputas com nenhum vizinho teria teoricamente tempo para a execução dessas modernizações…não adianta ter um opinião fatalista do assunto ………

  9. Sou a favor da modernização de todas Niteróis (se isso for viável). Fica-me sempre na memória que Leander ex-holandesas estão ativas até hoje.

  10. O que será a modernização das Niteróis? A troca do radar de busca por um 3D, a substituição dos Áspide pelo CAAM e do sonar de casco? Se for, será uma senhora atualizada. É, claro, a eliminação do Boticário.

  11. Boticário, não! Boroc

  12. As turbinas do sistema de propulsão das fragatas Greenhalgh e Rademaker deixaram de ser fabricadas a muito tempo. O fabricante informou também, a alguns anos, que cessaria o suporte para as mesmas, o que quer dizer que não existem mais sobressalentes. Portanto, tais sistemas de propulsão estão condenados, assim como tais vasos (no campo bélico). Vê-se que a terceira da classe, ex-Bosísio, virou alvo da Missilex 2017, e foi afundada recentemente. Antes ela foi canibalizada para dar suporte às outras duas.
    Óbviamente, podem operar como patrulhas, como disse o Alm Leal, somente com seus motores diesel.
    Veremos.

    • As tipe 22 nem para patrulha da mais, acho que nem pra museu,… más as MK10 com nova motorização e atualização software aguenta mais 15 anos.
      Tem que se vender as tipe 22, pode se aproveitar o aço… talvez com o dinheiro daria para terminar as macaé ou comprar duas Oliver Hazard Perry, nesse ultimo caso se o Alm, Leal pedir para USNAVY receberia até de graça as embarcações, tendo em vista a amizade, pagando apenas um pmg necessário e também barco para mais 15 anos.

  13. Ferreira Junior says:

    Onde foi parar meu comentário. Será que foi problema na internet?!

  14. Não quero defender presidente A ou B

    Mas a classe Greenhalgh comprada no governo FHC, algumas tinham apenas 12 anos de comissionada como a Bosísio, lembro que tinham uma expectativa de servirem no máximo mais 10 mais.

    Hoje temos as mesmas escoltas, aliás muitas deram baixa no governo do PT

  15. As T-22 foram compradas pelo Itamar. Questão de justiça reconhecer. Nunca foram do agrado da MB.

  16. Boa noite Roberto Lopes.
    Os lançadores de mísseis Áspide das FCN poderiam ser instalados na Barroso e nas 2 CVI restantes? Os mísseis ainda teriam validade?
    Pergunto isto, pois se a MB modernizar 3 FCN os lançadores das demais poderiam ser aproveitados nas Corvetas.
    É um absurdo que a Barroso, não tenha um mísero lançador de MANPADS, e seja enviada para uma região problemática como a costa do Líbano.
    Att.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com