Armas russas que mostraram sua eficácia na Síria

O jornal Svobodnaya Pressa (Imprensa Livre) publicou uma curta lista das últimas armas russas testadas nas condições reais de combate na Síria.

1. Su-35S – O caça Su-35S supermanobrável multifuncional de geração 4 ++. Não está na lista dos aviões da quinta geração só por duas características das 14 necessárias: discrição e utilização de um radar especial.

Em alguns aspectos, chega a ser superior aos caças de quinta geração, que atualmente estão em serviço nos EUA, o F-22 e o F-35. Por exemplo, em termos de capacidade de manobra, é o campeão indiscutível do mundo, indica a mídia.

O S-35S aniquila tanto alvos terrestres como aéreos. Por exemplo, revelou suas capacidades ao destroçar fortificações de Daesh e colunas ilegais com caminhões-tanque de petróleo.

2. Míssil X-101 – O míssil X-101, posto ao serviço em 2013, é a arma principal dos bombardeiros estratégicos Tu-95 e Tu-160. O míssil tem um alcance de 5.500 quilômetros. Seu CEP (Erro Circular Provável, em inglês) é só de 5 metros. Esta alta precisão se consegue utilizando uma combinação de sistemas de controle de voo.

O míssil pode atingir alvos fixos e móveis. Neste último caso, o seu CEP se aumenta para 10 metros, o que é mais que suficiente com um peso da ogiva de 400 kg.

3. Bomba KAB-500S – As bombas guiadas de alta precisão KAB-500S são capazes de planar por até 15 km com um desvio do alvo até sete metros, usam o sistema de navegação Glonass, a alternativa russa ao GPS, para destruir alvos, sendo a sua orientação corrigida através do sistema de busca de objetivos.

A bomba é usada por aviões de guerra russos avançados, incluindo os bombardeiros Su-34, que estão atualmente operando na Síria. Assim, em outubro de 2015, uma bomba destas eliminou cerca de 200 membros do Daesh.

4. Mísseis Kalibr – A utilização de mísseis de cruzeiro Kalibr se tornou numa sensação por todo o mundo quando um navio estacionado no Mar Cáspio fez fogo sobre as posições dos rebeldes sírios e o Kalibr voou 1.500 quilômetros acertando no alvo.

Porém, não foi o melhor feito do míssil, já que seu alcance atinge 2.600 quilômetros, enquanto os mísseis exportados às forças armadas de outros países, como a Índia, não alcançam mais que 300 km.

5. Sistema TOS-1A Solntsepiok – O sistema de lança-chamas pesado TOS-1A Solntsepiok, sobre chassi de lagartas, já atraiu a atenção inclusive dos especialistas ocidentais. Sua particularidade consiste no “recheio” do projétil disparado.

 

https://www.youtube.com/watch?v=govStN7X6PI

É uma mistura autoinflamável de alta temperatura de combustão e grande área de impacto.

6. Sistema Krasukha-4 – O sistema de guerra eletrônica Krasukha-4 suprime satélites espiões, radares instalados em terra e sistemas aéreos AWACS, canais da comunicação e controle, tornando as armas russas completamente invisíveis.

Krasukha-4 prejudica bastante o Exército dos Estados Unidos, cujos meios de vigilância e comunicação falham ao chegarem a 200 km de Lataquia, na Síria.

7. Projétil guiado Krasnopol de 152 mm – A bomba inteligente Krasnopol de 152 mm foi desenvolvida na cidade russa de Tula. Tem um alcance e uma precisão incomparáveis. Sua probabilidade de atingir o alvo a uma distância de 25 km ascende a 97%, seu alcance máximo é de 70 quilômetros.

A precisão de tiro se consegue graças à iluminação de objetivos por laser. A Krasnopol é capaz de alcançar inclusive alvos que se movem com velocidades até 36 quilômetros por hora, por exemplo, veículos sobre lagartas.

Edição: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

59 Comentários

  1. E pensar que deixamos de comprar uma verdadeira águia Russa com transparência de tecnologias e montagem local,para comprar um mosquito Suéco gripado (Gripen )kkkk.
    Por simples submissão nacional aos interesses internacionais da grandes potências ocidentais.
    Como sempre digo,uma vez colônia de exploração sempre colônia será! !!

    • Foxtrot,

      Penso que deixamos de comprar uma aeronave cujo projeto remonta a requisitos soviéticos do final dos anos 60, para incorporar aquele que talvez seja o caça de quarta geração de concepção mais racional ( e muito mais avançado nesse quesito que qualquer coisa anterior a ele ) no Ocidente atualmente…

      Quanto a questão da ToT, isso já foi desmistificado faz tempo… Os russos simplesmente não se enquadraram nos requisitos da FAB.

      • Rapaz!!!!!! A Madastra Russia só fabrica armamento de primeira!!!!! Todos os aviões são superiores aos modelos Americanos e Europeus.
        Tem sistemas que desativam todos os equipamentos de vigilância da Otan.
        Esse pessoal Russo não é doido. Doido é quem acredita nisso tudo!!! kkkkkkkkk
        Os Russos e os Chineses são assim mesmo, soltam um pumzinho, e afirmam categoricamente que conseguiram espalhar o fedor em 20 quarteirões.

  2. “6. Sistema Krasukha-4 – O sistema de guerra eletrônica Krasukha-4 suprime satélites espiões, radares instalados em terra e sistemas aéreos AWACS, canais da comunicação e controle, tornando as armas russas completamente invisíveis.”

    Não foi o que se viu, pelo contrários, satélites civis foram capazes de identificar as aeronaves russas. Os americanos e israelenses operaram normalmente seus caças e realizaram vários bombardeios. E claro não vamos nos esquecer a turquia abateu um Su-24.
    Ou o sistema não funcionou adequadamente, ou estão exagerando um pouco, só um pouco, na real missão do aparelho…

    • Vc sabe que satélites não são somente operados do espaço??
      Que uma aeronave espiã é considerada um sistema de satélite??
      Que para para captar imagens de determinado local o satélite vai precisar de uma recalibraçao de rota, seja para uma atividade comercial civil ou militar, sendo assim não existe propriamente dito satélites unicamente civis, todos os países usam satélites comerciais para atividades militares

      • Tirelles
        Os T-90 por exemplo estão tendo um desempenho excepcional devido ao Arena

        e isso foi documentado por videos e mostrado pra todo mundo

        nao é propaganda exagerada

        ta certo que as vezes o Sputnik exagera, mas no caso da Siria a Russia está se saindo muito bem sim

      • No que seu ponto se contrapõem ao meu?
        Fato: o Krasukha-4 não impediu imagens de satélites e provavelmente nem foi projetado pra isso, pura propaganda!

        Mas obrigado não sabia que uma aeronave podia ser considerado satélite, pensei que fosse uma definição restrita a objetos em órbita.

        Existem satélites de uso e operação exclusivamente militar, satélites mistos e satélites civis/comerciais, mas e dai?

    • “satélites civis foram capazes de identificar as aeronaves russas. Os americanos e israelenses operaram normalmente seus caças e realizaram vários bombardeios. E claro não vamos nos esquecer a turquia abateu um Su-24.”
      O sistema não foi concebido para operar na frequência do visível, logo obviamente que satélites projetados para fotografar vão ter sucesso, mas os equipamentos de rastreamento via radar, infra vermelho e outros comprimentos de onda podem sim sofrer interferência.
      No caso do Su24 não sei se o sistema foi utilizado e se os caças estavam dentro do alcance operacional do sistema, caso o caça seja travado antes do uso do jammer duvido muito que o jammer tenha sucesso, independente do pais de origem do míssil ou do equipamento de interferência.

  3. ainda bem que a sputnik news foi coerente na sua matéria e não colocou como “eficaz” as AA da Rússia, senão iriam passar vergonha rsrs…

    os tomahawk do Trump fizeram a festa lá sem serem convidados… mentira minha, foi avisado sim, mas na ultima hora, o Putin deve estar até agora tentando entender como esses “penetras” entraram lá na Síria sem serem detectados rsrs…

    • A base era coberta por algum sistema de defesa de ponto(pantsir s-1)?
      Vc já ouviu dizer que a terra possui uma forma não plana e possui inclinação de 1 grau a cada 111 kilometros??
      Que mísseis de cruzeiro voam a duas dezenas de metros do solo sendo que os sistemas de defesa s-300 e s-400 atuam apartir dos 70 metros de altitude??
      Por último me aponte um sistema anti-aéreo ocidental que tenha cobertura contra mísseis de cruzeiro em uma distância superior a 70km

      • Você sabia que a aviação israelense age impunemente sobre a Síria apesar desse país árabe fazer uso dos sistemas TOR-M1 e PANTSIR S-1?

        Você lembra que em um dos últimos ataques os sírios dispararam vários mísseis S-200 contra os atacantes israelenses e todos erraram o alvo, e que um deles ao assumir uma trajetória balística foi derrubado por um míssil Arrow-2?

      • Rapaz, eu sou grande fã de equipamento russo. Mas os EUA estão revolucionando a coisa toda. Deixando a comparação equipamento por equipamento de lado, atualmente, acredito que possuem o sistema mais integrado. A notícia é recente e você pode procurar, utilizaram o radar de um F-35 pra guiar um míssil além do horizonte radar um feito impressionante…

        A propósito a altura minima para o S-400 é (10 – 15)m. Você está fazendo uma comparação simples, mas quando se fala neste tema o que está em jogo é o quão eficiente é o sistema de defesa antiaéreo que a Rússia?

        O S-400 é simplesmente o melhor, a base estava sobre a proteção russa. Não tem desculpa, não contar com o pantsir s-1 continua sendo um problema muito grave. E se o alvo fossem os próprios S-400 daria tempo de interceptar tanto míssil? cadê o sistema de alerta? não dá pra abater com S-400, coloca uns SU-30 armados até os dentes pra abatê-los…

      • Su-35 e Su-30 poderiam ter sido usados.

        E seria um boa propaganda abater alguns tomahawks com caças, mesmo que poucos.

      • pois é, uma tremenda propaganda.
        é preciso levar em conta também a possibilidade dos russos terem detectado o lançamento, mas não terem atacado por motivos políticos/diplomáticos, apresar de improvável…

        E completando um pouco, aqui mesmo já foi explicado sobre este sistema nesta reportagem http://www.planobrazil.com/japao-que-devera-reforcar-defesa-de-misseis-navais/

        Se e pesquisarem por NIFC-CA F-35 vão achar muito material também. Foi uma notícia muito pouco comentada, mas é de um impacto tremendo nas capacidades de defesa antiaéreo, algo revolucionário.
        Uma forma de pensar neste sistema é num Sistema de defesa “n” vezes multiestático em que cada aeronave no céu (me parece que apenas F-35 e AWACS) funcionam como um sistema de radar interligado.

      • Eu não desconsidero a ideia dos russos não terem reagido.

        Mesmo assim ficam dúvidas sobre os buk-m2 e pantsir que a Síria possui.

        Talvez os tomahawks sejam mais difíceis de se detectar do que se pensa.

      • JPC3

        é oq eu falo, se os Russos tivessem abatidos o máximo possível desses tomahwks, seria uma propaganda positiva incrível para eles, por isso eu DUVIDO que eles deixaram passar.

        não conseguiram detectar mesmo rsrs.. então tem que zoar esses russofilos, eles vivem falando que o S-300/400, pantsir, iglas, e todo o sistema de cobertura AA dos russos é fo#% e não deixa passar nada, mas a vdd é que estão vesgos rsrs…

      • Aristenio Catanduva – Você sabia que a responsabilidade da defesa anti-aerea daquela base era russa, logo eles devem assumir a responsabilidade. Eles devem conhecer bem as limitações de seus sistemas anti-aereos e deveriam ter previsto isto. Os militares sírios que morreram lá agradeceriam.

      • s 88! ingratidao !se nao fossse a rustica e dinamica tecnologia e a bravura do POVO russo contra a mais avançada tecnologia do mundo na epoca nao ia ter judeu no mundo para contar historia ! se a russia quissese abatia a força aerea israelense inteira dentro de israel sem precisar invadir israel numa uma zona de excluçao aerea de 400km na vizinhança

    • Não sou russólogo. Mas vamos inverter o raciocínio.
      Se houvesse um ataque de misseis Kalibr a um certo pais fictício e esse pais atacado tivesse sistemas Patriot ou THAAAD e mesmo assim o ataque fosse bem sucedido. Isso desqualificaria os sistemas Patriot e THAAD???

  4. Muito bom, mas já era esperado afinal russos não começaram a fazer amras ontem, e a industria bélica e um dos principais (senão o principal) filões da industria de exportação russa.

  5. Bom

    O que nós podemos afirmar com certeza é que, desde o inicio das operações militares na Síria, os Russos tem se saindo bem sim… e o equipamento deles tem mostrado alta efetividade… isso é fato

    O resto é achismo

  6. KKKK, estas armas so tiveram um desempenho modesto porque foram usadas contra um bando de doidoes ,sem defesa area , sem sincronia , assim fica facil , quero ver eh usar estas armas contra um estado de medio poder , ehhhh , os EUA trucidaram um Iraque repleto doque havia de melhor de armamentos Russos , soldados bem treinados ,doutrinado pelas spetnas , isso sim foi guerra , eh ironico ver russos postarem estas palhaçadas , quero ver eh TROPA no chao , e nao apenas mandar um punhadinho de speciais para agir na retarguada de soldados sirios ,de militantes do Hesbollah e de tropas especiais iranianas , vamu lah fodoes , olho no olho com o Daesh , os filhos do IMPERIO enfrentam olho no olho Taliba , al -qaeda e anteriomente a Guarda revolucionaria Iraquiana , pra mim no mano a mano os russos precisam da ajuda divina , UM inverno por exemplo !

    • Por isso eque na utualidade os verdadeiros matadores estao a serviço do IMPERIO , georgia ,crimeia , donbas ,siria isso ai eh um passeio de ferias , AMERICA o UNIVERSO OS SAUDÃO !

    • pois é teropode eu também estou esperando aqui os eua mostrarem todo o seu alegado poderio militar superior contra o Regime da Coreia do Norte…aquele regime é pior e mais sanguinário que o do Saddam Hussein e Gaddafi mas ninguém faz nada para salvar aquele pais da opressão e da tirania como fizeram no Iraque e na Líbia com tanto afinco, pertinácia e empenho…mas é isto que eu não entendo porque com o regime do Iraque e da Líbia não quiseram saber de dialogo…rs….

      • kkkk, vai continuar esperando cara , o IMPERIO nao rasga DINHEIRO , ja discorri aqui varias vezes o motivo que deixe enviavel uma açao unilateral IMPERIALISTA contra a CN , se esforce e tente achar estes comentarios , nao vou perder tempo repetindo-os !

      • “teropode
        3 de junho de 2017 at 14:21

        kkkk, vai continuar esperando cara”

        é verdade…Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas!…… 😛

      • Isso é o que você ideologicamente acha. Você tem que parar de assistir os filmes dos Transformer, Mulher Maravilha, Avengers e a Galinha pintadinha.

      • Ele sabe disto , repete este mantra apenas para conseguir dormir , a ideia de ter um F22 anos luz a frente lhe causa insonia , falta de apetite e se ele assistir ao video aonde os pilotos de testes da lockheed fazem a manobra cobra com o F35 ai sim ele descarrega a 12 na boca ,kkkkkk, vou orar por ele ,kkkkkkkk

      • “”Outro fã do Top Gun.””

        Pior é que esse Ivan conversa com pessoas que sabem muito mais que ele e mesmo assim não evolui.

        5° geração ser melhor que a 4° é ideologia na mente do cidadão.

      • Nao seje hipocrita , vc eh que ideologicamente acha tudo que eh russo superior , sem argumentos logicos , apenas na empolgaçao , SOU MAIS O RAFALE , depois SU 35 e logo em seguida o bunda pesada eurofighter !

      • O Rafale melhor que o Su 35?

        Em que aspectos?

        Eu acho o Rafale um grande vetor, sem duvida…

        Mas em que termos ele seria superior ao Su 35?

        Eu pergunto pq eu não vejo nenhum requisito que o Rafale possa superar o Su 35

      • Pois então me diga

        Eu realmente não sei em que sentido o Rafale (que era chamada de “jaca voadora” pelos trilogiopatas) é melhor do que o Su 35S

  7. “O caça Su-35S supermanobrável multifuncional de geração 4 ++. Não está na lista dos aviões da quinta geração só por duas características das 14 necessárias: discrição e utilização de um radar especial.” Que tipo de especialista é esse?

    https://www.youtube.com/watch?v=nDuXTzLj-RI

    O Gripen é atualmente o caça mais manobrável do mundo, com a maior taxa de sustentação em curvas.

    • Vc falando mentiras ai ,kkkk, cite entao as 12 outras caracteristicas ,kkkkkk, por favor , sei que vc eh bem informado , mas lhe adianto que destas 14 caracteristicas 8 sao secretas , como vc soube delas ? vc eh um hacker chines ? kkkkk , ou apenas um bolivarianus palpiteirus ?

  8. Mísseis de cruzeiro foi o que mais surpreendeu. Mostrou que as bases da OTAN são vulneráveis, mesmo que os ocidentais consigam ter superioridade aérea.

  9. 1. Su-35S
    Quando a coisa apertou e a Rússia precisou mandar uma mensagem de força foi enviado a síria com mísseis R-77, somados aos S-400. Prova que os militares confiam no seu potencial.

    2. Míssil X-101
    Tecnologia de ponta, demonstrou que a Rússia é sem sobra de dúvidas uma das moderna potência militar e continuará sendo por muitos anos.

    3. Bomba KAB-500S
    Causou polêmica, afinal não era pra Russia ter comprado essa bomba, muitos consideravam que foi apenas um demonstrador, o Glonass não deveria funcionar também. Pois bem, a bomba existe e o glonass funciona…

    4. Mísseis Kalibr
    Também surpreendeu, antes pensavam que o alcance máximo destas armas não ultrapassavam os 500km, ter demonstrado ser no mínimo do triplo e com um perfil de voo de baixa detecção foi um verdadeiro chute no saco dos críticos mais “inocentes” que subestimavam a tecnologia bélica russa.

    5. Sistema TOS-1A Solntsepiok
    Vendo o vídeo ainda não entendi o motivo do Assad ter apelado pra armas químicas, quem já pesquisou o efeito das munições termobáricas, o quão letal e cruéis elas podem ser sabe que o ataque químico até matou pouco.

    6. Sistema Krasukha-4
    Propaganda foi tão grande e não tivemos nenhuma informação concreta da utilização do sistema que fica difícil falar em sucesso ou fracasso. (Não seria bom para Russia apontar um sistema interferidor na fronteira com a turquia e camuflar a posição exata das suas aeronaves, teriam impedido a derrubada do su-24 e a corrida pra baixo da saia do OTAN que a turquia deu quase que no instante seguinte).

    7. Projétil guiado Krasnopol de 152 mm
    Excelente projétil, segundo as especificações, não o conhecia até o momento

  10. mas é isso que eu não entendo…a Rússia é mais pobre que este pais..segundo dados do Banco Mundial referentes à 2015 seu PIB é de 1,8 trilhão de dólares e Brasil é de 2,3 trilhão de dólares….mas são a segunda maior potencia bélica do planeta…alguma coisa esta muito errada nisto tudo…rs..

    • Nao ha nada de errado , e vc sabe disto , eles possuem dominio na area tecnologica , muito deles sao impares , mas oque mais contribui para estes avanços eh o fato deque por lah nao ha BOLSAS multiplicadoras de vagabundos , lah nao a preguiçosos invadindo terras e estorquindo empresarios , ha corrupçao ? sim mas nao no nivel total como aqui no brasil e por fim , possuem um territorio enorme , sao cercados por vizinhos trairas , se nao estiverem bem armados serao invadidos por todos os lados , passa a regua ! E POR favor nao compare RUSSOS aos vira-latas da america latina !

  11. Ao maluco la de cima: Quando a Turquia abateu o SU-24 e as trropas russas e da guarda republicana resgataram o piloto q sobreviveu,Putin mandou fazer um bloqueio eletrônico de 500 Km ² .Nesse dia,Awacs americanos que operavam apartir de İncirlik foram afetados a um distância de 200Km do bloqueio ! O sistema Krasukha-4 funcionou muito bem.
    Quanto aos Tomahawks de Trump:
    Russia e E.U.A são super potencias atômicas!
    Tem protocolos de entendimento.
    Mesmo os russos sabendo da trajetória dos Tomahawks ,ñ poderiam fazer nada!
    Isso seria desastroso para diplomacia e traria mais distúrbio para política e afetaria a economia q milagrosamente “apesar das sansões” vem ganhando credibilidade e começa a crescer .
    Mas Vlad,a marreta,ainda deu seu recado. Deixou apenas parte do carregamento passar!
    Cadê as imagens americanas dos 59 engajamentos sendo alvejados?!
    Quando Trump quer falar com os russos,meu irmão,é porque a porra é séria!!!

    • “”Putin mandou fazer um bloqueio eletrônico de 500 Km ² .Nesse dia,Awacs americanos que operavam apartir de İncirlik foram afetados a um distância de 200Km do bloqueio !””

      A sério?

      500 km quadrados é 20×25 jamais afetaria algo a 200km.

      “”Mas Vlad,a marreta,ainda deu seu recado. Deixou apenas parte do carregamento passar!
      Cadê as imagens americanas dos 59 engajamentos sendo alvejados?!””

      “Vlad” não impediu nenhum, essa foi a verdade.

      Por que você não se pergunta onde estão as imagens dos tomahawks abatidos?

  12. Amigos,

    Sobre o ‘Krasukha’…

    Vamos entender que o dito cujo evidentemente tem um potencial limitado pela sua própria concepção… É improvável que possa proteger eficazmente para além de uns 200km de raio. Se jogarmos potência contra potência, evidentemente a aeronave tende a ganhar nessa distância…

    Radares AESA, que emitem em frequências diversas, também se constituem em elemento de difícil interferência. Combinando isso a uma capacidade LPI, torna-se extremamente difícil a um jammer acompanhar.

    Sistemas como o ‘Krasukha’, que trabalham em banda larga, podem evidentemente afetar as operações, comprometendo localização e visualização constante. Podem assim comprometer o guiamento de mísseis pelo GPS ou sistemas que utilizem radares imageadores. Contudo, ao faze-lo, eles mesmos correm o risco de se constituírem em alvos pelas próprias emissões… É por isso que é tão difícil ver esses tipos trabalhando…

    • Engraçado esse pessoal…tudo o que é dos eua infalível e superior…enquanto que tudo da Rússia é meia boca ou inferior…sempre tem uma falha ou limitação…é impressionante como enaltecem tudo o que é só desta gente…como dão valor mais a eles do que a própria nação onde vivem…para este pessoal é uma nação imaculada…que nunca sofreu perda…nunca conheceu derrota ou ficou pra trás em nada em sua historia…nunca fizeram algo de ruim ou de errado na historia…tudo de ruim e de errado é mentira ou tem justificativa…no final das contas quem perde a credibilidade e a moral são eles mesmos…que se mostram pessoas extremamente alienadas, parciais e clubistas…como diz o ditado: “O meu amigo não tem defeito, já o meu inimigo senão tiver, eu invento”…

  13. Certo… mas o teropode não respondeu ao meu questionamento

    Em que aspecto(s) o Rafale é melhor do que o Su 35?

  14. Não sou especialista, mas apenas um apreciador de assuntos bélicos, mas até onde sei Krasukha-4 consubstancia-se num sistema de guerra eletrônica, se destinado a captação, monitoramento e interferência de sinais eletroletrônicos, assim o sistema pode captar, interferir e codificar emissões de radio frequência em uma área de até 300 km de diâmetro, estando dentro das suas capacidades os satélites espiões de órbita terrestre baixa (LEO), radares terrestres e radares aéreos, o Krasukha-4, também pode ser usado como ECCM,ou mesmo ser usado para captar, interferir e suprimir transmissões de telefonia celular.

    Da mesma forma há de se salientar que o Krasukha-4 somente esta operacional na Base de Khmeimim, protegendo a região de Latakia e o Porto de Tartus onde estão implantadas as tropas russas. Da mesma forma, seria impossível para o Krasukha-4 interferir em em satélites de orbita alta ou impedir que satélites espiões tirem fotos da base, posto que a fotografia tirada de satélites ou de aviões não são produtos de emissão de radio frequência e hoje o que mais tem no espaço é satélites capazes de tirar fotos de qualquer área do globo terrestre.

    Quanto aos Su-35, cabe ressaltar que segundo previsão do MD russo o SU-35 deve ser declarado operacional em 2018, ou seja para as forças russas o SU-35 é um vetor em fase de testes e não pronto para o combate, sendo que ele esta utilizado pela Rússia na Síria exatamente para realizar os testes de performance e integração de amas, havendo inclusive videos do SU-35 efetuando tiros de canhão contra posições do DAESH, situação esta que demonstra claramente a bateria de teste dos sistemas de armas, ou alguém aqui acredita que um brigadeiro russo autorizaria o voo de um vetor tão moderno como o SU-35 para atacar uma posição de terrorista com tiros de canhão, sendo o caça capaz de transportar cerca de 8 toneladas de bombas e misseis, ou ainda havendo vetores muito mais capazes de proceder a ação de CAS.

    Quanto ao ataque de Tomahawks sempre havera esta discussão, com os americanos afirmando que os 59 misseis chegaram ao alvos e os russos afirmando que forma só 23, porém as fotos da base atacada e o vídeo do drone que estão na internet, demonstram que o ataque foi um tremendo fracasso em termos bélicos, pois sequer a pista foi atingida e em menos de 24 horas a base estava operacional novamente, porém é certo que para mídia e os aliados americanos o ataque foi um tremendo sucesso.

    Quanto ao fato de Israel atacar posições do Hezbollah ou mesmo do exercito sírio, não esperem que os russos interfiram nestes assuntos, pois ainda que estejam em lados antagônicos, já que há provas da ajuda de Israel ao grupos terroristas estacionados nas Colinas de Golã, a Rússia em momento algum fará qualquer coisa para prejudicar sua relações com Israel, da mesma forma que Israel também não fará nada para prejudicar suas relações coma Rússia, ou alguém espera ver os F-35 israelenses tacando Tartus ou Khmeimim.

    https://eldiariodelamarina.com/el-arma-secreta-que-envidia-el-pentagono-krasukha-4/

Comentários não permitidos.