Defesa & Geopolítica

A Força Aérea Indiana (IAF) planeja adquirir dois sistemas de alerta aéreo antecipado comando (AWACS- Airborne Early Warning and Control) de Israel.

Posted by

E.M.Pinto

 Informações Defence World

Leia Também

Esforço Indiano para a nova Aronave AWACS

Índia anuncia programa para aquisição de 06 aeronaves AWACS

Aviação Militar Indiana batiza de ‘Netra’ (‘Olho’) o seu primeiro EMB-145 de alerta aéreo antecipado

A Força Aérea Indiana (IAF) planeja adquirir dois sistemas de alerta aéreo antecipado comando (AWACS- Airborne Early Warning and Control) de Israel.

Segundo informações o DRDO a proposta russa foi posta em compasso de espera e a israelense tornou-se a opção mais correta para o momento. Analistas do DRDO afirmaram que o custo de duas aeronaves agora pedidos pelos fornecedores russos é superior ao pago pela compra das outra três aeronaves anteriormente adquirias pela IAF.

A IAF já opera outros três sistemas AWACS adquiridos da Rússia equipados com dois radares israelenses ao custo de US $ 1,1 bilhão os quais realizam a vigilância de aeronaves inimigas, drones e mísseis de cruzeiro em perímetros de 500 km.

Ao contrário do que se pode pensar, a razão pelo custo não está nos sistemas, mas na elevação abrupta do custo de produção das aeronaves IL-76 devido a uma série de fatores, afirmou a fonte.

A Índia também decidiu desenvolver um AWACS autóctone, uma vez que o DRDO autorizou a aquisição de duas células Airbus A-330. A expectativa é de que esta aeronave forneça vigilância de 360 graus uma vez que será dotada de novos sistemas de radares israelenses.

Esta iniciativa de conversão de duas aeronaves provavelmente consumiria entre cinco a seis anos para serem concluídos e, uma vez que fosse bem sucedido, o DRDO assinaria o contrato para pelo menos outras seis aeronaves o programa segue em desenvolvimento, porém em situação limitada com varredura de cobertura de 240º.

 

Nota: O conteúdo deste artigo é de total responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do site.

3 Comments

  1. Coitado do pessoal da logística…

  2. Pingback: A Força Aérea Indiana (IAF) planeja adquirir dois sistemas de alerta aéreo antecipado comando (AWACS- Airborne Early Warning and Control) de Israel. | DFNS.net em Português

  3. AVIÃO INTERESSANTE DE RADAR É VIGILANCIA É INCRIVEL A CAPACIDADE DOS ISRAELENSES DE DESENVOLVER TECNOLOGIA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com