Defesa & Geopolítica

Acordo de salvaguardas tecnológicas é necessário para abertura do CLA ao mercado global

Posted by

Primeiro acordo deve ocorrer com os Estados Unidos

Nesta sexta-feira (14), o Presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, visitou o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e ressaltou a importância do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), em termos de desenvolvimento para o país e geração de recursos. A explanação ocorreu durante apresentação do CLA a veículos de imprensa nacionais e internacionais.

Segundo a Estratégia Nacional de Defesa, a Força Aérea Brasileira (FAB) é responsável pelo desenvolvimento de projetos no Setor Aeroespacial, assim como a operação e o monitoramento de satélites. “O que propomos é um plano aeroespacial de alto nível, um programa brasileiro feito por brasileiros. Isto não é um programa de governo, mas de nação”, ressaltou o Major-Brigadeiro Aguiar.

De Acordo com o Presidente da CCISE, foi criado grupo técnico com a atribuição de tratar a viabilidade de acordos de salvaguardas tecnológicas com estados estrangeiros, como forma de potencializar as ações de fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro. “O Brasil pretende fechar um acordo de salvaguardas tecnológicas com os Estados Unidos que pode viabilizar  para a utilização comercial do CLA até o próximo ano. Os EUA dominam plenamente a área de espaço e queremos começar com boas parcerias”, disse.

O oficial-general ainda abordou a criação da empresa pública Alada. “A Alada destina-se a explorar atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais, além da exploração econômica da infraestrutura e das navegações aeroespaciais, de forma direta e indireta”, disse.

CLA – Até hoje, ao todo, 490 veículos foram lançados pelo Centro de Lançamento de Alcântara, em um total de 101 operações. Alguns dos lançamentos são da família de foguetes suborbitais VS-30, VS-40 e VSB-30. Os veículos tiveram testes iniciais no CLA e já foram lançados em mais de 20 operações na Austrália, Noruega e Suécia, frutos de acordos de cooperação entre o Brasil e a Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, desde 2009, são realizadas periodicamente operações de lançamento de Foguetes de Treinamento Básico e Foguetes de Treinamento Intermediário. “Nesse período ocorreram operações em atendimento ao Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), como a Operação Maracati II, em 2010, a Operação Salina e Operação Iguaíba, em 2012, a Operação Raposa, em 2014, a Operação São Lourenço, em 2015, e a Operação Rio Verde, em 2016”, listou.

Ele explica que, além de testar dispositivos e equipamentos de segurança, que passam a ser incorporados aos projetos de engenhos aeroespaciais em desenvolvimento no Brasil, as operações também mantêm as equipes preparadas para operações cada vez mais complexas.

 

Fonte: FAB

23 Comments

  1. Ferreira Junior says:

    Uma coisa é o “ACORDO DE SALVAGUARDAS” a outra bem diferente é membros de potência estrangeira de forma permanente e sem acesso por brasileiros a locais dentro do território nacional.

    • A Máquina Troll says:

      A cada dia que passa a presença militar dos eua na Amazônia colombiana vai se ampliando…e assim discretamente vão pondo em ação uma maciça intervenção armada dos eua na Amazônia Sul Americana…os eua já possuem numerosas bases militares operando no território da América do sul e em ilhas próximas num verdadeiro “cordão sanitário” composto por 20 guarnições em torno da Amazônia brasileira…a pretexto de estrangular o narcotráfico na região esta gente já tem estabelecido na América do sul uma rede de 17 bases terrestres de radar…3 no Peru, 4 na Colômbia e o restante é “móvel e em local secreto”….O Brasil é um dos poucos países da região onde ainda não existem bases, guarnições ou pistas de pouso estadunidenses…

      Alcântara será a primeira…

    • Vao ficar monitorando todo mundo e nao iremos jamais ter autonomia no nosso proprio programa espacial. Pelo menos os nacionalistas nao iriam permitir este retrocesso.

      • jose luiz esposito says:

        Certamente isto acontecerá , mas como agem os nossos militares e políticos , os americanos não precisam de muito trabalho para enrola-los com uma conversinha fiada , eles ficam todos contentes e dóceis acreditando em papai noel , e mais ainda os políticos , não precisarão de jogar dinheiro no programa espacial e sim reserva-lo para seus interesses pessoais !

  2. César Pereira says:

    “O que propomos é um plano aeroespacial de alto nível, um programa brasileiro feito por brasileiros. Isto não é um programa de governo, mas de nação”, ressaltou o Major-Brigadeiro Aguiar.

    Espero que os fatos se deem de acordo com as palavras do Major-Brigadeiro Aguiar, sem pegadinhas e ”ajustes” !

  3. Parece que aos pouco vamos voltando a realidade depois de 33 anos de sonolência…

    • jose luiz esposito says:

      Agora com a sonolência , estamos entrando em Pesadelo ! Mire a Argentina , investindo mais que o Brasil , sem acordos nenhum com o nosso Mui Amigo do Norte , com uma Base que não é ** ESTRATÉGICA **, e sem nenhum valor especial , já testa com êxito um lançador , e nós aqui lançando foguetinhos , em duas Base , sendo uma construida a mais de 30 anos , que nunca serviu para nada , passamos a ser uma nação de bases para aluguel Maravilha , esta aí o que digo Nação Barra ZERO !

      Observação : espero que mais uma vez não me cortem .

  4. Estou sentindo falta dos tais “monarquistas” por aqui depois que o Príncipe da Casa de Orleans e Bragança afiançou apoio INCONDICIONAL ao MITO… 🙂

    • A Máquina Troll says:

      Restaurar monarquia no braziu pra que?…pra gente sustentar mais uma cambada de vagabundos parasitas igual na inglaterra ou espanha?…já não basta o nosso judiciário e a nossa classe política que é uma verdadeira Côrte de Versalhes hoje?…restaurar a monarquia não vai resolver ou mudar nada…vai continuar tudo como é…esse negocio de restaurar monarquia não passa de mais um joguete dos pilantras corruptos deste lugar pra tornar este pais uma colônia mascarada de estrangeiros…em uma monarquia das bananas…rs…

      PS : Jesus te ama 1maluquinho..!!…

      • jose luiz esposito says:

        Maquina Troll.Vagabundos que sustentamos são os teus ídolos apaniguados desta tua republiqueta , com a esquerda pendurada no Estado vivendo as custas da Viúva , Sarney sua família e quadrilha , mais do mesmo de Collor , de FHC, de Lula , da Mulher Sapiens , das corjas dos estados e Municípios , seus Sindicatos de Vagabundos que dizem lutar por interesses de trabalhadores e mais da metade de brasileiros que não trabalham vivendo de Bolsas e Privilégios , os Ladrões da Pátria Vagabundos do Judiciário mais Caro e Corrupto do Mundo , dos altos Funcionários Públicos geralmente nomeados pelas famílias quadrilheiras do legislativo e Judiciário , é assim a tua Republiqueta de Castas que nos fazem Barra Zero no Mundo , mas parece que fugias do Ensino de História, não sabes o que éramos no Grandioso IMPÉRIO e como a Família Imperial se comportava diante da nação , e o que ficamos relegado na Republiqueta , porém para uma pessoa que confunde IMPÉRIO com Imperialismo , Militar com Militarismo , penso que até fugias das Aulas de Português , quero dizer , desconheces tudo e não sabes nada !
        OBS : mais uma vez , espero não ser cortado , já que estou respondendo as infâmias de um esquerdista , pois para uma esquerdista atrasado , não há caldo de cultura melhor que uma republiqueta como a nossa , tipo NAU SEM RUMO !!!

    • jose luiz esposito says:

      Tranquilo , os monarquistas estão sempre presentes , mas enquanto estivermos nesta republiqueta , seremos uma Nação Barra Zero como somos desde o Golpe da republiqueta do Exército em 1889 , que nos roubou o Futuro !
      Observação : eu e a maioria dos monarquistas fomos contra que o Principe fosse candidato a Vice de Bolsonaro, e se metesse em política nesta Republiqueta de Castas Corporativistas !

    • jose luiz esposito says:

      Penso que não adianta uma postagem minha aqui , pois todas que fiz não foi publicada ! Eu fiz campanha para que o Príncipe desistisse , e a maioria dos monarquistas foram contra e para os críticos , toda nossa desgraça foi iniciada com esta republiqueta , e os governos após 1985 , fizeram e fazem de tudo para destruição de nossa industria , poderia ficar enumerando , mas uma dos últimos anos no Governo Llula , manter o dolar baixíssimo , para simular uma baixa inflação , deixando produtos industriais e seus componentes importados , destruir a nossa industria , Lula foi o maior responsável pela desindustrialização do Brasil !!

  5. esses MILICOS brasileiros estao dando e arreganhando pros americanos,oh, racinha de entreguistas.

    • A Máquina Troll says:

      Em uma carta aberta enviada em 20 de julho de 1993 ao Columbus Ledger Enquirer, o comandante Joseph Blair, antigo instrutor da Escola das Américas, declarou:

      “Nos meus três anos de serviço na Escola nunca ouvi nada sobre qualquer objetivo de promover a liberdade, a democracia e os direitos humanos. O pessoal militar da América Latina vinha a Columbus unicamente em busca de benefícios econômicos, oportunidades para comprar bens de qualidade isentos de taxas de importação e com transporte gratuito, pago com impostos de contribuintes americanos.”

      São essas coisas que fazem o comunismo abrir caminho e ascender em nossa região…fazendo com que a esquerda conquiste controle e influencia em nossa sociedade…as consequências disto nós vemos em países como Argentina…lutando para o aborto e a eutanásia não serem institucionalizados no pais…ou em países como Uruguai onde as drogas são liberadas na sociedade pela influencia de interesses obscuros de magnatas estrangeiros…

  6. A Máquina Troll says:

    Desde a era Vargas que os eua vem interferindo sistematicamente no Brasil sabotando nossos esforços de crescimento e consolidação de nossa soberania e impedindo que possamos explorar e desenvolver nosso grande potencial…o caso do submarino afundando nossos navios para forçar o Brasil a entrar na Guerra…os assassinatos(travestidos de suicídio ou acidente) de grandes líderes brasileiros…a explosão na base de Alcântara…o afundamento do P-36…os eua traz consigo um histórico de condutas assim por todo o mundo geralmente com a participação de seus lacaios locais assessorados por agências de inteligência estadunidenses…os golpes contra JK, Getúlio Vargas e João Goulart representaram momentos cruciais de nossa história em que governos nacionalistas e progressistas estavam na iminência de realizar grandes mudanças que permitiriam ao Brasil se livrar da influência danosa desta gente e se descobrir como grande protagonista na América Latina e no mundo…basta lembrar o que aconteceu na época com o chamado Plano Condor onde vários líderes nacionalistas e progressistas foram caçados e assassinados pela cia pois representavam uma grande ameaça aos interesses estadunidenses por serem grandes promessas de desenvolvimento e liberdade para os povos da América Latina…

    a Austrália faz enriquecimento de urânio a laser mas o braziu não pode…e a imprensa do “ocidente” só mostra nossas favelas, falam dos índios, da Amazônia, etc…os eua, canadá e a austrália maltratam muito mais os nativos dos seus países mas com o braziu novamente é diferente…os estadunidenses não assinaram o protocolo de Kyoto…são um dos maiores emissores de CO2, poluem nosso ambiente e o fardo da responsabilidade ambiental é transferido para nós…somos chacota da imprensa mundial que adora mostrar nossas favelas mas sabotam nossos projetos tecnológicos…os índios foram massacrados porque não tinham tecnologia militar…Tecnologia militar é essencial…

    TEMOS QUE FAZER COMO A CHINA…RESERVA DE MERCADO PARA TODOS OS PRODUTOS FABRICADOS AQUI POR EMPRESAS NACIONAIS DE CAPITAL NACIONAL, IMPOSTO ZERO PARA AS NOSSAS E COMUM PARA AS DELES, INVESTIMENTO MACIÇO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO E REESTATIZAÇÃO DE TUDO O QUE FOI PRIVATIZADO E RECUPERAÇÃO DAS NACIONAIS QUE FORAM VENDIDAS A ESSA PRAGA DE GAFANHOTOS ESTRANGEIROS…DESMANCHAR TUDO DE DANOSO QUE FOI FEITO AQUI DESDE A ERA VARGAS!!!…

    • jose luiz esposito says:

      Por favor Trol não desinformes , nenhum navio brasileiro foi afundado para entramos em guerra , esta comprovado que os primeiros afundamentos foram por submarinos italianos e a seguir Hitler enviou os seus , com ordens pessoais , outra coisinha , eu sou monarquista e nós e u pessoalmente não estávamos apoiando a Bolsonaro , passamos por motivos pragmaticos e se ele entrar com a ideia de aproximação irrestrita com o nosso Mui Amigo do Norte , estraremos em oposição imediata !

  7. A Máquina Troll says:

    “Retrovirus
    17 de setembro de 2018 at 4:15

    Parece que aos pouco vamos voltando a realidade depois de 33 anos de sonolência”

    Ninguém neste pais entende e não quer entender que as nossas nações “amigas e aliadas” do norte nos sabotam desde que essa nação foi fundada…entre nações não existe amizade…e sim apenas interesses…russos, chineses, estadunidenses, britânicos não são nossos amigos e nunca serão…nossos algozes “amigos e aliados do norte” são em sua maioria um povo de racistas e xenófobos que nos desprezam e nos odeiam…nos atribuem como “macacos” e nos querem apenas para nos explorar e espoliar…mas não adianta…fazer um povo que viveu séculos na base do voto do cabresto e do coronelismo entender essas coisas é impossível…é cultural…são séculos de uma cultura arraigada na mentalidade…algo ensinado e passado por séculos de pai para filho em nosso pais…a maioria dos brazileiros nasceu para puxar carroça mesmo…termos/expressões como “curral eleitoral” não foram cunhados por acaso para descrever o povo desta republiqueta…

  8. A Máquina Troll says:

    Nos últimos anos não houve dinheiro para tocar o nosso Programa Espacial ou salvar o nosso Museu Nacional que “morreu” queimado no dia 03 de Setembro…Entretanto no mesmo período via lei Rouanet o Ministério da Cultura teve :

    1) R$ 1.526.000,00 reais para financiar um documentário sobre a vida do condenado por corrupção José Dirceu (2014);

    2) R$ 516.550,00 para financiar a produção de um DVD do MC Guime (2015);

    3) R$ 1.356.858,00 para financiar um Blog de poesias da cantora Maria Bethânia (2011) (a cantora desistiu do projeto, após receber uma enxurrada de críticas);

    4) R$ 4.143.325,00 para custear uma turnê do cantor Luan Santana (2014);

    5) R$ 1.086.214,40 para custear uma turnê do grupo Detonautas (2013);

    6) R$ 5.883.100,00 para financiar uma turnê da cantora Cláudia Leite (2013);

    7) R$ 1.772.320,00 para bancar uma peça teatral infantil da porquinha Peppa (2014);

    8). R$ 17.878.740,00 para custear um musical infantil do Shrek (2011 e 2012);

    O fato é que dinheiro existe!!..Só que ele não é utilizado para desenvolver este pais e sim para destruí-lo…Está faltando muito pouco para se liquidar de vez com o braziu :

    – A economia está destruída:

    – A educação é do Neolítico;

    – A história e a cultura foram incineradas;

    – A guerra civil é incontrolável e a maior do planeta (mais de meio milhão de homicídios e 700 mil desaparecidos na última década);

    – A poluição já tomou conta de muitos lugares lindos; O Rio Doce, o São Francisco e muitos outros foram contaminados ou assoreados e estão mortos;

    – Só resta uma pequena parte da Mata Atlântica (8,5%);

    – Falta terminar de desmatar a Floresta Amazônica.

    Uma nação hoje sem história, sem heróis, sem amor a pátria e sem identidade…Fácil de se manipular e dominar…Transforma uma parte em “zumbis” que repetem a mesma ladainha num discurso sem nexo e desprovido de verdade e outra em miseráveis…eternos pedintes suplicando e se satisfazendo por migalhas…

    Este país virou uma baderna…Culpa do Próprio Povo brazileiro…A única diferença que existe entre estes bandidos que nos governam é que uns usam gravata e falam polidamente já os outros andam com barba por fazer e falam a linguagem do povão…Ambos são do mesmo esquema…Todos eles governam como que de um “bunker” entrincheirados do povo…criando leis que só beneficiam os que estão por trás deles…pagando propinas e bancando suas campanhas eleitorais…enquanto os massa de manobra brigam de Coxinha e Mortadela!..Nada melhor para TROXAS MASSA DE MANOBRA que defender partido político…

    Na época do descobrimento os europeus quando vinham aqui negociavam com os índios a extração do pau-brasil oferecendo em troca espelhos e quinquilharias…os colonizadores davam bugigangas(apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e em troca de trabalho os nativos deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as suas caravelas…passou-se os séculos mas é impressionante como tudo continua ainda exatamente do mesmo jeito…em troca de sucatas de refugo, green cards e “cachos de bananas” toda a nossa infraestrutura, riquezas naturais e patrimônios é entregue as mesmas figuras…

  9. jose luiz esposito says:

    Em 1954 , fizeram Eduardo Gomes, Juarez Távora e outros militares a derrubarem um Estadista e uma Ideia ! Fazendo com que o Professor Leite Lopes , dicesse na cara de Juarez Távora que conhecia muitos nacionalistas , mas nacionalista para o estrangeiro , a primeira vez !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com