Defesa & Geopolítica

A Ditadura Argentina confrontada com a Guerra: Lembranças de um velho repórter sobre o conflito das Malvinas

Posted by

Por Roberto Lopes

 

 

O canal do YouTube A Arte da Guerra, do CF (FN) da reserva Robinson Farinazzo Casal, colocou no ar, no fim da noite deste domingo (17.09), um depoimento que prestei, de cerca de 11 minutos, sobre a cobertura da Guerra das Malvinas na Buenos Aires dominada pela ditadura liderada pelo general Leopoldo Fortunato Galtieri.

A primeira visita de Galtieri às Malvinas, exatos 20 dias depois de Port Stanley cair sob o controle das tropas argentinas

O acesso à entrevista é feito por:

Os leitores que se interessam pelo tema podem revive-lo nas páginas do meu livro “O Código das Profundezas, Coragem, Patriotismo e fracasso a bordo dos submarinos argentinos nas Malvinas” (Ed. Civilização Brasileira), disponível pela Internet ou diretamente na Editora.

Agradeço muito ao comandante Farinazzo a oportunidade que me proporcionou.

43 Comments

  1. Muito obrigado Roberto ! Vou publicar a segunda parte semana que vem . Forte abraço

  2. Pingback: A Ditadura Argentina confrontada com a Guerra: Lembranças de um velho repórter sobre o conflito das Malvinas | DFNS.net em Português

  3. A Guerra das Falklands é um último capitulo triste e vergonhoso como foi toda a bestial ditadura militar argentina. Não bastassem os índices inéditos de selvageria cristalizados na morte de 30.000 opositores, a maioria deles indefesos e muitos deles atirados drogados e inconscientes de aviões sobe o Rio da Prata, esse terrível regime de exceção resolve de forma oportunista resgatar um pleito jurídica e historicamente equivocado no intuito de desviar a atenção dos problemas internos (inflação, repressão) e permanecer no poder usurpando a soberania popular.

    Entretanto Galtieri, que além de alcoólatra era burro e machista,subestimou a ocupante de Downing Street N. 10. Fazendo jus ao apelido que lhe foi botado pelos russos em 1975, a Dama de Ferro ordenou que em 48 horas a esquadra zarpasse para retomar as ilhas. Era a Operação Corporate. E em pouco mais de dois meses o Pavilhão Britânico voltou a tremular sobre as ilhas.

    • Perfeito S-88.

    • Pena que sua cruzada pessoal (e de seus 8 fakes) o torne cego de modo a não conseguir enxergar que somente esses radicais de extrema direita, que você acabou de descrever, tirem vantagem do seu discurso. Você está igual a Revista Veja – ficou 12 anos fazendo campanha contra a esquerda tentando beneficiar os neolibelês e no fim ajudou os neo-nazifacistas bolsominions que são mais antimídia que a Esquerda rs.

      • 8 fakes???
        O S-88 tem 8 fakes, Relojoeiro?
        Não acredito…
        Parece pessoa tão autêntica…
        Só espero que não sejam 8 fakes contra a coluna…

        • Roberto, a acusação é falsa e foi feita pelo Sr. César A. Ferreira embora o mesmo colecione fakes tais como Ilya, Ilya Ehremburg, Higgins e, por incrível que pareça, Xarliane….

          O sedizente Relojoeiro, que já fez em outro site comentários de cunho racista sem falar no seu aberto antissemitismo quando defende a destruição do Estado de Israel e do seu povo, apenas está requentando a acusação…

        • De toda forma Roberto meu IP está a disposição para que se faça qualquer verificação que for necessária. Não preciso dizer que caso isso seja levado a efeito essa risível acusação, ao cair por terra, exporá quem as faz ao ridículo..

        • O Relojoeiro é um ghost writer do mesmo estilo de alguns comentaristas comunistas que li aqui… é fake ou foram todos alfabetizados pela “Pátria Educadora” (pensam e escrevem do mesmo modo).

          • patria educadora e o prisal que agora vai agora todo para os acionistas estrangeiros
            VIVA O BRAZIL COLONIA DE OTARIOS

          • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

            rsrsrsrssss… só eu sou confundido com mais uns 10 nicks, caro S88… isso porque a perseguição foi tanta e com resultados inócuos que eles não contentes, agora passam a acusação sem provas… mas qualquer analista de estilo literário saberia diferir quem é quem entre nosotros… mas pedir isso aos filhos da pátria desconstrutivista seria demais… rsrsrrssss…

      • O único cego ( e doente) aqui é você meu caro comuna! Tal como a extrema- direita vocês comunistas e também os esquerdistas não possuem discurso e tampouco consistência intelectual. Tanto é verdade que vocês (Comunistas, esquerdistas e extrema-direita) apenas conseguem sobreviver pregando o ódio, o “nós contra eles”. Vocês vivem do caos e alimentam o caos pois a paz e a prosperidade, ao jogar luz sobre vocês, mostram o quão patéticos são. A própria história é implacável em mostrar a afinidade entre vocês, vide o Pacto Ribentropp-Molotov, um verdadeiro acordo de irmãos. Pena que vocês foram traídos pelo austríaco de Braunau e precisaram se socorrer à potências capitalistas e liberais.

        No mais, e voltando ao cenário brasileiro, semana passada Ciro Gomes foi certeiro ao lembrar que caso vá para o segundo turno, é capaz dos adoradores da seita do ABC votarem em Bolsonaro ao invés de votar nele visto que somente interessa a eles o “quanto pior melhor” embora claramente o imbecil de extrema-direita, como cavalo paraguaio, vá perder votos ao longo de 2018.

        Quer outro exemplo? as próprias Falklands. Em 1982 uma ditadura assassina de extrema-direita ressuscitou a questão em uma desastrada invasão. Trinta anos depois uma “Presidenta” de esquerda voltou a fazer alarde acerca do risível pleito. O motivo era o mesmo, desviar a atenção para o caos econômico e social.

        • Alguém aqui nunca soube que o partido nazista – NaZi ou Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei – repare bem: Partido dos Trabalhadores Alemães Nacional-SOCIALISTAS – nunca foi direitista. Alguma semelhança com o PT ou outro partido socialista brasileiro?

          Só não era internacionalista como outros comunistas.

          Fascistas são esquerdistas também (assim como Mussolini, que fora preso como militante comunista na juventude).

          Muda o disco!

          • Então a Coreia do Norte é uma democracia já que tem o nome de Republica Democratica Popular da Coreia. Mais um Jênio… Volta pra escola, rapaz!

          • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

            O kinzinho acha que seu país é democrático… assim como o Maduro e o Raul Castro, os seus países, respectivamente… viu, comuna… na terra do relativismo esquerdista, quem mente mais é rei… assinado: a alma mais pura do Brasil… quiçá do mundo… rsrsrsrssss…

          • M. Silva, apesar da expressão socialista e de muitos Nazistas terem começado sua vida política como comunistas o fato é que o nazismo como ideologia estava situado à extrema-direita e não à esquerda.

            Entretanto as premissas básicas – Dirigismo estatal na economia, repressão aos adversários políticos e controle da mídia – tanto da extrema direita como da esquerda e dos comunistas são as mesmas. E todo se opõem à democracia liberal.

      • Brasileiro de Verdade says:

        A Veja que sempre fez propaganda da agenda esquerdista?

      • 8 fakes
        nao sao 8 patri-otas que se multiplicam q nem ratos financiados(ou nao) pela fundaçao mises brazil

    • 30.000 opositores, presos por terem perpetrado atos de violência armada e de terrorismo, em comissão, planejamento ou apoio, são eram indefesos quando atacavam civis inocentes ou mesmo militares e policiais de maneira covarde e bárbara…

      Como no Brasil, cidadãos honestos nunca foram incomodados por forças armadas nem policiais.

      Mas talvez as mortes e ferimentos dessas pessoas inocentes atacados pelos “opositores” – por aqueles jovens idealistas que matavam em nome da liberdade, da igualdade e da fraternidade (e da ditadura do proletariado com o apoio cubano e da KGB) – não sejam nada: afinal de contas, para os comunistas, genocídios precisam ser degraus esquecidos na escalada rumo ao poder absoluto e tirânico dos partidos vermelhos e suas dinastias oligárquicas, imagine então uns atos terroristas com “só” algumas centenas de vítimas.

      O PCC e o CV também serão reconhecidos como idealistas e oprimidos quando a capital do Brasil for transferida de fato e/ou de direito para Havana…

    • Imperfeito, S-88!

      Pelo menos quanto aos “opositores indefesos e inocentes”…

      • S-88, então poderíamos posicionar o nazismo e o comunismo, ambos totalitários, do mesmo lado (esquerda) contra as democracias liberais (direita).

        Extrema-direita foi o apelido dado pelos comunistas aos nazistas para tornar o socialismo mais simpático, oposto a totalitarismos e tido como democrático, o que não é verdade.

        Entre a esquerda e a direita, sigo em frente.

        Viva a monarquia “ancien regime”!

        • Lembrando: nazismo e comunismo são totalitários, perseguem seus opositores, são dirigistas e socialistas nas leis e na economia, massacram o povo debaixo de grandes empresas parceiras ou sócias da vida econômica, são policialescos e militaristas belicosos.

          São ambos esquerdistas, contrários às democracias liberais.

          As políticas (aborto, eugenia, trabalhismo demagogo, imoralidade, perseguição à religião, controle policial, propaganda maciça para manipular o povo, partido hegemônico ou único, líder supremo e incontestável, assassinatos políticos, prisões abusivas, campos de concentração e trabalho forçado, etc) são as mesmas.

          Relojoeiro, “gênio”, a Coreia do Norte é uma democracia – só que popular (ditadura do proletariado, a ditadura da maioria manipulada e chantageada pela minoria oligarca do partido único). O gordinho atômico diz ao povo como as coisas precisam ser e todos concordam, senão…

          As democracias liberais pelo menos dão opções melhores do que uma só e direito a algumas iniciativas ao povo.

          Deixe de ser analfabeto funcional. Seu relógio parou.

        • Não M. Silva! Nazismo e comunismo são totalitários como você bem lembrou mas o nazismo está à extrema direita. E por mais paradoxal que seja, embora estejam em lados diametralmente opostos existe muita afinidade entre eles.

  4. …………….a Argentina só não recuperou as Malvinas porque não planejou anteriormente estratégias que a levassem à vitória …..não se trata tbm de moral de ditadores…ditadores sempre existiram e ainda existem em diversas partes do mundo provocando conflitos….se vencedores são heróis porém se derrotados são canalhas porque a “verdade” sempre, “È” a imposta pelos vencedores….até agora e creio durante muitos anos não saberemos nada sobre a 2a Guerra Mundial a não ser o que é dito pelos governos dos EU, Reino Unido,França e outros porque venceram …..em suma ,os generais argentinos apenas não se prepararam para vencer mas tão somente pra iludir o povão…..se realmente tivessem “pensado” a invasão para vencer e retomar as ilhas, hoje lá, se falaria espanhol…………….

    • jose luiz esposito says:

      Dilson Queiroz perfeito ! Os argentinos perderam uma Oportunidade de Ouro, se tivessem planejado esperariam mais uns dois meses ,então a Vitória seria certa , porém perderam somente uma Bela Oportunidade , certamente as Próxima e Derradeira será Vitoriosa , Uma Vitória argentina , também será nossa e de toda Latino América!

  5. erro Anônimo//Dilson Queiroz

  6. Esse negócio de “nós contra eles” é típico do conflito de classes marxista.

    Isso é coisa de comunista mesmo, não de “direitista”.

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

      CORRETO… eu cago e ando para o pensamento marxista, até porque, se essa porcaria fosse pensamento eu até me preocuparia… é uma criação para dementes feito por um espertalhão que se tornou cult entre as bestas que queriam tomar o poder e para isso necessitavam de alguma ideia que lhe servisse como imbróglio para formar suas fileiras de idiotizados úteis… é assim até hoje… o que não falta nesse mundo é acéfalos que seguem utopias esquerdistas… quem pensa e quer progresso não se mete com esquerdismo… vai produzir e estudar… deixa para os esquerdistas a arte de enfiar bufa no cordão… traduzindo: VAGABUNDAGEM…

  7. Javier E. Bonilla says:

    Bem, nao foram 30.000 desaparecidos, essa cifra foi decidida publicitgariamente pelos montoneros na Europa, sao uns 8.000(o que também é terrível, mas esta mais perto dos quase 2.000 assasinatos dos terroristas , pintando o sete antes da ditadura).

    Naquela época, me lembro de que eu, no Uruguai, trabalhava na rádio que mesmo na ditadura, era próxima ao Partido Comunista, e, pouco sabemos como, continuava aberta. Eu, como quase todo jóvem ,era semi comuna…. O interessante da coisa foi que uma vez iniciada a guerra, o diretor dessa emissora, depois senador e no Uruguai de hoje “heroi” (falso) da democracia , José Germán Araújo, nos ordenou: “pessoal, até que a Urss se posicione a respeito, nem falem nas Malvinas!”. Eu, que ignorava esse nível de obseqüencia, comecei a deixar de ser projeto de comuna na hora! No dia seguinte, a rádio foi posta as ordens da embaixada argentina ,até 72 horas antes representante de uma desprezível ditadura….Fomos obrigados a colaborar obtusamente com os argentinos que viraram herois “anti imperialistas”, e , até dos dias antes do fim deviamos jurar pros ouvintes que eles ganhariam… Logo quase enseguida , quando veio a guerra Israel/ Líbano foi o mesmo procedimento, e aí viu-se o antisemitsmo crescente da esquerda cada vez mais forte. Semanas depois, fui cobrir as eleiçoes legislativas e de governadores brasileiras no Rio e as instruçoes recebidas em Montevidéu- e incumpridas- foram nem reparar no resto do espectro político que nao fosse a ala esquerda do PMDB…apoiada entao pelo partidao! Em resumo, graças as Malvinas e ao que veio depois nesse 1982, comecei a deixar de ser quase comuna. Assim, 90 dias depois, me demiti ,e, (por um bom tempo, visto como alguém próximo a um traidor) foi muito dificil por arranjar logo um emprego jornalístico ou cultural….Mas, nao fosse Malvinas, quem sabe acreditaria ainda piamente nas mentiras de turno….

  8. Eu só acho que nas Américas não deveriam mais ter colônias, mas a corrupção aliada a total falta de competência de muitos governos faz com que ainda seja melhor ser colônia do que ter um governo local corrupto e incompetente.

  9. Fico muito chateado hoje em dia porque não se vê discussão sobre projeto nacional, sobre auditoria da dívida pública, sobre receitas dirigidas especialmente para nossas forças armadas e fica todo mundo falando mal do setor público e da nação. Nem leva em consideração, por exemplo, que o estado cresceu para atender uma necessidade que ainda se mostra necessária, pois como vender toda uma empresa que dava lucro como a INFRAERO, e a receita de seus aeroportos maiores sustentava os menores? O que fazer com o Aeroporto Internacional do Acre? Ele não se sustenta por si só… Temos que definir o Estado necessário, não o Estado mínimo, no meu humilde entendimento.

  10. Cesar A. Ferreira says:

    Vejo aqui e o jornalista Roberto Lopes interagindo com dois personagens da pessoa doentia de Leonardo C. Ser doentio, que se dedica a brincar com os comentaristas do site Plano Brasil ao inventar vários personagens. Destes posso citar de memória alguns que foram identificados:
    – HMS Tireless;
    – S-88;
    – Terópode;
    – Warpath;
    – Zé Ninguém;
    – Alessandro;
    Entre outros…

    Esta pessoa, doentia, não contente com o seu comportamento execrável passa a atacar-me.

    Não sabe ele no entanto, que conheço pessoalmente os editores deste espaço, Plano Brasil, os quais já franquearam por diversas veze este espaço para publicação de textos redigidos por mim, no caso, de análises geopolíticas, que aqui foram publicadas tanto com o meu nome, César A. Ferreira, como também com o nickname de uso corrente nos fóruns, “Ilya Ehrenburg”.

    O único espaço que vivencio com outro nick que não o de “Ilya Ehrenburg” é o fórum Base Militar, onde estou abrigado como “HIggins”.

    Observa-se, pois, o quanto é dissimulado este ser doente. Insidioso e pérfido, realiza uma balbúrdia nos espaços de comentários ao criar inúmeros personagens para hostilizar todos os demais com o qual não concorda em termos opinativos.

    Pior, todavia, é ver um jornalista, editor da própria coluna a dar trela para um ser desta natureza… A palavra ridículo é a que cai melhor.

    • Como já havia afirmado anteriormente você se rediculariza sozinho! Na falta de argumentos precisa inventar e repetir “ad nauseam” acusações infundadas. Ocorre que eu posso colocar meu IP à disposição dos editores do site. E você Xarliane??

      • Cesar A. Ferreira says:

        Não contente, ainda responde.
        Doente e desprezível. Obsessivo, não tem outro objetivo que não seja hostilizar os demais comentaristas.
        É ridicularizado pelos demais, visto que o comportamento de dialogar com os próprios personagens só pode mesmo ser entendido como alvo de risos.

        • Apenas posso sentir pena de você! Não tem argumentos, por isso porta-se como papagaio Velho que, incapaz de aprender truque novo, repete a mesma ladainha de sempre…..

          Aproveita e conta para todos aqui por que motivo foi expulso de todos os outros sites de defesa ?(ex: Trilogia Força de Defesa e CAVOK)

          • Cesar A. Ferreira says:

            Ser desprezível e calunioso, não só não fui expulso de nenhum lugar, como comento vez por outra nestes espaços.

            Ao contrário de você, que inventa nicks e fica a hostilizar os demais comentaristas, faço intervenções voltadas para o assunto do tópico.

            Conheço vários editores de sites pessoalmente, suas famílias inclusive. Sou uma pessoa que trava relações pessoais por não ser como você um demente.

            Você é obsessivo e louco, um pregador ideológico, causador de cizânia por opção.
            És o lixo dos espaços editoriais de defesa e geopolítica deste país.

          • É só dar corda que você faz o de sempre ou seja, ridiculariza a si mesmo como um papagaio velho.

            Deprimente……

            E sim, você foi expulso dos sites que citei….

          • Ps: Já que o tópico aqui é a Guerra das Falklands, que tal você contar aquela piada do ataque ao HMS Invincible?

  11. jose luiz esposito says:

    Guerra das MALVINAS e sempre MALVINAS , MALVINAS Argentinas , de resto é pura Demonstração dos Colonizados Entreguistas , os que dormem com o inimigo no Canto da Parede !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com