Defesa & Geopolítica

A resposta da Rússia: Duro discurso de Vladmir Putin expõe a nova posição russa e suas novas armas

Posted by

Tradução e adaptação: ARC

Em uma mensagem à Assembleia Federal Russa, o presidente  Vladmir Putin surpreendeu a plateia e aos jornalistas do mundo com o seu discurso inusitado. Todos os presentes aguardavam um discurso sobre as propostas para o seu mandato na tradicional conferência que antecede as eleições russas.

Entretanto, Putin chocou o público  ao anunciar os mais novos avanços em armas do arsenal russo. Vladimir Putin, apresentou o novo sistemas de mísseis intercontinentais estratégicos “Sarmat”, um míssil de alcance global capaz de atingir a qualquer posição do planeta e que segundo Putin é invulnerável a qualquer sistema de defesa atual ou em desenvolvimento.

Além do Sarmat Putin falou de uma nova e temida arma, um drone submarino movido a energia nuclear o qual possui alcance igualmente irrestrito capaz de implantar armas nucleares e atacar frotas de navios invasores. O Público tomou conhecimento também de uma nova arma hipersônica denominada “Dagger” e um sistema de laser de combate dentre outros. falando para o Público num duo discurso, Putin alertou aqueles que que querem criar problemas para a Rússia de que estes terão uma resposta imediata…

 

 

 

“Por quê?”

Talvez, essa seja a pergunta fundamental para tantos leitores e espectadores que assistiram a  conferência,  por que a Rússia investe tanto em armamentos com o intuito  de subjugar os sistemas de defesa norte americanos? Para respondê-la é necessário analisar os acontecimentos dos últimos anos, nesta artigo que condensa alguams informações divulgadas pela rede russa RT, são apresentados alguns detalhes sobre a ótica do canal de televisão e mídia digital russa.

Guerra fria – Parte II

Durante anos, a comunidade global assistiu inerte aos avanços da estratégia norte americana de criar um sistema de contenção para os mísseis nucleares da Rússia. Justificativas maltrapilhas fizeram parte dos discursos, que buscavam dar legitimidade ao projeto de Washington. Foram realizados diversas reuniões com o propósito de alavancar o projeto, como também foram “costuradas” alianças com diversos países pelo mundo especialmente na região circundante da Rússia.

Diversas autoridades estadunidenses estiveram à frente deste projeto o qual usou de muitas desculpa para tirar o foco do motivo real da implantação de seus sistemas de defesa. O Irã foi usado também como justificativa, que segundo os EUA, possuíam um  “avançado” arsenal balístico crescente, que seria capaz de alvejar a Europa em poucos anos…o que é bastante contestado e mesmo refutado nos dias de hoje, o que dizer de 10 anos atrás quando o assunto estave em pauta.

Diante dessas e de outras justificativas, foram vistos nos últimos anos, diversos sistemas de defesa anti aérea dos EUA (DAM) avançando para perto das fronteiras da Rússia, tanto no flanco leste como no oeste, e tais medidas foram diversas vezes questionadas por Moscou, que via e vê o acordo de equilíbrio de forças sendo minado pelo ocidente, sob alegações infundadas.

Vale ressaltar que o Kremlim tentou diversas vezes buscar uma aproximação para solucionar o caso iraniano, oferecendo inclusive, um sistema de defesa conjunto, com a finalidade de trazer segurança para ambas as partes, e liquidar as desconfianças referentes ao propósito de tais sistemas, mas mais uma vez, os EUA não aceitaram um diálogo sobre o tema, sobre a afirmativa de que os sistemas nada tinham a ver com a Rússia.

Passado alguns anos, os EUA deram passos mais incisivos rumo ao objetivo de conter a Rússia e dessa vez a justificativa não era mais o Irã ou Coréia do Norte – que inclusive tornou-se o bode expiatório para a implantação dos sistemas THAAD na Coréia do Sul – mas a própria Rússia, que segundo o ocidente, havia “agredido” a soberania ucraniana, tomando parte de seu território, conhecido como Crimeia comprovou através de plebicito realizado na península, a intenção de seus populares (maioria russa) de pertencer a federação dos estados russos e não ao que sobrou da Ucrânia cujo produto interno bruto desmorona sem apoio russo, seu mairo parceiro comercial de outrora. A esmagadora parcela da população votou a favor da anexação, na da menos de  97%  dos eleitores.

O primeiro ministro romeno Dacian Ciolos e oficiais dos EUA participam de inauguração do sistema antimíssil americano de Deveselu na Romênia.

Diante desse novo discurso, os EUA avançou, e implantou na Romênia um sistema AEGIS Ashore Missile Defense System (AAMDS), sistema este, capaz de conter grande parte do arsenal balístico russo, jogando por terra toda a capacidade de reação da Rússia à um eventual ataque. Depois da Romênia, a Polônia que também teve início a implantação do  mesmo sistema e por último, o Japão, que também aderiu a implantação do equipamento norte americano.

Moscou Never Sleeps

Observando tais acontecimentos e juntando essas e outras peças do quebra cabeças, era esperada uma resposta da parte russa em relação aos último avanços de seu adversário ocidental.

A resposta foi progressiva, começou com um elaborado programa de modernização da tríade nuclear russa, que ficou defasada por conta do colapso da extinta URSS, gerando um gap tecnológico entre os equipamentos usados na Rússia em relação aos seus potenciais adversários.

O submarino nuclear multipropósito “Severodvinsk” apoiado sobre a sua plataforma durante o lançamento no estaleiro Sevmash em 15 junho de 2010 na cidade russa de Severodvinsk em Arkhanguelsk.

Nestes programas foram projetados e construídos novos submarinos, como também foram  modernizados bombardeiros, mísseis balísticos, desenvolvidos novos sistemas de contra medidas, etc. Foram muitos os avanços no decorrer desses últimos anos e ainda hoje, os programas de modernização da tríade nuclear continuam ativos, sendo uma clara resposta ao flanqueamento realizado pelos EUA…mas não acabou por aí…

A revelação de Putin

Diante de uma platéia que esperava ouvir suas metas como candidato a presidência, Vladimir Putin surpreendeu a todos, dentro e fora do país, com um discurso agressivo, no qual anunciou que a Rússia havia desenvolvido com sucesso diversos sistemas de armas, que ultrapassam as capacidades de defesa criadas pelos americanos.

O presidente russo acusou os EUA de arrogância, dizendo que pensavam que a Rússia não seria capaz de se recuperar logo após o colapso da União Soviética e que seus interesses simplesmente poderiam ser ignorados. Um movimento particular – a retirada de George W Bush do Tratado de Misil Antibalístico (ABM) em 2002 – resultou no início da contenção aprimorada da Rússia, que passou a estar cada vez mais cercada por sistemas americanos, o que prejudicava a dissuasão nuclear do país.

Vladimir Putin – Presidente da Rússia

Sem uma dissuasão nuclear, a Rússia seria exposta à pressão militar dos EUA e não poderia prosseguir com uma política soberana, disse Putin. O presidente advertiu já em 2004 que a Rússia não ficaria ociosa e que responderia a essa ameaça ao desenvolver novos sistemas de armas.

“No final, se não houvesse nada, nenhuma ameaça de fato, isso tornaria o potencial nuclear russo inútil…    Eles poderiam simplesmente interceptar tudo”.disse Putin

O mundo assistiu surpreso, ao posicionamento mais incisivo por parte da Rússia com relação aos seus interesses soberanos, deixando claro que Moscou não somente rejeitará sistemas que busquem conter a capacidade militar russa como também destruirá tais sistemas se assim for necessário.

A ponta da lança eslava

A Rússia já fez isso, de acordo com Putin, que passou a apresentar uma série de novos sistemas, alguns dos quais ainda não têm nomes mas que segundo o discurso são todos destinados a contrariar sistemas ABM atuais e futuros. Seu discurso foi acompanhado por uma série de videoclipes mostrando esses novos sistemas, parcialmente, como filmagens de testes de alguns elementos e com imagens mostrando suas capacidades.

Um desses sistemas é o novo Míssil Balístico Intercontinental (ICBM) chamado Sarmat (RS-28), O qual já é bem conhecido, porém, Putin ressaltou que o seu maior alcance permite que o míssil atinja o território dos EUA da Rússia através de uma rota do Pólo Sul. Os EUA têm dezenas de mísseis interceptores implantados no Alasca sob a presunção de que os ICBM da Rússia se aproximariam dessa direção, o que não seria o caso do Sarmat o qual pode operar por uma rota alternativa circundado regiões desprotegidas impunimente.


 

 

“Nós dissemos aos nossos parceiros várias vezes que teríamos tomado medidas em resposta à colocação de sistema antimísses norte-americanos. Apesar de todos os problemas que enfrentamos, a Rússia era e continua sendo uma potência nuclear, mas ninguém nos ouviu, então nos ouça agora”, ressaltou Putin.

Putin passou então a apresentação de sistemas de armas que não eram conhecidos pelo público. Um deles é um míssil de cruzeiro que ainda não possui nome, com um alcance muito superior aos atuais mísseis operados no mundo. Segundo ele, isto é conseguido graças ao reator nuclear miniaturizado que impulsiona o míssil. Tal míssil pode voar baixo o suficiente para evitar a detecção antecipada e pode mudar a rota para evitar sistemas antimíssil inimigos ao longo de seu caminho, além de manobrar para transpor os sistemas antiaéreos que protegem seu alvo.

A idéia de um sistema destes movidos à energia nuclear não é nova. Os EUA tentaram desenvolver um como parte do Projeto Plutão no início da década de 1960, mas abandonaram-no, uma vez que mísseis estratégicos com propelentes químicos provaram ser uma alternativa mais viável. A Rússia ao contrário, deu continuidade e avançou nesta tecnologia, tornando-se a primeira nação a alcançá-la.

Putin também disse que a miniaturização de um reator nuclear deu à Rússia outro sistema avançado de armas sob a forma de um drone submarino de longo alcance. O drone pode mergulhar a profundidades inalcançáveis até então e, viajar entre continentes a uma velocidade várias vezes superior a de um submarino ou mesmo um navio de superfície, disse ele.

De acordo com o presidente, tais drones podem atacar grupos navais e porta aviões inimigos, defesas ou infra-estrutura costeira e não podem ser combatidos por nenhum sistema de defesa do mundo que operam atualmente. Ambas as versões, convencionais e nuclear podem ser feitas, disse ele.

Em dezembro de 2017, a Rússia completou os ensaios de um reator nuclear que oferece aos drones tais recursos. O reator é “100 vezes menor” do que os usados ​​por submarinos de propulsão nuclear e são mais eficientes, além de poderem alcançar seu pico de potência 200 vezes mais rápido do que uma usina nuclear convencional.

O vídeo mostrado para este sistema de armas não incluiu nenhum teste real, mas presumivelmente a miniaturização reivindicada de um reator nuclear, que foi usado para o mísseis de cruzeiro, também pode funcionar para uma embarcação.

Putin apresentou duas variantes de um sistema de armas hipersônicas já desenvolvido pela Rússia. Um é um veículo lançado pelo ar que atualmente realiza os testes de comabate no sul da Rússia.

O projétil viaja a uma velocidade de Mach-10 e tem um alcance de cerca de 2.000 km (1.240 milhas). A arma, chamada Kinzhal, “adaga” ou “punhal” (“Dagger”). A arma está disponível em formas convencionais e nucleares, disse Putin. Num vídeo mostrado ao público incluiu o momento em que a arma foi lançada  por um avião de combate em seus testes.

Outra arma que está sendo desenvolvida, mas que não teve foto ou vídeo divulgado, está sendo testada, se trata de uma ogiva implantada em um planador hipersônico. A Rússia primeiro a testou em 2004 e fez progressos significativos desde então, disse o presidente. O planador pode voar na atmosfera a velocidades de mais de Mach-20 e pode suportar um calor de até 2.000C° (3.632F°). O sistema, segundo Putin, está em produção em série e é chamado Avangard (“Avanço” em russo).

O último sistema de armas apresentado por Putin durante seu discurso foi um sistema de defesa antimíssil à laser, que segtundo ele já começou a ser introduzido no arsenal das forças russa em 2017. Um pequeno videoclipe mostrou o que presumivelmente é um sistema de laser antiaéreo, mas nenhuma filmagem de teste foi mostrada.


 

O Desfecho 

Putin enfatizou que a Rússia não precisaria de todas essas novas armas se suas preocupações legítimas não fossem ignoradas pelos EUA e seus aliados.

 “Ninguém queria falar conosco sobre o coração dos problemas. Ninguém nos ouviu. Agora vocês escutarão”.

Ele sugeriu que os EUA abandonassem seus planos hostis e onerosos contra a Rússia e começassem a negociar um acordo de segurança que levaria em conta os interesses de Moscou.

 

Os presidentes Vladimir Putin e Trump

Na sua fala mais dura, Putin encerrou o discurso, evocando as razões que responde a pergunta fundamental, o porque de tudo isso? relembrando que a Rússia não esteve dormindo, que sabe se defender e atacará quando se sentir ameaçada.

“Para aqueles que nos últimos 15 anos tentaram começar uma corrida armamentista e que conseguiram uma vantagem unilateral contra a Rússia, especialmente pela imposição de sanções ilegais do ponto de vista do direito internacional e que visam apenas conter o desenvolvimento do nosso país, seja no teatro civil seja na área militar, eu tenho uma coisa a dizer: Tudo aquilo que vocês tentaram suprimir e evitar através das suas políticas, já aconteceram, seu esforço foi em vão. Vocês não conseguiram, a Rússia está de volta “, disse Putin.

O chefe de Estado da Rússia ainda garantiu que em caso de ataques ao seu país, a resposta será imediata.

“Qualquer uso de armas nucleares contra a Rússia, ou seus aliados, de pequeno, médio ou qualquer outro poder, será percebido como um ataque nuclear. A resposta será imediata e com todas as consequências óbvias”.

No entanto, ele enfatizou que seu país não quer o confronto.

“Não pretendemos atacar a ninguém, não devemos criar novas ameaças para o mundo, mas sim sentar na mesa de negociações, elaborar propostas para renovar o futuro sistema de segurança internacional”. …”A Rússia será sensível se conversarmos como parceiros, de igual para igual… 

Porém Putin desafiou a comunidade internacional a reconhecer que suas palavras não são vazias como os discursos que ele atacou.

“Agora vocês tem que reconhecer essa realidade, confirmar que tudo o que eu disse não é um blefe – o que não é – pensem por algum tempo, envie para a aposentadoria as pessoas presas no passado e incapazes de olhar para o futuro, [e] parem de balançar o barco em que todos nós estamos antes que ele afunde, este barco se  chama planeta Terra “ , disse ele. 

Putin declarou que a Rússia necessita resolver questões internas e crescer como nação, ele relembrou que a expectativa de vida da Rússia deve ultrapassar  8 anos a mais até o final da próxima década. A expectativa de vida cresceu ao longo dos sete anos e agora é de 73 anos, e que segundo ele não é suficiente e finalizando declarou:

Temos que resolver uma das principais questões para a próxima década: garantir um crescimento confiável a longo prazo nos rendimentos reais dos nossos cidadãos”, 

Fonte: Informações RT

54 Comments

  1. Pingback: A resposta da Rússia: Duro discurso de Vladmir Putin expõe a nova posição russa e suas novas armas | DFNS.net em Português

  2. Bela reportagem que mostra de forma isenta as razões que levaram a Russia a tomar tais medidas.

  3. O Brasil tem um PIB de 1,796 trilhão USD (2016) enquanto que na Russia o PIB é de 1,283 trilhão USD (2016).
    No entanto a Russia quer ser protagonista e se bate de igual para igual com os USA, enquanto o Brasil resolveu assumir a condição de pais vassalo, desde 1889.
    A culpa é de quem? de todos, é dos políticos mas é tambem das forças armadas.
    A entrega da EMBRAER e de Alcântaras é muito emblemático e demonstra como as forças armadas brasileiras são omissas quando se trata de USA.
    Duvido que eles ficassem caladinhos se a EMBRAER fosse vendida para a China ou Russia. Nem armas eles querem que seja compradas da Russia, preferem sucatas made USA.

    • Brasil vassalo desde 1889? Brasil foi colonia de um pais vassalo da Inglaterra desde as primeiras decadas do Seculo XVII, Portugal. Quando os ingleses julgaram que nao mais necessitavam de Portugal,como pais vasalo intermediario entre eles, os ingleses e os colonos, os brasileiros, eles criaram o ‘Imperio’ dos d.Pedros I e o II..De colonia dos vassalos portugueses passaram ser vassalos dos ingleses. Marechal Deodoro e principalmente o Marechal Floriano ate que foram nacionalistas, comparados com o que eram antes e o que veio depois. O regime das oligarquias agrarias, do cafe com leite.

      • Julio Brasileiro says:

        De onde vc tirou essa insanidade de que Portugal era vassalo da Inglaterra? Rsrsrs, se fosse vc não acha que do jeito que são não haveria um aumento territorial da Guiana Inglesa, ou até que teriamos sido colonia Inglesa? Ou vc acha que os anglos são bonzinhos? Ate parece, cidadão, essa sua teoria não resiste a um segundo de lógica.
        Nos descendentes deviamos estar fazendo da herança portuguesa um grande sucesso, mas ficamos com a mentalidade pequeno burguesa nacional, que parece ter complexo de adolescente que se revolta com o paí, e prefere sempre o pai do colega vizinho. A culpa pelo Brasil ser o que é nada tem a ver com Portugal ou os portugueses, que deveriam merecer o respeito e a gratidão do povo brasileiro, mas sim a incapacidade de perceber quem tem sido historicamente seus adversarios, internos e externos, e essa sua vomitada (com todo respeito) explica bem isso.

      • jose luiz esposito says:

        Perfeito Julio ,eu tenho a anos lutado contra esta Conversa Fiada que tudo foi culpa de Portugal ,quando é Mentira colocada pelos Desgraçados republicanos desta Republiqueta de Castas Corporativistas , Portugal nos legou tudo para sermos uma Super Potência e estávamos conseguindo no caminho seguido pelo Império do Brasil , foi quando uma minoria inexpressiva de Idiotas que se diziam republicanos , levaram um General de Terceira capacidade e Corno que com outros Oportunistas do Exército descontente e contrários as reais necessidades brasileiras de diminuir o contingente do Exército ,criaram esta Desgraçada Republica , que somente doentes a apoiam , aí jogamos no LIXO o Maior Legado Português !
        Alguém em Sã Consciência pode dizer aqui , que em algum tempo esta Republiqueta deu Certo ou tem alguma Esperança com ela ?

      • Julio Brasileiro says:

        Meu caro, rsrsrs, nem tanto ao mar nem tanto a terra. Quero chamar sua atenção para um fato pouco observado, essa “Republica”, que foi construida, tem muito pouco de uma verdadeira Republica, na verdade, se vc verificar, vai ficar sabendo que os golpistas “republicanos” que destituiram o Pedro II, e que deram inicio a essa nossa saga de golpismos, eram todos Monarquistas. Inclusive o tal Mal. que vc se refere como corno, o Deodoro. Vivemos o mal das cortes, as conspirações egoisticas por mesquinharias. O golpe “republicano” se deveu as insatisfações internas cortesãs, momento em que o imperador deu acolhida a Gaspar Martins que disputou os encantos da mulher de Deodoro na juventude, e que era considerado por ele como adversario. Fator decisivo para apoio do Monarquista a tese da republica de araque. Já que a Republica foi instituida clonada do regime imperial. “Republica” que herdou as conspirações, os sistemas cortesãos imperiais, e onde a hereditariedade ganha peso enorme na manutenção do poder. Como vc deve ter observado. Republica de fato nunca se instalou no Brasil, e a tal democracia sempre foi outra fraude. De facil percepção e entendimento, na medida que a ascenção popular aos postos de poder coloca em risco o prestigio das hereditariedades, mas daqueles que se acostumaram a viver a sombra do estado, muitas vezes se locupletando com ele e negando ao povo a condição da igualdade na concorrencia. Por isso se estimula tanto a sub cultura e a ignorancia, por que isso serve para manutenção na exclusividade nas preferencias, caso contrario se colocaria em risco esse stablishment “monarco/republicano” sui generis, essa aberração que foi construida no Brasil. Sds.

      • Para sentir-se tao agravado pelo que escrevi sobre as relacoes entre Portugal e Inglaterra vc so pode ser portugues ou neto, bisneto daquele gramatico com o mesmo nome Julio Ribeiro. Eu nao sou daqueles brasileiros que por serem descendente de outros povo que no Portugal, insultam os portugueses, fazem piadas deles etc.Tanto do lado do meu pai quanto do lado de minha mae eu tenho sangue portugues, minha familia vieram de la, uns seculos atras. Entao devagar em querer me associar com aqueles italo-brasileiros que parece ter preconceito contra os portugueses. Mas isto nao quer dizer que eu nao conheco historia. Recomendo se vc ler ingles ou alemao, dois textos. um dificil de encontrar a nao ser em boa biblioteca. Anton Zischka, England Bundnisse: Sechs Jahrhunderte Brisicher Kriege mit Fremden waffen publicado em 1940 e o outro pode ser encontrado n internete, F. William Engdhal England’s Fine Art of Using Rivals. Ambos discute o relacionamentoetre Portugal, desde os fins do seculo 1500, quando Portugal ainda tinha uma forca Naval. Eu nao sou o unico que pensa que Portugal tornou-se um vassalo britanico, principalmente apos eles terem conseguido sua independencia de Espanha na segunda decada do Seculo XVII. Os dois textos acima discutem esse tema.

      • Julio Brasileiro says:

        Jojo, meu caro, por favor me queira bem, rsrsrs. Minha opinião foi colocada para por um pouco de logica num habito que considero fruto de um escapismo inconsequente de pessoas que preferem culpar seu passado do que assumir sua propria responsabilidade no presente. Não duvido do seu conhecimento da historia, mas duvido da sua interpretação dela. Por que a historia que nos chega, chega sempre na versão que melhor aprouver ao contador dela, as vezes até eivada de preconceitos, o que não significa ser esse o seu caso. De qualquer forma, conhecendo a cultura inglesa, até a modernidade no nosso tempo, fica dificil crer que, tendo as oportunidades de ampliarem suas areas de influencia territorial não o fizessem, e se não o fizeram é por que diferente dessa versão, havia, sim, respeito pelo imperio Luso.
        De qualquer forma por dever de justiça devo admitir minha ancestralidade portuguesa, mas também, pelo mesmo dever, devo te dizer que minhas principal referencia etnica é a negra, sou o que se pode chamar de cidadão bem brasileiro, mestiço, que tem na sua genetica uma diversidade de etnias que fica dificil proporcionalizar a participação lusa. De qualquer maneira reconheço a grandeza do legado deste povo, é o mal agradecimento feito por brasileiros que se derrotam a si mesmos e levam de roudão esse país, fazendo do imendo legado um autentico desperdicio. Abraço e Sds.

    • A Máquina Troll says:

      “francisco
      2 de Março de 2018 at 10:34”

      ~~

      “O dinheiro compra até amor sincero”

      Nelson Rodrigues

    • jose luiz esposito says:

      Francisco este é o PIB baseado no Cambio em Dólares , mas não o PIB real que é de 3.4 Trilhões de Dólares !

  4. Cesar A. Ferreira says:

    O comentário do comentarista Francisco é emblemático, disse tudo.
    Enquanto a Rússia se esforça para ser soberana, nós aceitamos a submissão. A diferença é gritante.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      A Rússia não fica na América do Sul… se bem que tentaram trazer o seu “modus pensanti” para cá… não tem dado muito certo essa infiltração sistêmica…

      • Profeta_Lunatico says:

        Claro que não tem dado certo essa infiltração sitêmica afinal no Brasil tem gente que nasceu ser manso e capacho a troco de $$ ..se haver gelo no copo e propina no bolso abrem as pernas e babam ovo.. assim é certa casta pseudo Brasileira que rouba e vende o Brasil

      • Desde meados dos 90, a casta que governa o Brasil é a extrema esquerda, não da pra botar isso na conta do Papa ou de uma direita que somente agora começa a aparecer.

        Em todo caso eu admiro a Russia e seu grande presidente de direita.

      • Extrema esquerda? Foi precisamente para evitar o surgimento de um movimento revolucionario de extrema esquerda, lutando para impor a Ditadura do Proletariado, (quem nao sabe o que isso significa que leia os Escritos militares de Leao Trotsky) que os militares permitiram que oPT crescesse e eventualmente chegasse ao poder. A crise financeira mundial que surgiu apos a metade da decada de 1970 destruiu o regime militar brasileiro, e ecurralados, sem solucao para a crise brasileira e ao mesmo tempo temerosos da possibilidde de um radicalizacao das massas operarias em termos revolucionarios, eles fizeram o que os militares norte americanos fizeram na Europa Ocidental apos o fim da segunda guerra mundial em 1945. Facilitaram, cooptaram, recriaram a Social Democracia como forca politica para combater o comunismo. No Brasil, como nao havia social demoracia na epoca, eles criaram o PT,o Lula. como forca politica que realmente acabou, extinguiu o movimento comunista no Brasil. O que esta ocorrendo neste momento, e que nem nos paises deles, e muito menos na colonias, os imperilistas no estao em condicoe de pagar os custos sociais que o regime da social democrcia, o Estado de Bem Estar Socia acarreta. Capitalimo esta em crise nao so a queda nas taxas de lucro, como excesso de producao, excesso de mao de obra, excesso de populacao que nao tem condicoes financeiras de serem consumidores, excesso de competicao para um mercado cada ve menor. Hoje as condicoes que permitiram a burguesia comprar pas social atraves da Social Democracia nao mais existe. E a hora do confronto entre a Extrema Direita fascista, que esta cada vez mais organizada e a Extrema Esquerda que nao mais existe. O que existia se tornou um apendicite da Social Democracia que tende se tornar irrelevante tanto quanto esta. Quando ela no junta a extrema direita para lutar contra o PT.

      • O brasil teve 500 anos de capitalismo selvagem e tu diz que somente agora a direita começar a aparecer? Li corretamente? Os períodos de ditadura militar eles eram Trotskismo, marxistas ou leninista?

      • jose luiz esposito says:

        Quando trouxeram seu Mudus Pensanti para , infelizmente , não trouxera,m , nós aqui é que deveríamos , não seríamos um País Traço Zero , com teu apelidinho sabemos que o teu Modus Pensanti é Nocivo ao Brasil e a toda Latino América , simplesmente COLONIZADO !!

      • jose luiz esposito says:

        Quando trouxeram o seu MODUS VIVENDI ( da Russia ) para cá ? Infelizmente não trouxeram , deveríamos traze-lo pois , não seríamos este País TRAÇO ZERO no mundo . Com teu apelidinho entendemos que o seu Modus Pensanti é Nocivo ao Brasil e toda Latino América , simplesmente és um COLONIZADO !!!!!

      • jose luiz esposito says:

        Tem dias que nos da Depressão a Incapacidade brasileira de ser um País Soberano , todas as Nossas Lideranças Civis e Militares , têm no Subconsciente a Submissão aos EUA , e se tiveres a oportunidade de comentar com qualquer um deles , todos , todos ,mas parecerão pagos e serem cidadãos americanos e tentarão te fazer também , eu por diversas vezes tive oportunidade e sai enojado , nossos políticos , militares , etc ,etc são Entreguistas e Colonizados todos , sem exceção !!

    • Submissão? Acredito mais em uma viralatice crônica, populismo socialista, libertinagem, roubalheira, malandragem, imbecilidade e outras pestes de ordem existencial, a submissão é o que menos conta, aliás a esquerda é como uma vaia disposta a ser explorada por seus velhos ídolos!

      • jose luiz esposito says:

        O que tem a Rússia com a tua conversa anti socialista ,, estivestes dormindo a quanto anos ????

  5. Ferreira Junior says:

    Concordo com os comentários acima.

  6. a diferença entre que é uma potência e que acha que e. o francisco disse tudo, só faltou dizer que a sociedade civil tem sua culpa uma sociedade que não conhece país e não zelar pelo que é seu que não tá preocupada com as coisas mas importantes pergunta a alguém sobre a embraer sobre alcântara quantos vão saber a resposta infelizmente a preocupação e futebol carnaval novela e bbb

    • jose luiz esposito says:

      O Governo da Nação TRAÇO ZERO , somente nos informará junto com os seus Militares para a Missa de Sétimo Dia da Embraer e Alcantara , anotem !

  7. O comentario do Francisco e quase irretocavel, pois faltou mostrar a razao do enterno entreguismo neste pais, o dominio de uma elite de estrangeiros, que so veem o Brasil como uma colonia de exploracao, enquanto nao nos livrarmps deles e dos traidores nativos o pais nao tera avancos.

    • jose luiz esposito says:

      Caio , eu vim de família de imigrantes , vivi entre eles tanto no Rio de janeiro , São Paulo , e outras cidades , todos eram e são mais Nacionalistas que nós brasileiros , certamente se eles pegassem o BRASIL os transformaria em Líder Mundial em um Piscar de olhos , quem nos entrega são nós brasileiros e membros de nossas Castas Corporativistas , que se apoderaram da Nação a partir de 1889. repare bem são Artistas que ganham dinheiro aqui , mas passam a viver lá , Políticos , Membros do Judiciário ,Políticos , classe Média de Idiotas , todos brasileiros ,pena que não tenhas conhecimento e vivência junto a imigrantes que hoje têm um Grande Padrão de Vida , entenderás o que estou aqui colocando , eles vieram para cá para fazerem o País e os brasileiros para o entregar !, Por isto estarei sempre junto e apoiando aos Imigrantes de qualquer lugar do mundo , raça , credo e cor.

  8. Nada que WDC desconhecia , agora espero que parem com a choradeira a respeito dos sistemas anti_mísseis instalados para proteger a Europa contra mísseis iranianos .

    • “Proteger a Europa contra mísseis iranianos” pode isso Casagrande?

    • Profeta_Lunatico says:

      Ou vc não conhece o mapa geografico da Europa ou é so um pre programado com um chip enfiado de baixo para cima. Se tal sistema anti missil fosse contra o Irã não estariam na Polinia mas sim na Romenia Bulgaria na Italia Grecia Turquia. Enfim as bestialidades que se preferem so para dar a chupada diaria no saco de gringo

    • Boa noite senhor – BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA, BrComenta, Casuar, S-88, Hms tireless, MIB, Brasileiro de Verdade, Ze Ninguém… Etc. Stand up? O senhor e um piadista, pena que foi pouco criativo. Esta até o Putin achou graça. https://youtu.be/XIxlWKgbQa0

      • jose luiz esposito says:

        Gripen BR tenho certeza que este senhor colonizado que citastes faz sucesso em um outro site conhecido , lá somente estes tipos postam e comentam, mas sempre contra os Interesses do Brasil e a favor dos Interesses do Tio SATÃ !!

  9. A Rússia simplesmente faz milagre com seu orçamento militar… Enquanto isso a Lockheed come o dinheiro dos americanos com o F35…
    Isso sem nem falar do Zumwalt, o barco que é impossivel de se detectar em batalha, porque ele nunca sai do porto, isso sim é stealth…

    O mais impressionante é ver a Rússia fazer tudo isso enquanto trava uma guerra economica com os EUA e seus vassalos europeus.

    • A Máquina Troll says:

      “os russos são CRIATIVOS, fazem muito com pouco isso é um fato, realmente nós brasileiros deveríamos aprender muito com eles”

      Alessandro 😀

  10. Olair Jesus Marinho Costa says:

    O ideal e conversar, pois a Russia tem as suas razões

  11. Devemos abrir mais o mercado a Russia, para que ocorra crescimentos reais

  12. Esse Putin e cabra macho mata a cobra e mostra o pau e ai stetes vão encarar kkkkkk pois e enquanto. a Rússia avança mais e mais na área científico tecnológico militar para ter sua soberania respeitada o Brasil ao contrário caminha mais e mais para ser uma colônia de exploração dos EUA entregando nossas principais empresas como a Petrobras Eletrobrás Embraer etc. e o pior com a cumplicidade dos militares Aqueles que juraram defender nosso Brasil nas estão de quatro pros Amis e revoltante

  13. Adriano Corrêa says:

    Isso aí separam os que mandam dos que abaixam as orelhas e obedecem!

    Eu não me espanto da Russia tomar essas atitudes, o tempo e os fatos corroboram as suas razões.

    O que eu me espanto é o brasileiro com “b” minúsculo ser tão obscenamente servil e baba ovo das potências ocidentais.

    Isto tem origem nas formas de racismo e pré-conceitos fascista que o brasileiro ainda tem na alma.

    • É infinitamente mais simples….É só ver como nossos filhos estão sendo educados…. tem muita disney e pouco BRASIL, se é que me entendem.

  14. Putin é cabra macho.È esse tipo líder que o Brasil precisa, um presidente que trabalha pra pró do país e não um bunda mole que trabalha para interesses dos estrangeiros.

  15. jose luiz esposito says:

    Esta hora tem um certo Site ( Club de Colonizados e Entreguistas ) , onde estão atacando a Rússia e Festejando a Trump , como Grande Líder ,etc, etc ,etc , todos aqui sabem qual é !

  16. A Máquina Troll says:

    “casuar
    2 de Março de 2018 at 13:25

    Nada que WDC desconhecia , agora espero que parem com a choradeira a respeito dos sistemas anti_mísseis instalados para proteger a Europa contra mísseis iranianos”

    NA RÚSSIA, YANKEE NÃO TEM VEZ :

    https://www.youtube.com/watch?v=l3CGkpaCegw

    😀

  17. A Máquina Troll says:

    não existe bicho de 7 cabeças algum em se desenvolver um míssil supersônico…basta que seja sub ou supersônico e na fase final hipersônico…..até o míssil começar a se desintegrar pela velocidade ele já atingiu o alvo….mas estes especialistas de internet só falam abobrinhas…não sabem de nada …NÃO ENTENDEM DE NADA… 😛

    • A Máquina Troll says:

      Correção : não existe bicho de 7 cabeças algum em se desenvolver um míssil “hipersônico” e não supersônico…

  18. Red blood because no there's blue says:

    Gil de que hospital psiquiátrico vc fugiu? Desde meados de 90: Fernando Collor de Melo extrema esquerda, Itamar Franco e por criminoso lesa pátria do FHC. Devese ser um esquizofrênico seguidor do imbecilizando de Carvalho. E aí sua Pepsi ainda é feita de fetos humanos. E quando conheceremos a Terra plana? E o.Einstein é um farsante? Sinceramente, povo doente mental.

  19. Alguém sabe porque a Russia precisa destas armas ?

    Porque não tem recursos para manter um grande frota naval como os EUA que podem deslocar vários misseis de cruzeiro por exemplo para perto da Russia, com esses misseis de cruzeiro com esse mini reator a Russia quebra esta vantagem dos EUA, pois pode a partir de seu território lançar um ataque com milhares destes misseis de cruzeiro em rotas variadas contra o território dos EUA.

    Com esse torpedo pode atacar as frotas da OTAN, até mesmo a partir de seu território também !

    Ou seja se estas armas se de fato forem produzidas e se o seu custo for baixo a vantagem de uma grande frota de navios da OTAN pode ser quebrada num futuro próximo !

    Esses misseis vão ser a ponta de ataque e o laser vai dominar o combate aéreo e a defesa anti aérea, dentro de uns 10 anos todos os misseis de combate aéreo vão se tornar obsoletos e o laser vai dominar, é a reinvenção da pólvora !

    • jose luiz esposito says:

      Qualquer Frota Naval do Ocidente ,nunca foi problema a Rússia , será totalmente destruída e não saberá de onde partiu o Ataque !

  20. O domínio tecnológico Russo é inquestionável, possuem grande capacidade técnica. Agora o que foi apresentado ai são projetos, exceto o Sarmat, que foi um show de efeitos especiais que serviu apenas como ilustração. Essa apresentação foi essencialmente politica, uma grande mistura de meias verdades para Inglês e Russo ver.

    * qual a vantagem de se ter um míssil de cruzeiro com propulsão nuclear ? Imagine o custo de se operar algo assim, e a eficiência será tão maior que a de um análogo convencional ?
    ** Algo que me chama a atenção é esse drone submarino nuclear, uma arma totalmente factível e que se implementada desequilibraria o tabuleiro. Mas uma arma tão impactante implica em um desenvolvimento nada trivial para não ser apenas um torpedo de muito longo alcance.

    Sds

  21. A Máquina Troll says:

    se o SS-18 Satan já era superior e mais avançado/moderno que os Tridents e Minutemens imaginem como será o novo Sarmat….os estadunidenses ainda operam Tridents 2 da década de 1980 e projetos ainda mais antigos como o Minutemen 3 da década de 1970…..por mais que recebam novas atualizações como propugnador de foguete sólido ou computador de voo mais modernos…tratam-se de projetos obsoletos…não resta duvidas de que os Russos encontra-se muito a frente dos estadunidenses nesta área…

  22. A Máquina Troll says:

    a Rússia é a única que possui o poderoso Domo de Tesla…. Escudo de ondas magnéticas interferômicas…. os próprios eua já admitiram que estão totalmente desguarnecidos diante de tal arma….

shared on wplocker.com