Arma Blindada: Russos revelam novidades para o Armata e Bumerang

Russian-made_main_battle_tank_T-14_Armata_protected_with_new_generation_of_ERA_armor_640_002Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Nova armadura do ARMATA

De acordo com uma fonte do JSC Tractor Plants, o novo MBT russo carro de combate russo T-14 Armata esta sendo equipado com uma nova geração de armaduras ERA. A ERA foi desenvolvida pela NII Stali (uma subsidiária da JSC Tractor Plants).  Segundo a fonte a nova armadura  pode ser descrita como

“um meio de inovação. Suas especificações são superiores aos da Contact-1, Contacte-5 e Relict”, 

disse a fonte. Ele não forneceu mais detalhes, dizendo apenas que a

“ERA não possui análogos no mundo”.

A nova armadura pode resistir à tods os tipos de armas anti-tanque adotadas pelos países da OTAN, incluindo as munições em state-of-the-art APFSDS DM53 e DM63 desenvolvidas pela Rheinmetall

A fonte disse que a resistência da nova armadura para munições perfurantes (APFSDS) foi significativamente aumentada em comparação com os sistemas ERA mais velhos.

“As características de protecção elevados da nova armadura não são fornecidas pelo simples aumento da massa explosiva nos seus recipientes”, disse a fonte.

Ele ressaltou que a detonação de um recipiente ERA não danifica os componentes eletrônicos e outros equipamentos instalados sob a armadura.

“A nova ERA  resiste aos mísseis anti-tanque guiados (ATGM) com ogivas de alto explosivo anti-tanque “, disse.a fonte

Russian-made_main_battle_tank_T-14_Armata_protected_with_new_generation_of_ERA_armor_640_001

O T-14 também é equipado com uma armadura tipo gaiola localizada na parte traseira do casco. Ele também foi desenvolvido pela NII Stali, disse a fonte.

“Ela fornece a proteção contra 50-60% dasgranadas RPG “, disse ele.

Além disso,o Armata também é equipado com placas de metal-cerâmica como armadura básica. ANEVZ Cerâmicas empresa com sede em Novosibirsk já lançou a produção em série dos elementos, disse o chefe da fabricante de Cerâmica blindada  Andrey Nikitin.

“Nós terminamos os testes este ano e os elementos revelaram a capacidade declarada”, disse ele. Nikitin salientou, que a resistência das placas de blindagem cerâmica é 150% superior ao das tradicionais blindagens metálicas.

De acordo com suas palavras, as novas placas de blindagem serão instaladas não só no T-14, mas também no T-15, Kurganets-25 e Bumerang.

A decisão de equipar o novo T-14 Armata com uma armadura ERA parece estar em linha com o conceito do MBT que o antecedeu. A primeira ERA, foi concebida ainda nos tempos da extinta União soviética. A Contate-1, foi introduzida no início de 1980 e instalada no T-72B. Os modernos carros russos T-72B3, T-80UE-1 e T-90 são equipados com a versão mais moderna, a Contactar-5. A maior critica dos analistas,  que apontam que a instalação das armaduras deixar algumas áreas-chave, por exemplo, a cobertura e escotilha de motorista, vulneráveis ​​ao fogo e às munições ATGMs parece ter sido resolvida. A nova ERA que equipará o T-14 é integrado na sua construção. Esta medida aumenta significativamente a resistência do Armata às modernas armas anti-tanque.

Russia_has_started_the_preliminary_trials_of_new_Bumerang_8x8_armoured_fighting_vehicle_640_001

Bumerang inicia campanha de testes

A Rússia deu inicio aos ensaios preliminares de nova viatura blindada 8×8 sobre rodas, o veículo blindado de combate Bumerang. Segundo nota, a Russian Military-Industrial Company assinada pelo diretor-geral da empresa, Alexander Krasovitsky.

Segundo Krasovitsky, mais de 40 empresas líderes da indústria de defesa russa estão desenvolvendo o mais novo AFV Russo.

” A maior parte do trabalho relacionado com as provações e desenvolvimento está sendo feito pelo nosso centro de engenharia militar “, disse Krasovitsky.

Ele ressaltou, que o Bumerang é um veículo blindado de nova geração equipado com armamento moderno, sistemas de proteção passiva e ativa, bem como, sistema de controle eficaz. Ele também possui uma boa manobrabilidade e capacidade de cross-country, bem como nível de proteção. Krasovitsky enfatizou, que o Bumerang possui maior proteção que os análogos ocidentais.
Ele informou ainda que  vários países estrangeiros são potenciais clientes e que já revelaram o seu interesse no novo AFV.

“Se recebermos a autorização estado, estaremos prontos para oferecer o veículo para clientes estrangeiros”, disse Krasovitsky.

Russia_has_started_the_preliminary_trials_of_new_Bumerang_8x8_armoured_fighting_vehicle_640_002
O AFV é desenvolvido para substituir os veículos BTR-80 e BTR-82 (APC). O veículo Foi apresentado pela primeira vez ao público durante a parada militar de 09 de maio, O Dia da vitória em Moscou, em 2015.

Duas variantes foram reveladas, um veículo de combate de infantaria (IFV) e um veiculo blindado de transporte de tropas (APC). O Bumerang IFV recebeu uma estação de armas controlada remotamente (RCWs), equipada com um canhão 30 mm 2A42 e uma metralhadora coaxial 7,62 mm, PKTM, além de mísseis 9M133 guiados anti-tanque Kornet. A modificação do APC por sua vez é equipada por uma estação controlada remotamente dotada de uma metralhadora Kord 12,7 mm .

Fonte: Army Recognition

16 Comentários

  1. Sinceramente não espero muito do T-14 e acho que já seria muito se os russos conseguissem fazer o seu MBT no mesmo nível do M-A2 Abrams, leopard 2A7+ e AMX-56 Leclerc.

    Agora se tem uma coisa que me interessa é essa torre com canhão 30mm e 4 lançadores de misseis. Não sei porque raios o EB não analisa essa torre para o Guarani. Uns mil guaranis armados com essa torre e cada torre armada com 2 mísseis 9M133 (ou outro antitanque) e 2 Iglas (ou Mistral). Que poder imenso seria!

    • carl: segundo tua opiniao de expert em viaturas blindadas as informaçoes contidas no blog é tudo mentira, e na verdade a russia contruiu na verdade dois lixos, é isso

      • Realmente eu duvido que seja essas coisa toda sim e daí? Você tem como provar que eu estou errado? Tudo que estou vendo até qui é propaganda de um país que não era capaz de fazer MBT do mesmo nível dos que sitei e talvez mas só talvez tenha conseguido agora.

    • os russos sempre foram eximinios construtores de tanques!!! o t-90 e do mesmo nivel do abrams 2 leopardo 2a7, tem ate algumas carateristicas superiores como recarregador automatico e mais leve e agil melhor manobrabilidade!!

  2. olha como eles estão ruins de situação senhores…tadinhos dos bichinhos…..é o embaaargo né senhor RR?!….hihihihi……. 😛

      • “_RR_
        12 de fevereiro de 2016 11:02

        É… É o embargo sim…

        http://www.jb.com.br/economia/noticias/2015/08/10/pib-da-russia-tem-queda-de-46-no-2o-trimestre/

        O fato de estarem desenvolvendo um carro de combate não significa necessariamente que estão com a saúde econômica em dia. Aliás, qualquer economia que se apoie só em commoditie esta sujeita a ir com a maré de seus preços… ”

        a Rússia é simplesmente a segunda maior potencia bélica do planeta…e o segundo maior comerciante de armas do mundo…Após a desintegração soviética, amplas reformas, incluindo a privatização, mercados e a liberalização comercial, foram sendo realizadas. A privatização, em grande parte, deslocou o controle de empresas dos órgãos estatais para indivíduos com ligações dentro do sistema de governo. Muitos dos empresários “novos-ricos” levaram bilhões em dinheiro e ativos para fora do país em uma enorme fuga de capitais. A depressão do Estado e da economia levou ao colapso dos serviços sociais.

        Putin retomou a ordem, a estabilidade e o progresso e ganhou grande popularidade na Rússia. A alta dos preços do petróleo e uma moeda inicialmente fraca, seguido do aumento da demanda interna, consumo e investimentos, ajudou a economia a crescer por nove anos consecutivos, melhorando a qualidade de vida e aumentando a influência da Rússia na cena mundial.

        A Rússia tem uma economia de mercado com enormes recursos naturais, particularmente petróleo e gás natural. As receitas de exportação do petróleo permitiram à Rússia aumentar suas reservas cambiais de US$ 12 bilhões em 1999, para 597,3 bilhões dólares em 1 de agosto de 2008, a terceira maior reserva cambial do mundo. Tem a 9ª maior economia do mundo por PIB nominal e a 6ª maior por paridade do poder de compra (PPC). Desde a virada do século XXI, o maior consumo interno e a maior estabilidade política têm impulsionado o crescimento econômico na Rússia. O crescimento foi impulsionado principalmente pelos serviços não comercializáveis e de bens para o mercado interno, ao contrário dos lucros gerados pelo petróleo, extração mineral e exportação. Desde 2003, as exportações de recursos naturais começaram a diminuir em importância econômica, com o considerável fortalecimento do mercado interno. Apesar dos preços elevados, energia, petróleo e gás só contribuem com 5,7% do PIB da Rússia.

        Segundo a Bloomberg, a Rússia é considerada bem à frente da maioria dos outros países ricos em recursos para o seu desenvolvimento econômico, com uma longa tradição de educação, ciência e indústria. O país tem mais diplomados no ensino superior do que qualquer outro país da Europa.

        os russos são responsáveis por aproximadamente um quarto das exportações mundiais de armamentos perdendo apenas para os estadunidenses….dentro de seu país a indústria de defesa vem em terceiro lugar logo após a de petróleo e gás….fatos estes que lhe conferem sim uma grande importância econômica interna….

  3. Professor Bacchi Corrija-me se estiver errado,
    Sinceramente o Armata não me surpreendeu, para mim uma evolução natural, corrigiu os erros da cabine apertada dos T72 e 90 russos, melhorou em alguns aspectos como suspensão e taxa de giro da torre, torre controlada remotamente e optoeletrônicos, algo que certamente será melhor que o que foi apresentado no T90MS que por si só já está de bom tamanho para os atais carros modernos. O destaque, é o novo Chassis que se distingue de vez do da família 70 e 90 se aproximando dos modernos chassis dos carros ocidentais. A blindagem, sistemas mais avançados que o ARENA, e o sistema EMT-7. http://www.planobrazil.com/mbt-brazil-uralvagonzavod-t-90ms-tagil/
    Porém, na minha humilde opinião o Bumerang foi a maior revolução na arma blindada russa, mais que o Armata, a introdução do veículo é claramente moldado nos padrões ocidentais, A arma engloba soluções de suspensão e portas de desembarque (Rampa Traseira que inexistiam nos modelos BTR 80 /82 e 90 . O veículo possui mais mobilidade e serve de base para inúmeras versões armadas desde metralhadoras .50 até canhões de 30 mm ou de maior calibre se vier a ser cogitado um veículo de reconhecimento.
    Pra mim o Bumerang demonstra uma mudança radical de conceito e emprego de veículos blindados sobre rodas na Rússia.

    http://www.planobrazil.com/primeira-analise-part-iii-boomerang/
    http://www.planobrazil.com/primeira-analise-armata-o-novo-mbt-russo/
    http://www.planobrazil.com/primeira-analise-kurganets-25/
    http://www.planobrazil.com/t-14-armata-novidades-sobre-o-mais-novo-mbt-russo/

    • Realmente a série Armata corrige tudo que foi dito contra os carros de combate e VBTPs sobre lagartas soviéticos/russos. Muita coisa verídica.

      Eu concordo com o que você escreve sobre o Bumerang. Sempre gostei da serie BTR 60/70/80/90 pela suspensão, mas a detestava por aquele(s) motor(es) traseiro(s). Eu uma vez fiz uma critica aos mesmos e fui severamente admoestado por uma pessoa cujo nome manterei em segredo, que afirmava que o ideal era a saída dos fuzileiros por cima e pelo lado (pelas minúsculas portas laterais-anões?), e que portanto os BTR eram os veículos ideais.

      A Kharkiv Morozov da Ucrania, procurou sanar esta deficiência dos BTR. projetando o BTR-4, uma mistura do BTR-90 com o Fuchs. O motor passou a ficar logo atrás do motorista e comandante, com um corredor para contato com o resto da tropa, que entrava/saia por uma larga porta traseira.

      A Russia em vez de seguir o mesmo caminho decidiu começar tudo de novo com o Bumerang.

      • O que quiz dizer com “…Muita coisa veridica…” é que a maioria das criticas eram merecidas. Havia motivo para faze-las.

      • Obrigado Professor, realmente as críticas eram merecidas.
        Pessoalmente vejo ainda um longo caminho para o ARMATA, mas não para o Boomerang que me parece um veículo já quase pronto e de complexidade bastante reduzida em relação ao T-14.
        Ainda resta ao ARMATA a integração dos sistemas de armas e defensivos ao sistema eletrônico (RADAR, visores térmicos e TV, detectores de ameaças etc) aos de coordenação e controle, isto tem sido pouco mencionado, ou porque já foram superados ou porque ainda estão em estudos e avaliações.
        O MBT é muito mais complexo que um IFV é de se esperar mais suor para desenvolvê-lo, mas vejo que com as correções introduzidas o ARMATA se posiciona na nata dos MBT atuais.
        sds

      • Só para corroborar o MBT ARMATA não possui análogos pelo simples fato de toda tripulação estar afastada da torre. A nova blindagem é superior a Reltikti, então, é um tanque com grandes capacidades de sobrevivência.

1 Trackback / Pingback

  1. Arma Blindada: Russos revelam novidades para o Armata e Bumerang | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.