A Força Aérea do Paquistão manifestou interesse na aquisição do caça FC-31

J31Sugestão: Dragão Vermelho- Taiwan

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O Ministro da Defesa Rana Tanveer Hussain afirmou nesta  sexta-feira 17.04 em Dawn que o Paquistão está  discutido com as autoridades chinesas a aquisição de aeronaves FC-31.

É pela primeira vez que um funcionário sênior do governo confirmou as negociações com a China sobre a compra da aeronave furtiva de longo alcance – uma questão que tem sido objeto de especulação nos círculos de defesa desde a 10ª edição do Zhuhai Air Show (China) realizada no início deste mês, quando a aeronave foi revelada.

O Jane´s Defence Weekly citou um funcionário paquistanês anônimo, dizendo que a PAF manteve conversações com a China para a compra de 30 a 40 aeronaves de caça Shenyang FC-31 e que as discussões tinham ido além das investigações iniciais.

O FC-31 está sendo desenvolvido pela China principalmente para o mercado de exportação. As autoridades chinesas afirmam que vários países já manifestaram interesse na aeronave, que se acredita (ou alega) ser comparável aos  F-35 Joint Strike Fighter dos Estados Unidos.

Um protótipo da aeronave, designada como J-31, está sendo avaliado pelo centro de pesquisa e desenvolvimento de aeronaves da empresa chinesa Shenyang Aviation Company a um par de anos.

O que mais interessa ao PAF é que o protótipo  (J-31) do FC-31  e os caças JF-17 utilizam os mesmos motores Klimov RD-93 produzidos pelos russos .   O Paquistão olha cada vez mais para a China como uma fonte confiável para os seus contratos de defesa.

O Sr. Hussain disse que o Paquistão também estava interessado na aquisição de helicóptero helicópteros de ataque Z-10.

A China e o Paquistão co-produziram o caça JF-17. O Paquistão tem sido ansiosamente tentandos a comercializar este avião de caça.  “Temos  encomendas confirmadas do JF-17 de cerca de sete países “, disse Hussain.

O Paquistão, produz a sua versão Block-2 do JF-17 no Complexo Aeronáutico do Paquistão em Kamra e está de olho em encomendas de países do Oriente Médio e África.

“A PAF tem uma exigência de 250 aeronaves, mas agora decidimos que vamos vender alguns JF-17 Block-2 para os compradores internacionais além de cumprir a nossa demanda local”, disse o ministro.

O ministro soou otimista sobre os  quatro dias de exposição de defesa IDEAS 2014 que começam em Karachi em 01 de dezembro.  Cerca de 175 empresas, incluindo 34 empresas locais, estão participando do evento internacional deste ano.

O Sr. Hussain disse que alguns memorandos de entendimento e acordos de joint venture deverão ser assinados durante a exposição.

“O espírito básico por trás da exposição é para aumentar a interação com a indústria de defesa (funcionários) de outros países e proporcionar a exposição a nossa própria indústria”, disse ele.

Fonte: Asian Defence News

17 Comentários

  1. É assim .. a Índia vai de PAK FA T-50 e o Paquistão vai de FC-31 … se bobear até a Argentina pode no futuro bem próximo, ter um dos dois … para o desespero das carpideiras da rainha inglesa . 😉
    .
    .
    E o Brasil ? ….bem o Brasil parou total …. para acompanhar a novela chamada lava-jato; ,onde no enredo do trama circense …se para um pais para colocar na cadeia corruptos … que até aqui só foi café pequeno .
    .
    Coisa da pitoresca mediocridade da justiça podre e elitista de vira-latas tupiniquim … Hahahahah..

      • Sr. Lure, me perdõe a nova intervenção, mas como boa parte do, bom povo, brasileiro adquire seus bens? Lhe explico, no crediário. Paises compram muito melhor, por que eles são vistos com interesses estratégicos, como por exemplo a inserção num mercado de interesses. O mundo capitalista ensina isso, que as vezes pode se conseguir um bom negocio para o comprador se o empreendedor ver naquele cliente potencial para alavancar outros, como uma porta de entrada, entende?
        E a Russia tem todo interesse em conquistar clientes dentro do que acostumou chamar quintal dos States, que no jargão do comercio, para a Russia, chama-se outras praças. Sds.

  2. O que me impressiona é pensar como o Paquistão, um país com uma maioria de cidadãos que vivem um nivel acima da idade da pedra consegue ser tão ativa e desenvolvidos em conseguir recursos para suas FAs? E comparo com o Brasil, por que somos tão subdesenvolvidos em questões de segurança da patria. Será que nossa despreocupação se deva ao fato de que já fomos assimilados internamente? e sequer precisemos de defesa? Realmente o Brasil passa a mensagem de ser um país de silvicolas, pelo menos nos aspecto do naturismo. Parece que optaram a muito tempo fazer um país nu para não terem sequer o trabalho de arriar as calças.

    • O que move o Paquistão nessa direção são os conflitos com a Índia por causa da Caxemira. E em um confronto entre ambos eu aposto nos paquistaneses cujas forças armadas são melhor treinadas que as indianas, embora menores, em especial a Força Aérea.

      • Pobre do brasileiro que acredita ter toda aquela Amazônia Verde toda sem risco de interesses externos. E agora a recém descoberta, ou talvez a muito descoberta mas só agora vindo a tona, a Amazônia Azul, também chamada pré-sal. O Brasil tem muito mais interesses a defender que o Paquistão, que só pode contar com o granito para motivar-se, como interesse, especialmente para construir o que aqui chamamos de malocas, para seus cidadãos. Sds.

      • Sr.Brasileiro,
        .
        .
        Se depender dessa mentalidade de vira-lata, haverá retroação na política de defesa brasileira; como era no tempo de FHC, um americanófilo de carteirinha.
        .
        Onde se tinha uma política de subserviência e uma diplomacia no estilo poodle ( bem diferente da diplomacia do atabaque ) e se acontecer, até o projeto do submarino nuclear brasileiro perde o seu significado pois, uma arma que é estratégica por natureza, só tem sentido quando um pais almeia uma projeção externa ; coisa que uma nação que tenha a mentalidade se subserviência e sem a capacidade de trilhar os seus próprios caminho, não há espaço para esse tipo de arma.
        .
        Já imaginou, usar um submarino nuclear para proteger a costa litorânea, um porta-avião,contra torpedeiro, se depender desses apátridas, o sonho da MB em águas azuis não vingará .
        .
        As forças armadas é mais uma forma de uma nação de se apresentar para o mundo.
        .
        Já sabemos que tipo de forças armadas que essa gentinha que vive torcendo contra o projeto de um Brasil para o mundo;sempre se resumiu na boca desse pessoal como ” Brasil puntênfia” …. então espera o Quê dessa gente ?

      • Meu caro, com todo respeito, mas vire essa boca prá lá. Algo com o FHC seria como jogar a cidadania brasileira para lamber botas yankes. Espero, como brasileiro, que nunca mais tenhamos um presidente tão despresivel como esse em nossa história. Se vier pelo lado do que se convencionou chamar oposição então que, pelo menos, honre a nossa cidadania. Mesmo que poucos cidadãos, nessa nossa conjuntura, se preocupem com isso. Abs. e Sds.

      • E em um confronto entre Israel Putênphia e o Irã, eu aposto no Irã, pois se Israel Putênphia fosse tudo isso que clamam por aí, hj Bibiltre (quando muito) seria um professor de educação artística do ensino primário ou um pichador de muro com projeto de borrar a maior obra de segregação humana já vista no mundo.

        A política nem passaria pela cabeça dele…rsrsrs!

  3. Se este caça é bom, só tempo dirá, mas que a maquina é linda é! E na terra Vera Cruz, ZzzZZzzzZZzzzzz… 🙁

  4. ,..
    Julio Brasileiro
    17 de abril de 2015 at 11:12

    O que me impressiona é pensar como o Paquistão, um país com uma maioria de cidadãos que vivem um nivel acima da idade da pedra consegue ser tão ativa e desenvolvidos em conseguir recursos para suas FAs? E comparo com o Brasil, por que somos tão subdesenvolvidos em questões de segurança da patria. Será que nossa despreocupação se deva ao fato de que já fomos assimilados internamente? e sequer precisemos de defesa? Realmente o Brasil passa a mensagem de ser um país de silvicolas, pelo menos nos aspecto do naturismo. Parece que optaram a muito tempo fazer um país nu para não terem sequer o trabalho de arriar as calças. ======= Falou é disse, faço minhas suas ponderações, e +, q grupo leva vantagens em deixar o país = ou pior q a Argentina em questão de desarmamento.Quanto eles ganham p nos deixar n situação?!?! Faz-me lembrar da música …Brasil mostra sua cara…trágico. Sds. 🙁

    • Meu caro, Gian, o brasileiro, de uma maneira quase geral é um povo sem princípios cívicos. Aqui a mídia, que evidentemente trabalha a favor de seus proprietários chegaram ao cumulo de marginalizar os nacionalistas, criando uma imagem para eles de seres pré históricos.
      Quando grande parte de nossas vicissitudes, inclusive o desrespeito a princípios mais elementares entre cidadãos são oriundos da mais completa indigência do povo por princípios de civismo e identidade pátria.
      O Brasileiro sofre de nostalgia colonial, que é um tipo de sentimento comparável ao que D.Carlota Joaquina sentiu ao pisar no País, quando olhava a pátria sem amor, com o coração voltado para a Europa. Muitos dos que aqui residem apenas usam essa pátria e seu povo sem ter por eles qualquer empatia. Abs. e Sds.

1 Trackback / Pingback

  1. A Força Aérea do Paquistão manifestou interesse na aquisição do caça FC-31 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.